Fernando de Noronha

Praia da Conceição, Fernando de NoronhaCaribe brazuca | Ricardo Freire

Pode acreditar em tudo o que você ouviu e viu sobre as belezas de Fernando de Noronha. Seus amigos não exageraram nas descrições, e as fotos que saem publicadas nas revistas não são produto de uma escolha meticulosa de ângulos favoráveis. De frente para o mar, todos os ângulos de Noronha são favoráveis.

Águas cristalinas, recortes sensuais, pedras, morros, mata – os ingredientes são todos da melhor qualidade, e foram misturados por Alguém que claramente entende desse negócio de fazer praia bonita. Embaixo d’água, você cruza com uma fauna marinha difícil de encontrar tão perto de terra firme.

Apenas 700 forasteiros são permitidos na ilha a cada noite. Quando você for, aproveite o privilégio pelo máximo de noites que puder.


Quando ir Como chegar Onde ficar? O que fazer
Pôr do sol visto do Forte de São Pedro, Fernando de Noronha Baía do Sancho, Fernando de Noronha Pousada Colina dos Ventos, Fernando de Noronha Baía dos Porcos, Fernando de Noronha
A época mais seca se estende de agosto/setembro a fevereiro; as chuvas ocorrem entre março a agosto (e até nesse período você acaba pegando manhãs e tardes de muito sol).

Na baixa temporada, abril, maio e junho são os meses em que a ilha está mais vazia (e é possível negociar descontos nas pousadas).

Mais do que se preocupar com as chuvas, vale ficar atento às condições do mar. De abril a outubro, o Mar de Dentro (litoral voltado para o Brasil) tem as melhores condições de mergulho.

Agora, se o seu negócio é surfar, deixe pra ir entre dezembro e março, quando o swell cria ondas perfeitas na Cacimba do Padre, onde ficam as famosas pedras gêmeas conhecidas como Dois Irmãos.
Há vôos diários do Recife, pela Gol (Boeing 737-700) e pela Trip (Embraer 175 ou turbo-hélice ATR 42), e de Natal, apenas pela Trip (com ATR 42).

Tente reservar um lugar na janela do lado esquerdo, pois os pilotos costumam um sobrevôo panorâmico antes do pouso. A vista é espetacular.

Todo visitante deve pagar a taxa de conservação, que pode ser quitada com antecedência, pela internet. No desembarque haverá duas filas: uma para quem vai pagar na hora, outra para quem já pagou; a dos que já pagaram vai mais rápido.

No verão a ilha também é visitada cruzeiros. Ainda não está confirmada a temporada 2011/2012; há rumores (bem-vindos) de que os cruzeiros deixariam de passar pelo arquipélago.
Até os anos 80 Fernando de Noronha era uma base militar. As pousadas mais simples funcionam em casas de madeira das antigas vilas.

Há três núcleos principais. A Vila dos Remédios é o centro histórico da ilha e se estende até o mar. Além de concentrar a vida noturna, tem uma praia, a do Cachorro, e está a dez minutos de caminhada da Conceição.

A Vila Floresta Nova fica à altura da Vila dos Remédios, mas do outro lado da estrada. A Vila do Trinta se situa mais adiante, na direção do porto, e é menos conveniente para curtir a noite no centrinho.

Quem busca conforto encontra quase uma dezena de pousadas de luxo espalhadas das cercanias da Vila dos Remédios até a ponta do Sueste.
Procure passar seu primeiro dia perfeito de sol na Praia do Sancho, que é unanimemente considerada a mais bonita do Brasil. Antes de descer pela escadinha que atravessa a pedra, caminhe até o mirante da Baía dos Porcos.

A ilha é o paraíso para o mergulho com cilindro – mas mesmo com snorkel você aproveita bastante.

O aquário natural da Praia do Atalaia é aberto a visitas na maré baixa – e para quem chega a pé, com guia.

É possível também mergulhar com tartarugas na Praia do Sueste (procure o guia).

O melhor fim de tarde é na Praia da Conceição. À noite, depois da palestra na sede Projeto Tamar, a noite continua no centrinho da Vila dos Remédios.

Deixa a bóia te levar

Referências

Site oficial de Fernando de Noronha

Taxa de Preservação Ambiental – formulário para pagamento online

Previsão do tempo (role a página para gráfico de chuvas)

Noronha: as praias por Ricardo Freire

Desembarcando em Noronha: as pegadinhas da chegada por Ricardo Freire

Bugue ou táxi? por Ricardo Freire

Dormir

As pousadas top por Ricardo Freire

As pousadas do pelotão intermediário por Ricardo Freire

40 pousadas de Noronha comentadas pelos leitores por Ricardo Freire

Todas as pousadas de Noronha (do site oficial da ilha)

Pesquise pousadas de Fernando de Noronha no Booking

Comer

16 restaurantes recomendados por Ricardo Freire

Relatos

Noronha em janeiro: primeiras impressões por Ricardo Freire

Cruzeiro em Noronha: precisa? por Ricardo Freire

O Sancho também pode ser lindo no verão por Ricardo Freire


482 comentários para “Fernando de Noronha”

  1. Acabei de voltar do paraíso e estou encantada com o destino!
    Fui na época de chuvas e São Pedro não me decepcionou – Sol, muito sol. Indico o restaurante xica da silva, comida deliciosa e o preço mais salgado da ilha. Valeu a pena ter conhecido o festival gastronomico do zé maria, adoramos a experiência!
    Eu sou meio desesperada e gosto d programar tudo, mas acho que é bem melhor fechar os passeios por lá, tentar falar direto com os barqueiros e guias e furar as agências, não terão nenhuma dificuldade para isso. A cidade é muito fácil e descomplicada!!

    Boa viagem!

  2. Boa noite!Tudo bem? No periodo de 21 a 28 de agosto é uma epoca boa pra surf?

    Desde de já, muito obrigado

    1. Olá, Franklin! Como explicado no post acima, a melhor época para surfar em Noronha é entre os meses de dezembro e março. ;)

1 ... 4 5 6

ATENÇÃO:
Desculpe, mas esta caixa está inativa e seu comentário não aparecerá. Estamos aprontando um novo Viaje na Viagem. No novo site a caixa de comentários voltará a funcionar. Obrigado pela compreensão!