Aruba

Caribe sem erro
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Primeira ilha do Caribe a receber brasileiros em massa - na década de 80, com a Vasp -, Aruba não requer prática nem habilidade. É um destino praticamente sem contra-indicações.

Os furacões passam longe, dá para se comunicar em portunhol, não é preciso fazer câmbio para a moeda local – até o saque do caixa eletrônico pode ser feito em dólar.

Palm Beach, a principal zona hoteleira, tem a areia branco-talco e o mar calminho azul-bebê que você sonhou. Tudo funciona ao estilo americano – mas você não precisa nem tirar visto, olha que ótimo.

Venha para curtir o sol, a praia, a estrutura do hotelão (um cassinozinho, quem sabe…) e fazer um ou outro passeio. Férias para relaxar, lembra? Sossegue!

Aruba: quando dá praia?

  • Precisa passaporte? Sim.
  • Precisa visto? Não.
  • Precisa seguro-saúde? Não é exigido, mas não é esperto viajar sem.
  • Precisa vacina contra febre amarela? Sim. Leia aqui.
  • Precisa habilitação internacional? Não.
  • Que moeda eu levo? Dólar. Leia mais.

233 comentários

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá Ricardo, já tirei Cancun da minha lista por causa do sargaço, gostaria de saber se Aruba também esta com esse problema. Minha viagem sera 14 de dezembro e estou na duvida entre Aruba e San Andres, mas vi no seu paiometro de dezembro que o tempo é melhor em Aruba. Qual é melhor e mais bonito? Pode me ajudar? Vou sozinha com meu filho de 8 anos.... Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Quem responde é A Bóia. Parece não haver problema de sargaço em Aruba.

https://www.tripadvisor.com/ShowTopic-g147247-i144-k12884102-Current_seaweed_report-Aruba.html

San Andrés e Aruba são duas experiências completamente diferentes. Se o seu parâmetro era Cancún, Aruba parece um substituto mais próximo.

Sandra Rocha
Sandra RochaPermalinkResponder

Boa tarde Boia,
Pretendo ir em Março para Aruba, aconselha ?
Obrigada

ENAISE FIRMINO

Qual a diferença entre ARUBA e SAN ANDRES?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ernaise! Aruba é mais cara e estruturada, San Andrés é bagunçada e popular.

Priscila
PriscilaPermalinkResponder

Olá Bóia!
Somos fãs há anos!
Um ponto que me preocupa bastante no momento em relação à Aruba e Curaçao é a questão de refugiados da Venezuela.
Vi notícias de imprensa pela internet dizendo que as ilhas estão tendo problemas com excesso de refugiados, mas não consegui descobrir qual é o grau do problema nem se está afetando a qualidade do turismo por lá.
Vocês tem informações à respeito?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Priscila! Não se preocupe com isso. Esse pode ser um problema do governo local, mas não afetará os turistas em nada.

Gabriel
GabrielPermalinkResponder

Olá,

Estou pretendendo ir para Aruba em Novembro/20 após 10 anos pra primeira visita. A grande maioria dos hotéis que estou cotando não há a opção de incluir café da manha ou, quando há, o acréscimo é significativo.
Em média, quanto se gasta por dia, casal + criança, entre café da manhã, almoço e jantar, sem bebidas alcoólicas? Sei que pode variar bastante, mas se tivesse uma média já facilitaria para um calculo de quanto gastar no total da viagem.

Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! É preço de Estados Unidos.

https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

THAINA
THAINAPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo.

Primeiro lugar quero falar que amo suas dicas. SÃO TOP !

Quero viajar na segunda quinzena de Agosto/2020, como no post os melhores lugares seriam ARUBA / CURAÇÃO E LOS ROQUES. Eu consigo fazer esse roteiro em 20 dias. Qual seria a cidade base ida/volta Brasil ?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Thaiana! Los Roques nesse momento da Venezuela não é recomendável. Para Aruba e Curaçao, compre uma passagem na Copa com ida a Aruba e volta de Curaçao. Voe de Aruba a Curaçao com alguma cia local.

Marcia Elísia da Silva

Bom dia Ricardo.

Tínhamos uma viagem agendada para 9/07/2020. Devido a pandemia, adiamos. Li sobre as epocas do ano mais quentes. As baixa e alta temporadas sao baseadas nos turistas americanos que fogem do frio. Minha duvida é: para nós brasileiros, Aruba e Curaçao é mais quente em janeiro ou julho? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! O verão é no meio do ano. É mais quente em julho. Em janeiro a temperatura estará agradável. Não faz frio nunca em Aruba.

Maurício
MaurícioPermalinkResponder

Ricardo seus comentários são ótimos. Estou suoper na dúvida, tenho passagem para maio de 2021 para Miami e de lá quero relaxar no Caribe. Pensei em Aruba mas não curto Praia com grandes resorts e muita gente. Queria um lugar com praias mais reservadas, com águas calmas sem onda, mar azul, aguas quentes, sem muito vento, areias brancas e sem sargaço. O mais importante é pegar uma praia perfeita com um bom hotel em frente, de preferência um hotel boutique ou um resort pequeno, e numa ilha que não chova em maio. Por favor me dê uma luz.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maurício! Quem responde é A Bóia. Maio é um bom mês para ir ao Caribe: já será baixa temporada, e ainda não terão chegado os furacões.

Em maio as águas não estarão tão frias, mas para pegar águas mornas você teria que ir no fim do verão do hemisfério norte, já na época dos furacões.

St.-Barth (St. Barts, em inglês) ou Anguilla seriam ilhas perfeitas para você. Tem que voar de Miami a St Maarten e seguir de lancha (Anguilla), teco-teco ou catamarã (St.-Barth).

Alexandre Graca Alves VIX/ES

Show seu site e suas dicas. Queria dicas de hotéis All Inclusive em Aruba/Curacao.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Em Curaçao o all-inclusive não faz sentido, você vai querer aproveitar fora do hotel. Não há hotel all-inclusive em praia boa.

Leia sobre onde ficar em Aruba:
https://www.viajenaviagem.com/destino/aruba/onde-ficar-aruba/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar