Guia de Pipa: dicas

Guia de Pipa

Pipa

A apenas 100 km do aeroporto de Natal, Pipa combina praias lindas e boas de tomar banho, gastronomia cosmopolita e uma noite movimentada em férias e feriados. Veja como tirar o máximo proveito da sua estadia com este guia prático de viagem a Pipa:

A Bóia recomenda:

O que esperar de Pipa

Pipa é o vilarejo de praia mais charmoso que você vai encontrar entre a Praia do Forte, na Bahia, e Jericoacoara, no Ceará. Quando foi posta no mapa, na década de 90, Pipa foi chamada de “a Búzios do Nordeste” (um título também reivindicado pelo Arraial d’Ajuda).

A ruazinha principal e suas travessas estão pontilhadas de restaurantes, barzinhos e lojas de boa qualidade. Nas férias e em feriados, a muvuca é garantida.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

Mas o sucesso de Pipa não deve apenas ao charme. Pipa é também o melhor destino de praia do Rio Grande do Norte para quem curte… praia, mesmo. O banho de mar é seguro (e muito gostoso) em qualquer maré.

E se você quer mais do que passar seus dias na praia, o cardápio de passeios oferece falésias, dunas, matas e piscinas naturais ao sul e ao norte da vila.

90 comentários

Olá Ricardo, qual praia tem acesso por rampas em Pipa, ainda que na maré baixa? Vou com minha mãe que não pode usar escadas, nas recomendações de hospedagem central poderemos ter acesso a praia por rampa? Obrigada!

    Olá, Daniela! A praia central de Pipa não tem falésia. Há uma pequena ladeira do centro até a praia. Na maré baixa é possível caminhar até a praia do Amor. A praia da Lagoa Guaraíras em Tibau do Sul também tem acesso fácil; as praias de Sibaúma e Tibau do Sul também. Todas as outras praias têm acesso apenas por escada.

Melhor post, super completo e descomplicado. Parabéns, é tudo o que eu precisava saber para bater o martelo e ir à Pipa.

Parabéns pelo post! Estava procurando até agora algumas informações de Pipa e no seu posto consegui realmente encontrar todas as informações e que foram super úteis. Obrigada!

Olá Maíra! Estou em Pipa neste momento. Ainda existem resquícios de óleo nas praias, mas é muito pouco. Eu costumo frequentar apenas a Praia da Baía dos Golfinhos (15 minutos a pé da praia do centro). Há muito pouco óleo na areia da praia, praticamente nenhum, mas, infelizmente, existe, sim, óleo seco e você pode, inadvertidamente, sujar o pé com uma pequena e desprezível manchinha. Nada que impeça o maravilhoso banho de mar por aqui. Estive em Barra de Tabatinga (cerca de 30 km ao sul de Natal) em meados de setembro e a situação era grave por lá. Não sei como está agora.

Estava planejando uma viagem para Pipa, Natal e João Pessoa para novembro, mas estou acompanhando com preocupação (e indignação!) esse vazamento de petróleo nas praias do Nordeste. Não parece haver previsão de melhora, já que até agora sequer se descobriu as origens do vazamento. Vocês sabem se existe algum site onde posso acompanhar quais as praias afetadas? Muito obrigada!

    Olá, Maíra! A gente está começando a investigar o assunto, aguarde novidades.

Instigada pela definição “über-charmosa”, me hospedei na Pousada Terra dos Goitis. Demorei muito para me decidir por ela, mas foi só por os pés neste lugar, para ver que tomei a melhor decisão. A pousada é linda! Über-charmosa;)) silenciosa, dentro de uma área muito arborizada que te permite um intenso contato com macaquinhos e pássaros. Como já foi amplamente falado, há um armário com frutas e ovos possibilitando que, além de fazer uma rapida refeição, você tenha moeda de troca com os bichinhos. Você oferece as frutas e se eles aceitarem, te oferecem muitas poses para lindas fotos. A piscina é uma delícia, já que sempre encontrei uma parte dela sob o sol, seja durante a manhã, seja durante a tarde. Também tinha receio da localização da pousada, bobagem, perto de tudo, acessava a praia muito facilmente, e a noite, uma caminhadinha básica de dez minutos me colocava no centrinho. Fácil, fácil. Pensei em seguir o roteiro do Riq e fazer passeios próximos. Desisti. Deixei o carro parado durante três dias e só fiquei nas praias e na pousada. Foi uma decisão bem acertada, já que terei que voltar muitas outras vezes à Pipa para fazer o lerê todo. Bjs,

Olá,estamos para fechar uns dias de viagem e estou em dúvida entre dois lugares.
Já li suas publicações em ambos,mas mesmo assim se possível gostaria de uma dica.
Somos um casal de 56/58 anos
E nossa dúvida é de fazemos Salvador com Praia do Forte,ou João Pessoa com Pipa
Agradeço a atenção.

    Olá, Neide! Quem responde é A Bóia. Infelizmente não temos como escolher por vocês. Se pelo menos você dissesse a época da viagem, poderia haver alguma recomendação técnica. Avalie as praias e os passeios disponíveis nos destinos e veja o que lhes agrada mais.

    Acabei de voltar de João Pessoa e Pipa. Recomendo muito. Não sei o quanto conhece de João Pessoa, mas não deixe de ver o por do sol no Jacaré, na praia de Coqueirinhos, conhecer o sítio Tambaba, o Bar do Barba Ruiva,(cabedelo), e em Pipa, fiquei na Pousada dos Goitis, e feliz, todos os dias ia pegar praia junto com os golfinhos na Baia dos Golfinhos. Foi ótimo.

Olá, pretendo ficar no pauá boutique em dezembro. Vi que p centro fica um pouco afastado, porém uns 15 minutos a pé. O trajeto a pé é ok? Obrigada

    Dificilmente você irá para o centro de carro. A movimentação maior é durante a noite, quando as lojas e os restaurantes ficam abertos, mas a rua fica fechada para carros. Você teria que ir a pé mesmo. Pode ser um pouco mais longe, mas a caminhada é sossegada.