Maceió

Água na boca

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Em janeiro a elite da cidade se transfere para a Barra de São Miguel, 30 km ao sul, onde também acontece o Carnaval de rua da região. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Como chegar

Maceió é ligada por vôos diretos a São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Aracaju. De outras cidades é preciso fazer conexão em alguma dessas cidades (na maioria das vezes, São Paulo ou Salvador).

São Miguel dos Milagres está a 100 km ao norte: é preciso sair da estrada logo depois de São Luís do Quitunde. Maragogi fica a 130 km; a viagem leva entre duas horas e duas horas e meia, por causa do trânsito pesado de Maceió até Paripueira e das curvas da serrinha no interior.

A BR 101 liga Maceió a Aracaju (285 km ao sul). Mesmo depois que concluírem a sua duplicação, o caminho mais bonito continuará sendo a litorânea AL 101 Sul, que permite a entrada em várias. (Para prosseguir a Sergipe, pegue a balsa de Penedo para Neópolis.)

Onde ficar

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis de Maceió – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Veja um dossiê detalhado das praias, hotéis e restaurantes de Maceió aqui.

O que fazer

Alugue um carro. Mas quando der preguiça, pegue praia em Ponta Verde, em barracas como a Lopana e a Canoa. (Veja 5 bares de praia em Maceió e arredores que eu recomendo.)

Se for ao litoral norte (recomendo ir ao Hibiscus, em Ipioca), almoce na volta num dos restaurantes dos Altos de Ipioca. Voltando do litoral sul (Barra de São Miguel é a mais gostosa), a parada obrigatória é nos restaurantes à beira do canal da Massagüeira.

Eu explico toda a região -- para você escolher o que visitar -- neste post.

Não recomendo fazer o bate-volta a Maragogi: é muito puxado (Paripueira é mais perto). O passeio à foz do São Francisco fica mais confortável quando você dorme em Penedo.

Maceió no Viaje na Viagem

10 comentários

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar
Amanda
AmandaPermalinkResponder

O mês de abril é bom para ir a Maceió?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Abril é um mês chuvoso em Maceió. Para entender mais, veja o nosso Praiômetro: http://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

MARCELO GOMES
MARCELO GOMESPermalinkResponder

Vou a Maceio, 29/08 a 01/08, chego na cidade as 16 da tarde e saio as 12 hs, alguma dica da melhor forma de aproveitar . Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Ponta Verde é onde estão as melhores praias. Siga as dicas acima.

Gabriela Beal
Gabriela BealPermalinkResponder

Oi, comprei minha passagem para Maceió, mas pesquisando sobre a região cheguei aos canions do São Francisco. Fica relativamente distante de Maceió, e todos os pacotes são de ida e volta no mesmo dia, vou sozinha e tenho medo de acabar me metendo numa furada. Pensei em ir até os canions e voltar até o delta do São Francisco e de lá voltar à Maceió, dormindo pelo menos uma noite fora de Maceió (vi por indicação do site a cidade de Penedo).
Vocês tem alguma dica de como eu poderia fazer esse passeio?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! O cânion do Xingó é um passeio que se faz a partir de Aracaju, não de Maceió. A distância é muito maior, você perderia um dia de viagem na ida e outro na volta. Precisaria passar duas noites em Piranhas para aproveitar.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/xingo

Phelipe
PhelipePermalinkResponder

Bom dia, estou indo para maceió para me hospedar na Praia do francês em novembro, neste periodo é mto ruim, mto cheio?? de lá estou pensando em alugar um carro para ir para Maragogi e passar 3 dias , para depois alugar outro carro para voltar até o Aeroporto zumbi dos Palmares de onde sairá meu voo, será que é uma boa idéia.
Obrigado e mto legal o blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Phelipe! Veja o que o Ricardo Freire fala sobre a Praia do Francês aqui: http://viajenaviagem.herokuapp.com/2013/10/praias-alagoas-maceio-frances-barra-sao-miguel-gunga-coruripe/

claudia cristina

tudo bem! em dezembro vou para maceio e gostaria de saber se e muito puxado fazer um passeio a porto de galinhas.?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Como passeio, não vale a pena. Existem muitas praias bonitas mais perto. Veja dicas no guia acima e clique nos links para ler mais wink