Praga

Sob o império da beleza

  • 0
Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Até nem tanto tempo atrás, Praga ainda era considerada um 'destino exótico' por muitos viajantes. Alguns não conseguiam dissociar o nome do seu significado em português. Outros tinham percepções pré-concebidas sobre tudo o que fizesse parte do 'Leste Europeu', erroneamente imaginado como uma região cinzenta povoada por edifícios soviéticos.

Hoje é até curioso lembrar disso. Praga se tornou tão desejada pelo viajante brasileiro quanto já era pelos nossos colegas estrangeiros. Visita-se Praga em busca dos tesouros acumulados num tempo em que o país se chamava Boêmia, fazia parte do Império Austro-Húngaro e não ficava no 'leste', mas na Europa Central -- por sinal, a geolocalização mais exata para a atual República Tcheca.

A única coisa que pode ofuscar o esplendor de Praga é o número de visitantes nas ruas. Sim, o mundo inteiro sabe que Praga está no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas da Europa -- e com preços muito mais camaradas do que as capitais que cobram em euros. Mas existe uma maneira de evitar ser atropelado pelas multidões: hospedar-se fora dos principais corredores de circulação, e sair deles sempre que possível. Praga conserva ruas tranqüilas mesmo nas regiões mais turísticas -- onde é maravilhoso se perder.

Na última década, a cidade de renovou e está ainda mais preparada para receber visitantes. No itinerário clássico entre Budapeste, Viena, Praga e Berlim (veja aqui como organizar este roteiro), Praga entra com o charme imbatível de ser a mais compacta e mais acolhedora das cidades do circuito. Prepare-se: você nunca ganhou tanto like no Instagram.

141 comentários

Paulo Cesar Zeltzer

Estivemos em Praga no mes de novembro. Por falta de sinalização adequada sobre o local de validação dos bilhetes, fomos procurar um fiscal para obter informações. Este, ao invés de nos fornecer as informações solicitadas, aplicou uma multa de 60 Euros. A seguir, fomos assaltados no interior do trem. Existem cidades mais bonitas e com melhor segurança para serem visitadas. Praga é muito bonita, mas existem lugares melhores e mais seguros para serem visitados.

Marcus Barrocas

Fui a Praga de trem, vindo da Cracóvia, numa viagem noturna terrível, numa cabine com mais 5 pessoas. Praga é linda e muito parecida com Budapeste (um rio no meio um castelo do outro lado) só que um pouco menor. O centro histórico é muito bem conservado. Tem uma rede de transportes adequada (trem,bonde e metro). Não deixe de subir no Relógio Astronômico e de fazer um passeio pelo rio que corta a cidade. De diferente dos roteiros padrão, fui visitar o povoado de Lídice, que na época da Segunda Guerra foi varrida do mapa por vingança pelo assasinato de Heydrich, o nazista chefe que mandava por ali. Todos os homens da cidade foram fuzilados (inclusive o prefeito e o padre). Hoje tem um memorial muito legal onde era o povoado.
mais detalhes em http://marcusbarrocas.com.br:1234/praga.htm

Cristina Marianno

Viagem marcada excursão com guia falando português para agosto/2016 Viena, Praga, Budapeste e Bratislava, amo viajar mas pensando em desistir, com toda essa tensão na Europa...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Não há notícia de emigração em massa de europeus apavorados para lugares totalmente seguros como o Brasil.

Lars Nigel
Lars NigelPermalinkResponder

Ai que meda ! Europa é o lugar mais seguro do mundo

Caroline ST
Caroline STPermalinkResponder

Olá Boia! Tire uma dúvida da sua leitora assídua, por favor: O voo entre Budapeste e Praga pela CzechAirlines é um jato com apenas 15 lugares, com 1h de duração, o que seria uma alternativa para fugir do trem de 7hs. Tenho uma insegurança com avioes pequenos...vc sabe se é comum usar esse voo entre estas duas cidades? Muito Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! O ATR 72 tem capacidade para 68 passageiros. O vôo leva 1h30.

https://pt.wikipedia.org/wiki/ATR-72

Carla
CarlaPermalinkResponder

Olá! Tenho uma dúvida peculiar...
No calor do momento, eu e meu noivo compramos nossa lua de mel para dezembro, em Praga, Viena e Budapeste. Mas eu não me atentei na ordem, e acabamos comprando Praga-Budapeste-Viena, só depois vi o mapa!!
Pra alterar os voos e hotéis teremos que pagar taxas, compensa mudar agora?? Ou não terei grandes problemas por causa desse erro grotesco? =/ Estou em pânico!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! Já dá para fazer Budapeste-Praga em 7 horas.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Estou em Praga com a minha família e estamos simplesmente encantados – tanto com a beleza do lugar como com sua história. E ao contrário do que tantos dizem, os tchecos foram muito receptivos. Contratamos uma guia tcheca – Eva Santana – que fala português fluentemente e fez com que conhecêssemos a cidade, como se fôssemos cidadãos. Super indico!!

Amanda Sanchez

Olá, Riq e Bóia!

Vocês recomendariam Uber para o "como chegar" nas capitais européias?
Tiveram alguma experiência?
Vou fazer a Europa Central e estou pensando em adotar essa estratégia para sair de aeroportos e estações de trem.

Obrigada =)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Os preços do Uber são dinâmicos, então você só saberá o preço que pagará de fato quando for chamar a corrida. Do aeroporto e da estação de Praga vale a pena usar o Prague Airport Transfers, veja na página Como chegar. Use o Uber dentro das cidades, para corridas pequenas. (O preço vai ser compatível com o custo de vida da cidade. O Ricardo Freire andou recentemente de Uber entre dois hotéis dentro de Amsterdã e a conta foi de 25 euros -- 100 reais.)

Amanda Sanchez

Vixeee!!
Ok, vamos de transfer mesmo então!
Se utilizar em alguma cidade depois volto aqui com relatos de preços pra ficar como referência.
Obrigada!!

Ivana Jasmim
Ivana JasmimPermalinkResponder

Estive em Praga em abril deste ano e achei a cidade lindíssima, alegre, com ótimos preços de comida e bebida. Eu e meu marido ficamos encantados.

Ana
AnaPermalinkResponder

Estive em Praga no último Verão e sim, a cidade é linda, mas sim, estava abarrotada de turistas. Para quem é de São Paulo, leve em conta a nossa famosa 25 de Março. Até pq eu tive a "sorte" de me hospedar ao lado da Charles Bridge, o que era impossível de andar e viver. O melhor momento era de madrugada, a cidade é segura (ao menos o centro histórico) e sair para fotografar e apreciar de verdade a cidade, somente nesse horário mesmo. Ficava até o amanhecer e pude ver a ponte vazia, as luzes que dão charme a cidade.,..o sol nascendo num céu azul celeste incrível! E sem falar da biblioteca Klementinum, o Castelo de Praga e o Relógio Astronômico, que são realmente de um presente para os olhos. smile

Mônica Mello
Mônica MelloPermalinkResponder

Amei Praga. Estive lá em junho de 2016. Não tive qualquer problema relacionado a violência. A região da cidade velha está bem policiada. Fiquei hospedada numa região próxima mas não dentro da cidade velha. Voltava pra casa a noite com a minha amiga e nunca passei por qualquer situação que nos assustasse. Como toda cidade maior é preciso ficar atento. Linda cidade. Recomendo.

Luciana Faria
Luciana FariaPermalinkResponder

Eu e meu marido estivemos em Praga em maio de 2016. Ficamos 8 dias e amamos!!! A cidade é belíssima, puro encantamento!!! Não tivemos nenhum problema com violência, achamos muito segura. Nos hospedamos na Nové Mesto (Hotel Golden Crown) e foi ótimo, pois em frente ao hotel tinha um shopping com estação de metrô que usávamos somente para chegar em outras cidades. Apesar do transporte público ser bem eficiente, dentro de Praga não é necessário usá-lo, pois é um prazer caminhar pelas ruas com aquela arquitetura fantástica. Quanto à alimentação, no geral, é tudo muito bom, mas recomendo dois restaurantes: Café Louvre (imperdível) e o Café Imperial (sensacional e com preço muito justo). As cervejas são deliciosas e muito baratas e o bar U Fleku, representa bem o espírito da cidade. Acho que um passeio a Cesky Krumlov é obrigatório. Fomos de bate e volta, mas hoje arrependo de não ter ficado pelo menos uma noite na cidade, pois ela parece um conto de fadas. Não vejo a hora de voltar!!!

Paulo Martins
Paulo MartinsPermalinkResponder

Pra mim uma das cidades mais bonitas e charmosas do mundo.
Indo lá, não deixe de conhecer também Karl Vary que fica também na República Tcheca. Imperdível.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Pode me dizer sobre a moeda usada em Praga, Budapeste? Vi em post seu sobre Coroa. Devo trocar euro por essa moeda? Grata pela gentileza

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Falamos deste assunto na página Como chegar, dê uma lida por favor.

Jerson Grieco
Jerson GriecoPermalinkResponder

Praga é uma cidade maravilhosa, com muita arquitetura medieval e prédios históricos bem conservados. Muitos turistas e boa estrutura de hotéis. A comida é boa e os preços razoáveis. A única ressalva é o enorme número de fumantes. Em Praga não há ambientes para fumantes e não fumantes. Em restaurantes ou qualquer ambiente fechado se fuma muito, o que incomoda bastante quem não é fumante. Portanto uma sugestão, se for a um restaurante com área externa prefira-a, se não quiser se sentir em uma câmara de gás.

Ricardo Brito de Albuquerque Maranhão

Acho que estou fazendo uma confusão com relação as infos que tenho lido. É certo afirmar que de uma lado fica o Bairro de Malá Strana e do outro lado do rio, a Staré Mesto e a Nové Mesto?
Alguma vantagem em se hospedar de um lado ou do outro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Você pode ver mapas, prós e contras de cada região hoteleira de Praga na página específica de onde ficar em Praga:

http://www.viajenaviagem.com/onde-ficar-praga

Diego Donaisky

Não posso comprar de Viena para Praga pela CD? Pq só devo comprar pela OBB, se eu vi no site da CD que existe a mesma passagem porém até mais barato. Parece que os itinerários são interligados em ambos os sites não?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Se você conseguir comprar com entrega por eticket e possibilidade de marcar assento, tanto faz comprar por qualquer um dos sitea.

Elizangela garcia

Estou programando minha viagem a Praga para Janeiro,como sou apaixonada por neve estou a procura da cidade mais perto de Praga para passar uns dias,pesquisei e quase não achei informação vc saberia me formar se tem alguma

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizangela! É provável que neve, mas não é garantido.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizangela! É provável que neve, mas não é garantido.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizangela! É provável que neve, mas não é garantido.

ana maria garcia

Ameiiiii Praga.
Recomendo.

Maria de Fatima Coelho

Bom dia.
Adoro as dicas do site, nos orientam bem.
Só uma confirmação há guarda volumes na estação de trem de Praga?
Eu e uma amiga pegaremos o trem noturno para Cracovia, mas nosso check out é até às 11h
Desde já obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria de Fatima! Nesses casos não é preciso usar o guarda-volumes de nenhuma estação. Todo hotel em qualquer lugar do mundo guardará suas malas depois do check-out até a hora em que você buscar de volta para ir à estação.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar