Lençóis Maranhenses

Quando ir a São Luís

São Luís: quando ir

O clima do Maranhão se caracteriza por duas estações distintas: as chuvas caem no primeiro semestre, ao passo que a partir de julho o sol brilha todos os dias.

Quer saber quanto chove? Em dezembro as chuvas começam a voltar devagarinho (100mm de média histórica). Em janeiro se aproximam dos 200mm. Em fevereiro, março e abril rondam os 400mm (é bastante chuva). Em maio as chuvas começam a diminuir, ficando em torno de 300mm. Em junho baixam para 200m e em julho, para 100mm (já dá para encarar). De agosto a novembro as chuvas serão raríssimas.

A segunda quinzena de junho é a época para participar das celebrações do São João à moda maranhense: em vez do forró, a tradição é o bumba-meu-boi. Os bois se apresentam nos arraiais montados em diversos pontos da cidade (leia mais em O que fazer).

Já em Alcântara a grande celebração de rua é a Festa do Divino, que acontece quarenta dias depois da Páscoa.

A melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses vai de junho a setembro, quando o tempo está firme e mais lagoas estão cheias. No primeiro semestre chove muito (e é preciso sol alto e forte para admirar as cores das lagoas). A partir de outubro, a maioria das lagoas estará seca.


São Luís: quando dá praia?

Passagens mais baratas para São Luís no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em São Luís na Rentcars em até 10 vezes

Trânsfers e passeios em São Luís com a Easy Travel Shop

2 comentários

Tenho muita vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses, mas tenho muitas dúvidas sobre a questão da acessibilidade. Em alguns pontos turísticos do Nordeste tive boas referências sobre acessibilidade, fui e aproveitei bastante.
Espero que você tenha boas orientações para mim! Lembrando que inclusão também faz parte das atividades turísticas.
Abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.