Salvador

Avisa lá que eu vou
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Guia de Salvador

Veja neste guia prático de viagem a Salvador:

Salvador é a cidade mais exótica que você pode conhecer sem sair do país. É um lugar onde os outros brasileiros se sentem um pouco estrangeiros, ao mesmo tempo em que descobrem o Brasil mais essencial.

Qualquer atividade que em outras cidades seria corriqueira – ir à praia, comer, participar de uma festa – em Salvador se torna uma experiência cultural, tantos são os signos estritamente locais.

Nos últimos anos, uma série de obras de requalificação urbana (incluindo uma linha de metrô ao aeroporto) devolveram a auto-estima que a cidade parecia ter perdido. Salvador está de novo cheia de si -- ainda mais depois de meses em cartaz no horário nobre com 'O Segundo Sol'.

Se não bastassem todas as suas atrações, Salvador ainda pode ser combinada na mesma viagem com alguma praia próxima, no Litoral Norte ou na Costa do Dendê (veja como).

Voltar | Topo

Quando ir a Salvador

Salvador dicas: ensaio de carnaval

Ensaios de blocos

A melhor época para ir a Salvador é entre dezembro e o Carnaval, quando o tempo fica mais firme e a cidade está em sua plenitude.

A época a evitar é o período entre abril e maio, quando chove muito mais do que um visitante pode merecer.

Veja como se comporta o tempo (e o calendário de festas) ao longo do ano:

Jan | Fev | Mar | Abr | Mai | Jun | Jul | Ago | Set | Out | Nov | Dez | Vai dar praia?

Dezembro, janeiro e fevereiro

Festa de Santa Bárbara Iansã Salvador

Santa Bárbara (Iansã)

A festa de Santa Bárbara (Iansã no candomblé), dia 4 de dezembro, é a primeira da temporada das festas de largo (leia mais aqui). A festa é no Pelourinho -- começa com uma missa na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (aquela azulzinha bem no largo).

Quatro dias depois, dia 8 de dezembro, é a vez de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Oxum no candomblé), que acontece em frente à sua igreja, na Cidade Baixa, perto do Mercado Modelo.

Essas duas festas servem para inaugurar oficialmente o verão, a melhor época para curtir Salvador. Aê, aê, aê, aê, ê, ê, ê, ê, ô oô oô oô...

Não deve ser por acaso que as festas de largo ocorram no verão. Nesses três meses, o tempo é predominantemente firme (chove pouco mais de 100 mm a cada mês). O calor (máximas de 30ºC) é amenizado pela brisa constante perto do mar. O soteropolitano sai à rua para celebrar.

O Réveillon, por sinal, oferece uma excelente relação custo x benefício. A hotelaria não triplica os preços, como acontece nos vilarejos de praia (inclusive os dos arredores). Ano após ano, encontro tarifas sempre palatáveis para a hospedagem em Salvador. O Réveillon oficial da cidade é realizado na arena Daniela Mercury, na praia da Boca do Rio, e tem áreas gratuitas e espaços pagos. Mas há também muitas outras festas, pagas. Se não fizer questão de show, rompa a meia-noite na praia do Farol da Barra.

Mal dá para dormir. Na manhã de 1º de janeiro acontece a procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes -- enquanto os barcos navegam enfileirados pela Baía de Todos-os-Santos, a festa profana toma conta da Cidade Baixa.

Durante todo o mês de janeiro e o período de fevereiro que antecede a folia, Salvador está em seu melhor momento: toda a energia do carnaval está no ar, sem a bagunça do carnaval. Éssa mágica acontece nos ensaios, que é o nome que os soteropolitanos dão para shows de blocos e cantores de axé, samba-reggae e pagode que funcionam também como bailes de pré-carnaval. Para uma época tão favorável para visitar, os preços de hospedagem são bastante comportados (talvez porque logo mais, durante o carnaval, cheguem à estratosfera).

Em meados de janeiro acontece a mais famosa das festas de largo: a Lavagem da Igreja do Senhor do Bonfim (Oxalá no candomblé). Trata-se de uma procissão de 8 km (com música e bebida...) entre a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a colina do Bonfim. A data é móvel (e bem complicada de calcular): a festa é realizada na segunda 5a. feira depois do Dia dos Reis (6 de janeiro). Em 2020, a Lavagem do Bonfim acontecerá dia 16 de janeiro.

Já a festa de São Lázaro (Omolu no candomblé) é menos conhecida -- acontece dia 28 de janeiro. Se você for à igreja de São Lázaro e São Roque, na Federação (fica entre o Rio Vermelho e a Barra, fora da orla), pode tomar um banho de pipoca de uma das várias mães de santo que estarão de plantão no largo.

Dia 2 de fevereiro, dedicado a Nossa Senhora dos Navegantes no calendário católico, é dia de festa no mar. A cidade acorre ao Rio Vermelho para saudar Iemanjá, na última grande festa de largo antes do carnaval.

Finamente, o Carnaval funciona como a apoteose da temporada de festas -- e começa alguns dias antes do resto do Brasil. Em 2020, o Carnaval em Salvador vai de 4ª feira dia 19 de fevereiro até a manhã de 4ª feira de Cinzas, 26 de fevereiro. Leia sobre o Carnaval aqui.

Festas de largo: celebrando o sincretismo

Festa de Iemanjá Salvador

Festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Sem liberdade para praticar a religião que trouxeram da África, os adeptos do candomblé passaram a associar seus orixás a santos católicos (um fenômeno que também aconteceu naturalmente em Cuba, mas com santos diferentes.)

Sorte dos santos. Suas festas nunca mais foram as mesmas: saíram das igrejas e ganharam as ruas. O sagrado foi obrigado a conviver com o profano -- e hoje as datas católicas parecem um mero pretexto para as grandes festas do candomblé.

Música animada, bebida farta e multidões estão garantidas em toda festa de largo. E, claro, misturados ao povo, muitos batedores de carteira, versadíssimos na arte de surrupiar coisas do seu bolso ou da sua bolsa sem você perceber.

Não deixe de ir a uma festa de largo: é uma experiência 130% soteropolitana. Mas leve tudo de valor (documento, dinheiro, celular e um cartãozinho só -- no máximo) numa doleira.

As grandes festas de largo ocorrem entre dezembro e fevereiro; veja aqui.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Março

Depois do carnaval, Salvador -- exausta -- descansa.

É como canta Rosa Passos: 'Mês de março em Salvador, o verão está no fim'.

Março é um mês de transição para a estação das chuvas, mas ainda bastante aproveitável. É um mês recomendável para quem quer pegar sol em Salvador mas não se interessa pela cultura do carnaval e do axé (setembro, outubro e novembro também são assim).

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Abril e maio

Com mais de 300 mm de chuva cada um, abril e maio são os meses mais chuvosos do ano em Salvador. Se vier a Salvador nessa época, capriche nas atividades culturais -- se der praia, será lucro.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Junho, julho

O pior do 'inverno' já terá passado, mas junho e julho ainda têm mais dias nublados e chuvosos do que você acharia razoável. O volume de chuvas diminui, mas ainda fica acima de 200 mm em cada mês.

No quesito temperatura, porém, é uma época bastante agradável, com mínimas de 21ºC e máximas de 26 ou 27ºC.

Junho tem uma atração extra: as festas juninas, que na Bahia são levadas muito a sério. As mais concorridas estão no interior, mas quem não consegue sair de Salvador encontra um arraial no Pelourinho.

Em julho, se você procura férias de praia, pode ter melhor sorte no litoral norte (Praia do Forte, Itacimirim, Imbassaí, Guarajuba, Costa do Sauípe), que é um pouquinho mais árido e deve ter mais dias de sol do que a capital.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Agosto, setembro, outubro e novembro

Em agosto as chuvas já costumam ficar abaixo de 150 mm, aumentando a chance de pegar alguns dias de praia. A festa mais importante do mês não acontece em Salvador, mas na cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo, a 100 km: a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, sempre entre 13 e 17 de agosto.

Em setembro, outubro e novembro as chuvas voltam ao patamar ligeiramente acima de 100 mm. O clima, portanto, já é de verão. O astral de verão, porém, ainda não está no ar: a cidade está guardando energia para quando começar a temporada festeira, em dezembro. Ou seja: época ótima para quem quer encontrar tempo firme e não procura nada relacionado a carnaval e axé.

Caso você tenha amigos em Salvador, tente programar uma viagem para estar na cidade no entorno de 29 de setembro, dia de Cosme e Damião. A festa é comemorada quase como um Natal. Além da distribuição de doces e balas para crianças, é costume fazer um caruru para reunir a família e amigos. O caruru, no caso, é apenas o prato mais importante de uma festa-de-babete que costuma incluir os principais quitutes baianos. Ser convidado para um caruru é uma honra -- e uma oportunidade de participar de uma das mais gostosas tradições baianas.

Voltar | Quando ir a Salvador | Topo

Salvador: quando dá praia?

Chove pouco: Janeiro | Fevereiro | Março | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro

Chove mais: Junho | Julho

Chove demais: Abril | Maio

Quantos dias em Salvador?

Salvador dicas

Amarrando fitinha do Bonfim... no Bonfim

Numa primeira viagem a Salvador, você vai precisar de 2 dias inteiros (ou seja: 3 noites) só para visitar as principais atrações. Se quiser tirar um dia para ir até Praia do Forte, vai precisar de 3 dias inteiros (4 noites).

Com mais dias, você pode ir além da turistagem básica e fazer uma viagem mais gostosa, aproveitando para pegar praia (se não for na época da chuva) e curtindo a noite sem o compromisso de acordar cedo no dia seguinte para cumprir as obrigações turísticas.

Será ótimo se um dos dias que você passar em Salvador seja uma terça-feira. Este é o dia em que mais coisas acontecem no Pelourinho.

Veja roteiros práticos para organizar sua viagem:

Voltar | Topo

258 comentários

Daniel Borrego

Sou português e amo o Brasil e o seu povo.
Tenho mais uma viajem marcada para Salvador de 26 de Dezembro a 2 de Janeiro próximos, vou ficar no Hotel Pestana Convento do Carmo, para além de visitar a cidade (já lá estive a cerca de 15 anos) gostava de fazer alguns bate-volta de carro que vou alugar.
Um abraço
Daniel

Blauner Moraes

Olá, estou planejando uma viagem de 10 dias para Salvador BA, e como o estado é grande e são muitas praias, gostaria de dicas de como aproveitar melhor esses dias. A princípio pensei em ficar em Salvador e curtir o litoral norte. O que sugere??? Grato e um abraço!!

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Olá
Vou passar o próximo feriado em Salvador, de 01/11 a 04/11.
Quero conhecer um pouco da cidade e ao mesmo tempo ir para uma praia bem bonita.
Qual praia você me indica?
Obrigada

Sergio
SergioPermalinkResponder

Boa tarde! Ricardo
Sou ouvinte na Rádio Band News FM.
Acabei de comprar um pacote para Salvador, agora no feriadão de Nov.
Vou com a minha namorada, que adora um Samba e Praia. Eu adoro uma boa comida regional.
Chegaremos em Salvador no dia 15/Nov às 19:15
Vamos ficar hospedados na Pousada Casa Inglesa, na Barra
E na volta a saída é às 02:45, do dia 20/Nov.
Não conhecemos nada de Salvador, ela sempre quis conhecer.
Gostaria de um roteiro básico de viagem, claro que sem gastar muito.

Um forte abraço
Sucesso e Muito Obrigado!
Sergio e Nadia

Florencia Bustios

Hola.
Quisiera saber cual es el costo para el catamaran de las 14. 30 a morro do sau pablo. Y cual el costo del traslado al eropuerto.
Aguardo su respuesta.
Saludos

Camilla Soares

Oi Pessoal, parabéns pelo Blog de viagem.
Vamos passar o Natal em Salvador e nos hospedaremos na Barra.
A cidade funciona normal nos dias 24 e 25?? ou é igual Curitiba que não tem uma alma na rua e o comércio e restaurantes todos fecham??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camilla! Dia 24 à noite fecha praticamente tudo, previna-se comprando comida e bebida.

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Bóia, é importante atualizar algumas informações legais sobre Salvador. O aeroporto internacional já tem ligação com o metrô, a um custo de R$ 3,70 a passagem. Metrô esse que liga aos principais shoppings da cidade, ao centro financeiro (Estações Pernambués, Rodoviária e Detran), à Rodoviária (Estação Rodoviária) e ao Centro Histórico (Estação Campo da Pólvora, que também serve à Arena Fonte Nova). Também é bom ressaltar que a Estação Lapa fica relativamente próxima da Barra, Ondina e Rio Vermelho, podendo chegar por ônibus, Uber ou táxi.
O Cristo da Barra foi revitalizado, e agora conta com uma tirolesa em seu morro.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandro! Vamos agora em dezembro em Salvador para atualizar tudo isso e transformar a página de Salvador num guia completo! Obrigada!

Alessandro
AlessandroPermalinkResponder

Que ótimo! Se quiser, pode contar comigo para ajudar! É um hobby mostrar Salvador!

caren
carenPermalinkResponder

Olá, eu e mais 2 amigas pretendemos passar a virada em Salvador. Nos disseram que a violência está grande na cidade...é isso?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caren! Tome as mesmas precauções que você tomaria na sua cidade.

Vinicius Gomes

Olá Ricardo! Vou para Salvador passar 5 noites no início de Janeiro com minha esposa e filha de 4 anos. Ficaremos no Wish Sheraton da Bahia, parece um ótimo hotel mas depois de fechar fiquei receoso com a localização (por ter criança eu deveria ter optado por algo em frente à praia, mesmo que longe do centro?). Enfim, você tem dicas de praias para passar o dia com melhor estrutura (onde eu possa alugar guarda-sol, cadeiras e ter banheiro)? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Quem responde é A Bóia. A praia com banheiro mais próxima é o bar de praia Azul, na praia do Buracão, no Rio Vermelho. Porto da Barra e Farol da Barra alugam cadeiras e guarda-sol. Para praia com clubes de grande estrutura você vai precisar ir à orla norte — a Barraca do Lôro de Stella Maris é a mais bacana.

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Olá amigo, seu hotel fica muito bem localizado em frente ao Campo Grande que é uma praça enorme e histórica em frente ao famoso Teatro Castro Alves e ao lado do Corredor da Vitória que é o bairro mais classudo de Salvador e ao longo de sua extensão você tem diversos museus e centros culturais como: Museu de arte da Bahia, Museu Geológico da Bahia, Museu Carlos Costa Pinto, Instituto cultural Brasil-Estados Unidos (acbeu), Instituto cultural Brasil-Alemanha (Goehte institut) além de diversos serviços como docerias, cafés, lojinhas de conveniência, fastfoods...ainda tem quase em frente ao seu hotel o Passeio Público e o Palácio da Aclamação com a Casa di Itália. Relaxe que vocês estão bem localizados e podem fazer muita coisa a pé nessa região.

Vinicius Gomes

Legal, muito obrigado pelas explicações e dicas, Bóia e Leonardo!

Abilene Bispo de Souza

Pergunta:
É possível ir de Salvador a Morro de São Paulo - bate volta?
É fácil encontrar pousadas por 1 noite?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Abilene! Ponha a data no Booking e aparecerão pousadas com disponibilidade e que aceitem vender só uma diária na temporada. Bate-volta no mesmo dia, só em tour organizado, mas não dá para recomendar, você vai passar o dia inteiro em trânsito. Procure ficar pelo menos duas noites, o trajeto ou é enjoado (de catamarã) ou longo (pelo percurso semi-terrestre).

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/#morro

Deborah
DeborahPermalinkResponder

Qual o melhor bairro para se hospodar, além do Rio Vermelho, para ter acesso à Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho? A partir da Barra da para ir a pé? Não estou encontrando hotel no Rio Vermelho. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deborah! Você pode chegar ou sair de Uber ou táxi, não sairá caro. A pé é longe.

Size
SizePermalinkResponder

Olá para você chegar ao centro de Salvador, tem o metrô que você para com cartão integração comprado na própria estação aeroporto, garanto a você que o melhor bairro para você ficar hospedada é o Santo Antônio além do Carmo, fica há 5 min da rodoviária, terminal marítimo de São Joaquim e da estação Campo da pólvora do metrô, você não vai encontrar lugar melhor.?

Iara Manhaes
Iara ManhaesPermalinkResponder

Sou do RJ, irei com minha familia ( mae com 78 anos) a Salvador pela primeira vez . Serao 5 pessoas e para utilizar taxi ou uber sempre terao que ser dois. Para quem nada conhece na cidade de carro alugado , o que poderá ajudar nos. Ficaremos cinco dias no hotel na praia da Barra de 28/1 a 1/2

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iara! Se alugarem carro, usem Waze. O motorista não poderá beber, porque há Lei Seca em Salvador.

Clóvis
ClóvisPermalinkResponder

Faltou informar que do aeroporto para o centro existe o metrô como ótima alternativa, bem como o excelente custo benefício.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clóvis! Estamos trabalhando neste momento na atualização deste guia. O Ricardo Freire voltou a Salvador agora em dezembro só para andar nesse metrô smile

Venilton
VeniltonPermalinkResponder

Pretendo ir a Salvador de 11/03 a 22/03/19, será que até lá poderei usufruir desta atualização do guia, parabens pelo blog que sempre utilizo nas viagens, sds.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Venilton! Provavelmente.

ana maria oliveira

ola, vou pra salvador dia 29/06//2019/0 a 06/07/2019, esse periodo o tempo em salvador é frio? chove todos os dias?
ficarei no grand palladium imbassai

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Na Bahia só faz frio no ar condicionado. Mas essa época pode ser chuvosa, sim.

ana maria oliveira

alguem conhece o grand palladium imbassai? é um bom resort a se hospedar?

LEONARDO FILIPO

Tem metrô no aeroporto. Um ônibus gratuito faz o trajeto curtíssimo até a estação.

Viviane Estela de Jesus

Vou para Morro do São Paulo, mas vou ter que passar a noite em Salvador,
a gostaria de saber qual hotel é melhor eu ficar ? do dia 07/07 a 08/07

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! O Bahia Café Hotel fica perto do Elevador Lacerda, que fica a 5 minutos de caminhada do terminal náutico de onde saem as lanchas para Morro.

Eliana Guimaraes

Boa noite.
Gostaria de saber se têm o contato da Empresa do Hop on Hop off em Salvador - BA.
Não estou achando e queria ver o roteiro.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliana! Parece que está fora do ar. Deve ser um problema técnico.

https://www.salvadorbus.com.br/

Marcia Vieira
Marcia VieiraPermalinkResponder

Achei bastante interessante: informações para todos os gostos mostrando a diversidade desta cidade , que é fantástica em qualquer época do ano, inclusive.

Venicio
VenicioPermalinkResponder

Olá, eu e minha esposa vamos para Salvador pela primeira vez em Setembro ficaremos no Pestana Convento do Carmo, quais as orientações com relação a Segurança?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Venicio! Exatamente as mesmas que você toma na sua cidade. O centro histórico é bem policiado. À noite, use Uber.

Pedro PC Coutinho

Estive em Salvador o fim de semana passado, a região do Pelourinho e Carmo está bem protegida pela Polícia, mas não é demais ter sempre atenção, passei 5 dias na cidade e achei tudo tranquilo.

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Guia completíssimo de Salvador, moro aqui há 15 anos e fico feliz de ver na mídia este grande incentivo para o brasileiro conhecer esta cidade bela e muita segura para o turista ( já morei em outra capital do Brasil e sei do que falo). Além do mais o Brasil nasceu aqui!
Parabéns para toda Equipe do Viaje na viagem.
PS: depois deste post, não tenho mais coragem de dar dicas de Salvador para os amigos, vou mandá-los direto para cá.

Diego D.
Diego D.PermalinkResponder

Sou soteropolitano, morei em Salvador praticamente toda minha vida, entre idas e vindas, e ainda assim fiquei literalmente emocionado com esse guia. Que bonito é ver nossas coisas boas todas juntas num lugar só.

Ricardo Freire

Puxa, Diego, muitíssimo obrigado. Amo sua terra e seu comentário me fez ganhar o dia smile

Pedro PC Coutinho

Fui a Salvador no fim de semana passado e usei o roteiro atualizado do Viaje na Viagem e só posso agradecer por todas as dicas, fiz questão de seguir tudo à risca (locais, restaurantes, etc). Obrigado pelas dicas valiosas. Abraço à equipe

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Estou em Salvador no exato momento. Vim no final de julho, me hospedei no hotel Catharina Paraguassu no rio vermelho. Hotel bom, bonito e em conta, bem charmoso. Na região tem vários bares, acarajé, tapiocas, vale muito o bolinho do estudante da Cira. Uma ótima pedida de comida ali também é o boteco do França. Fizemos tudo aqui de 99 ou uber e gastamos 200 reais na semana... Incluindo a ida e a volta do aeroporto que é longe.
Choveu quase todos os dias mas logo parava. So os passeios a praia ficavam prejudicados... Procuramos eventos no facebook pra sair mas nao tinha muita coisa se não no final de semana. Fizemos passeios da praia do forte e Guarajuba e ilha dos frades e Itaparica com a Cassi turismo, bem mais em conta que a luck. A praia do forte é um bom passeio, bem charmosa mas o banho so em Guarajuba. Ja o passeio das ilhas nao vale a pena fazer as duas num mesmo dia. Nem da pra aproveitar a praia mas vale a pena ir. Nem pensamos em morro de São Paulo porque demora a ida e a volta e não íamos aproveitar nada lá. Vale a pena de repente ficar uns dias la porque em salvador so a praia do porto da barra, bem pequena. Stella Maris e flamengo nem considero porque é quase 20 km do centro. Ouvi falar bem também de uma praia perto do forte chamada Itagimirim, mas nao fomos.
Na minha opinião, uma semana so em salvador é muito tempo. Vale a pena dividir com morro de sao Paulo.
Espero ajudar alguém que tenha planos de vir aqui.

Mauro borges
Mauro borgesPermalinkResponder

Eu moro em Floripa, aqui eu saio tarde na rua e núnica tive problemaa...se eu tomar as mesmas precauções que tomo aqui, que é apenas levar um cartão de crédito e débito, mais mau celular...não vou ser assaltado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauro! As áreas turítisticas são bastante policiadas. À noite, use Uber.

Ademir
AdemirPermalinkResponder

Quantos dias em Salvador? A vida inteira, meu rei...

MARISA
MARISAPermalinkResponder

Olá, vou a Salvador em Novembro chego em 07/11, estaremos hospedados em gran hotel stella maris, o que tem a dizer sobre este ressort, o que podemos fazer a noite e também como podemos fazer para irmos ao centro comercial. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa!

Você estará bastante longe da Salvador central e suas atrações. A localização é boa para explorar as praias do litoral norte. O shopping mais próximo é o Salvador Norte Shopping, que fica perto do aeroporto.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/salvador/onde-ficar-salvador/#zonas
https://www.viajenaviagem.com/destino/salvador/onde-ficar-salvador/#granstella
https://www.viajenaviagem.com/destino/salvador/o-que-fazer-salvador/

Ana Bárbara
Ana BárbaraPermalinkResponder

Bom dia,

Estou com viagem marcada para Salvador para Outubro/2019.
Gostaria de conhecer a região de Praia do Forte e Guarajuba.
Você me indicaria alguma empresa confiável para fazer esse passeio ou deveria alugar um carro para ir até lá?
Desde já, agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Bárbara!

Leia todo este tópico, há uma comparação entre ir de carro e de tour:
https://www.viajenaviagem.com/destino/salvador/o-que-fazer-salvador/#pforte

Selma lucia
Selma luciaPermalinkResponder

É muito tranquilo ir de carro para estes dois lugares , ficam a 20 minutos um do outro . Vc apanha e entrega o carro no aeroporto .

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá ! Passarei 16 dias em abril, poderia me dizer se na ilha dos frades tem onde se hospedar ? Irei com crianças , é aconselhável ficar lá, e ainda está época que chove ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Tem pousadas bastante simples. Provavelmente haverá casas para alugar. Abril pode chover, sim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar