Caribe para principiantes: língua, visto, vacina, passeios, dinheiro, tempo, furacões etc.

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aruba: Eagle Beach

Caribe para principiantes

Cada vez mais o Caribe se consolida como a nova fronteira para as férias na praia do brasileiro. Mais até do que o mar azul-bebê, o que nos atrai é a novidade. Na cabeça do brasileiro, as ilhas do Caribe são um arquipélago com o formato de um ponto de interrogação. Para facilitar a vida dos candidatos a viajar pela região, compilei as perguntas mais frequentes que me fazem sobre o Caribe.

Precisa visto?

Só para Cuba (vendido pelas cias. aéreas no embarque da perna final do vôo) e para os territórios dos Estados Unidos no Caribe, como Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. O território francês de Guadalupe, onde estão St.-Martin e St.-Barthélemy, não exige mais visto de brasileiros desde outubro de 2009. O México também deixou de exigir visto em 2013.

Precisa vacina contra febre amarela?

Praticamente todos os destinos do Caribe estão exigindo. Desde outubro de 2017, o Viaje na Viagem parou de listar os países que exigem e os que não exigem, porque a lista só cresce. Nossa recomendação é: vacine-se -- ou providencie seu certificado de isenção.

Leia mais: Viajante: vacine-se contra febre amarela (ou providencie seu certificado de isenção). Veja como.

Precisa fazer câmbio?

Com exceção de Cuba, o dólar é moeda corrente em todos os lugares turísticos do Caribe. O troco normalmente vem na moeda local. Na maioria dos países os caixas automáticos inclusive dão a opção de fazer saques em dólar. Cartões de crédito têm larga aceitação.

Curaçao: Port-Marie/Portomari

Precisa falar inglês?

Nosso portunhol é relativamente bem entendido na República Dominicana, em Cuba, no México, na Colômbia, na Venezuela, em Aruba e Curaçao. Em St. Maarten e Barbados, um pouco de inglês é bom para evitar mal-entendidos. Tanto na parte francesa de St.-Martin quanto em St.-Barth o inglês é compreendido e falado por todos.

Precisa carro?

Em St. Maarten, Curaçao e St.-Barth é fundamental. Em Cancún, permite que você passeie por conta própria. Em Aruba dá uma mobilidade extra, mas não é imprescindível. Em Barbados, a independência vem com um problema: dirigir na mão inglesa em estradas acanhadas. Em Playa del Carmen só é necessário para os dias de passeios. Em Cuba é uma aventura (poucos postos de gasolina, muitos cubanos pedindo carona). Em Punta Cana é praticamente inútil (e não se preocupe, há fartura de táxis. O preço é tabelado, há um guichê no aeroporto e nos hotéis é só pedir para o mensageiro, que ele chama por telefone.)

Precisa carteira internacional de motorista?

Não.

Arena Gorda, Punta Cana

Qual é a melhor época?

O tempo é mais firme e a temperatura mais amena entre dezembro e abril. Em maio o clima começa a ficar mais úmido, as temperaturas sobem e as chuvas são mais freqüentes, por isso os preços caem.

E os furacões?

Podem ocorrer entre agosto e novembro (com exceção de Aruba, Curaçao e Cartagena; Barbados e San Andrés tampouco vêem furacões há muitos anos). A probabilidade de pegar um é mínima - e compensada pelos preços bastante em conta desta época. Saiba mais aqui.

O mar é bonito mesmo?

Todo o Caribe vendido no Brasil tem praias consistentemente mais bonitas do que as nossas, no quesito cor da água e transparência. A areia branca dessas ilhas é que dá a coloração azul-bebê característica da região. A transparência/cristalinidade varia de acordo com a época, com a quantidade de luz, com as condições atmosféricas, com o vento, com a ocorrência ou não de chuva nos dias anteriores, com a posição do sol, com a posição do observador. É muito difícil para um fotógrafo amador captar a transparência da água sem polarizador e sem paciência para encontrar o ângulo exato em que a cristalinidade é revelada. Não espere encontrar o tempo inteiro a água quase incolor vista de fotos aéreas. O mágico do mar do Caribe é o azul-bebê. Uma vez dentro d'água você sempre vai ficar encantado com a transparência e a visibilidade.

St.-Barth: Plage Gouverneur

Como é a temperatura da água?

Morna no meio do ano (mas menos morna que no Nordeste) e um pouquinho fria no fim do ano (mas menos fria que no Rio e em Santa Catarina).

Tem muitos passeios?

No seu hotel haverá guichês de agências locais com os catálogos. Quase tudo pode ser arranjado de um dia para o outro. Cancún, Playa del Carmen e Barbados têm os passeios mais diversificados. Fãs de arquitetura colonial vão curtir Havana, Cartagena e Curaçao. Para mergulhar os destinos top são San Andrés, Bonaire, Cozumel, Curaçao e St. Maarten.

Tem agito?

Cancún e sua vizinha descolada, Playa del Carmen, são imbatíveis neste quesito. A noite tem algum apelo para solteiros em Cartagena, Barbados e Curaçao.

É bom para ir com crianças?

O mar é propício para crianças em todo o Caribe oferecido no Brasil (evite apenas a parte de baixo da zona hoteleira de Cancún, que tem mar perigoso). Você encontra resorts superequipados em Punta Cana e na Riviera Maia (ao sul de Cancún). A hotelaria de Aruba também é bem preparada para satisfazer as expectativas de famílias brasileiras.

Mullet Bay, St. Maarten

É mais caro do que o Nordeste?

É. Não se iluda com os pacotes mais em conta -- normalmente são chamarizes e oferecem hotéis bastante inferiores aos que você escolheria no Nordeste. Na baixa temporada (maio a novembro) você vai encontrar preços bons até em ótimos hotéis, mas leve em consideração que é a época mais sujeita a chuvas, e que de agosto a novembro há risco de furacão -- o que leva os hotéis a baixarem violentamente os preços (coisa que o nosso Nordeste poderia fazer na nossa temporada de chuvas, entre maio e julho).

Gastos extras: conte em pagar pelo menos 3 dólares por cerveja long-neck ou refrigerante (a cerveja pode chegar a 5 dólares em alguns lugares). O preço das refeições, em todas os gêneros de restaurantes, do fast food aos mais sofisticados -- regula mais com São Paulo e Rio do que com o Nordeste. Com o agravante de que não dá para dividir pratos. Os lugares mais em conta são Cancún, Playa del Carmen & Riviera Maia e St. Maarten.

Os passeios também são bem carinhos -- você vai encontrar alguns de 40 dólares, mas a maioria começa em 60 dólares, e muitos custam de 100 dólares para cima.

O único lugar com preços comparáveis ao Nordeste é San Andrés.

Como são as compras?

O comércio nas ilhas é voltado para o turista americano. Por isso é especializado em tudo o que é altamente taxado nos Estados Unidos: jóias, relógios, cosméticos, perfumes e roupas de grife. O único lugar onde comprar eletrônicos é interessante é o Panamá; se a renovação do seu equipamento fizer parte do seu plano de viagem, programe uma paradinha na Cidade do Panamá na volta. Ou vá via Miami.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Janeiro | Fevereiro | Março

Abril | Maio | Junho

Julho | Agosto | Setembro

Outubro | Novembro | Dezembro

Praiômetro

Leia mais:

342 comentários

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Eu não conosco muito do Caribe somente Porto Rico (sur, este e oeste), Samaná en RD, Cuba (cayos) e Riviera Maya (e ilha Holbox), mais penso que o mar do Caribe (tanto quanto eu sei) tem um cor apetitoso e temperatura da água ideal. O mar não tem muitas ondas. É calmo. Eu gosto muito, porque ali você não se cansa de estar na água...
Delicioso post caribenho!

Leandro Gonçalves

Prezado Riq.
Até agora em quase 3 anos de casado, li mto sobre suas viagens e por amar praia fui à várias partes do Nordeste em que você já esteve, desde o sul da Bahia até o extremo do Rio Grande do Norte, só falta eu conhecer o Ceará, rsrs, dentre as quais destaco Peninsula de Maraú, Morro de São Paulo, São Miguel dos Milagres que realmente são incríveis em algumas partes, sempre viajei em Março, mas agora em 2011 iremos viajar em Outubro, dai veio a dúvida: dessa vez viajaremos com milhas já que tenho suficientes para ida e volta para Fernando de Noronha e assim estou me programando, masssss, vendo tudo sobre o caribe me despertou um grande interesse em ir para lá ao invés de Noronha, só que na grande maioria dos sites diz que é época de furacões, chuvas etc...
Acontece que nas minhas viagens levo a parafernália de equipamentos fotográficos e sei das condições climáticas e horários para fotografar dai a minha intenção de ir para Noronha, mas minha esposa prefere o Caribe pela estrutura, rsrs.

Então fica a pergunta se eu for para o Caribe em outubro, a possibilidade de eu pegar chuvas é bem maior que Noronha? e as condições para fotografar, será que irei que conseguirei sem ter que editar muito minhas fotos?, rsrs.

num contexto geral considerando a época 13 a 20/10/2011 você iria para onde?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá Leandro! Aqui quem responde é A Bóia.

O segundo semestre é época de alta umidade no Caribe, o que pode trazer furacões na maioria das ilhas e chuvas nas ilhas que estão fora da zona de perigo.

Noronha é ensolarado em outubro. No entanto você precisa dar sorte de ainda não ter entrado o swell que traz ondas para o Mar de Dentro.

A época mais perfeita de Noronha -- sol e mar flat -- é agosto e setembro. Mas em outubro Noronha continua uma aposta melhor que o Nordeste.

No geral, outubro é ótimo para todo o Nordeste (com exceção do sul da Bahia, que pode receber frentes frias do Sudeste).

Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2011/01/ferias-no-brasil-como-fugir-da-chuva/

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Que delícia esse post esmiuçadinho! Vontade de ir para o Caribe já!

Posso fazer duas colocações?

1) Quando fui à Cuba, há quase 2 anos, comprei o visto via agência, mas percebi que no aeroporto no Panamá ele era vendido na hora do embarque (pelo mesmo valor, acho que uns 20 dólares). Vi muita gente comprando ali, então deve ser bem comum - é mais fácil do que eu imaginava.

2) Em Cuba é muito melhor levar euros para trocar por pesos cubanos, porque sobre o dólar há uma sobretaxa. De qualquer maneira, todos ficam loucos de felizes com 'propinas' em dólar mesmo, então eu levei um tanto de trocados que tinha e quando a propina era só por obrigação eu dispensava um dólar que na época valia muito menos que um CUC ou um Euro. Pelo menos funcionava assim quando estive lá, no final de 2008.

Dica extra: ao chegar em Havana um policial começou a fazer perguntas sobre o que eu e o marido fazíamos e quando soube que éramos funcionários públicos pediu nossa identificação profissional. Não tínhamos levado, explicamos que para sair do Brasil só precisamos do passaporte, ele olhou meio desconfiado e tal, mas nos liberou depois que dissemos em que hotéis ficaríamos hospedados. No fim acho que ele estava fazendo um terrorzinho mais para nos liberar sem ter que olhar nossas malas ou averiguar muito, mas não entendi direito por que cargas d'água seria útil (ou não) estar com minha carteira funcional.

Mônica Nóbrega

Ana, também passei um aperto na imigração de Cuba. A agente estranhou uma mulher sozinha e perguntou muitas vezes como eu tinha conseguido dinheiro para a viagem. Então, perguntou quanto eu tinha e pediu para ver. Entreguei as notas já pensando em um plano B (tudo o que eu tinha estava ali, eu tinha decidido não levar o Visa Travel Money por não ter certeza de que seria aceito). Ela contou, recontou, separou, juntou de novo e quando eu estava conformada de que pagaria uma "propina" à revelia, um outro agente entrou de surpresa na cabine. Ela se assustou visivelmente, me entregou o dinheiro e autorizou minha entrada. Foram quase 10 minutos nesse suspense.

Ermesto, o pato

Riq

Muito bom o post.

Mas não concordo com a parte do Panama. Os preços do free shop no aerporto do Panama são apenas razoáveis,e bem acima dos de Maiami e NY para os mesmos artigos. Á Cidade do Panama é bem curiosa, e vale a visita por si, mas não pelas compras. No grande Mall do Panama, as compras também não valem a pena. Existe a possibilidade ir para Colon, mas este é um mercado mais dirigido a atacadistas, do que a pessoas fisicas, além de ser longe. No Panamá, o lugar tem fama de violento.

Ricardo Freire

Se o Panamá não vale a pena para eletrônicos, então muito menos as ilhas do Caribe.

Acredito que seja impossível bater a Flórida, mas pelo que comentam os preços são interessantes comparados com os do Brasil.

Ernesto, o pato

Riq

Em ST. Martenn, no lado holandes as compras são excelentes. É o lugar onde os caribenhos vão comprar. Só é preciso ter um pouco de cuidado com falsificações, ou produtos de segunda linha, como no Paraguas.

Ricardo Freire

Ernesto, St. Maarten funciona como a metrópole de uma série de ilhas -- Saba, Santo Eustáquio, St Barth, Anguilla, até mesmo Antigua. É normal que os ilhéus usem Philipsburg como seu shopping center. Mas as lojas são acanhadas. O forte são os itens que fazem sucesso entre os turistas americanos de cruzeiro -- perfumes, jóias, cosméticos, roupas e acessórios de grife.

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Riq, o Mochila Brasil, reduto dos mochileiros, descobriu uma bonita ilha panamenha.

http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/sanblas-panama.shtml

Ricardo Freire

Excelente matéria, acho que a melhor que já saiu em português. Mas San Blas está descoberta há um tempão, viu? mrgreen

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Gostaria de saber pq sempre que o assunto é Caribe, Bahamas é pouco citada??! Gostaria de passar minha lua de mel lá e nunca encontro tantas informações quanto os outros lugares do Caribe...é pouco procurada por brasileiros?!
Obrigada

Gustavo - Viajar e Pensar

Realmente o post estão com os destinos mais fáceis de conhecer saindo do Brasil, por possuírem voos diretos. Sendo a Maioria no Caribe Sul e Oeste.
As ilhas do Caribe Leste, Bahamas e as Ilhas Virgens são também um ótimo destino, mas com voos na maioria saindo de Miami.
Bahamas é bem legal, um ótimo destino para se passar lua de Mel, num relax Total, um detalhe que Bahamas é mais ao Norte e conforme a época a água é bastante gelada.

Ricardo Freire

É um destino que se faz a partir de Miami, normalmente por cruzeiro. Confesso que tenho implicância.

O post contempla os destinos no Caribe que têm vôos regulares ou fretados ou são oferecidos em pacotes. Não me parece ser o caso das Bahamas.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Bahamas é ótimo para mergulhar com tubarões! grin

Silvia Granata

Riq, uma duvida cruel: cómo é o mar quando não é umido como em maio?!!!

Ricardo Freire

Foi mal. "O mar" não pertence à frase.

FH
FHPermalinkResponder

Linkarei esse post no meu blog!!!!

Caribe Reveillon 2011 ai vamos nós!!!

Parabens por tudo e pelas valiosas dicas!

Analice
AnalicePermalinkResponder

Ricardo, boa tarde!

Como sempre, seus posts são muito interessantes e esclarecedores! Sempre acesso o site e recomendo a todos os meus amigoss como ponto de partida para qualquer viagem!

Apenas uma correção: on de consta "Em maio o mar começa a ficar mais úmido", creio que você pensou em "em maio o AR começa a ficar mais úmido"... smile

Ricardo Freire

Egzéctli. Vou corrigir.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Eu também tenho uma curiosidade grande sobre as Bahamas que quase não recebem atenção no Brasil e tem um mar maravilhoso, talvez seja porque é tudo muito espalhado, deve ser um destino onde normalmente se escolhe uma ilha apenas para relaxar. É sempre bom lebrar que as áreas ao norte (grande parte parte das Bahamas, Cuba e até Yucatán) estão sujeitas a ocasionais friagens no inverno, que deixam a temperatura muito abaixo da ideal para pegar uma praia, mas que costumam durar alguns dias apenas. Ao sul, em ilhas como Aruba e San Andrés, a temperatura quase não varia ao longo do ano, enquanto locais como Porto Rico e Republica Dominicana já estão praticamente fora da zona que pode receber friagens, mas a diferença de temperatura já pode ser sentida entre a época mais quente (jun/set) e dez/mar. Já nas Bermudas a cor do mar costuma ser caribenha, mas só recomendo para brasileiro no verão mesmo (quando a água pode chegar aos padrões nordestinos de temperatura) ou no máximo começo do outono, pois está bem ao norte do Caribe.

André L.
André L.PermalinkResponder

Bermudas? Água fria (relativamente) o ano todo. É um lugar inusitado (nunca fui), mas imagino que para outro tipo de passeio.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Principalmente entre agosto e setembro as águas até ficam quentes (em média 28 a 29ºC), o que já é um forno para quem, como eu, quase congelou com 17ºC no mar da Barrra da Tijuca em pleno carnaval (ou alto verão) deste ano (como a água tira muito mais calor do corpo que o ar, 17ºC no mar é muito frio e ficando além da conta na água pode até dar hipotermia, enquanto no ar a mesma temperatura é no máximo um friozinho agradável para mim). Mas, de fato, Bermuda não é o destino para um brasileiro que vai mais pensando na praia, pois para isso existem lugares mais interessantes, próximos e genuinamente tropicais sobrando pelo Caribe.

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Obrigada pelas informações!! Minha lua de mel será em maio e estamos na dúvida entre Bahamas e Cancún, como sobre Cancún há sempre muitas informações, minha intenção nao foi reclamar do post e sim, tirar apenas uma dúvida sobre o pq de Bahamas ser sempre pouco mencionada.

Viaje na Viagem

Cancún = fazer passeios

Bahamas = aproveitar no hotel e fazer atividades náuticas

André L.
André L.PermalinkResponder

Excelente e ilustrativo post. Lembra um dos primeiros essa linha nos tempos do zip.net, que explicava a Europa para quem não conhecia nada sobre o continente.

Riq, por curiosidade, qual a sua implicância com Bahamas, Ilhas Virgens, Porto Rico e Jamaica?

Aliás, imagino (também nunca fui) que a Jamaica seja distoante, para o bem e para o mal, do restante do Caribe.

Ricardo Freire

Bahamas acho que é destino de hotelão e de cruzeirão. Talvez viagens de mergulho sejam bacanas. Tá muito na órbita da Flórida pro meu gosto.

Jamaica é pela homofobia oficial.

Nas Ilhas Virgens eu iria às Britânicas, que são mais classudas. Não há pacotes do Brasil, também é um destino mais de cruzeiro (as USVI).

No geral não vejo graça no Caribe anglo-americano. Achei Turks & Caicos insosso (ao menos Providenciales), não curti Nevis, St. Kitts nem Antigua. Voltaria a Anguilla pelas praias belíssimas.

Porto Rico deve ser muito muito bacana, mas as praias legais não estão na ilha principal. Está nos planos, mas não é prioridade. Antes tem Cartagena, San Andrés...

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Fui ano passado para Cancun no Carnaval e gostaria de saber qual o local mais agitado (vida noturna, passeios, hotel, etc.) assim como Cancun.
Obrigada!

Ricardo Freire

Há carnaval em Aruba e Curaçao.

Leia o tópico "Tem agito?" no corpo do texto.

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Riq, a verdade foi que eu fiquei em dúvida, pois no tópico "Tem agito?", você diz que “a noite tem algum apelo para solteiros em Curaçao”, mas no post “Dúvida: Aruba ou Curaçao? ” você diz que o vencedor da vida noturna é Aruba...

Viaje na Viagem

O post Aruba x Curaçao é mais antigo. A nova percepção é desta última passada, quando fiquei mais tempo em Curaçao do que na primeira vez.

Vanessa de Oliveira

Boa tarde Ricardo,

Vc poderia auxiliar-me?

Vou para Aruba em fevereiro/ 11... E, vi que na maioria dos comentários cita-se Palm Beach, como o destino mais procurado.

Porém, analisando o mapa, interessou-me duas cidades, sendo elas: Eagle e Manchebo Beach. Já vi nos comentários, que Eagle Beach é um destino mais simples.

Qual vc recomendaria, sem ser Palm Beach? E, qual seria os pontos mais “bacanas” para conhecer a noite?

Outra coisa, vc conhece os hotéis: La Quinta; Costa Linda; Dutch Village e Tamarijn Aruba? O que recomenda?

Obrigada,
Vanessa... smile

Tereza
TerezaPermalinkResponder

Vanessa,

Me recomendaram o Tamarijn.

heliomf
heliomfPermalinkResponder

Ricardo escreveu que a "transparência/cristalinidade varia de acordo com a época", além de outros fatores. É possível dizer qual a melhor época para transparência da água, ou depende da ilha?

Ricardo Freire

A água vai estar cristalina o ano inteiro em todas essas ilhas, salvo alguma condição excepcional (mau tempo duradouro, ou correntes intrusas, como aconteceu durante a minha semana em Barbados). É de se esperar que esteja mais cristalina durante o tempo seco, entre dezembro e abril. Mas o que eu quero ressaltar é que não se deve neurotizar esse assunto. O mar do Caribe em todas essas ilhas é lindo. Sua beleza não é captada com fidelidade por câmeras e fotógrafos amadores (me incluo na turma).

PATRICIA
PATRICIAPermalinkResponder

Eu de novo,...Estou preparando nova viagem para o final de ano e preciso de ajuda. Vou com a familia para Mexico City and Playa del Carmem. Queremos fazer o roteiro arqueologico, visitar as ruinas e curtir um resort. Mexico já resolvi. Estou com duvidas com o resort em Playa.
Alguem tem dicas de resort em Playa, lembrando que viajo com crianças, 7 anos e a bebé já está com 1 ano.

Ricardo Freire

Na área urbana de Playa del Carmen há o pequeno resort Gran Porto Real http://www.realresorts.com/Gran_Porto_Real/ . O outro resort urbano, o Royal, só aceita adultos.

Há um enclave de resorts ao sul do centro, Playacar.

E vários resorts ao longo da Riviera Maya. Procure nos sites das redes Riu, Iberostar, Bahía Príncipe, Palladium, Royal Hideaway. Ou veja pelo Tripadvisor.com .

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

PATRICIA
PATRICIAPermalinkResponder

Olá, estou pesquisando no TripAdvisor, mas tenho algumas questoes:
Da para ir a pé de Playacar para o centro de Playa?. O que é Playacar? Na Riviera os Resorts sao na praia ou afastados, pois vejo muitos afastados com a praia longe. E o que sao os clubes? Sorry, muitas perguntas..

Ricardo Freire

Playacar é um condomínio de resorts. A distância não é caminhável, não -- os resorts são grandes, é preciso passar pelo centrinho feio de Playa e então chegar à Quinta Avenida. Você vai precisar de táxi ou carro.

Na Riviera vai precisar de carro.

Não dá para querer tudo. Ou bem você fica num resortão, ou bem se conforma com um resortinho para ficar no centro de Playa. As duas coisas são excludentes. Se Playa tivesse resortões no seu centrinho, não seria Playa -- seria Playacar.

Você estaria ajudando outros viajantes se estivesse discutindo esse assunto diretamente na página de Cancún https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire ou em algum post de Playa del Carmen.

Este post é para discussões genéricas do Caribe ou para quem ainda não decidiu o seu destino.

Ricardo Freire

Na Riviera muitos resorts são complexos de resorts, então pode dar trabalho para chegar à beira da praia se a sua unidade for "interna". Isso é compensado pelo preço e por transporte freqüente de jardineiras pelo complexo.

PATRICIA
PATRICIAPermalinkResponder

Olá, bom dia, obrigado pelas respostas, ajudou muito!. Vou continuar no post de Playa del Carmem. Achei que estava no post correto, risos.

Marcelo Lemos
Marcelo LemosPermalinkResponder

Olá Riq!

Finalmente terminei o relato e impressões sobre a minha passagem por Los Roques. Está lá no meu blog. Fique a vontade para divulgar entre os tripulantes do VnV! wink

http://marcelolemos.blogspot.com/search/label/los%20roques

Abraços!

Marcelo Lemos

Marta Ribeiro Gomes

Olá !
Tenho estas duas opções a escolher para minha viagem em Dezembro. Aruba ou Cancun ?
Preciso de informações !!!

Obrigada
Marta

Viaje na Viagem

Os textos em azul são todos clicáveis. Clique e você terá acesso a todas as informações. Leia também os comentários. Você vai ter respostas a perguntas que ainda não lhe ocorreram.

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Jayme
JaymePermalinkResponder

Olá,
apesar de já ter lido todos os comentário sobre Aruba, ainda tenho uma duvida, estou querendo trocar a minha camera Nikon, os preços são pelo menos próximos aos da Florida ou são bem mais caros mesmo, alguem já comprou eletrônicos lá?

Obrigado

Ricardo Freire

Não acredito que sejam floridianos, não. Mas dê uma checadinha, se você achar o modelo que procura certamente será mais barato que no Brasil.

Jojo
JojoPermalinkResponder

É obrigatório ter seguro viagem para entrar em Aruba? Li em algum site que o seguro era necessário para passar pela imigração. Isso é verdade?

Ricardo Freire

Não é necessário. Mas nunca é bom viajar sem um seguro-assistência.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Diversos cartões de crédito oferecem o seguro gratuitamente quando a passagem é comprada no cartão. Informe-se sobre o seu para tentar economizar.

Luís Fernando

A Nascimento já está vendendo vôos (acho que fretados) para Punta Cana e Cancun, saindo de Viracopos... Bom pra mim que moro no Interior rsrsrs...

-

Agora, não me perguntem q raio de cia aérea é essa smile

-

http://www.nascimento.com.br/pdf.asp?pdf=imagens/cancun_fretamento_whitejets.pdf&titulo=Cancun WhiteJets

Saulo Gomes
Saulo GomesPermalinkResponder

Alguém que esteve no mês de maio pode dar um relato de como o clima se comportou?? É chuva pra valer, de perder o dia todo? Agradeço.

Juliana Pantel Pereira

Eu tamém queria saber sobre o clima em Maio, estou indo passar minha lua de mel em Punta Cana na primeira semana. Grata.

Gustavo - Viajar e Pensar

Saulo e Juliana

Saber o tempo exato é como ganhar na Loteria.
Estive em Maio/2004 de Lua de Mel em Punta Cana, fizeram dias maravilhosos, até quando chovia era bom. Nunca chovia mais do que 15 minutos. E como estava bastante quente era até refrescante.

Boa Viagem!!!!

Juliana Pantel Pereira

Gostaria também de uma sugestão do melhor resort em Punta Cana em relação a Custo x Benefício para ficarmos. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Não deixe de ver todas as informações da completíssima página sobre Punta Cana.

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/

Juliana Pantel Pereira

Eu estou olhando o Iberoast, mas percbi que tem vários "Iberoast", se não me engano, qual seria a diferença? E qual me recomendaria?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Em cada lugar em que se instala, a rede Iberostar costuma montar um complexo com vários resorts. Nesses complexos eles põem hotéis com diferentes níveis de conforto e alimentação. Então num mesmo local pode haver quatro ou cinco Iberostar com complementos diferentes (Grand Iberostar, Iberostar Isso, Iberostar Aquilo), mas normalmente são vizinhos e os hóspedes dos mais caros têm direito a freqüentar as áreas dos mais baratos (o contrário não ocorre).

Juliana Pantel Pereira

Obrigada.

Johnny Matos
Johnny MatosPermalinkResponder

Olá Ric, eu de novo...ainda me decidindo, você tem alguma informação da praia / região de Cabarete na República Dominicana?

E aproveitando, como eu faço para minha foto aparecer aí ao lado do meu nome?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Sei responder só a última: http://gravatar.com

Johnny Matos
Johnny MatosPermalinkResponder

Valeu Gabriel!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Johnny! É uma praia próxima a Puerto Plata, que é "a outra" Punta Cana, só que menos bonita. Veja o que o pessoal do Oyster fala de lá: http://www.oyster.com/dominican-republic/areas/cabarete/

Entretanto, parece que a vida noturna é animada. grin

Eliane Jatobá Agra Cavalcante

Ricardo, uma pergunta um tanto abilocil, mas de grande utilidade pra nós mulheres. Estou indo para Punta Cana pro hotel NH Real Arena e gostaria de saber se disporei de corrente 220 V. Onde conseguir esta informação? Já tentei em alguns sites, inclusive o do hotel e obtive o silencio por resposta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! A pergunta é boa porque é inédita smile

O standard na República Dominicana é 110 V. Alguns hotéis têm tomadas 200 V por causa dos hóspedes europeus.

Leve um adaptador universal.

http://www.dr1.com/forums/east-coast/71472-220v-110v-rooms.html

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Oii Ricardo, fiz outro comentário perguntando para você sobre voos e etc, fiz a minha decisão, e como se trata do feriadão dos meus sonhos, optei logo pelo pacote da cvc com voo direto e estadia no nh royal beach.. Estou satisfeita com a minha escolha, mas continuo lendo sobre dicas de como aproveitar ao máximo minha estadia, fiquei meio confusa agora, porque li em outro blog que exigiram vacina para febre amarela em punta cana, sabe me informar se é verdade isso?
Beeiijos e agradeço a ajuda anterior!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Não é preciso vacina contra febre amarela para a República Dominicana, a não ser que você faça conexão em Lima.

Mas sempre é bom ter a vacina em dia, assim você se livra dessa dúvida a cada nova viagem que inventar!

Leia por favor:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/vacina-contra-febre-amarela-nao-espere-ate-precisar/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá.. adorei as informações.. viajo de lua de mel em 27/11 desse ano e ainda estou em dúvida sobre o destino.. quero uma praia do caribe mas não sei com qual eu fico... eu estava certa de Cancun.. por causa dos golfinho em xcaret mas estou pensando muito em St. Maarten e agora fiquei em duvida... Qual vc axa que vale mais a pena? Eu queria fazer uma conexão em Miami comprar umas coisinhas tb...
Beeijos e Obrigada.. wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Aí vai o pequeno mas não menos extraordinário guia para descobrir qual a sua ilha no Caribe: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Também queria saber sobre a Jamaica... é um bom destino?

Ricardo Freire

Aqui no site eu não recomendo. É um destino boicotado internacionalmente por conta da política homofóbica oficial de estado.

De mais a mais, se for para ficar num resort, você encontrará melhor custo x benefício em Punta Cana.

Se quiser curtir cultura rasta sem a violência e a insegurança da Jamaica, vá a Barbados.

Elisa Barros
Elisa BarrosPermalinkResponder

Olá Ricardo, estou com uma dúvida com relação á seguro saúde. Já fui a Aruba em 2008 e tomei a vacina contra febre amarela. Estou com passagem comprada (Copa) para St. Maarten para final de abril e a moça da agência veio me dizer que é exigido o mesmo tipo de seguro saúde que se cobra na Europa, com cobertura de 30.000 euros. Tenho lido muito a respeito da ilha e nunca vi alguma citação a esse respeito. Essa informação procede? Preciso mesmo fazer esse tipo de seguro viagem? O que vc recomenda?
Obrigada!!!

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Não sei se é obritatório, mas é sempre recomendável. os cartões de crédito oferecem de forma gratuita quando a passagem é comprada por ele.

Herbert e Rakane Costa

Olá Riq, somos principiantes e tínhamos muito medo de encarar uma viagem por conta própria, mas as informações do site foram o ponto chave para resolvermos encarar essa viagem desempacotados, nos ajudou muito EM VARIAS duvidas que eu tínhamos.

Mas INFELIZMENTE resta uma única duvida.... Estamos querendo passar o Natal em Punta Cana e como vc mesmo disse os preços na alta temporada não são muito camaradas, e como não temos condições para pagar 600,00 por cada diária, estamos tentando fazer uma programação que una u útil ao agradável.

Segue a programação:

Queremos sair no 13/12 se hospedar no Hotel IFA Vilas Bávaro até dia 18/12, como nesse hotel depois dessa data não há disponibilidade de quartos achamos outros três hotéis que tem apartir do dia 18/12 que é o Carabela Beach, Punta Cana Resort e o Vik Hotel Cayena Beach que no caso ficaríamos do dia 18/12 até 22/12 depois dessa data 22/12 á 27/12 passaríamos o Natal no Nh Arena ou o Masgestic Elegance que no caso vamos pagar uma diária bem mais elevada do que os outros. Fazendo essa programação cabe no bolso a nossa ida.

A nossa duvida cruel e o nosso medo é se esses hotéis ficam muito longe um do outro se vai compensar o custo de taxi e se isso compensa para realizar o sonho de passar o Natal em Punta Cana ?

Sobre o Hotel IFA li sobre ele, vi algumas fotos e gostei da estrutura, mas os outros Carabela Beach, Punta Cana Resort e o Vik Cayena Beach nos deixaram a dúvida na escolha, não pelo preço das diárias mais sim pela localização e pela estrutura do hotel.

Com a sua experiência de ter feito um tour por lá quase igual a esse que estamos querendo fazer vc poderia nos ajudar com sua opinião?

Desde já agradecemos a sua atenção !!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Herbert e Rakane! Aqui quem responde é a Bóia. Em Punta Cana, ficar em um resort bom e bem localizado é bastante importante, principalmente porque a viagem será praticamente sinônimo disso. O que há para se fazer por lá é justamente aproveitar a estrutura do lugar onde estiverem, e curtir a praia em frente.
Vocês viram este post? https://www.viajenaviagem.com/2010/06/como-escolher-seu-resort-em-punta-cana/

Não gostaria de desencorajá-los, mas a idéia de trocar de hotel diversas vezes me soa um pouco complicada. Não tanto pela logística de se locomover entre um e outro, mas pelo desgaste mesmo de ter que ficar pra lá e pra cá, desarrumando e arrumando malas a todo momento. Vocês vão conseguir curtir a viagem assim?

Herbert e Rakane Costa

Obrigado ... pela ajuda !!

André Luiz
André LuizPermalinkResponder

Gostaria de saber se para ir a saint maarten o passaporte precisa ter um tempo mínimo de emissão.
Pois tem uns amigos meus que querem ir mas eles estao tirando o passaporte azgora!!
Aguardo resposta suas.
Obrigado!!

André Luiz

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Isso não existe. Validade mínima que pode ser exigida.

diego
diegoPermalinkResponder

vale a pena pegar praia em Cuba em dezembro? vi que as maximas sao de 25 graus.... o que acham?

Everson Pessoa

Fui para Punta Cana em Dezembro/2010 em Lua de Mel com minha esposa.
Realmente foi o melhor lugar que poderiamos escolher no mundo.
Se Deus fez um lugar lindo foi este.
Ficamos hospedados no Grand Bavaro (Antigo Oasis) e realmente é um
Resort belissimo e com serviços muito bons.
São cinco restaurantes com comida muito boa, principalmente o restaurante Dominicano.
Comprei a pulseira cinza, onde me deu direito a realmente TUDO.
A maioria das pessoas tinham pulseiras de outras cores e os
restaurantes a la carte eles tinham que pagar U$20,00 em cada.
Shows todas as noites…
Na verdade…vc não precisa sair do Resort para se divertir.
Fizemos 2 passeios, Ilha Saona (ilha do filme Lagoa Azul) e Nadar com Golfinhos.
Os dois são DEMAIS.
Existem outros passeios, mas fizemos esses dois e ficamos realizados e maravilhados.
Os valores era bons U$ 89,00 e U$ 112,00 (por pessoa). O fato é a estrutura para que esses
passeios aconteçam, a CVC/Blue foram 10. Não faltou nada, e tudo foi exatamente conforme falado.
Recomendo o hotel, os passeios e tudo mais.
Qualquer duvida podem em enviar e-mail.
Grande abraço.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Os passeios tem que ser pagos em cash, ou podem ser pagos com cartão de créditos ?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre!

Agências de turismo costumam aceitar cartão de crédito, sim. E o dólar é aceito como moeda corrente em todo o Caribe.

lissandro almeida

Boa tarde!

Estou na dúvida entre Punta Cana, Saint Maarten e Curaçao, os valores das passagens são semelhantes porém a taxa de embarque para Punta Cana é bem mais cara.

Poa-Punta Cana-Poa R$ 1.372,74 + R$ 242,04 tx de emb. - GOL
Poa-St Maarten-Poa R$ 1.222,37 + R$ 138,69 tx emb. - COPA
Poa-Curaçao-Poa R$ 1.302,00 + R$ 108,00 tx emb. - DECOLAR

Porque essa diferença? Será que a COPA e DECOLAR estão cobrando somente a tx de emb. da ida?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lissandro! A informação sobre taxas de embarque deve estar discriminada; veja nos sites novamente!

Maristela Pacheco

Boa noite!

Gostaria de saber se para entrada em Punta Cana é necessário tempo mínimo de passaporte válido.

Embarcarei no final de agosto e meu passaporte vencerá em dezembro. E o tempo para agendamento de um novo está em 03 meses.

[]s

Anna Carolina Fernandes

Aproveitei as milhas com a Gol (só 30 mil) e o fato de Aruba não ter furacão e aproveitei uma semana de muito sol, mergulhos e boa vida do Radisson Resort. Confira em detalhe os resorts desta ilha, passeios e dicas de como se deliciar neste destino no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/07/aruba.html

João
JoãoPermalinkResponder

Caro Ricardo,

Inicialmente parabéns pela iniciativa, o site é ótimo. Vou casar em março de 2012 e estava pensando na lua-de-mel em Punta Cana... mas qdo mais pesquiso mais confuso... Meu objetivo é focar na praia, q eu e minha noiva realmente curtimos... mas existe alguns relatos sobre a dificuldade de conseguir sombra na praia e péssimo atendimento na beira-mar (bebidas e petiscos)... donde surge a pergunta: Seria uma praia ideal para lua de mel? Não suporto prais cheias tipo fim de semana prolongado....rs.... Se puder ajudar....Agradeço

Julia
JuliaPermalinkResponder

Parabéns pelo site! Simplesmente o melhor que já vi sobre viagens. Estou programando as férias com a família para outubro ou novembro e tenho dois bebês com 1 ano e 6 meses. Não gostaria de ir à Bahia, mas também não sei qual seria o melhor destino no nordeste. Também estou muito em dúvida entre Aruba e o Nordeste. Na verdade, gostaria de ir ao Caribe, mas tenho medo de pegar muita chuva. Qual sua sugestão? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julia! Em outubro e novembro o Nordeste é melhor que o Caribe. O tempo está firmíssimo do norte da Bahia ao Ceará. E de outubro a dezembro é justamente a época de chuva nos lugares do Caribe fora da rota dos furacões (Aruba, Curaçao, Los Roques).

No Nordeste, a transição de outubro para novembro costuma ser chuvosa apenas no sul da Bahia (região de Porto Seguro), mas mesmo assim por ali as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Resorts em praias calmas do norte da Bahia para cima: Club Med Itaparica, Tivoli Praia do Forte, Salinas do Maragogi, Gran Oca Maragogi (ex Miramar), Serrambi Resort, Vila Galé Cabo de Santo Agostinho.

Veja mais em https://www.viajenaviagem.com/brasil/resorts

Anna Carolina Fernandes

A minha sugestão de quem quer ter um gostinho do Caribe passando por várias ilhas é fazer um cruzeiro. De Miami e Fort Lauderdale saem todos os tipos de navios, com preços e intinerários variados. Tem desde USD300,00! Eu fiz um de 7 noites pelo lado leste, parando em 3 ilhas a bordo do novíssimo Allure da RyC. As dicas de como contratar seu cruzeiro e aliar ainda umas comprinhas em Miami estão no post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/08/reveillon-no-allure-e-compras-em-miami.html.

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá!

Gostaria de saber se vale a pena ir para Aruba com bebê de 10 meses.. Estamos concientes sobre as limitações que teremos.. como não ficar muito tempo na praia.. evitar horários mais quentes..etc..
Estamos pensando ir em dezembro por 7 dias..

Mas gostaria de saber se vale a pena ir com bebê? Os turistas vão com bebês para o Caribe?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Aruba tem uma praia chamada Baby Beach. Só você pode saber se está segura para viajar com um bebê para longe.

Cris
CrisPermalinkResponder

Bóia,

Já viajei com meu bebê para o exterior.. mas queria saber se os turistas costumam ir para Aruba com seus bebês... se vão é porque vale a pena e a infra estrutura deve ajudar.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Europeus viajam com bebês o tempo todo para qualquer lugar. Americanos viajam menos. A estrutura de Aruba: grandes hotéis 5 estrelas, com todo conforto. Tem um hospital grande também. A praia é calma.

Cris
CrisPermalinkResponder

Obrigada!

Bom saber que existe um hospital grande! Podemos ir mais tranquilos.
Aliás, Aruba parece ser uma extensão dos EUA mas com o mar do Caribe né.. smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! É isso mesmo -- e sem precisar visto grin

Leandra
LeandraPermalinkResponder

Gostaria de saber se vale a pena ir á Punta Cana em outubro devido ser época de chuvas,temos férias nesse período,e já fomos 4 vezes ao Ibero Star Premium na Bahia.
Podemos transferir as férias se for o caso para fevereiro.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandra! Em outubro o tempo no norte da Bahia é melhor do que o de Punta Cana.

Leia tudo sobre Punta Cana a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire/punta-cana-links-e-posts

Leandra
LeandraPermalinkResponder

Obrigada,mais na sua opinião qual época é melhor para ir 'a Punta Cana?Final de fevereiro o tempo é firme e ensolarado como outubro é na Bahia?Esatmos muito em dúvidas qto ao tempo,pois gostamos muito de praia e sol quente.Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandra! O tempo é bom no começo do ano no CAribe. Por favor clique no link "Temperatura e chuvas mês a mês em Punta Cana" ao pé do post.

Leia mais sobre Punta Cana, você encontrará absolutamente todas as iinformações de que precisa:

https://www.viajenaviagem.com/americas/punta-cana-ricardo-freire

http://www.viajenavaigem.com/americas/punta-cana-ricardo-freire/punta-cana-links-e-posts

Obrigada! grin

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar