El Calafate

Índice de posts

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

El Calafate no Viaje na Viagem

27 hotéis em El Calafate e El Chaltén comentados pelos leitores

El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras

Minitrekking no glaciar Perito Moreno

De El Calafate a Torres del Paine: como chegar

Patagônia: como se deslocar de avião, ônibus e barco

5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem

Primeira viagem a Buenos Aires: um roteiro completo (inclui El Calafate)

115 comentários

Joyce
JoycePermalinkResponder

Olá!

Vale a pena ir em El Calafate no verão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joyce! Vale a pena, sim. O verão é a alta temporada. Vale lembrar que as temperaturas, mesmo no verão, são baixas, em torno de 12 graus.

Michele
MichelePermalinkResponder

Olá...
Vou para El Calafate em 17/04 e voltar 21/04, irei ficar no Unique. Gostaria de saber qual passeios fazer nessa época, pois não é temporada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michele! Havendo quórum, todos funcionam.

Danielli
DanielliPermalinkResponder

Olá... gostaria de saber se consigo passagem aérea mais barata de BSB/Buenos Aires/EL CALAFATE nos próximos meses ou devo comprar já para o Carnaval de 2015? Pelo smiles não tem muita opção por 10 mil milhas indo dia 13 e voltando dia 18. Alugar um carro para 3 pessoas para ir até o parque Perito Moreno vale mais a pena do que contratar o transfer? Quanto tempo devo gastar no parque só para conhecê-lo? O minitrekking pretendo fazer no último dia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danelli! O carro vai sair elas por elas com um táxi, mas passeios organizados em van ou ônibus podem sair mais barato. Fevereiro ainda é alta temporada em El Calafate, não espere promoções de passagens. A vsita ao parque, sem passeio (minitrekking ou passeio de barco) se restringe ao mirante. Achamos bacana você ir primeiro somente ao parque para ter o primeiro impacto. E também porque avistar o glaciar apenas uma vez seria um pecado.

Giorgina
GiorginaPermalinkResponder

Olá! sabe dizer algo sobe o passeio All Glaciars? Também paga entrada no parque como para ir no minitrekking?
E o minitrekking, é bom comprar antes de viajar né?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Giorgina! Se estiver aperreada, compre antes. O operador do Todos Glaciares informará o preço total.

Antonio Padua Vieira Junior

Gostaria de dicas de quantos dias em cada lugar são necessários para uma viagem a Ushuaia ,El Calafate com ida e volta por Buenos Aires.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Pense em pelo menos 4 noites em Ushuaia, 2 noites em El Calafate e 4 noites em Buenos Aires. Mais dicas: http://www.viajenaviagem.com/2012/01/primeira-viagem-um-fim-de-semana-em-buenos-aires/

sandro
sandroPermalinkResponder

Boia,
4 dias em El Calafate é muito tempo? Sem considerar a ida até Torres del Paine.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandro! Dois dias inteiros são o mínimo: um para fazer o minitrekking, outro para o Todos Glaciares. No primeiro dia você pode visitar o parque para a primeira vista do glaciar e agendar os passeios numa agência. Sobra um último dia para fazer algum passeio mais diferente, como cavalgada ou dia na estância.

Adelaine Crespo Previdente

Olá!

Estarei em El Calafate no período de 21 à 25/10/2014 e gostaria de fazer o mini-trekking e Todos Los Glaciares, gostaria de fechar os passeios por lá mesmo, porém tenho medo de não conseguir vaga, será que corro este risco?
Outra dúvida, na pagina da Solo Patagonia não consta mais o passeios todos los glaciares e sim um com nome de Rios de Gelo, será que é o mesmo, enviei e-mail para eles, mas não me responderam.
Como estou acima do peso, porém sem dificuldades para caminhadas será que eles não deixarão eu ir no mini-trekking?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adelaide! Há várias navegações na região, veja algumas delas:
http://blancapatagonia.com/category/excursiones/navegacion/

Sempre dizemos que dá para arrumar todos os passeios depois de chegar e até hoje ninguém apareceu para reclamar. Mas nada impede que você se programe com antecedência. Apenas é mais prático fazer isso lá, sabendo exatamente quais passeios vão sair em quais dias, do que pagar antecipadamente daqui sem saber se haverá quorum para as saídas.

