Fernando de Noronha

Caribe brazuca

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Pode acreditar em tudo o que você ouviu e viu sobre as belezas de Fernando de Noronha. Seus amigos não exageraram nas descrições, e as fotos que saem publicadas nas revistas não são produto de uma escolha meticulosa de ângulos favoráveis. De frente para o mar, todos os ângulos de Noronha são favoráveis.

Águas cristalinas, recortes sensuais, pedras, morros, mata – os ingredientes são todos da melhor qualidade, e foram misturados por Alguém que claramente entende desse negócio de fazer praia bonita. Embaixo d’água, você cruza com uma fauna marinha difícil de encontrar tão perto de terra firme.

Apenas 700 forasteiros são permitidos na ilha a cada noite. Quando você for, aproveite o privilégio pelo máximo de noites que puder.

Quando ir

A época mais seca se estende de agosto a fevereiro; as chuvas ocorrem entre março a julho.

Na baixa temporada, abril, maio e junho são os meses em que a ilha está mais vazia (e é possível negociar descontos nas pousadas).

Mais do que se preocupar com as chuvas, vale ficar atento às condições do mar. De abril a setembro, o Mar de Dentro (litoral voltado para o Brasil) tem as melhores condições de mergulho.

Ou seja: os melhores meses para pegar sol e mar piscininha são agosto e setembro.

Agora, se o seu negócio é surfar, deixe pra ir entre dezembro e março, quando o swell cria ondas perfeitas na Cacimba do Padre, onde ficam as famosas pedras gêmeas conhecidas como Dois Irmãos.

O Réveillon é o mais caro do Brasil. Venha se quiser fazer festa e ver surf.

Fernando de Noronha: quando dá praia?

Como chegar

vôos diários do Recife, pela Gol (Boeing 737-700) e pela Azul (turbo-hélice ATR 72), e de Natal, apenas pela Azul (com ATR 72).

Todo visitante deve pagar a taxa de preservação, que pode ser quitada com antecedência, emitindo o boleto pela internet. No desembarque haverá duas filas: uma para quem vai pagar na hora, outra para quem já pagou; a dos que já pagaram vai mais rápido.

(Há uma segunda taxa a ser paga na ilha, válida para entrar nas áreas do parque nacional marinho. Entenda a diferença entre as duas aqui.)

O melhor é combinar o traslado com a sua pousada (ou, se for alugar um bugue, já pegar o bugue na chegada). Alguns trânsfers incluídos em pacotes fazem você perder a tarde numa "palestra de introdução" (desculpa para vender passeios antecipadamente) e na distribuição entre as pousadinhas pela ilha inteira.

Onde ficar

Há três núcleos principais. A Vila dos Remédios é o centro histórico da ilha e se estende até o mar. Além de concentrar a vida noturna, tem uma praia, a do Cachorro, e está a dez minutos de caminhada da Conceição.

A Vila Floresta Nova fica à altura da Vila dos Remédios, mas do outro lado da estrada. A Vila do Trinta se situa mais adiante, na direção do porto, e é menos conveniente para curtir a noite no centrinho.

A melhor notícia de hospedagem em Noronha é o surgimento de um nicho de pousadas transadinhas na faixa de R$ 400 a diária: leia sobre essas pousadas aqui. Conheça também as pousadas top, as pousadas intermediárias e os comentários dos leitores sobre 40 pousadas na ilha.

O que fazer

A maioria dos visitantes tira o primeiro dia para fazer um ilha-tour. Eu acho que é um dia perdido, e explico aqui (neste post você fica sabendo qual é o melhor momento para ir a cada praia).

Todo mundo também faz um passeio de barco pelo Mar de Dentro, do porto até o Sancho; com sorte, golfinhos vão acompanhar o barco em algum momento.

Se você não mergulha, pode fazer seu batismo (primeiro mergulho de cilindro, acompanhado por instrutor). Pode também fazer um mergulho de plana-sub (de snorkel, apoiado numa prancha, na carona de um barco). Se não quiser se molhar, pode ver peixinhos no chão de vidro da Navi, uma embarcação de design futurista.

A nova atração da ilha é a captura de tartaruga que acontece duas vezes por semana na praia do Sueste. Informe-se sobre os horários na sua pousada.

O melhor fim de tarde é na Praia da Conceição.

À noite, não perca as palestras gratuitas do Projeto Tamar, na Vila do Boldró (a palestra-show do compositor Ju Medeiros é hilária e especialmente imperdível). Depois sempre tem algum evento: forró ou maracatu no Bar do Cachorro, roda de samba n'O Pico, festival no Zé Maria...

Fernando de Noronha no Viaje na Viagem

212 comentários

Israel Tharsys

Bom dia!
Comprei ontem as passagens para lua de mel, nos dias 13~20/12/2016. Paguei R$ 985,00 por pessoa (ida e volta). Foi o menor preço que encontrei, e o medo de não conseguir menos depois me fez comprar rapidamente rs.
Agora a minha dúvida é a seguinte, estou um tanto quanto apertado até outubro, e provavelmente só irei conseguir fazer a reserva em algum hotel/pousada em outubro. Será que corre o risco de não encontrar mais vagas e acabar tendo que acampar na areia? rs
Realmente estou preocupado com isso, gostaria muito de saber com quanto tempo de antecedência ainda consigo uma reserva "segura" nos hotéis/pousadas. Acontece de esgotarem as vagas muito rápido ou com 1 mês de antecedência ainda encontro vagas?
Muito obrigado pelo post. aguardo respostas smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Israel! Em outubro você consegue reservar sem problema para dezembro, ainda mais que é para antes do Natal.

Israel Tharsys

Nossa, que rápida resposta rs.
Muito obrigado! Fiquei mais tranquilo agora...
Vou pesquisar melhor sobre todas as pousadas, e ler mais sobre os comentários dos leitores aqui no site.
Até outubro venho perguntar novamente opiniões..
Novamente, obrigado! smile

Talita
TalitaPermalinkResponder

Israel, o booking tem várias opções de reserva com cancelamento gratuito e que não cobram nada no momento da reserva, usa essa opção! Eu tive que trocar data de férias e resolvi ir só agora, vamos em outubro, já ficamos com bem menos opções do que se tivéssemos reservado com uma antecedência maior sad

Mariana Viola
Mariana ViolaPermalinkResponder

Olá, entrei no site da rentcars para verificar o aluguel de veículos em Noronha mas não dá a opção de Noronha lá... Poderia me ajudar! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Lá só alugam bugues ou jipes. Veja com a sua pousada.

Joao Paulo
Joao PauloPermalinkResponder

Ola pessoal, vou agora em setembro pra Noronha e como tem limite de pessoas na ilha corro o risco de nao poder desembarcar na ilha? Como faço p pagar a taxa ambiental ? Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Paulo! O limite de visitantes é usado para dimensionar os lugares disponíveis nos aviões e nas pousadas. Se você confirmar passagem e hospedagem, não será barrado na chegada.

Michela Zingre

Tem UBER em noronha??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michela! Não.

Atenção: Bóia de férias! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 12 de setembro de 2016. Obrigado pela compreensão.
Comentar novamente

Cancelar