Munique

Índice de posts

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Munique no Viaje na Viagem

25 hotéis em Munique comentados pelos leitores (com mapas!)

Mercado de Natal em Munique: Dezemberfest?

Stadtgründungsfest, o aniversário de Munique, por Vladimir

9 dias na Europa: roteiros básicos (inclui Munique)

Como é dirigir na neve, na Alemanha: o relato do Carlos Henrique

Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein

Tela a tela: como comprar passagens no site da Deutsche Bahn

Bate-volta: de Munique a Garmisch-Partenkirschen e Zugspitze, por A. L.

De Munique a Garmisch-Partenkirschen e Füssen: as dicas do Vladimir

Alsácia, Baviera, Rota Romântica e Berlim: o roteiro da Lu (inclui Munique)

#Linkódromo | Viajando pelos Mercados de Natal na Europa (inclui Munique)

87 comentários

Fabio Lima
Fabio LimaPermalinkResponder

Minha próxima viagem para a Europa, nesse mês, inclui Munique, que na versão 2.0 do VnV ficou mais fácil de achar as informações. Parabéns para a nova roupagem. Vida longa ao VnV!

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Olá, adoro seu site e suas publicações. Senti falta de uma matéria sobre o Oktoberfest de Munique. Acho que uma festa tão tradicional merece algo especial.
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! Ainda não visitamos, mas recebemos dicas de leitores aqui: http://www.viajenaviagem.com/2014/08/festivais-feiras-brasil-mundo-calendario-dicas

Carol Correa
Carol CorreaPermalinkResponder

Adorei o site e já salvei no favoritos vários tópicos para me ajudar no planejamento da minha próxima viagem.
A ideia é viajar no Natal de 2015, indo, de preferência antes, para pegar as ferinhas de Natal de Munique.
A minha dúvida é: como é passar os dias do Natal (24 e 25) em Munique?
Eu já ouvi dizer que em Londres, o dia 26, por exemplo, é perdido. Ocorre o mesmo em Munique? Esse dia seria o equivalente a um domingo lá?
(eu já fui a Munique sozinha em nov/dez de 2008, mas voltei dia 22 de dezembro. A ideia agora é ir a família toda passar o Natal lá)
Se não valer a pena o dia de Natal em Munique, vocês indicam algum outro lugar na Europa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Em todas as cidades européias será difícil achar restaurante aberto na noite de 24, e no dia 25 museus e comércio estarão fechados. Mas passear pela cidade sempre vale a pena.

Veja nossas dicas para passar o Natal em viagem, em qualquer lugar:
http://www.viajenaviagem.com/2013/10/dicas-noite-natal-durante-viagem

Carol Correa
Carol CorreaPermalinkResponder

Muito obrigada pelas dicas!!!
Pelo o que eu percebi, o dia do Natal é quase um domingo, certo?
(aproveitando, dou uma dica: Mittenwald é uma cidadezinha lindinha, que fica no Spitze. Só não vá em um domingo, pq vira cidade fantasma, tipo faroeste, com aquele rolinho de feno)

José Carlos
José CarlosPermalinkResponder

Eu e minha esposa gostamos de viajar e, por isso, estou sempre consultando este site que é, de longe, o mais completo, simpático, interativo, bom e confiável no gênero. Bem, desta vez, a questão é a seguinte: viajarei para a Europa, de 06 a 27 de abril (sempre começo minhas viagens conseguindo, primeiro, passagens com milhas - agora achei 2 idas com AF para Munique e 2 voltas com KLM de Budapeste - tudo por 140.000 milhas - classe econômica, mais 550 reais de taxas). Assim definidos os pontos de chegada e volta e os dias disponíveis (20 dias inteiros), pretendo dividí-los entre Munique, Praga, Viena, Budapeste e os arredores dessas cidades. Aí começam as dúvidas: a) quantos dias devo ficar em cada uma delas, levando em consideração os melhores e eventuais bate-volta que cada uma propicia - e se devem ser feitos ou não, tendo em conta os dias já definidos (pelo que já vi Munique permite visitas à Saltzburg, Fussem e castelos e Garmish/Zugspitze - alpes suíços; em Praga é possível ir a Kutná Hora e Cesky Krumlov; em Viena estaremos próximos à Bratislava; e nada consta perto que valha a pena bate-volta em Budapeste). b) Pretendo fazer os deslocamentos Munique/Praga/Viena/Budapeste de trem, mas li que alguns desses se faz melhor (= mais rápido, mais barato e mais confortável) de ônibus. Qual escolher em cada trecho? c) Por fim, os hotéis: em Munique o Novotel Munique City - 4* (proximo ao Deuthches Museum - 1,5 km Marienplatz - quarto 23 mts ²) tem preço parecido (ambos com café e wifi por +- 145 euros/dia) com o aqui mencionado Hotel Blauer Block - 3* (vizinho ao Viktualienmarkt - quarto 12 mts²); em Viena, o Pertschy Palais Hotel parece bem situado; em Praga e Budapeste ainda nada visto. Tendo em conta que pretendo usar trem (e/ou onibus) quais as melhores escolhas a fim de facilitar chegada/saída de cada ponto? Bem, muitas dúvidas, é certo, mas conto com a paciência, boa vontade e a experiência de todos os participantes. Desde já grato. José Carlos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Carlos! Viaja-se de ônibus entre Praga e Munique porque não há trens diretos mais. E é um ônibus da cia. ferroviária alemã, que está sendo usado para substituir temporariamente o trem. Não queira economizar tostões -- não existe comparação entre o conforto, a praticidade e a rapidez do trem e a falta de conforto, a falta de rodoviárias estruturadas e a imprevisibilidade de tempo de viagem do ônibus.

Cada uma dessas cidades demanda três dias inteiros para serem visitadas. Note que haverá um dia comprometido com deslocamento, em que muito pouco poderá ser feito. Sobrará apenas um dia por cidade para bate-volta. Você pode dividir a permanência irmãmente, tirando um dia de Budapeste para acrescentar a Munique, criando então a possibilidade de dois bate-voltas desde Munique.

Em Munique a estação de trem é uma região prática de hospedagem. Viktualienmarkt é interessante. Deutsche Museum é fora de mão.

Na página de hotéis você encontrará hotéis comentados por leitores em todas essas cidades:
http://www.viajenaviagem.com/resenhas/

José Carlos
José CarlosPermalinkResponder

Boa, muito obrigado por seu tempo e atenção! Acho que, dentro do que vc sugeriu, o jeito será mesmo deixar: a) meio dia da chegada mais 2 dias inteiros Munique, mais 2 daytrip Fussem e Saltzborg; b) 1 dia Mun/Praga; c) 3 dias inteiros Praga e 2 daytrip Kutna Hora e Cerky Krumlov; d) 1 dia Praga/Viena; e) 3 dias inteiros Viena e 1 daytrip Bratslawa; f) 1 dia Viena/Buda; g) 3 dias inteiros Buda. Sobre o trem, poderia dizer de onde obteve a informação de que estão suspensos? No site da companhia tcheca de trens (www.cd.cz/eshop) continua a venda tanto de trens diretos (que demoram 5 hs e 30 min) quanto ônibus (que demoram 4 hs e 30 min), sendo que o busão é bem mais caro (3 Xs mais). Neste caso, ao menos, seria no trem que poderíamos economizar muitos tostões, além das outras vantagens que vc bem destacou (naturalmente se não se confirmar a suspensão dos trens de que vc disse ter notícia...). E vou rever minhas opções de hospedagem...depois volto a comentar por aqui - mas ninguém noticiou ter ficado no Novotel...se alguém teve a experiência, gostaria que divulgasse. Mais uma vez grato, ficam saudações a todos.

José Carlos
José CarlosPermalinkResponder

Em adendo, segue um site legal com dicas dos trens Munique/Praga:
http://www.seat61.com/munich-to-prague-by-train.htm#.VCeiePldV8E

Anna Susy
Anna SusyPermalinkResponder

Ola Jose Carlos, tenho algumas dicas de Munique e compra de tickets de trem. Para economizar uns trocados o melhor é comprar diretamente no site da Deutsche Bahn: www.db.de, com 90 dias de antecedencia para conseguir as melhores ofertas. Já pode ir simulando com datas dentro dos 90 dias para saber ao certo a melhor opcao. Tambem pode utilizar um só ticket para mais de um destino. Por exemplo, se for de Munique para Viena ou Budapeste, pode fazer algumas paradas de ate 48 hs pelo caminho. Salzburgo é uma opçao para ficar algumas horas deixando a bagagem em lockers na estaçao ou até mesmo pernoitar.
Também pode fazer esses bate- volta de Munique utilizando o Bayern ticket ( 23,00/ pessoa ou 27,00/2 pessoas) que vale para o dia e tem uma grande abrangencia na Baviera ate mesmo para Salzburgo( já é Austria). Como morei em Munique, nunca fiquei em hoteis, mas realmente a região da estacao é mais pratica para fazer as viagens, mas nao é uma regiao muito agradavel e como tem muitos hoteis, tem que escolher bem. Na regiao central, tem um muito bom e bem localizado, e com pouca bagagem dá para caminhar tranquilamente ate a estacao: Motel One - Sendlinger Tor. Uma amiga ficou lá e fui algumas vezes ve-la, entao posso recomendar. Ultima dica: 2 dias é pouco para Munique, eu diminuiria um dia de Praga ou Budapeste...
Uma ótima viagem!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Carlos! Obrigada pelo link. Está explicado: a rota de trem direta é feita por uma cia. privada, que usa os trens Alex. Até há pouco esses trens não apareciam na Deutsche Bahn. Agora, até lá estão aparecendo.

José Carlos
José CarlosPermalinkResponder

Ana e Bóia, grato por sua atenção! Hoje travei minhas datas, reservando os hotéis da viagem (07 a 12/04/15 em Munique - Eurostars Book; 12 a 18/04 em Praga - Hotel Pod Vezi; 18 a 23/04 em Viena - Best Western Premier Kaiserhof Wien; e 23 a 27/04 em Budapeste - Iberostar Grand Hotel. Agora é esperar a época em que os tickets de trem ficarão disponíveis - lá por meados de janeiro/15 e comprar os ingressos das atrações mais complicadas, como óperas e outros. Desde logo agradeço outras dicas atualizadas sobre o que é bom antecipar (a compra de euros antes da "inflacão eleitoral" eu infelizmente não fiz...). Saudações a todos.

José Carlos
José CarlosPermalinkResponder

Ah...Anna, sobre o passe para Fussem e Saltsburg pretendo usar mesmo o Bayern (estou em casal é será a melhor opção nesses dois trajetos). Vou tentar fazer o melhor da cidade de Munique em 2 dias e meio, além de ir a Fussem e Saltzburg. Optei por ficar no Eurostars Book, a 400 mts da estação Haupbahnhof, uma vez que vou usar o trem para vir do aeroporto, para ir a Fussem e Saltzburg e para ir a Praga. Mais uma vez agradeço suas dicas.

Anna Susy
Anna SusyPermalinkResponder

Ola Jose Carlos, mais uma informaçao em Munique, já que vai chegar no aeroporto. A opçao do trem(S-bahn) para a cidade não é ruim, mas eu prefiro o onibus que vai direto para a estaçao central também e é mais confortavel, pois as malas vao no bagageiro e no trem você precisa acomodar e carregar as malas. Dá uma olhada:http://www.airportbus-muenchen.de/en/home/
Se comprar ida e volta tem um desconto.
So uma observaçao, o onibus pára na rua ao norte da estaçao e seu hotel fica ao sul da estaçao, mas de qualquer maneira chegando de trem teria que atravessar a estaçao para a saída correta.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Boa Noite,
Pretendo fazer a rota romântica de carro, saindo de Frankfurt. É uma rota tranquila para ir de carro? Digo, em relações as placas na saída de Frankfurt e para chegar nas cidades. Outra dúvida, é sobre aonde dormir. Penso em Wurzburg e Rothenburg, o que acham? Mais um dúvida. Precisava de um pitaco de vocês no meu roteiro pela Alemanha: Berlim (3), Bate Volta Hamburgo(1), Dresden (1 dia e 1/2), Colônia (1 dia e 1/2), Frankfurt (apenas buscar o carro),Rota Romântica (2 ou 3), Munique (3), Dachau Bate Volta(1) e Salzburg Bate Volta(1). O que acham?
Muito Obrigado,
Abraços Guilherme.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Se vai dirigir, leve um GPS do Brasil ou use o do seu celular. As estradas são bem sinalizadas, mas hoje não se imagina mais dirigir num lugar que não conhecemos sem GPS.

Colônia está a 4h30 de trem de Berlim. Würzburg, a 2h20 de trem de Colônia (pelo trem rápido ICE). Você pode retirar seu carro em Würzburg, não precisa entrar e sair de Frankfurt só para isso. Devolva o carro ao chegar a Munique. Dresden pode ser feita como bate-volta desde Berlim. Junte esses dois meios dias que e fique uma noite a mais em Colônia.

Daniela Lopez
Daniela LopezPermalinkResponder

Se só tivermos dois dias, o que é melhor conhecer, Munique ou Stuttgart?
Obrigada pelas dicas

Daniela Lopez
Daniela LopezPermalinkResponder

Um adendo, Frankfurt também seria uma opção melhor?
Qual dos três?

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Desculpe me meter, mas se é pra escolher uma opção, Munique!

Daniela Lopez
Daniela LopezPermalinkResponder

Me perdoe a curiosidade, mas por que A Bóia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Eu sou a ajudante inflável do Ricardo Freire e musa inspiradora do logo do site wink Conheça mais sobre mim aqui: http://www.viajenaviagem.com/expediente/

CARLOS ALBERTO G LUCAS

Boa noite. Ouço sempre elogios a esse site. Fiz um questionamento recente o qual apareceu de imediato na página. Voltei agora todo empolgado para ve se já havia algum comentário e não vejo sequer a minha colocação.
Desculpe mas cometi algum erro?
Att.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucas! Você comentou no post de Orlando:

http://www.viajenaviagem.com/destino/orlando/comment-page-1/#comment-441129

O site é bastante dinâmico, os cinco últimos comentários que aparecem na barra direita duram pouco tempo na home.

Recomendamos sempre copiar o endereço do post exato em que você comentou.

Futuramente teremos uma ferramenta de "assinatura" dos comentários de um post.

CARLOS ALBERTO G LUCAS

Desculpe mas eu comentei aqui em Munique. A não ser que tenha havido algum problema que não percebi. Também não vi qualquer comentário meu no link citado acima. Foi feito agora em outubro. Se não for possível localizar eu repito.

Grato.

CARLOS ALBERTO G LUCAS

Repetindo: Pretendemos (dois adultos um adolescente e uma criança) fazer uma viagem de cerca de 17 dias voando do Rio de Janeiro para Munique (2 ou 3 dias), seguindo de trem até Liubliana (Slovenia) e a partir daí descer de carro até Dubrovnik pelo litoral Croata. A viagem seria para a Croácia onde residi no passado por um ano. A passada na Alemanha (poderia ser qualquer cidade) é exigência do filho que estuda alemão. O que vejo complicado é descer e depois subir novamente até Munique? Achas viável? Alguma dica para melhorar o custo e/ou conforto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Esta pergunta você fez no post do trem na Europa. Respondi no dia 14 às 18h02:

http://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/comment-page-17/#comment-441169

Sílvia
SílviaPermalinkResponder

Olá, vou fazer o seguinte roteiro entre os dias 27/11 a 31/12/2014: Berlim, Varsóvia, Cracóvia, Budapeste, Viena, Praga, Munique, Paris.

* Voando: Brasil/ Berlim e Paris/ Brasil.

Pretendemos fazer todo o roteiro de trem. Por conta, das malas que são duas, mas para uma viagem de mês inteiro, estarão pesadas. A questão é: já li muito aqui, a respeito da compra de passagens de trem antecipadas, estou a três dias tentando comprar pela Rail Europe e não consigo. E, também acho difícil comprar pela DB, OBB, etc, tenho dificuldade com os sites. Bom, a minha preocupação é: consigo comprar as passagens lá, em cada cidade/ país? Corro o risco de ter problemas com os deslocamentos, por falta de disponibilidade?
* A menor parada será de 3 dias.

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Leve apenas uma mala e use lavanderias pelo caminho. Você se arrependerá dia e noite de viajar com mais de uma mala. Acredite na gente.

Os horários dos trens na Europa mudam no começo de dezembro. Só em novembro estarão disponíveis.

Não compre passagens da Polônia ou da Hungria na Raileurope, você pagará um sobrepreço absurdo. Pode comprar localmente.

Compre as passagens originadas na Alemanha em http://www.bahn.de/international , originadas na Áustria em http://www.oebb.at/en e originadas na República Tcheca em http://www.cd.cz/en . Nesses três países você economizará bastante comprando em meados de novembro online.

CARLOS ALBERTO

Bom dia.
Onde fica em Munique por 4 dias com filhos de 14 e 5 anos de idade?
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos Alberto! O Ricardo Freire acha a região da Hauptbahnhof a mais prática para todos os fins. Veja os hotéis mais indicados pelos nossos leitores, aqui: http://www.viajenaviagem.com/2011/08/hoteis-em-munique-os-relatos-dos-leitores/

CARLOS ALBERTO

Desculpe. Quis dizer em que área "ficar".

Eraldo
EraldoPermalinkResponder

Parabéns pela sua atenção! muito legal. Eu e minha mulher estaremos em Munique entre 13 e 17 de fevereiro de 2015, ja sondamos muitas coisas e recebemos algumas dicas. Sabemos que é pouco tempo mas se você pudesse escolher prioridades em Munique para conhecermos nesses dias, voce daria que recomendação?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eraldo! O blog Sundaycooks tem roteiros prontos para Munique e muitas dicas sobre as atrações da cidade: http://sundaycooks.com/category/destinos/alemanha/munique/

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Gostaríamos de viajar de Munique a Roma.
Qual o mais indicado,trem ou avião?
Vocês conhecem a Companhia aérea Vuelling?
Será que é confiável?
Muito obrigada,Flávia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia! O Ricardo Freire falou rapidamente sobre a Vuelling aqui - http://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar
De trem o percurso deve levar mais de 11 horas. De avião, 1h30.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Olá. Viajaremos em janeiro de 2015.
-É viável ir de trem de Zagreb para Munique? Qual o custo aproximado e a melhor maneira de comprar?
- Quais os melhores passeios em Munique e locais ao redor para visitar com crianças? Vale a pena pernoitar em algum desses? A intenção é ficar uns 8 dias na região.
- Não queria usar carro. Quanto ao transporte, existe algum passe vantajoso de trem para utilizar nesses 8 dias? Pode ser incluido com o deslocamento Zagreb/ Munique?

Muitas dúvidas.
Obrigado pelas dicas sempre muito úteis.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! De Zagreb a Munique, vá de avião.
De trem são 9h30. De ônibus, 7h30.

Em Munique com crianças, vá ao Deutsches Museum e suba a Garmisch-Partenkirschen de trem.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

A partir de Munique para realizar uns bate-volta ou mesmo pernoitar em Salsburgo, Insbruck e Garmisch existe algum passe de trem ou tenho que comprar cada trecho separadamente?
Uma curiosidade: estava buscando passagem para o trecho Munique/Salzburgo ecada trecho individual (para afamília de 4 pessoas) dava 38 euros, entretanto o Return ticket dava 128 euros. Alguém me explica essa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O preço descontado é o do Bayern Ticket, um passe de dia inteiro para grupos que viagem juntos em trens regionais depois das 9h da manhã de segunda a sexta, e o dia inteiro sábado e domingo. Tanto Garmisch quanto Innsbruck são servidos por esses trens.

Já para Innsbruck você precisará comprar passagens convencionais. Mas olhe só -- já tendo ido a Garmisch, Innsbruck será mais do mesmo. Melhor ir a Füssen (onde dá para usar o Bayern Ticket de novo).

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Muito obrigado. Não enteindi direito. Vc citou Insbruck, mas é para Salsburgo que tenho que comprar individualmente?. Complementando: Vc acha melhor bate e volta ou pernoite em algum desses locais. Tenho sete dias em Munique. Durmo todos lá? E o Bayern Ticket, compro já na internet? Viajo 16 de janeiro.
Novamente obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O Bayern Ticket pode ser comprado no site da Bahn ou na estação, tanto nos guichês atendidos por funcionários quanto nas máquinas. Pela internet é uma besteirinha mais barato. Innsbruck NÃO é servida pelo Bayern Ticket. Salzburg é.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Obrigado. Mas e quanto a dormir fora? Fico a semana toda em Munique fazendo bate-volta ou vale à pena dormir em algum desses lugares visto ser inverno e dias curtos?

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Outra coisa é que vou de trem de Zagreb para Munique. Há como combinar o Bayern Ticket de alguma forma com esse trecho?
Grato.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! A Zagreb são 8h30 de trem. Recomendamos o avião. Entenda: o Bayern Ticket vale para TRENS REGIONAIS LENTOS. Mesmo que fosse possível combinar com outro, você tornaria ainda mais lenta uma viagem que já queimaria naturalmente um dia inteiro das suas férias só no trajeto.

Klaus
KlausPermalinkResponder

vou alugar um carro em deembro em Garmisdh, ;e necessario ter corrente para por nas rodas ? na Alemanha ;e obrigatorio te carteira de motorista internacional ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Klaus! Recomendamos a PID para quem não quer viajar com essa preocupação a mais. Para saber mais, leia: http://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Sobre as correntes, veja com a sua locadora se é necessário e se eles fornecem as mesmas.

Robson
RobsonPermalinkResponder

Como faço para mandar a minha viagem e pedir dicas para vocês? Há um local específico no site ou pe pelo facebook ou twitter?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Robson! Faça uma busca no site pelas cidades que vai visitar. Você vai encontrar todos os links que por acaso a gente tenha sobre aquela localidade. Aí é só perguntar, aqui na área de comentários mesmo. smile

Robson
RobsonPermalinkResponder

Bom, vi no face que o canal para perguntar são essas caixas de comentários. Costumo planejar bem a viagem, com guias, sites especializados como este e programo e compro/reservo tudo que é possível pela internet. Minha última viagem conheci seis países da europa em 32 dias e deu tudo certo (exceto que não sabia que não havia transporte coletivo para a ilha de pag - Croácia - no domingo. Vamos eu e minha noiva tirar férias em maio, serão 35 dias e sempre costumamos viajar o período integral das férias, queremos europa excetuando leste europeu que varremos na última viagem, mas também não queremos cidade comuns que todo mundo vai. Nós planejamos bem e sempre utilizamos transportes coletivos, montamos o roteiro completo antes da viagem, mas agora já estamos em cima da data e não programamos nada por causa do trabalho. Estamos pensando em ir OU para os países nórdicos OU para Alemanha, Bélgica, Holanda. Nós gostamos de conhecer a cultura local, ficamos sempre pelo menos 4 dias inteiros em cada cidade, sem contar o dia da chegada e da partida, fazemos turismo também pensando nos sabores dos lugares, gostamos de comer onde o local come, usar o transporte que o local usa, enfim sentir o local, conhece-lo bem. Maio é um bom mês para não passar frio nem calor na maioria dos lugares da Europa. Mas considerando a fartura de dias destas férias (35) e ainda não ter planejado nada, como faremos, o que indicas? Onde aproveitaria melhor esse tempo? 1. Países nórdicos 2. Reino Unido 3. Alemanha/Bélgica/Holanda/Luxemburgo? O único problema nestas viagens que tenho são os guias de igrejas e museus pois não falo inglês, mas não tenho problemas nas relações de consumo para se comunicar. Minha noiva fala inglês. Obrigado

Robson
RobsonPermalinkResponder

complementando... depois de escolhido o lugar entre os 3 ditos, quais cidades/lugares não deixar de ir, sabendo que vamos demorar a visitar o mesmo país de novo. Eu particularmente gostaria de visitar a Noruega para ver a aurora boreal, mas sei que se perde muitos dias (uma semana) para ve-la e maio não é a época certa para isso.

Mayra B.
Mayra B.PermalinkResponder

Pessoal, em março irei para a Europa e um dos trechos será Roma-Munique.
A Ryanair faz esse trecho, mas o aeroporto não fica propriamente em Munique e sim em Memmingen.
Já procurei informações e esse aeroporto fica a 1h30 de Munique, mas não achei informações mais detalhadas...
Alguém já desceu nesse aero? Tem dicas? Agradeço desde já!! =)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayra! As cias. low-cost sempre trazem informações de transporte dos aeroportos em que atuam.

Essas são as informações de Memmingen/Munich West:
http://ryanair.plusairportline.com/index.php?page=destinations&id=25

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Em agosto/2014 fui à Europa sozinha por 24 dias ( Berlim, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste) usando todas as dicas daqui, inclusive já postei um breve resumo por aqui. Desta vez pretendo ir com meu filho de 11 anos nas férias de julho e ficar efetivamente de 15 a 17 dias, desejo chegar por Munique ir subindo de trem, Nuremberg ( bate e volta em Zirndorf para ir no FunparK), (talvez Frankfurt, não sei pelo tempo e se será interessante para ele), Dresden e voltar de Berlim. É possivel fazer estes trajetos todos de trem? Alguma sugestão de bate-volta à partir de Munique( Suíça ou Áustria??) ? Acho que 4 ou 5 dias em Berlim é o suficiente pois já conheço, pretendo matar as saudades e mostrá-la a meu filho.
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Dá para fazer tudo de trem, sim, veja horários em http://www.bahn.de/international . Dresden pode ser um bate-volta de trem de Berlim... Dois bate-voltas ótimos de Munique são a Garmisch-Partenkirschen (estação alpina) e Salzburg (Áustria), a apenas 90 minutos de trem cada. Você faz com o Bayern Ticket, que custa uma mixaria.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Oi Bóia,
Gostei da sua sugestão, também estava lendo sobre o castelo do Ludovico em Füssen. Achei bonito mas alguns dizem que ele é fake. O que vc acha?? Ficando 5 ou 6 dias em Munique quais bate-volta eu deveria fazer?? Todos eles, Salzburg, Garmisch-Partenkirshen e o castelo do Ludovico?? 3 é demais?? Ficar em Füssen talvez um dia ou dois, para ir ao castelo do Ludovico e Garmisch...?? E fazer Salzburg a partir de Munique?? Qual o aeroporto mais perto de Füssen?? Estou tentando operacionalizar a situação da melhor forma possível.
Agradeço muito sua ajuda.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Na verdade, meu filho está falando muito em Interlaken na Suíça. Acho que fica fora de mão, pois quero que o fecho da viagem seja Berlim. O que vc acha??? Garmisch-Partenkirschen substitui Interlaken?? Obrigada novamente

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! São destinos alpinos. Um basta. Garmisch está à mão. Interlaken não está. É melhor passar as noites em Munique do que em Füssen.

Camilo Marinho

Olá, Ricardo!
Primeiro, parabéns pelo seu site e pelas ótimas dicas.De longe é um dos melhores do gênero.
Te acompanho na web e também todas as manhãs na BandNews FM.
Pretendo ir à Europa em Maio (20 dias) e pretendo explorar bem a Alemanha e retornar por Copenhaguem, na Dinamarca (se possível).
Qual a sua melhor sugestão de roteiro? Quais cidades não devo deixar de visitar?
Abç,
Camilo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! ´Quem responde é A Bóia. Infelizmente não temos como montar roteiros individuais a todos os leitores que nos pedem.

Compre sua passagem com ida a Munique e volta por Copenhagen.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/destino/rota-romantica

http://www.viajenaviagem.com/destino/berlim

http://www.viajenaviagem.com/destino/hamburgo

http://www.viajenaviagem.com/destino/dinamarca

petter
petterPermalinkResponder

Olá galera da boia! Estou de volta à caixa de comentários, começando a busca de informações para minha próxima viagem. Pretendo passar uma semana em Paris e ainda tenho dias livres, nos quais gostaria de encaixar uma cidade da Alemanha. Estou em dúvida entre Frankfurt e Munique (ainda tenho dias para encaixar uma parada entre Paris e uma dessas cidades). Vocês poderiam me dar uma ajuda (mesmo que a resposta seja "nenhuma das duas") Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Petter! Entre Paris e a Alemanha, de trem, você pode parar em Strasbourg (e fazer Mulhouse e Basiléia na Suíça).

petter
petterPermalinkResponder

Obrigado Boia!!!

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Olá galera do VnV, minha próxima viagem inclui Munique, mas já reparei que os preços não são nada amigáveis! Ainda não achei um lugar que fale sobre "preços nas cidades". Vocês têm algum post que fale sobre planejamento financeiro com preços médios de algumas cidades? (se puder colocar no perguntódromo seria ótimo também wink ) Muito Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lorena! Até o ano passado tínhamos aqui Ibismômetro, que acompanhava as tarifas de hotéis Ibis em 39 cidades do mundo. Veja o nosso apanhado de 1 ano: http://www.viajenaviagem.com/2013/08/ibismometro-1-ano

Dos países mais ricos da Europa, a Alemanha é o mais barato. Você pode estar pesquisando na época da Oktoberfest ou de algum evento. As tarifas descontadas de hotéis aparecem com 3 meses de antecedência.

marcelo staccioli

Olá. Vou precisar ir de fussen a munique para pegar o voo para amsterdam as 14 h de um sabado. Estarei de carro alugado. Acha viavel pegar a estrada de manha , logo cedo, ou vale mais a pena pernoitar em munique ?
Obrgado e parabens pelo site !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! É sempre preferível evitar imprevistos e já acordar na cidade de onde o vôo vai partir.

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Boa tarde, Bóia e Ricardo!

Vou de São Paulo para Atenas em maio, e no voo da ida terei 5 horas de conexão em Munique. Dá pra fazer alguma coisa fora do aeroporto ou é melhor esperar por lá mesmo?

Obrigada e abraços!
Barbara

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! O trem leva 45 minutos até o centro. Você teria que estar no aeroporto 1 hora antes do embarque para procedimentos de segurança. Você teria no máximo 2 horas e meia para passear, e mesmo assim com uma nuvem de stress acompanhando seu passeio. Vale a pena?

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Oi Bóia
Estou aqui de novo com mais dúvidas, estava tudo mais ou menos certo: chegada em Berlim, desce até Dresden de trem, Nuremberg e Munique com todos aqueles bate e voltas que já perguntei acima. Mas com as notícias atuais sobre terrorismo os ânimos estão acirrados em Dresden onde existe aquele movimento " Pegida", e muitas passeatas contra muçulmanos e tal ,então estou pensando em retirá-la e ir de Berlim direto até Praga de trem e depois ir de Praga até Nuremberg de ônibus e depois até Munique de trem para fazer Salzburg e Garmisch. O que vc acha?? Tiro Dresden e substituo por Praga?? Vou com crianças, fico preocupada. Conheço Praga mas eles não.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Os europeus não vão se mudar da Europa e vão continuar levando suas vidas normalmente. Se você está paranóica, mude o seu roteiro, mas é excesso de zelo.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Oi Bóia
Obrigada pelo seu empurrão.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

wink

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

Olá Ricardo e Bóia,

Vcs me ajudam tanto com o blog no planejamento de minhas viagens que o mínimo que posso fazer para retribuir é fornecer o link dos posts das minhas viagens relacionadas às matérias que vcs publicam.
Muito obrigado.
Aqui está o post: http://leoviajandao.blogspot.com.br/2014/10/munique-na-oktoberfest-por-que-nao.html

Brenda
BrendaPermalinkResponder

Olá! Estou organizando uma viagem a Munique (primeira cidade) e Berlim (segunda cidade) e vi que terá um festival em Munique chamado Long Night of Music no dia 09 de maio. Acredito que por isso os hoteis estão um pouco mais caros. Alguém tem alguma informação sobre esse festival? Será que vale a pena? Porque eu poderia inverter a ordem das cidades, começando com Berlim e depois Munique. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Brenda! Para quem gosta de música, é um programa interessante. São 120 locais diferentes tocando música para todos os gostos. Você paga 15 euros e ainda tem o transporte incluído. Para mais informações veja: http://www.munichfound.com/article/longnightofmusic11/

Brenda
BrendaPermalinkResponder

Obrigada, Bóia!

Shirley Rocha
Shirley RochaPermalinkResponder

Olá Bóia, já me sinto muito a vontade neste espaço, graças a atenção e prestatividade de vocês...Estou viajando para a Munique onde passo 4 dias agora em abril/15, também pretendo passar 4 dias em Zurique, meu destino final. Por gentileza qual o melhor meio de transporte utilizo para fazer esse trajeto, Munique-Zurique? indique-me o site para compra? Muito Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Shirley! São 3h45 no trem direto. Compre em http://www.bahn.de/international o quanto antes para conseguir tarifa promocional.

Moisés
MoisésPermalinkResponder

Oi

Vou passar 3 dias em Munique em maio. Meu voo chega por Berlim, então pensei em pegar um voo low cost pra começar por Munique e depois subir de volta até Berlim mesmo (+5 dias) de trem via Colônia (stopover só pra ver a Catedral).

O voo low cost é o melhor a fazer ou deveria percorrer o início de trem também?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Moisés! Nâo faça conexão entre vôos desvinculados. Você pode perder a passagem ou o dia no processo. Colônia não está no caminho de Munique e Berlim, seria um desvio.

Gilberto Storni Campos

Olá! No dia 10 de março farei uma conexão de 11 horas em Munique. O que você sugere? Obrigado.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Bóia. Vale a pena ir de Munique a Verona de trem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! São 5h22 de trem. Não chega a ser uma viagem agradável, mas provavelmente levará um tempo parecido, ou menor, do que pegar um avião em Milão ou Veneza.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Ok. Valeria a pena ficar um noite em Innsbruck?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! O Ricardo Freire normalmente desaconselha pernoites únicos. O tempo que você gasta para sair de um hotel, viajar com bagagens, chegar com bagagens, ir ao novo hotel com bagagens, livrar-se das bagagens é um tempo que você não usa para passear. Se é para passar uma noite só, melhor fazer no esquema bate-volta.

Atenção: perguntas que já estejam respondidas no texto e comentários ofensivos ou em maiúsculas serão deletados.

Cancelar