Ana Maria
Ana MariaPermalinkResponder

Oi Adelaide.
Não sei se sua dúvida já foi esclarecida, então vou dar umas dicas. O passeio rios de hielo é semelhante ao passeio todo glaciares, porém NÃO é o mesmo. No todo glaciares a embarcação percorre os dois braços do lago. No passeio rios de hielo, feito no inverno, um dos braços não tem condições de navegação. Não acho que o passeio seja pior por causa disso. Fiz o passeio rios de hielo e depois fui de carro até o outro braço do lago para ver o perito moreno. Quanto à compra antecipada, eu achei que valeu muito a pena. Cheguei e o meu hotel e os ingressos já estavam lá me esperando. Quando chegamos ao porto, pudemos embarcar, enquanto muitaaaa gente passava frio na fila para compra das entradas. Se o seu tempo em calafate é curto, certamente já programou os passeios por dias, então vale a pena de antecipar! Ahhh e a única restrição para o mini-trekking é a idade: precisa ter menos de 65 anos. wink

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá!
Vc fechou o passeio antecipado por qual empresa?
Obrigada!

Aline Rodrigues

Fiz o Minitrekking e foi a melhor experiência que vivi até agora. Era um sonho conhecer o glaciar e poder pisar nele, tocar nele... foi incrível. Fui em Maio/2014 e no meu blog conto como e quanto foi http://umasulamericana.wordpress.com/2014/08/05/glaciar-perito-moreno-um-gigante-sul-americano/

Dora Camargos
Dora CamargosPermalinkResponder

Vou em novembro para El Calafate. O ideal são quantos dias? estou pensando em fazer o passeio Perito Moreno Tradicional e depois passar um dia na Estancia Cristina. (Upsala Glacier + Estancia Cristina +4x4 Upsala Viewpoint + Museum)
Valem a pena? devo mudar o roteiro?
Adoro seus posts!!! Tks bj

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dora! Para cumprir sua programação, programe três pernoites.

Maria Macias
Maria MaciasPermalinkResponder

Olá! Estou querendo ir para El Calafate - patagonia no dia 03 /12 e voltar no dia 08/12( tenho uns dia de folga) da pra se conhecer nesse pequeno tempo.
Aguardo algumas dicas e se vale a pena. Agradeço , um abraço Maria

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! As dicas estão todas nos posts. É só clicar nos links. Leia também os comentários. Já demos uma dica aqui: http://www.viajenaviagem.com/destino/el-calafate/comment-page-1#comment-437020

camila
camilaPermalinkResponder

boa tarde, gostaria de saber se vale a pena fazer o passeio de kaique em Upsala!!
Estou indo em Novembro.

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Se você gosta de andar de caiaque, por que não?

ana emilia
ana emiliaPermalinkResponder

tem alguma época não recomendável para ir a El Calafate e Ushuaia? Abril é ruim?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Emilia! A melhor época é de dezembro a março, quando é alta temporada e todos os passeios estão funcionando. A pior época para El Calafate é o invernão, julho/agosto (em Ushuaia, no inverno, há atividades de esqui). Em abril você vai poder visitar o parque Perito Moreno e fazer o minitrekking; nos demais passeios, dependerá de quorum suficiente de passageiros.

Maria Lecticia

Boa noite.
Bóia, estou planejando uma viagem para fevereiro na Patagônia e Terra do Fogo. Pelo que li no site e nos comentários cheguei a conclusão que 2 dias inteiros em El Calafate é o suficiente. Fiquei em dúvida sobre a quantidade de dias em Ushuaia. Tinha colocado também 2 dias inteiros, mas li em seu comentário do dia 10 de setembro que seria bom 4 dias, porém nele não consta os passeios que seriam nesses dias, poderia me dizer?!

Desde já agradeço,
Maria Lecticia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Lecticia!

