São Luís

Onde ficar

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

São Luís: onde ficar

Para aquela passada rápida por São Luís (com um pulo em Alcântara) antes de seguir para os Lençóis Maranhenses, hospedar-se no centro histórico é mais prático. Vindo a negócios, ou querendo aproveitar a vida noturna, a região de Ponta d'Areia/Lagoa da Jansen é mais conveniente. Veja também nesta página onde dormir em Alcântara.

Centro histórico

Portas da Amazônia

Portas da Amazônia

A única pousada charmosinha é a Portas da Amazônia. A localização é ótima, no coração do bairro -- o que significa que as noites de sexta serão barulhentas para quem fica nos quartos da frente. Não espere luxo: é uma pousada feita sob medida para estrangeiros com mais bom-gosto e espírito de aventura do que dinheiro; entre nessa onda e você vai curtir o lugar.

A alternativa é ultraconvencional: o grandalhão Grand São Luís, que fica na praça do Palácio dos Leões e está mais protegido da muvuca. Apesar de razoavelmente confortável, seguro e com bom café da manhã, é um hotel cansado, que precisaria de um senhor banho de loja para ter algum apelo visual e despertar da letargia. Em compensação, as diárias são extremamente em conta, e dá para tomar sol área da piscina.

Hospedando-se em qualquer um dos dois você estará a menos de 10 minutos de caminhada do cais da Praia Grande, de onde saem as lanchas para Alcântara.

Ponta d'Areia e São Marcos

Luzeiros

Luzeiros

O maior pólo hoteleiro de São Luís fica aqui. Você estará a 10/15 minutos de táxi do centro histórico e estar mais perto dos bares e restaurantes de São Luís. O melhor hotel da cidade, o Luzeiros, fica num ponto tranqüilo (e pertíssimo do restaurante Cabana do Sol, o mais tradicional da cidade).

Já o Stop Way fica na Lagoa da Jansen, onde há muito bares (apesar de nenhum estar a uma distância segura para ir caminhando).

Na faixa mais econômica, escolha entre Soft Inn e o Premier, junto à avenida.

Um pouco mais adiante, o Ibis São Luís ainda está novinho e também deixa você na rota de restaurantes e bares.

No Jardim Renascença

Na outra margem da Lagoa da Jansen, esse bairro novo, de perfil mais corporativo, tem dois bons hotéis 3 estrelas, de padrão business sem frescura: o Nobile Inn e o Bristol Express.

Calhau

Pestana São Luís

Pestana São Luís

Apesar de por muito tempo ter sido o hotel de praia mais famoso da cidade, o Pestana São Luís não está à beira-mar. Mas é o único da cidade com estrutura de (pequeno) resort. As áreas sociais são charmosas, os banheiros estão reformados e a piscina foi redesenhada. A praia está a 300m da portaria.

Diretamente na avenida beira-mar, as melhores opções são o Tulip Inn Praiabella e o Calhau Praia Hotel.

Alcântara

Maison du Baron

Para ficar bem no centrinho, a melhor pedida é a Maison du Baron; se você for com mochila, dá para ir a pé desde o atracadouro (menos de 10 minutos de caminhada).

A Bela Vista fica a 10 minutos de caminhada do centro, e tem uma pequena piscina. Ao chegar e partir, use táxi; para ir à cidade, dá para ir a pé (à noite, volte de mototáxi).

Já a Pousada dos Guarás fica na praia; é indicada para quem vai ficar pelo menos duas noites (assim você aproveita o segundo dia inteiro de praia). Ao chegar, ao partir e à noite você vai precisar de táxi.

2 comentários

Fátima Rodrigues

Gosto muito de São Luís, mas a cada vez que volto na cidade vejo um certo descaso com a cidade. Numa das vezes que fui o Centro Histórico passava por um restauro, muitos museus estavam funcionando, porém da última vez fui, estavam fechados e com aspecto de abandono.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Que maravilha de lugar.
Gostei muito das dicas, pois nao conheço ainda S.luis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar