Salvador

Pelourinho, SalvadorAvisa lá que eu vou | Ricardo Freire

Salvador é a cidade mais exótica que você pode conhecer sem sair do país. É um lugar onde os outros brasileiros se sentem um pouco estrangeiros – ao mesmo tempo em que descobrem o Brasil mais essencial.

Qualquer atividade corriqueira – ir à praia, comer, participar de uma festa – pode requerer um mergulho cultural. Mas por outro lado, muita coisa vai lhe parecer familiar: Salvador é a cidade fora do eixo Rio-São Paulo que mais influencia a cultura de massa brasileira.

A capital baiana também é a porta de entrada para um verdadeiro corredor de resorts no litoral norte – de Itapuã à Costa do Sauípe, passando por Praia do Forte e Imbassaí. Atravessando a Baía de Todos os Santos chega-se a Itaparica e a um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro: a Costa do Dendê.


Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Farol de Itapuã, Salvador Cidade Baixa, Salvador Sol Victoria Marina, Salvador Moqueca do Paraíso Tropical, Salvador
Salvador entra no auge com o início das festas de largo. As primeiras são Santa Bárbara (Iansã), dia 4 de dezembro, e N. Sra. da Conceição da Praia (Oxum), dia 8 de dezembro. A Lavagem do Senhor do Bonfim ocorre na segunda 5a. feira depois do Dia de Reis; e a procissão de Iemanjá, dia 2 de fevereiro. O Carnaval nada mais é que a apoteose da temporada de festas. Depois dele, Salvador descansa.

O inverno é chuvoso, mas o litoral norte, mais árido, pode ter um tempo mais estável do que na cidade.

Em agosto acontece uma das mais lindas celebrações no interior: a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, repleta de tradições sincréticas afro-baianas.

Salvador é ligada por vôos diretos a São Paulo (Congonhas e Cumbica), Rio, Brasília e Belo Horizonte, e serve de hub para várias cidades do Nordeste. Do exterior, recebe vôos regulares de Lisboa, Madri, Miami e Buenos Aires.

O aeroporto está a 30 km da região central. É interessante alugar carro durante a sua estada. O táxi especial do aeroporto custa praticamente uma diária de carro econômico.

Do aeroporto saem vôos regulares em teco-teco para Morro de São Paulo e fretados para Boipeba e Barra Grande.

Do Mercado Modelo saem catamarãs e lanchas para Morro. Para Valença (acesso a Boipeba) pegue o ferry boat a Itaparica e siga de ônibus.

Os hotéis do Rio Vermelho têm a vantagem de estar colados a uma zona boêmia animada, a meio caminho entre a Salvador central e as praias do norte.

A Barra concentra os hotéis turísticos mais econômicos. Ondina tem hotéis maiores e confortáveis. Pelourinho e o Carmo têm pousadas e hotéis voltados ao público estrangeiro.

De todas essas áreas é fácil ir de táxi à região da avenida do Contorno, onde estão os restaurantes mais badalados da cidade, na Bahia Marina e em galpões próximos.

Há resorts urbanos nas praias do norte: Itapuã, Stella Maris e Flamengo. Ficando em Praia do Forte ou Costa do Sauípe você estará respectivamente a 55 e 75 km de Salvador.

O melhor dia para ir ao Pelourinho é a terça-feira, mais conhecida como Terça da Bênção. Chegue à tarde e fique para a missa afro na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, às 18h, e o show de Gerônimo, que sempre canta “É d’Oxum”, na Escadaria do Paço. Já o dia para ir ao Bonfim – de branco, claro – é a sexta-feira.

No front dos museus, a novidade é a filial do Museu Rodin, na Graça. Mas não perca também o MAM nem deixe de visitar o Forte São Marcelo.

Um dia no litoral norte deve incluir o Projeto Tamar na Praia do Forte e o pôr do sol na aldeia hippie de Arembepe. Com um fim de semana livre, embarque no catamarã a Morro de São Paulo – ou pegue em Valença a lancha à ilha de Boipeba.

Leia também:

–> Hotéis, restaurantes, transporte, passeios e outras dicas por Ricardo Freire

–> Posts relevantes — e relatos de leitores por Ricardo Freire

–> Tudo para organizar sua viagem a Salvador por Ricardo Freire


326 comentários para “Salvador”

  1. Alguém conhece um excelente guia turístico em Salvador, bem bom conhecimento em história?

    1. retificando: com bom conhecimento em história?

      1. Olá, Tatiana! Recomendamos pedir dica de guia para o seu hotel. Com certeza eles saberão informar. :)

  2. Ricardo, sou daqui e vou receber duas amigas mexicanas de sábado até terça-feira. O tempo está feio e a previsão é de chuva. Gostaria de dicas para turismo em Salvador na chuva. Não quero que ela deixe de conhecer nossa cultura por causa do mau tempo. Muito obrigada desde já!

    1. Olá, Gabriela! Não podendo ir à praia, pegue o seu guarda-chuva e siga as discas da seção “O que fazer” do post acima. Vá também ao Mercado Modelo. ;)

  3. Meu nome é Lais,eu , meu marido e meu filho de 02 anos vamos passar uma semana em Salvador no período de 07 a 15 de julho e gostaria que me indicassem uma pousada legal, apropriada para criança e que fosse numa praia legal e limpa. É a 1[ vez que meu filho vai conhecer a praia. Nós o adotamos a 10 meses e somos de São Paulo , capital. Obrigada. Aguardo retorno. Desde já agradeço a atenção dispensada. Lais

    1. Olá, Lais! Temos todas as dicas sobre onde ficar em Salvador e arredores aqui: http://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-salvador-guarajuba-itacimirim-praia-forte-imbassai-sauipe-mangue-seco/

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!