Lembre-se que o dia de deslocamento é um dia perdido.

Em Ushuaia você pode fazer um passeio de barco pelo Canal de Beagle com avistamento de pingüins, ir ao Museu do Fim do Mundo e andar na maria-fumaça, fazer um passeio ao outro lado da cordilheira para ver os lagos Fagnano e Escondido, subir ao Glaciar Martial e fazer um trekking, visitar o criadouro de cachorros para trenó do Valle de los Lobos, fazer um vôo panorâmico de helicóptero, visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo.

Durma três noites em El Calafate. Só assim você terá verdadeiramente esses dois dias inteiros para passeios.

Antonio Luiz Leite de Andrade

Antonio, 21.out.2014.
Olá, Tenho seis pernoites para usar em El Calafate, é exagero?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Provavelmente sim. Você pode esticar a El Chaltén ou então a Puerto Natales para passar duas noites.

Raphael
RaphaelPermalinkResponder

Fala Bóia,
pretendo ir no Carnaval de 2015, chegar sábado em El Calafate dia 14 e ir pra Ushuaia no dia 17 até 21), ou seja, 3 dias em um e 4 em outro.
Tá de bom tamanho pra conhecer os 2 lugares? O que me recomenda?
Abraçossss

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raphael! Quatro dias em Ushuaia e três em El Calafate vão dar para você fazer bastante coisa! Aproveite este link para se inspirar em passeios - http://www.viajenaviagem.com/destino/ushuaia

Aline d'Ávila

Bahh Raphael vou fazer exatamente isso, só que o roteiro inverso... 1º Ushuaia e depois Calafate!

Patricia trindade

Gostaria de saber se posso ir de ônibus de Bariloche a El Calafate? E de El Calafate a Buenos Aires?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! De Bariloche até El Calafate são 1.423 km e de El Calafate até Buenos Aires sã quase 2.800 km, a mesma distância entre São Paulo e Belém do Pará. Não é o mais indicado. wink

Tamar
TamarPermalinkResponder

Olá!
El calafate em setembro é ruim? Eu vi que da pra fazer o trekking no perito moreno a partir de 15 de setembro... será que da pra pegar algum desprendimento na geleira?
Obrigada!
Otimo relato!! wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tamar! A melhor época para aproveitar a região é o verão, quando todos os passeios estão operando.

Debora Cristina Valente de Almeida

Gostaria de saber se é aconselhavel o passeio 4/4 em Ushuaia tour travessia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Debora! Copie o nome do passeio certinho, junte o nome do operador e jogue no Google, você deve achar opiniões.

Patricia Perbeils

Oi, tudo bom?
To querendo planejar uma viagem parabo ano que vem, e para bater com as ferias precisa ser em julho, provavelmente no final de julho.
Gostaria de saber se vale a pena ir nessa época.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Para onde? A melhor época para ir à Patagônia é no verão. Em julho os passeios são limitados. Vá se tiver interesse em esquiar em Ushuaia. http://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-inverno-atividades

Patricia Perbeils

ir para el calafate em julho não é uma boa opção então?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Como já respondemos, se quiser visitar a Patagônia, não é a melhor época.

NEUSA APARECIDA RIBEIRO TRINDADE

Tenho um grupo de 08 pessoas indo para El Calafate em 21 de Abril / 15, qual a probabilidade em fazer o passeio Todos os Glaciares , como posso ter certeza em realizar esse passeio pois acho o melhor de todos .

Neusa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neusa! O passeio normalmente opera até maio.

Cristina Doll
Cristina DollPermalinkResponder

Tenho programado viagem para El Calafate e Ushuaia entre 25 a 31 de maio. Neste período é possível fazer o passeio pelas Glaciais´? Enfim, mesmo que não indo em período adequado (verão), os passeios turísticos saem? Necessito comprar com antecedência?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Nesse período as saídas dos passeios dependerão de haver quórum. Compre ao chegar.

Geysa
GeysaPermalinkResponder

Cristina, eu também estou programando uma viagem para essas cidades em datas bem próximas das q vc citou. Você já conseguiu descobrir as informações se os passeios realmente acontecem? Estou pretendendo chegar em El Calafate por volta de 09/06 e estou com muito receio de não conseguir fazer o mini trekking pelo Perito Moreno.....Vamos trocar informações?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geysa! O site do minitrekking informa que o passeio é oferecido de agosto a maio.

http://www.hieloyaventura.com/2010/port_mini-trekking-glaciar-perito-moreno.asp

cintia
cintiaPermalinkResponder

ola bom dia, estou programando uma viagem para janeiro El cafate, me da dicas de passeios, eu adoro coisas radicais, e aguardo dicas para comprar antecipadamente.

Marília
MaríliaPermalinkResponder

Olá! Muito obrigada pela ajuda dada por este blog, que é maravilhoso! Gostaria de saber se é possível o deslocamento de Ushuaia para El Calafate de ônibus em janeiro ou se é fácil localizar traslados locais que levem de Ushuaia para El Calafate. Queria fugir da necessidade de pegar mais um voo...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! Na temporada a Aerolíneas faz a rota em 1h25.

De ônibus são 12 horas até Río Gallegos (com travessia de balsa), mais 4 horas de Río Gallegos a El Calafate. Não há garantia de conseguir conexão no mesmo dia. Veja horários e empresas em http://www.plataforma10.com .

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Ola, boa noite.
Irei passar 7 dias em El Calafate na ultima semana de agosto.
Sabendo que nao é alta temporada, gostaria de saber os passeios, lugares pra visitar, se tem algum restaurante bom no centro. Ficarei no Unique que é proximo do centro.
E também gostaria de saber se a passagem em cima da hora para Ushuaia de El calafate é cara, pois gostaria muito de aproveitar a temporada de ski!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Veja no site da Aerolíneas se o vôo é oferecido no inverno. A Aerolíneas costuma ter muitos vôos que são apenas sazonais. Como não é temporada em El Calafate, provavelmente não haja este vôo. Se houver, compre com antecedência. Não há nenhum motivo para alguém comprar võo em cima da hora no século 21.

Em agosto alguns passeios não estarão disponíveis em El Calafate, mas sempre haverá bons restaurantes abertos.

vitautas ostaska

A idade de 65 anos no minitreeking é rigorosa ou se tiver como eu 68 anos e em bom estado fisico eles deixam participar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitautas! O limite de idade é dado pela empresa. Entre em contato diretamente com eles para se informar. wink

Gazola
GazolaPermalinkResponder

ótimas dicas, tenho uma dúvida se puder me ajudar, mesmo no verão, é necessário algum óculos especial para a neve em el calafate, ou ushuaia?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gazola! É sempre bom ter bons óculos escuros, de preferência espelhados, quando for fazer alguma atividade com neve.

antonio carlos

Olá!
Em janeiro passarei 3 dias inteiros em El Calafate. Li todo o site e os comentários e decidi fazer o minitreking no 1º dia, no 2º dia a Navegação por todos os Glaciares e no 3º a Estância Cristina com Glaciar Uspsala. Nos 2 primeiros li bastantes detalhes mas, poderia me detalhar melhor em que consiste esse passeio a Estância Cristina indicada aqui no blog?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio Carlos! O passeio combina navegação no glaciar Upsala com meio dia na estância (que é "fazenda" em castelhano).

http://www.estanciacristina.com/portugues/excursion_classic.html

antonio carlos

Obrigado pela resposta, mais uma pergunta:
Quando voce faz o minitreking, está incluido o passeio nas passarelas ou não?
É melhor fazer as passarelas outro dia?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio Carlos! O passeio às passarelas não custa nada, está incluído na entrada do parque. Você pode fazer os dois no mesmo dia, sim.

natalia takaki

Olá, estou com viajem marcada para Santiago em janeiro. Ficaremos 10 dias e planejamos transitar pelos arredores de Santiago, no entanto gostaríamos muito de visitar Mendoza e fazer o minitrekking em El Calafate. Você acha de esse roteiro é um roteiro possível? Mesmo em janeiro El Calafate é um lugar bom para visitar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natalia! Janeiro é a melhor época para visitar El Calafate, mas não caberia neste roteiro combinando Santiago e Mendoza.
http://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/

Além de Mendoza, outra opção boa para uma "esticada" a partir de Santiago são os Lagos Andinos:
http://www.viajenaviagem.com/2014/09/lagos-andinos-roteiro-4-dias

antonio carlos

Olá!
Qual a melhor operadora para fazer o passeio de barco "todos los glaciares"?
Vou fazer esse passeio em 14/01, chegarei em el calafate em 12/01 será que consigo fazer a reserva por lá? E o minitreking dia 13/01 será que também consigo lá?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio Carlos! Todos passeios podem ser comprados de véspera.

Aline d'Ávila

Olá!

Estou indo no carnaval 2015 e gostaria de saber se há programações de meio dia em Calafate e em Torres del Paine... visto que em função dos deslocamentos, não vai ser possível estar nesses locais tão cedo... mas estou com dificuldades de encontrar programações mais curtas para aproveitar também estes dias!

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Em Torres del Paine os passeios tomam o dia inteiro. Em El Calafate há passeios de meio dia, mas também a maioria é de dia inteiro.

Andrea RP
Andrea RPPermalinkResponder

Olá Aline,
Também vou nesta época e pelo curto tempo pretendo ficar só em El Calafate.
Achei umas dicas de passeios num post de uma moça que esteve lá na mesma época ano passado (https://renatavilhena.wordpress.com/2014/02/21/patagonia-argentina-09-dias-ushuaia-e-el-calafate/) mas como é de fev/2014, acredito que os preços não são mais válidos...
Vi que tem cavalgadas e outros passeios de meio-período.
Vi no YouTube uma família que foi numa estancia chamada El Galpon, mas não acho dicas dele em lugar algum, vou continuar procurando!
Boa viagem.

Gregory
GregoryPermalinkResponder

Boa tarde!
Gostaria de saber os valores dos ônibus de El calafate para ushuaia e o nome da empresa. Estou perdido e consegui achar essa informação.

Gregory
GregoryPermalinkResponder

Obs. Não consegui achar essa informação.

Preciso saber também se tem ônibus a qualquer momento de uma cidade pra outra.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gregory! São 4 horas até Río Gallegos e mais 12 horas, com uma balsa no meio, entre Río Gallegos e Ushuaia. As conexões não são imediatas. Só existe um ônibus por dia entre Río Gallegos e Ushuaia. Veja horários em http://www.plataforma10.com .

Medeiros
MedeirosPermalinkResponder

Bom dia! Gostaria de ir a Ushuaia, Calafate e Torres del Paine em abril/2015.
1 - è uma boa época para ir? Dará par aproveitar os passeios?
2 - Caso sim, é possível que esses passeios sejam feitos com carro alugado, sem precisar contratar uma agência de turismo??
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Medeiros! Abril ainda tem todos os passeios funcionando. Os passeios locais serão necessariamente feitos com agência, pois são em grupo. Você pode ir de ônibus entre El Calafate e Puerto Natales e voar de El Calafate a Ushuaia.

Medeiros
MedeirosPermalinkResponder

Olá, muito obrigada pelo retorno!

De Calafate, eu não conseguiria pegar um ônibus direto para Torres Del Paine, sem, necessariamente, ter que passar por Puerto Natales? Pelo google map (rs), a distância de calafate a Torres del Paine é de mais ou menos 400 km. Porque há a necessidade de passar por Puerto Natales, para conhecer Torres del Paine, sendo que pretendo chegar pela Argentina??

Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Medeiros! Há um passeio bate-volta, que sai de madrugada e vola noite alta.

Andreia Cegato

Olá!!! Meu filho de 10 anos ama o frio!!! Queria levá-lo a El Calafate ou Ushuaia para conhecer a neve, mas tenho só 4 dias, qual das duas cidades iremos aproveitar mais?? podemos pegar neve em setembro???
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia! Você pegará neve em Ushuaia em setembro. Em El Calafate pegará gelo.

Reginaldo pedrotti

Irei a el calafate 25 agosto com minha esposa queria saber se o passeio para o glacial perito moreno estará funcionando????

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Reginaldo! O parque está aberto o ano inteiro. O minitrekking é que pode não funcionar no meio do ano.

Luciana Padilha

Oi, estou pretendendo ir a Ushuaia ou el Calafe em março 2015, somos em famila de 4 pessoas - 2 criancas (10 e 2 anos). Vale a Pena .. Sera que o menor vai aproveitar tambem

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Criança pequena não faz turismo: apenas diminui o ritmo de viagem dos pais e irmãos. Seja em Ushuaia ou em Paris, ela vai precisar de um tempo para brincar e dormir.

Celso Callegari

Olá, é a primeira vez que escrevo para vocês, preciso de umas dicas. Vou correr a Meia Maratona do Glaciar em El Calafate dia 11/04 e depois pretendo curtir El Calafate e Ushuaia. Quantos dias é o mínimo que devo ficar nestas 2 cidades? O que vocês recomendam de passeios? Terei neve em Ushuaia nesta época ?Obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celso! A neve ainda não é garantida em abril. Passe no mínimo três dias inteiros em Ushuaia e dois dias inteiros em El Cakafate.

Andrea R.P.
Andrea R.P.PermalinkResponder

Irei para El Calafate agora no Carnaval 2015 (5 dias completos). Minha duvida é sobre a Moeda a levar. Os posts que vi sobre, são de 2014 e tratam de Buenos Aires. Como El Calafate é pequena, tenho medo de levar reais e não serem aceitos. Ou do Cambio lá ser desvantajoso dado a pouca concorrência... Alguém saberia informar quanto custa o Dollar ou Peso no Paralelo? Tem cambio 24 horas no aeroporto de Buenos Aires?
Muito Obrigada... Amo este site, parabéns a toda equipe!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Se você vai direto para El Calafate, o melhor é levar dólares e tentar negociar descontos ou ir trocando pouco a pouco ao pagar passeios e refeições. Não troque dinheiro no aeroporto. A cotação deles é sempre desvantajosa.

Paulo Damiani
Paulo DamianiPermalinkResponder

Olá!
Gostaria de informações ou orientações para ir El Calafate no período do carnaval, já conheço o Ushuaia, Puerto Natales, Peninsula de Valdez e Puerto Madrin, então meu interesse é El Calafate e Perito Moreno, o que fazer neste dias. Grato

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Olá,
Estou planejando uma viagem com meu marido para a Patagônia Chilena no mês de Abril 2015 e logo depois vamos para El Calafate. Devemos ficar 2 dias em El Calafate e depois iremos rumo ao norte para o Atacama. Poderia me dizer se para o Atacama devemos pegar um vôo até Santiago ou existe algum outro trajeto para chegar ao Atacama?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! É preciso fazer duas paradas, pelo menos: em Buenos Aires e em Santiago.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Olá! Tudo bem? Vou para El Calafate e Ushuaia por oito dias (3,5 em El Calafate e 4 em Ushuaia) no final de fevereiro / início de março. Me arrependi por não ter me programado passar mais tempo em El Calafate, que me parece tão mais bonito que o Ushuaia, pelo menos ao meu ver. Bom, andei pesquisando sobre belas paisagens e achei um lugar lindo, mas me parece muito longe. É a Península Valdez, com toda sua rica fauna, mas me parece muito longe de Ushuaia. Vc saberia me responder se vale a pena ir para lá, se com um ou dois dias consigo ir ou se vale a pena ficar por Ushuaia mesmo e de repente conhecer lugares lindos que não consegui achar olhando pela net por lá mesmo? Ví um roteiro de glaciares chilenos no canal Beagle, mas não entendi muito bem se saem de Ushuaia. Vc pode me ajudar, por favor? Quero fazer esta viagem valer muito a pena! Adoro a natureza e quero muito apreciar o que há de melhor da criação presente lá! Só um detalhe: não sou fã de aventuras, não estou querendo nada de andar muito. Mto obrigada! Abcs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! A Península Valdés está bastante distante de Ushuaia. Na temporada existem vôos de Trelew/Puerto Madryn tanto a El Calafate quanto a Ushuaia, mas mesmo se ainda estiverem em vigor durante a sua viagem, seu tempo ficaria ainda mais retalhado; os deslocamentos na Península comem muito tempo.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2015/01/patagonia-deslocamentos-onibus-aviao-dicas

Aproveite Ushuaia, faça passeios de barco, ande de maria-fumaça, visite o Glaciar Martial, faça um passeio ao Lago Fagnano.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Muito obrigada pela dica!!!
Seguindo seu conselho, não vou para aquela área então.
Quanto àquele passeio no Canal Beagle para conhecer os glaciares chilenos, você os conhece? Sabe se saem de Ushuaia, como funcionam?
Pelo que ví, eles levam no mínimo três dias navegando e me parecem bem caros.
Sabe se poderia visitá-los em uma visita curta de um dia ou dois?
Grande abraço,
Karina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Há passeios locais para passear no canal.

Este é o cruzeiro que vai a Punta Arenas, mas você não tem tempo para isso:
http://www.viajenaviagem.com/2010/03/entre-ushuaia-e-punta-arenas-pelos-fiordes-da-patagonia

A ordem certa das coisas é: primeiro a gente faz o roteiro, quebra a cabeça, pesquisa. Depois a gente compra passagem.

Solange goncalves

Gostaria de dicas sobre vestimentas , casacos e calçados para ir ao Ushuaia e El calafate agora em fevereiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Compre um casaco com revestimento de penas (podem ser artificiais) numa loja tipo Decathlon. Leve também luvas e gorro.

Veja:
http://www.viajenaviagem.com/2011/11/piumino-voce-ainda-vai-ter-um

ROSA VIRGINIA PERUCHI

estamos querendo visitar Ushuaia e El Calafate ( Perito Moreno ) no feriado de setembro. È UMA BOA ÉPOCA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! Como já respondemos um pouco acima, a melhor época para aproveitar a região é o verão, quando todos os passeios estão operando.

Andrea RP
Andrea RPPermalinkResponder

Dicas MiniTreking - Reserve com 15 dias de antecedência.

Eu vou hoje para El Calafate ficar 1 semana. Vim aqui deixar uma dica sobre o passeio do MiniTrekking - Tentei reservar com 1 semana de antecipação porém está lotado!!!

Pelo Facebook pedem reservar por telefone e para pagar com cartão precisam de 15 dias para compensar. Como o telefone só dava ocupado, acabei desistindo e comprando o passeio MiniTrekking pela Decolar, mais caro e por outra empresa... ao menos pagamos parcelado e em nossa moeda (reais) sem o IOF. Por pouco perderíamos o passeio.

Ontem a HieloyAventura finalmente me respondeu (gentilmente, mas após 5 dias) comunicando que a reserva só com 15 dias de antecedência, devido a demanda. Acredito que seja porque é semana de Carnaval.

Comprei o passeio de Caiaque também pela Decolar, pois nas minhas contas este ficava no mesmo preço e achei mais pratico parcelar em reais. Os demais passeios - tirolesa, quadriciclo, estancias, cavalgadas, barcos... iremos ver os preços e pesquisar pessoalmente nas agencias assim que chegarmos em Calafate.

Outra dica, se o dollar estiver exorbitante como aqui no RJ: Vou levar a maior parte em Pesos, porque o peso estava custando 0,3 e o Dollar 2,9... Se sobrar pesos eu troco por dollares no cambio de lá que esta mais em conta, e volto sem perder dinheiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! A dica de reservar o passeio com antecedência em períodos de grande procura é boa, mas a dica de comprar pesos no Brasil, infelizmente, é péssima. Pela cotação paralela na Argentina, o peso argentino custa R$ 0,21. Ao comprar por R$ 0,30, você pagou 30% mais caro.

Se você resolver trocar seus pesos por dólar lá, vai perder mais dinheiro ainda, pois pagará uma segunda comissão.

Não se compra moeda de Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru ou México no Brasil por boa cotação. Melhor levar dólares ou, no caso de Buenos Aires (capital), Santiago (capital) e Uruguai (país), reais.

Thaina
ThainaPermalinkResponder

Olá
Vou tirar férias em outubro desse ano e gostaria de saber se é uma boa época para ir para el calafate ? Estava pensando em ficar por 3 dias, será que é uma boa ?
Nessa temporada do ano já está frio por lá?
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thaina! Três dias é um tempo bacana para fazer passeios por El Calafate. Dá para fazer o minitrekking, o Todos Glaciares e ainda algum passeio como cavalgada ou dia na estância. Outubro ainda é primavera, mas a melhor época para conhecer o local, o verão, já vai estar pertinho.

Thania
ThaniaPermalinkResponder

Ola
Tenho 12 dias a partir de 20/04/2015 para conhecer ushuaia e el calafate.
Qtos dias devo ficar em cada lugar?melhor ir a El calafate primeiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thania! Pense pelo menos em 2 noites em El Calafate e mais 4 noites em Ushuaia.

Thania
ThaniaPermalinkResponder

Obrigada pelo retorno.
Entao como tenho 12 dias vou fechar 5noites em el calafate e 6noites em ushuaia ....vc indica um roteiro diferente?
So preciso reservar o trekking em perito moreno com antecedencia?
Vale fzer reserva para conhecer o bar de gelo?
Alem dos passeios que li acima vc me endica mais algum?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thania! Você pode reservar o minitrekking na véspera do passeio. Para saber mais, leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/03/minitrekking-no-glaciar-perito-moreno-holiday-on-ice/

Não precisa reservar o bar de gelo. wink

Veja nossas dicas sobre El Calafate clicando nos links acima.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Gostaria de viajar para El Calafate-Ushuaia no final de JULHO, com minha mulher e minha filha de 14 anos. Nessa época o turismo fica comprometido ? (o frio é MUITO frio?)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Muitos passeios em El Calafate não funcionam, como o Minitrekking. Ushuaia se torna uma estação de esqui.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

É..eu ja tinha lido sobre isso nos posts anteriores. Obrigado pela rápida resposta. Não tem muito jeito, preciso aproveitar as ferias escolares da filha....vou entrar em uma roubada?

may
mayPermalinkResponder

Boa noite, eu estou indo em julho para o Ushuaia e gostaria de conhecer ELCalafate, mas estou perdida, como faço para ir do Ushuaia para lá? Somente de avião? Há alguma outra forma de ir? Existe opções lá no Ushuaia em agências de turismo de transporte? Muitas dúvidas ne? rs Me ajudem por favor!! Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, May! Deixe para ir a El Calafate no verão. Em julho muitos passeios não funcionam, é frio demais.

Mas se quiser, verifique no site da Aerolineas se há vôos diretos nesta época; normalmente acontecem só na alta temporada.

Se quiser combinar com outro destino argentino, pense em Bariloche.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2015/01/patagonia-deslocamentos-onibus-aviao-dicas

AMANDIO DA SILVA NETO

Bom dia

Estou pensando em passar final de ano nessa cidade, eu me minha esposa, consigo esquiar por lá? pelo que vejo no post dezembro é a melhor época para tal passeio, obrigado...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amandio! Para esquiar, vá a Ushuaia, e no inverno. No verão não se esquia na América do Sul. Em El Calafate não se esquia nunca.

AMANDIO
AMANDIOPermalinkResponder

Obrigado pela informação, na sua opinião qual melhor destino para passar o final de ano El Calafate ou Ushuaia? É a primeira vez que vou no inicio fiquei muito interessado em El Calafate por causa de perito moreno, achei fascinante o lugar e não tinha pensado em Ushuaia, me parece ser lindo lá, agradeço as dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amandio! A época é excelente para os dois lugares. O réveillon é irrelevante.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentar novamente

Cancelar