Caribe para principiantes: língua, visto, vacina, passeios, dinheiro, tempo, furacões etc.

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aruba: Eagle Beach

Caribe para principiantes

Cada vez mais o Caribe se consolida como a nova fronteira para as férias na praia do brasileiro. Mais até do que o mar azul-bebê, o que nos atrai é a novidade. Na cabeça do brasileiro, as ilhas do Caribe são um arquipélago com o formato de um ponto de interrogação. Para facilitar a vida dos candidatos a viajar pela região, compilei as perguntas mais frequentes que me fazem sobre o Caribe.

Precisa visto?

Só para Cuba (vendido pelas cias. aéreas no embarque da perna final do vôo) e para os territórios dos Estados Unidos no Caribe, como Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas. O território francês de Guadalupe, onde estão St.-Martin e St.-Barthélemy, não exige mais visto de brasileiros desde outubro de 2009. O México também deixou de exigir visto em 2013.

Precisa vacina contra febre amarela?

Praticamente todos os destinos do Caribe estão exigindo. Desde outubro de 2017, o Viaje na Viagem parou de listar os países que exigem e os que não exigem, porque a lista só cresce. Nossa recomendação é: vacine-se -- ou providencie seu certificado de isenção.

Leia mais: Viajante: vacine-se contra febre amarela (ou providencie seu certificado de isenção). Veja como.

Precisa fazer câmbio?

Com exceção de Cuba, o dólar é moeda corrente em todos os lugares turísticos do Caribe. O troco normalmente vem na moeda local. Na maioria dos países os caixas automáticos inclusive dão a opção de fazer saques em dólar. Cartões de crédito têm larga aceitação.

Curaçao: Port-Marie/Portomari

Precisa falar inglês?

Nosso portunhol é relativamente bem entendido na República Dominicana, em Cuba, no México, na Colômbia, na Venezuela, em Aruba e Curaçao. Em St. Maarten e Barbados, um pouco de inglês é bom para evitar mal-entendidos. Tanto na parte francesa de St.-Martin quanto em St.-Barth o inglês é compreendido e falado por todos.

Precisa carro?

Em St. Maarten, Curaçao e St.-Barth é fundamental. Em Cancún, permite que você passeie por conta própria. Em Aruba dá uma mobilidade extra, mas não é imprescindível. Em Barbados, a independência vem com um problema: dirigir na mão inglesa em estradas acanhadas. Em Playa del Carmen só é necessário para os dias de passeios. Em Cuba é uma aventura (poucos postos de gasolina, muitos cubanos pedindo carona). Em Punta Cana é praticamente inútil (e não se preocupe, há fartura de táxis. O preço é tabelado, há um guichê no aeroporto e nos hotéis é só pedir para o mensageiro, que ele chama por telefone.)

Precisa carteira internacional de motorista?

Não.

Arena Gorda, Punta Cana

Qual é a melhor época?

O tempo é mais firme e a temperatura mais amena entre dezembro e abril. Em maio o clima começa a ficar mais úmido, as temperaturas sobem e as chuvas são mais freqüentes, por isso os preços caem.

E os furacões?

Podem ocorrer entre agosto e novembro (com exceção de Aruba, Curaçao e Cartagena; Barbados e San Andrés tampouco vêem furacões há muitos anos). A probabilidade de pegar um é mínima - e compensada pelos preços bastante em conta desta época. Saiba mais aqui.

O mar é bonito mesmo?

Todo o Caribe vendido no Brasil tem praias consistentemente mais bonitas do que as nossas, no quesito cor da água e transparência. A areia branca dessas ilhas é que dá a coloração azul-bebê característica da região. A transparência/cristalinidade varia de acordo com a época, com a quantidade de luz, com as condições atmosféricas, com o vento, com a ocorrência ou não de chuva nos dias anteriores, com a posição do sol, com a posição do observador. É muito difícil para um fotógrafo amador captar a transparência da água sem polarizador e sem paciência para encontrar o ângulo exato em que a cristalinidade é revelada. Não espere encontrar o tempo inteiro a água quase incolor vista de fotos aéreas. O mágico do mar do Caribe é o azul-bebê. Uma vez dentro d'água você sempre vai ficar encantado com a transparência e a visibilidade.

St.-Barth: Plage Gouverneur

Como é a temperatura da água?

Morna no meio do ano (mas menos morna que no Nordeste) e um pouquinho fria no fim do ano (mas menos fria que no Rio e em Santa Catarina).

Tem muitos passeios?

No seu hotel haverá guichês de agências locais com os catálogos. Quase tudo pode ser arranjado de um dia para o outro. Cancún, Playa del Carmen e Barbados têm os passeios mais diversificados. Fãs de arquitetura colonial vão curtir Havana, Cartagena e Curaçao. Para mergulhar os destinos top são San Andrés, Bonaire, Cozumel, Curaçao e St. Maarten.

Tem agito?

Cancún e sua vizinha descolada, Playa del Carmen, são imbatíveis neste quesito. A noite tem algum apelo para solteiros em Cartagena, Barbados e Curaçao.

É bom para ir com crianças?

O mar é propício para crianças em todo o Caribe oferecido no Brasil (evite apenas a parte de baixo da zona hoteleira de Cancún, que tem mar perigoso). Você encontra resorts superequipados em Punta Cana e na Riviera Maia (ao sul de Cancún). A hotelaria de Aruba também é bem preparada para satisfazer as expectativas de famílias brasileiras.

Mullet Bay, St. Maarten

É mais caro do que o Nordeste?

É. Não se iluda com os pacotes mais em conta -- normalmente são chamarizes e oferecem hotéis bastante inferiores aos que você escolheria no Nordeste. Na baixa temporada (maio a novembro) você vai encontrar preços bons até em ótimos hotéis, mas leve em consideração que é a época mais sujeita a chuvas, e que de agosto a novembro há risco de furacão -- o que leva os hotéis a baixarem violentamente os preços (coisa que o nosso Nordeste poderia fazer na nossa temporada de chuvas, entre maio e julho).

Gastos extras: conte em pagar pelo menos 3 dólares por cerveja long-neck ou refrigerante (a cerveja pode chegar a 5 dólares em alguns lugares). O preço das refeições, em todas os gêneros de restaurantes, do fast food aos mais sofisticados -- regula mais com São Paulo e Rio do que com o Nordeste. Com o agravante de que não dá para dividir pratos. Os lugares mais em conta são Cancún, Playa del Carmen & Riviera Maia e St. Maarten.

Os passeios também são bem carinhos -- você vai encontrar alguns de 40 dólares, mas a maioria começa em 60 dólares, e muitos custam de 100 dólares para cima.

O único lugar com preços comparáveis ao Nordeste é San Andrés.

Como são as compras?

O comércio nas ilhas é voltado para o turista americano. Por isso é especializado em tudo o que é altamente taxado nos Estados Unidos: jóias, relógios, cosméticos, perfumes e roupas de grife. O único lugar onde comprar eletrônicos é interessante é o Panamá; se a renovação do seu equipamento fizer parte do seu plano de viagem, programe uma paradinha na Cidade do Panamá na volta. Ou vá via Miami.

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

Janeiro | Fevereiro | Março

Abril | Maio | Junho

Julho | Agosto | Setembro

Outubro | Novembro | Dezembro

Praiômetro

Leia mais:

342 comentários

patricia cardozo

Olá! Sempre programei minhas férias para setembro e outubro, pois pegava baixa temporada aqui no Brasil e já está mais quente, a última viagem foi pra maragogi. Porém agora estou querendo ir para algum destino caribenho...qual o mês que combina baixa temporada (preços mais atrativos), sem risco de furacoes, e agua morna? estou começando a achar que outubro não será uma boa opção, posso marcar para outra data..o que sugere? somos 1 casal de 32 anos, sem filhos, gostamos de ficar mais de boa, sem muito agito! Punta ou Aruba? abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Os meses sem furacão e ainda na baixa temporada são maio e junho. Maio pode ser bastante chuvoso em Punta Cana, então neste mês Aruba é mais indicada.

Aruba = hotéis confortáveis e vida fora do hotel

Punta Cana = resorts completos e auto-suficientes

Phillipe
PhillipePermalinkResponder

Ola Patricia, tenho a mesma duvida, sempre preferi viajar aqui no Brasil durante setembro e outubro, por isso marquei meu casamento para 29 de setembro 2012, estou querendo passar minha lua de mel em punta cana no Barcelo Bavaro Palace Deluxe. Por isso perguntou ao Ricardo, o que as pessoas falam de outubro em Punta Cana, estou pesquisando na internet, mas poucos falam do tempo. Vou do dia 01/10 ate o dia 08/10. Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Philipe! Nesta época há risco de furacões. O tempo é úmido e você pode dar azar de pegar dias seguidos de chuva.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

irene
irenePermalinkResponder

Gostaria de saber para guadalupe, como é lá em Maio ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Irene! Este é o gráfico mês a mês de temperatura e chuvas em Guadalupe:

http://www.weather.com/outlook/travel/vacationplanner/wxclimatology/monthly/graph/MBXX0001

Maio não é dos meses mais chuvosos, e não há risco de furacões.

Rafaela
RafaelaPermalinkResponder

Vida...
Dá uma olhada....

Tania Varandas Pessôa

Olá, Penso em ir para St.Maarten em Abril, vi nestes comentários o melhor para compras, comprar Jóias valerá mesmo a pena? penso que talvez as pedras são mais vantajosas que o ouro, poderia dar alguma dica de onde comprar com segurança?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! Philipsburg tem uma grande concentração de lojas. São seguras.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Olá, li em seus comentarios que em St. Maarten, devido as outlets dos Estados Unidos, as compras de roupas diminiuram bastante, porem ainda é possível encontrar lojas que valem a pena?

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Você pode ir para lá via Estados Unidos. Assim fará compras nos Estados Unidos e não poderá aproveitar St. Maarten para relaxar e se divertir.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Pretendo ir para Ilha Margarita (Venezuela), Santa Marta, Barranquilla e Cartagena (Colômbia) e para Havana em julho do ano que vem. Nessa época o tempo é bom ou é chuvoso nesses lugares? Porque se for prefiro ir entao em janeiro ou fevereiro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! Julho não é época de chuva, não. Mas é uma viagem bastante complicada de organizar.

Nâo recomendamos Ilha Margarita, não é um Caribe que valha o deslocamento.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Obrigada pela resposta. Vou tirar Barranquilla da programação e estou pensando em trocar Ilha Margarita por Los Roques. Você acha que Los Roques é uma boa opção? E porque Ilha Margatita não vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! A Ilha Margarita não vale a pena porque o mar é como o que temos aqui no Brasil, e os hotéis não impressionam.

Leia sobre Los Roques aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/los-roques/

Juli
JuliPermalinkResponder

Olá!
Pretendo passar a lua de mel em algum lugar do Caribe, na última semana de junho. Apesar de ser lua de mel, nós gostaríamos de ir para algum lugar que não seja isolado. Gostamos muito de praia e conforto, mas também gostamos de andar à pé, sair para jantar e fazer algumas comprinhas. Qual o lugar mais indicado do Caribe para conciliarmos tudo isso?
Adoro o site de vocês e estou sempre dando uma olhadinha...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juli! Pense em Aruba (não precisa carro), Curaçao (precisa carro), Cancún ou Playa del Carmen.

juli
juliPermalinkResponder

Obrigada, vou dar uma olhada nestas opções!

Gaby
GabyPermalinkResponder

Não falo espanhou e arranho um inglês, mas querp muito ir pra PUNTA CANA em ABRIL... o que acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gaby! Não se preocupe, os brasileiros estão invadindo Punta Cana, não há dificuldade de comunicação.

Dani
DaniPermalinkResponder

Oi Ricardo e Bóia!
Meu casamento sera dia 03 de novembro e quero muito ir para o caribe na lua-de-mel. Sei que é época de chuva, mas qual destino será o menos provável de pegar dias de chuva? Seria Aruba mesmo? Será muito arriscado ir para Playa Del Carmen nesta época? O que vcs me indicam?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dani! Novembro não é uma época muito indicada para Aruba e Curaçao, porque está na época das chuvas (outubro-dezembro) e, se o ano estiver chuvoso, você pode ficar prejudicada. Na região de Cancún novembro é um mês intermediário: nem dos mais secos, nem dos mais chuvosos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/curacao-ricardo-freire

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá queria uma opinião: 1 casal de 32 anos,+ 1 casal novo,+ 2 irmãs de 35/40 anos, 1 filho de 14 e o irmão de 19 com a namorada de 19.
Queremos todos ir ao caribe por volta do dia 14/10/12 , ficar uma semana.
Que lugar ir? gostamos de vida mansa, balada e compras.
DE preferencia com tudo incluido, queria a dica de que lugar ir, e ficar longe dos furacões.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Use o pequeno guia para descobrir a sua ilha no Caribe:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques estão fora da rota de furacões.
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Cancún é mais bacana para quem procura balada e compras:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Tais
TaisPermalinkResponder

Oi Bóia!
Estou pensando em ir para Los Roques em novembro, mas posso postergar para dezembro. Que mes é menos chuvoso?
Já fui para San Andres e AMEIII... a infra estrutura de Los Roques é parecida com San Andres?
Só mais uma coisinha...só da pra ir de teco teco para los roques?
Tks razz

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tais! A estrutura de Los Roques é bem diferente da de San Andrés.

Leia tudo sobre Los Roques aqui:
https://www.viajenaviagem.com/americas/los-roques-ricardo-freire

Geovane
GeovanePermalinkResponder

Ola, gostaria de uma ajuda, vou casar em novembro/2012, e gostaria de passar a lua de mel no caribe, qual o lugar vc me sugere???? e qual hotel????? se vc tiver um outro lugar para sugerir, tambem aceitaria uma opiniao.... obrigado e parabens pelo site...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Geovane!

Sugiro que você comece por este post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Luca
LucaPermalinkResponder

Boia,
Dá para subir para o perguntódromo?
Qual a melhor moeda para levar à Cuba, euro ou dólar? Alguém esteve lá recentemente? Tenho ora uma, ora outra recomendação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luca! Este post do Cuba Junky resume a situação. No câmbio oficial, 1 dólar perde automaticamente 10% do valor. Melhor levar euros.

http://www.cuba-junky.com/cuba/currency.htm

De todo modo modo, coloquei a pergunta no Perguntódromo.

Diogo A.
Diogo A.PermalinkResponder

Bóia,

Já que você mencionou o Cuba Junky, tenho mais uma pergunta: você saberia me dizer se esse site é um canal confiável para fazer reservas em casas particulares?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diogo! Não sabemos. Verifique a reputação de empresas na internet colocando o nome no google junto com palavras como problemas, quejas, complaints, queixas, problems.

Sandro Cardoso

Luca,

estive em Cuba na páscoa passada. A melhor opção na época era o euro. Não só pelo câmbio, mas trocas em dólares eram taxadas com um outro imposto (ou uma taxa parecida).

OFS
OFSPermalinkResponder

Luca,

Estive lá em julho do ano passado. Definitivamente o Euro é a escolha. O dólar não só é sobretaxado como, para realizar eventuais pagamentos diretamente com moeda estrangeira (alguns hotéis aceitam o pagamento sem ser em CUCs), ocorre a sobretaxa somada a uma cotação péssima.

Luca
LucaPermalinkResponder

Obrigada!

silvana xavier

Olá preciso de uma dica, estou pensando passar o ano novo em Ponta Cana 2012 ,
um casal mais uma criança 3 ano.Vou pgar muito caro .Que dica vc da para ir com criança .

abç sil

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Descubra como escolher o seu resort em Punta Cana: https://www.viajenaviagem.com/2010/06/como-escolher-seu-resort-em-punta-cana/
A dica do Comandante é ficar na praia de Bávaro.

Jennifer Anne Coggan

Olá! Vou casar em dezembro e gostaria de passar a lua de mel no Caribe depois do Natal. Qual destino você me recomendaria? Obrigada.

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalinkResponder

Olá Ricardo!!

Sou apaixonada pelo seu site e já o acompanho há muitos anos. Já li sua reportagem sobre Caribe para iniciantes. Nunca fiz uma viagem internaciona. Me caso em 27/04/2013 e gostaria muito de passar minha lua de mel no Caribe, em especial Punta Cana, mas desanimei por conta das questões meteorológicas. Qual a sua sugestão para esta época? Pois estarei viajando bem no início de maio. Sou muito exigente com relação a cor da água, inclusive é por conta deste fator que sonho em ir ao Caribe... faço questão de ver esta água azul bebê. Em maio, com as chuvas, onde isto é possível? Fico aguardando suas dicas... Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Cláudia! Aqui quem responde é A Bóia. Maio é mês chuvoso em Punta Cana, mas o tempo está seco em Aruba, Curaçao e Cancún/Riviera Maia.

Ana Cláudia
Ana CláudiaPermalinkResponder

Obrigada pela dica Bóia! Estou gostando da idéia de Aruba...

Roberta Martins

Estive em final de 2007 e euro era a melhor opção, acredito que continue igual. Cartões de crédito nem pensar!

Thalita
ThalitaPermalinkResponder

Boa tarde! Ricardo, estamos programando uma viagem para Punta Cana em Junho/2012 e gostaríamos da sua opinião quanto a aproveitar que Punta Cana está relativamente perto de Cuba ou Curaçao ou Aruba e darmos uma passeada por um desses 3 destinos, você acha que vale a pena? Se sim, como vc recomenda o traslado de Punta Cana até um desses destinos?
Vamos ficar hospedados no Bavaro Princess em Punta Cana, vc chegou a visitar este hotel?
Muito obrigada e parabéns pelo blog!
Thalita

jessica
jessicaPermalinkResponder

boia, vou a Aruba em junho de lua de mel e estou pagando pacote para palm beach, voce acha que precisa de carro para conhecer as outras praias e quantos dolares em media preciso levar para fazer comprar e passeios?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Jessica! Você encontra todas as dicas de Aruba na página-guia da ilha:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/aruba-ricardo-freire/
Só não tratamos de gastos pessoais wink

Thalita
ThalitaPermalinkResponder

Olá Ricardo, tudo bem?
Eu e meu marido estamos pensando em passar nossas férias no Caribe. Já conhecemos Aruba e agora queremos explorar outra ilha... pensamos em Barbados ou Curaçao. Qual sua sugestão? Vamos viajar no final de maio, começo de junho.
Confesso que lendo sobre os dois destinos no seu site estou bastante empolgada com Curaçao, mas ainda não tenho plena certeza, porque quanto a Barbados não achei muitos posts ou informações.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizá-lo pelo site... é muito útil e gostoso de ler! Parabéns! =)

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Antes de decidir por Curaçao, decida se você quer alugar carro. Lá é uma ilha onde sem carro você não faz nada. Se não quiser alugar, é melhor trocar de ilha.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thalita! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire já foi três vezes a Curaçao e apenas uma a Barbados, por isso a diferença de número de posts.

Maria Passos
Maria PassosPermalinkResponder

Olá! Estou embarcando para Cancun na última semana de maio e queria uma dica sobre compras: melhor efetuar as compras com cartão de crédito, dólar ou a moeda local?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Todas as modalidades têm prós e contras.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/a-melhor-moeda-para-levar-para-o-exterior-seu-cartao-do-banco/

Joana Darque
Joana DarquePermalinkResponder

Olá pessoal, eu e meu esposo estamos planejando viajar em Setembro para Miami e de lá pegar um cruzeiro da Royal saindo da Flórida e seguir alguns destinos no Caribe. De acordo com as informações que li no blog, sei que é uma época de furacões e de chuva. Qual a opnião de vocês? Já fizeram algum roteiro deste tipo e nesta época? Caso negativo, qual o período melhor para fazer este roteiro? Outra coisa: Ao voltarmos queremos ficar uns dias em Miami e seguir para Nova York antes de voltar ao Brasil, se possível, nos envie dicas de entretenimentos e compras.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! Leia mais sobre os furacões no Caribe neste post e decida se vale ou não a pena arriscar wink https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Diana
DianaPermalinkResponder

Oi! Adorei o post. O carnaval em Cancun é movimentado? Estamos pensando em passar o de 2013 por lá, mas tenho medo de estar muito cheio (de brasileiros, de americanos, não sei)...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diana! A cidade é grande. O carnaval não é feriado no México nem nos Estados Unidos.

Viviane de Carvalho Pontes

Olá, Ricardo! Socorro, deixei de pagar mais barato no Melia em Punta Cana para ficar no Paradisus Punta Cana, e não vejo quase nada sobre este Paradisus no site, só sobre o Palma Real. Foi um bom negócio? É minha sonhada lua de mel, em junho próximo..

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviane! Aqui quem responde é a Bóia. O Ricardo Freire não visitou o Paradisus Punta Cana. O Paradisus é uma linha da Meliá superior ao Meliá. O Paradisus Palma Real por sua vez é superior ao Paradisus Punta Cana. Você encontra comentários no post de resenhas de leitores.

https://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-de-punta-cana-os-depoimentos-dos-leitores/

Deisiane
DeisianePermalinkResponder

Olá! Gostaria de parabenizá-los pelo site! Maravilhoso!!!
Bom, estou pensando em ir para St. Maarteen entre 28/06 e 06/07 e para Ounta Cana entre 10/08 a 24/08. São bons períodos ou devo pegar muita chuva??
Agradeço a atenção!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deisiane! Não é período chuvoso em nenhum dos dois lugares. Mas a partir de agosto pode haver furacões até novembro.

https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Pablo Rocha
Pablo RochaPermalinkResponder

Boa tarde! Estou pensando em passar minhas férias em Julho deste ano em Punta Cana com um amigo. Seria uma opção para solteiros além de Cancun?
Obrigado desde já!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Sinceramente, xará, não aconselho Punta Cana para solteiros. É um lugar onde há 75% de casais e 20% de família, sem grandes baladas fora ou dentro dos resorts. Nos passeios que fizemos, tinha um rapaz sozinho que mesmo deslumbrado com o cenário, enfatizou não voltar sem acompanhante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pablo! Punta Cana é muito ruim para avulsos. Leia sobre os destinos nos links indicados.

Aline
AlinePermalinkResponder

Gostaria de saber qual o melhor destino no Caribe para o mês de novembro.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Novembro não é uma boa época para ir ao Caribe. Onde há risco de furacão, pode passar um furacão. E onde não há, é a época de chuvas (Aruba, Curaçao, Los Roques). Nordeste é a nossa dica!

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olá A Bóia!
Estou programando minha viagem de Lua de Mel para Punta Cana, e as datas que tenho disponíveis são de Agosto a Dezembro.
Sei que neste período começa a temporada de furacões, por isso estou preocupada.
Dentro destes meses qual a melhor época, com menos riscos de chuvas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camila! A temporada de furacões vai até novembro.

Camila Numazawa

Olá, minha estava querendo fazer uma viagem para colombia em setembro aproximadamente uns 15 dias, seria bogota-cartagena-san andres, é uma boa época? Vcs colocariam algum outro lugar no roteiro?

seria
3dias Bogotá
5dias Cartagena
7dias San Andres

Camila Numazawa

É que eu já havia lido em outros lugares que a setembro é época de chuva e tenho medo de viajar em uma época ruim.

Camila Numazawa

Queria saber do custo beneficio, se a chuva é diária ou esporádica se ela acaba com as férias etc...

Clara
ClaraPermalinkResponder

Oi, gostaria de saber o que vocês indicam para se fazer em Guadalupe!Lá se aceita dolar???Qual seria a quantidade necessária para 1 semana?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clara! Não temos conteúdo organizado sobre Guadalupe.

Tente o New York Times e o Lonely Planet:

http://travel.nytimes.com/travel/guides/caribbean-and-bermuda/guadeloupe/overview.html

http://www.lonelyplanet.com/guadeloupe

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Olá, eu e meu namorado estamos pensando em ir para Punta Cana nos dias 16/08/12 ate 23/08/12. E se hospedar no Meliá Caribe Tropical.O que vc tem pra me dizer sobre ele? É um bom hotel? Vc acha q conseguiremos pegar um sol? Desde já, muito obrigado!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! Leia sobre Punta Cana, seus hotéis e tudo mais a partir desta página:

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/punta-cana-ricardo-freire

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá, meu casamento será 16/11, e estamos querendo San Andres ou San Maarten, qual vcs indicam? Sei que é uma época meio instável, mas como é o clima nessa época?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Vá a San Andrés se você mergulha. Leia mais sobre as duas ilhas nos links indicados.

Lissandra
LissandraPermalinkResponder

Gostaria de ir para Punta Cana em junho e quero saber como é o tempo nessa época do ano,chove muito?
E estou em dúvida se fico no Meliá ou club med,qual sua opinião?
Caso junho não seja um mês indicado qual outro mês(baixa temporada)que vc me aconselha.
Desde já,obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lissandra! Leia detalhes sobre Punta Cana na página indicada sobre Punta Cana.

https://www.viajenaviagem.com/americas/punta-cana-ricardo-freire

DECO
DECOPermalinkResponder

Olá

Estarei do dia 06 de agosto a 13 de agosto próximo nas Ilhas de San Andrés e Providencia no Caribe Colombiano.
É uma época boa pra pegar dias bem ensolarados?
Nessa época como está o agito nas Ilhas? Baixa Temporada?
Ilhas boas pra Mergulho?
Tem vida noturna com alguma badalação?
O custo dos passeios, deslocamento e alimentação são parecidos com o do Nordeste Brasleiro?
Tem como sacar em dólar americano ou utilizar cartões de créditos?

Agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deco! San Andrés é perfeito para quem mergulha. É alta temporada porque é época de férias escolares no hemisfério norte.

Não temos conteúdo próprio sobre San Andrés, mas você vai encontrar vários relatos a partir deste link:

https://www.viajenaviagem.com/category/san-andres

Acreditamos que não seja possível sacar dólares, mas você poderá fazer saques em moeda local habilitando seu cartão de banco para saques internacionais.

Meire
MeirePermalinkResponder

Olá!
Como fica a imigração nas Ilhas Virgens Americanas em um vôo indo de Miami por exemplo? Os vôos dos Estados Unidos para as Ilhas Virgens Americanas são considerados nacionais ou precisamos passar por novo controle de imigração? E o retorno aos EUA vindos das Ilhas Virgens Americanas exige novo controle da imigração?
Muito obrigada pela resposta!
Um grande abraço e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Meire! São vôos domésticos. Você faz a imigração em Miami e despacha as malas no guichê de despacho de malas para conexão.

artur
arturPermalinkResponder

ola vou para punta cana em setembro a partir do 15 para o hotel grande bhaia princepe bavaro keria saber se devo levar dolar ou euros e se tenho ke levar uma fixa para as tomadas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! O hotel é all inclusive, os passeios podem ser pagos em dólares ou euros, mas o dólar é mais corrente. As tomadas são do tipo americano, dois pinos chatos e um redondo.

Lux
LuxPermalinkResponder

Olá! Estou querendo ir para o Caribe após o Natal 2012, passando o ano novo. Somos um casal com um filho de 1 ano e meio. Qual a ilha mais adequada para ir com segurança e tranquilidade com uma criança pequena? Pensei em Aruba.No caso de Aruba, qual a região mais adequada (e mais em conta!) para se hospedar com criança? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lux! Aruba é ideal para ir com criança. Janeiro é alta temporada, não será barato. Querendo pechincha nesta época, pense em Punta Cana. Pegue um hotel em Bávaro propriamente dita. (Leia o nosso material.)

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá! Vou para Punta Cana em dezembro, e gostaria de saber se há bons passeios para pescaria em alto-mar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! É provável que sim, consulte o receptivo do seu hotel. Todos ficam muito felizes em Punta Cana em vender passeios, peça e aparecerá alguém para operar.

Ingrid
IngridPermalinkResponder

Olá,
Vou para Cartagena agora em outubro e estou em dúvidas de qual moeda levar. O que é melhor? Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! Veja as dicas do Ricardo Freire para despesas no exterior aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Ola...estou indo para Bocas del Toro no Panama em Dezembro....ja ouviu falar?? obrigado

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Ola....vou pra Bocas del Toro no panama em dezembro....ja ouviu falar??

Cesar
CesarPermalinkResponder

Olá .... Estou querendo ir para Punta Cana no carnaval com minha namorada e outros 2 casais. Nosso perfil: gostamos de agito, curtir uma boa praia , boa infra, boa comida e bebida! Hehehehehe... Qual Resort vc indicaria para nos?

Obrigado César

Sirlene
SirlenePermalinkResponder

Bom dia pessoal!
Vou para Punta Cana em dezembro, e na volta faço conexão no Panamá por 7 horas. Gostaria de saber se mesmo estando em conexão é permitido sair do aeroporto para dar uma chegadinha na cidade para umas comprinhas. Se for possível, alguém saberia me indicar onde ir, algum shopping ou algo que o valha, onde os preços sejam camaradas, não demande muito deslocamento e possa encontrar roupas e eletrônicos?

Brisa
BrisaPermalinkResponder

Ola, Gostaria de uma ajuda! É a primeira vez que estou indo para o Caribe. Pretendo ir no Carnaval com meu namorado e mais um casal solteiros. Estou na dúvida entre Cartagena e San Andrés, pois são lugares bem diferentes. Apesar de Cartegena ser um pouco mais badalada, San Andres é linda pela fotos que vi. Será que vou achar Cartagena também um lugar incrível?!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar