México sem visto: aonde ir

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Voladores de Papantla

Agora que não é preciso mais visto nem autorização eletrônica para viagens ao México (para permanências até 90 dias), o país ficou ainda mais atraente para os brasileiros. Precisando de idéias para montar um roteiro? Pois não, lá vai:

Riviera Maia, muito além de Cancún

Chichén-Itzá

Aquele paredão de prédios em forma de pirâmide à beira-mar é só uma pequeníssima parte do que o Caribe mexicano tem a oferecer. Cancún é uma base para visitar as ruínas maias de Chichén Itzá (uma das novas maravilhas do mundo) e Tulum, para mergulhos em cenotes (rios subterrâneos) e para ecoparques temáticos que misturam Brotas com Orlando. E Cancún nem é o lugar mais bem situado para explorar a região.

Playa del Carmen

Playa del Carmen (na foto acima), a Búzios da Riviera Maia, 70 km ao sul de Cancún, está mais próxima de tudo (menos de Chichén Itzá) e é construída em escala humana; dá para ir caminhando tanto para a praia quanto para a noite. Tulum, 120 km ao sul de Cancún, tem uma vocação zen. E espalhados pela Riviera estão todos os resorts de grandes redes all-inclusive (como Iberostar, Grand Palladium e Gran Bahía Príncipe), normalmente situados em praias mais tranquilas e ainda mais bonitas que a de Cancún. Para ter um gostinho do México colonial, aproveite a ida a Chichén Itzá para visitar (ou pernoitar) em Valladolid ou Mérida.

Cidade do México: demore-se nela

Santuário de Guadalupe, nos arredores da Cidade do México

Não pense na capital como uma escala rápida. A Cidade do México não é grande só no tamanho; há muito o que ver. Inicie sua visita pelo Museu Nacional de Antropologia: é um dos melhores do mundo, e prepara você para entender tudo o que verá no país. No segundo dia vá às pirâmides de Teotihuacán; pegue um passeio combinado com um pit-stop na Basilica da Virgem de Guadalupe (mais interessante pelo folclore do que pela história ou arquitetura). Um terceiro dia deve ser dedicado ao casal mais famoso das artes mexicanas: visite a o Museu-Estúdio de Diego Rivera, e depois siga para o lindo bairro de Coyoacán para ver o Museu Frida Kahlo, que funciona na casa da artista. Dentre os programas superturisticões, vá ver os mariachis à noite na Plaza Garibaldi, passeie pelos canais de Xochimilco e assista a uma luta livre. A noite descolada fica no bairro de La Condesa, o equivalente local ao Palermo Soho de Buenos Aires.

Circuito da Prata ao norte

San Miguel de Allende

Um rosário de cidades que tiveram seu apogeu no ciclo mexicano da prata pode ser encontrado ao norte da capital. A mais simpática das cidades da prata é Guanajuato, a 373 km, hoje uma colônia de estudantes (seria a Ouro Preto deles). A mais sofisticada é San Miguel de Allende (275 km da capital) , que se tornou um ímã de americanos – uma espécie de nova Santa Fé, desta vez em autêntico território mexicano. Indo a qualquer uma das duas, não deixe de passar por Querétaro (a 220 km do DF), famosa por suas portas artisticamente esculpidas. Se não quiser voltar à capital, termine o giro em Guadalajara (a 270 km de Guanajuato).

Cidades mestiças ao sul

OaxacaOaxaca


O México mais indígena é melhor apreciado ao sul da Cidade do México. Puebla, a 150 km, é o berço do maior tesouro da culinária mexicana, o “mole poblano”, molho que leva chocolate e especiarias entre seus ingredientes, e que acompanha perfeitamente qualquer ave. Oaxaca (diga: Oarraca), 370 km adiante, é a cidade em que a arte indígena atingiu seu nível mais alto; aproveite para visitar as ruínas zacatecas do Monte Albán. A pequenina San Cristóbal de las Casas, em Chiapas, a 600 km de Oaxaca, tem o casario mais singelo e um turismo mais alternativo. Funciona como base para visitar as ruínas maias de Palenque, as mais impressionantes do México, por serem as únicas em meio à selva.

E a costa do Pacífico?

Puerto Escondido

O litoral oeste mexicano é pontilhado por praias belíssimas – mas, com exceção de pequenas baías aqui e ali, não tem aquele mar azul-bebê hipnotizante da costa caribenha. Mesmo tendo experimentado nos últimos anos um pequeno revival, Acapulco fica melhor nas reprises da Sessão da Tarde. Puerto Escondido, ao sul, é uma meca de surfistas; mas se você não surfa, há pouco o que fazer. As novas estrelas da costa do Pacífico estão mais o norte. Puerto Vallarta, onde Elizabeth Burton e Richard Burton começaram sua longa novela da vida real, tornou-se o principal destino GLS do México. E na Baixa Califórnia, Los Cabos desponta como uma versão mais sofisticada de Cancún, voltada para os americanos que estão longe do Caribe.

Ônibus: simplesmente um luxo

México de bumba

Não se deixe deter pela malha aérea doméstica limitada. Os ônibus do México permite que se viaje com muito conforto. Basta escolher as categorias “lujo” e “ejecutivo”, e você viajará em ônibus novos, impecavelmente mantidos, com serviço de bordo e bancos com reclinação de primeira classe de avião (ótimo para viagens noturnas). Evite, no entanto, as rotas que são feitas só por ônibus “primeira clase” – são ônibus de quinta categoria, que levam passageiros até de pé. Para viajar bem, compre viagens ao sul da Cidade do México em ado.com.mx, e ao norte em etn.com.mx.

O hype: hotéis Habita

Hotel Condesa DF, Cidade do México

Se puder, tente se hospedar num dos hotéis do grupo Habita, que faz uma hotelaria-design bastante charmosa. Na Cidade do México, tente ficar no Condesa DF (na foto), no coração de La Condesa; em Playa del Carmen, considere o Deseo e o Básico; e se passar por Puebla, reserve o La Purificadora.

Originalmente publicado na minha página Turista Profissional, que sai toda terça-feira no suplemento Viagem & Aventura do Estadão.

Bar em San Miguel de Allende

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

296 comentários

douglas
douglasPermalinkResponder

No texto fala da necessidade de visto eletrônico (sae), esta necessidade continua? Há necessidade da bendita vacina?
Agradeço a informação

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Douglas! Nâo precisa mais não. Obrigado por avisar, tínhamos esquecido de atualizar!

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Olá eu e minha estamos nos programando para realizar uma viagem para o Mexico em Março 2014. Não temos visto americano...e gostaríamos de ir para Cancún.
Pergunta: Sugestões de quanto dias e roteiro da viagem...saindo de São Paulo - SP. Qual companhia aérea e se tem escala ou voo direto?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Não é mais preciso visto. A rota mais reta para Cancún é pela Copa, com conexão na Cidade do Panamá.

Carol Borges
Carol BorgesPermalinkResponder

Existe alguma matéria no site sobre Los Cabos? Estou pesquisando e não encontrei nada. Ou alguma blog parceiro que fale sobre a região. Estou pensando em ir em janeiro com a minha mãe, é uma época recomendad? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Pra pegar praia lá fora é mais interessante ir para o Caribe smile Los Cabos tem mar agitado e as águas não são claras.

SOLANGE
SOLANGEPermalinkResponder

Afinal ,precisa-se do SAE ou não ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Não precisa mais não.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

E tem algo de passaporte válido por 6 meses, é verdade? Quer dizer que o passaporte deve valer mais de 6 meses ou que tenha sido emitido há no mínimo 6 meses? Gostaria deste esclarecimento. Então, basta o passaporte válido?

Maira Lima
Maira LimaPermalinkResponder

Oi!!!
Em Março irei para o México com meu marido e minha filha de 04 anos... Riviera Maya já está no roteiro, mas estamos pensando em passar alguns dias na Cidade do Mexico e na costa pacifica... Alguma recomendação sobre Cabo San lucas e Zihuantanejo?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! Infelizmente não temos conteúdo sobre essas regiões. O ideal é escolher uma região de praia apenas. Se você fosse gringa e viesse para o Brasil, você planejaria uma viagem com Fernando de Noronha e Florianópolis? Ou escolheria um deles e se dedicaria a outros lugares que oferecessem outras atrações?

christiano butke

ricardo

tenho 12 horas para ficar em cidade do mexico , vc me recomenda o bus tour ?

sera que ele passa pelas piramedes e museus ? grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Christiano! Combine um tour com um taxista no aeroporto.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá,

Comprei uma passagem pra Cidade do México em maio do ano quem vem, e vou ficar um total de 12 dias. Queria incluir mais algum destino e estou na dúvida entre Playa del Carmen ou Oaxaca.
Estou tendendo mais a passar 5 dias em Playa del Carmen por achar que tem mais opções de passeio diferentes próximos. É possível (e vale a pena) ir até Mérida (melhor que Valladolid?) e Tulum? Não sou daquelas que passam 5 dias estiradas na areia ao sol, queria conhecer a maior parte de facetas do México nesses dias.
Oaxaca me foi indicada por uma amiga que adora artesanato e me interessou por parecer ter um ar bem "típico" do Méximo, mas 5 dias me parecem muito, talvez poderia combinar com Puebla? Tenho medo de perder uma parte essencial do México se eu não for, e nçao devo voltar cedo.
Dúvidas, dúvidas, dúvidas... HELP?

Juliana
JulianaPermalinkResponder

PS: rola ir até Chichen Itza partindo de Playa del Carmen? Ou depois de Teotihuacan chega de ruínas (fica tudo igual?) Também tem as de Tulum, certo? Qual vale mais a pena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Se não se interessa por praia, faça Oaxaca e San Cristóbal de las Casas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Todas valem a pena. Se você quer um passeio mais diverso, faça o roteiro que indiquei na outra resposta.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se o México é um país caro. Pois vou viajar, mais estou a pensar sobre México, Chile e Argentina... Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! É um país relativamente em conta.

Izabel
IzabelPermalinkResponder

Pessoal,
Irei para o México com meu marido em dezembro desse ano ( de 20/12 a 05/01 já desconsiderados os dias de chegada e saída). Nossa ideía é visitar especialmente os sítios arqueológicos e finalizar a viagem na praia, passando o réveillon por lá.
Eu pensei em visitar as seguintes cidades: cidade do México, oaxaca (monte alban), San Cristóbal (Palenque), Mérida ou Valladoid (Chichen Itza) e Tulum (já estive lá em uma oportunidade então seria uma passagem mais rápida) e terminar a viagem com uma semana em Playa del Carmem.
Já pesquisei os voos internos entre essas cidades (tendo em vista que as distâncias são grandes) mas ficamos com receio de fazer tudo por conta própria em razão dos problemas de segurança. Alguém teria algum serviço de receptivo para indicar em Oaxaca, San Cristóbal ou Mérida? Só gostaria de ter uma segurança quanto à transfer do aeroporto e transporte para os sítios arqueológicos. A partir de Mérida pensei em alugar carro e seguir até Playa pois, ao que tenho conhecimento, essa região já é bem mais turística.
Como costumamos viajar de forma independente não queria fazer um pacotão para a viagem toda. Alguém teria alguma sugestão para viabilizar esse roteiro ou indicação de serviços que façam tour privativos nessas cidades?
Muitíssimo obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabel! Infelizmente não temos agências de receptivo a indicar.

Veja se acha alguma coisa neste post:
http://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/

Iza
IzaPermalinkResponder

Obrigada Bóia!! Não achei lá, mas vou continuar procurando e caso ache algo legal volto aqui p/ compartilhar ! Abs

Natalie Soares

Izabel,

Uma dica bacana para quem pensa em viajar pelo interior do México é comprar a última edição do Guia Lonely Planet México em inglês. Ele ajuda um bocado na hora de resolver essas questões de logística entre uma cidadezinha e outra. Conseguimos fazer tudo de ônibus e por conta própria wink

Você já reservou os hotéis? Eles podem te indicar algum profissional legal, segui a indicação do nosso hotel em Cusco e conseguimos um guia bem bacana para a região.

Na Cidade do México você consegue ir até Teotihuacan por conta própria e ainda reservar um tour guiado grátis oferecido pelo próprio setor de arqueologia wink

http://sundaycooks.com/2013/09/09/como-ir-a-teotihuacan-por-conta-propria/

http://sundaycooks.com/2013/07/22/teotihuacan-um-tesouro-perdido/

Eu não tenho nenhuma indicação de agência local e receptivo nessas outras cidades, mas se conseguir alguma informação, também posto por aqui wink

Boa viagem!

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Obrigada Natalie!! Estou vendo as passagens de ônibus e provavelmente vou optar por organizar os passeios com a ajuda dos hotéis.
Você achou tranquilo viajar de ônibus? Eu estou pesquisando no site da ADO que o Riq recomendou no post mas não consigo identificar quando os ônibus são Lujo ou ejecutivo, você sabe onde consigo ver isso?

Natalie Soares

Isabel,

É bem sossegado viajar de ônibus pelo México. Só tome os mesmos cuidados que você tomaria numa viagem de ônibus pelo Brasil wink Fomos para Teotihuacan e Tula de ônibus e foi tudo bem tranquilo.

Quanto a ADO, fiz uma simulação no site de uma viagem saindo da rodoviária México Norte para Oaxaca Oax e o sistema me retornou várias tarifas nas categorias ADO, ADO GL, OCC e ADO Platinum.

Segundo o Lonely Planet, as categorias ADO GL e Ado Platinum são as melhores, seguidas pela ADO e OCC. A mais simples é a categoria Cuenca que nem apareceu nessa busca.

Boa viagem e divirta-se bastante smile

Jussara
JussaraPermalinkResponder

Izabel,
Em Oaxaca é possível ir a Monte Alban por conta própria, tem ônibus que leva e traz de uma em uma hora. Mas é como a Natalie disse, nos hotéis você pode pegar informação, e eles geralmente oferecem passeios. Não deixe de conhecer o centro histórico e de provar a excelente culinária de Oaxaca.
Eu fui de Oaxaca a Puebla de ônibus, foi tranquilo. O ejecutivo agora se chama "GL", e você consegue ver na última coluna, onde está escrito "marca". Eu fui na classe "ADO" (ônibus de viagem comum) e voltei de "GL", e o "GL" vale muito a pena, principalmente em viagens mais longas. Tem menos poltronas, oferece um pequeno lanche antes de entrar, as poltronas reclinam muito, a qualidade da tela e do som para ver filmes é melhor.
Se você for fazer o roteiro que escreveu em seu primeiro comentário, me parece melhor ir primeiro a San Cristóbal, e de lá subir para Oaxaca. De Oaxaca à Cidade do México é longe para ir de ônibus, eu preferi voar. Depois da Cidade do México, você pode ir a Playa, e de lá a Tulum. Se for visitar Chichén Itzá a melhor base é Cancún.

Lucy
LucyPermalinkResponder

bom dia...farei um intercambio cultural por 6 meses no mexico, porem estou com muitas duvidas com relacao a escolha de uma cidade, moradia/hospedagem barata....minha universidade nao arcar a com todos os custos, por isso gostaria de dicas do que e viavel...e para permanencia de 6 meses, qual a exigencia (liberacao do visto nao eh apenas para permanencia de ate 90 dias???)pode me ajudar??

obg...
aguardo...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucy! Nosso site é de turismo. Para intercâmbio, o melhor é consultar uma agência ou fórum especializado.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá!! Gostaria de saber se vale a pena ir da Cidade do México até Cancun de ônibus...os preços aéreos estão impraticáveis! E as cias mais em conta têm limite de bagagem...tento simular uma compra no site da ADO mas não retorna resultados...alguém sabe quanto tempo de viagem dá de bus e qual o preço médio?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! São 25 horas de viagem. Você deveria ter comprado a passagem até Cancún. Quando estão incluídos na passagem internacional, os trechos internos ficam mais baratos.

Roberval da Silva

Olá,

Vou para cancun em março, estamos em 2 casais e ficaremos hospedados 5 dias na riviera maia e 2 dias em cancun, seria interessante alugar um carro? preciso do PID para dirigir no méxico?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberval! Um carro dará toda a flexibilidade. Não é preciso PID.

Leia sobre a região:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Graciene
GracienePermalinkResponder

Olá,
estamos indo para cancun no proximo mes gostaria de saber qual meio de transporte mais viável do aeroporto até o royal park hotel e o custo por pessoa? melhor levar dolar do Brasil? desde ja agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Graciene!

Leia sobre Cancún, incluindo transporte:

http://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Luciana Anele
Luciana AnelePermalinkResponder

Oi, vou para San Miguel Allende e Guanajuato com uma amiga por 2 dias.
Minha duvida: onde dormir?
Qual a diferenca entre a noite das duas cidades?
Dicas de pousadas ou hoteis...

Luciana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! San Miguel é um pouco mais sofisticada, Guanajuato mais animada.

Dê uma olhadinha nos hotéis na faixa de preço que você procura no nosso parceiro Booking.

solange
solangePermalinkResponder

Eu e meu esposo estamos planejando uma viagem para cancun em maio.Precisamos de visto?e quanto á vacina,onde tomar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Cancún está no México, e, portanto, também não requer visto. wink Não são exigidas vacinas.

Aline B.
Aline B.PermalinkResponder

Olá, Bóia!
Aproveitei uma promoção e comprei passagem ida e volta para a Cidade do México, de domingo a domingo.
Você recomenda dividir este tempo com outra cidade? Dá tempo de conhecer outra cidade bacana? Ou devo me hospedar só na Cidade do México mesmo pelo tempo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! A Cidade do México rende facilmene 5 dias de intensa exploração. Escolha uma cidade colonial próxima para passar dois dias (como SAn Miguel de Allende, por exemplo) ou vá a Oaxaca por 3 dias.

Leia mais sobre a Cidade do México:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/5-programas-duplos-na-cidade-do-mexico/

Aline B.
Aline B.PermalinkResponder

Obrigada!!! smile

Marcelo Scocate

Vamos à cidade do Mexico por 3 dias em novembro para o feriado de finados, que imaginamos ser interessante lá, esticando mais uma semana em Playa del Carmen depois disso.
Minha pergunta é: vale a pena alugar um carro para facilitar os transfers in&out,as visitas a Teotihuacan, basilica de Guadalupe e Xochimilco ou seria melhor usar taxis ?
Grato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Use táxis e excursões.

Maria Aparecida Calixto

Olá Ricardo.

Eu, e mais duas amigas pretendemos viajar para o México ano que vem. Decidimos isso hoje e já queremos nos programar. Pensamos em outubro, mas li a respeito dos ciclones.

Queríamos as praias e Sítios arquelógicos. Seria possível fazer essa associação em 13 dias? Qual o destino possível para as praias mais legais (calmas) e os Sítios Arqueológicos mais significantes ? Quanto a época do ano, qual a melhor para irmos?

Não conhecemos nada do México. Daí não termos a menor ideia sobre as possibilidades.

Sempre que estou dirigindo, na hora do seu programa na BandNews, presto a maior atenção. Acho suas dicas super legais. Gosto tanto que vim lhe pedir socorro!!! rs

É isso então...

Um grande abraço

Maria

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Aparecida! Quem responde é A Bóia.

Leia sobre furacões:
http://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Outubro é a época mais chuvosa para Cancún:
http://www.viajenaviagem.com/destino/cancun/quando-ir-cancun

A região de Cancún tem praias e sítios arqueológicos.

marlon
marlonPermalinkResponder

Ola Ricardo!
Adorei as dicas e sugestões de passeios. Comprei passagem para Cidade do México de 01 a 09/09 e queria incluir Acapulco no roteiro, que pensei em ir nos primeiros dias (passar 02 e 03/09 e voltando 03 a noite), os demais sugere que sejam na cidade do mexico mesmo ou vale a pena incluir mais alguma cidade?
Abraço! e parabéns pelo site

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marlon! Acapulco não vale a viagem, não. Veja no post acima dicas de cidades próximas ao DF que são mais bacanas de visitar.

DAVI ALDEMIR BALBUENA

mucho gusto

Paulo
PauloPermalinkResponder

Por que México ou Cidade do México não estão aparecendo na lista de destinos Américas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Não cabem todos os destinos na aba lá de cima! mrgreen Clicando em "Veja todos os destinos Américas" você encontra a lista completa. Cidade do México está lá!

Paulo
PauloPermalinkResponder

Alo Boia. Exatamente esta é minha observação! Não consta Cidade do Mexico ou Mexico no "Veja todos os destinos da América". Verfique!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Procure com cuidado que você vai achar Cidade do México. Está na coluna do meio. wink
http://www.viajenaviagem.com/destinos/america/

Camila
CamilaPermalinkResponder

Estou planejando uma viagem à Cidade do México em no feriado de finados, você tem alguma indicação de festivais, festas ou locais que participam das comemorações?

cecilia amorim

Ola estou indo com uma amiga final de Outrubro para cidade do Mexico. Qual e' um bom bairro para escolher hotel? Pensei no centro historico, mas tenho medo de ser muito vazio/deserto a noite. o que acham? Obrigada Cecilia

simone
simonePermalinkResponder

Ola vou ficar na cidade do mexico 22 dias gostaria de saber quais as praias melhores de conhecer e cidades vizinhas. E se e possível fazer um passeio as Bahamas

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Simone! Use as dicas do post acima! wink

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Olá! Eu gostaria de algumas dicas de Los Cabos, seria um bom lugar pra ir com Maridão e filha de 12 anos? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andrea! Infelizmente não temos conteúdo sobre Los Cabos.

Dê uma olhadinha no New York Times:
http://www.nytimes.com/travel/guides/north-america/mexico/baja-california/cabo-san-lucas/overview.html

Natércia Rodriguês Afonso Santy

Bom dia A Bóia, eu sou africana vivo em Fortaleza e gostaria de saber se posso viajar de onibus de São Paulo ao Mexico?
E se vou precisar de visto ou algum tipo de documentação como sou estrangeira.

Natércia Rodriguês Afonso Santy

Eu pretendo ir para Baja California

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natércia! Recomendamos entrar em contato com o consulado do seu país de origem para se informar sobre vistos para o México e Estados Unidos.

nubia
nubiaPermalinkResponder

Tem como ir de onibus ao invés de avião. Se sim quanto tempo demora?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nubia! Ir para onde no México?

nubia
nubiaPermalinkResponder

Sim para cancum....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nubia! São 25 horas de ônibus desde a Cidade do México. Não vale a pena.

IURI SABADINI TONETO

olá boia, boa noite,
gostaria de passar minha lua de mel em Cancun, eu e minha noiva temos passaporte brasileiro, mais não temos visto para EUA, e não temos interesse de tirar ( não por agora ), vejo que muitas cias aéreas tem conexão pra cidades dos EUA e li que mesmo numa conexão precisaria de visto certo ?.. mais caso eu ache uma cia que faça conexão pela cidade do México ou panamá, eu precisaria de mais algo a não ser passaporte?.. preciso me preocupar com algo a mais?.. se possível me responda por e-mail.. boa noite obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Iuri! Nâo respondemos por email. Para ir pelos Estados Unidos é preciso visto americano. Para ir pelo Panamá, só passaporte.

Rodrigo Baptista

Caro Ricardo,
Eu, minha esposa e amigos estamos planejando uma viajem de mais ou menos 10 a 14 dias pelo México, em um período que englobasse o Dia dos mortos, com visitas á região de Cancun, Cidade do Mexico e possivelmente Guadalajara. Qual a sua dica? Quantos dias deveriamos dedicar a cada um desses lugares? É melhor - financeiramente falando - chega por Cancun e voltar ao Brasil pela capital? Obrigado. Curto seu blog e seu quadro na bandnews.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Quem responde é A Bóia. A solução mais racional é ir pela Copa, chegando por Cancún e voltando por Guadalajara. Pense em 4 a 5 dias para a Cidade do México, 4 a 7 dias para Cancún e região. Procure visitar uma ou duas cidades no circuito da Prata entre o DF e Guadalajara; fique duas noites na(s) cidade(s) escolhida(s).

Rodrigo Baptista

Muito Obrigado A Bóia!

Tadeu Cardoso
Tadeu CardosoPermalinkResponder

Ficarei do dia 16 a 20/4/2015 em Cancun para depois ir para Cozumel de 20 a 28/4/2015. Nos dias de 16 a 20/4 gostaria de ir para uma cidade próxima a Cancun, porém, com esltilo diferente de Cancun e Cozumel ou seja mais histórica e mais refrescante ( temperatura media menor) . Qual cidade vc me aconselharia???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tadeu! Para encontrar difeenças térmicas numa mesma latitude, você tem que subir à montanha. Não há montanhas próximas. Valladolid e Mérida são cidades coloniais próximas a Cancún e a Chichén-Itzá. Playa del Carmen e Tulum são praias com perfil diferente de Cancún.

http://www.viajenaviagem.com/destino/cancun

jose turella junior

estamos indo para o mexico em abril/2015, e a intenção era ir a cancun, alugar um carro e rodar aquela região depois subir para a cidade do mexico, rodar por la, sempre indo aos lugares turisticos, e depois retornar à Cancun e voltarmos ao brasil. Mas pelo google aqui só encontro estradas pequenas e muitas vezes de terra ligando Cancun a cidade do mexico, inclusive fala se em pedagiada, é isso mesmo, não existe uma auto estrada ligando esses 1600 kms? Os ônibus para esses lugares são bons? Enfim goastaria de mais dicas de o que se ver no mexico.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose! Ir e voltar de carro de Cancún à Cidade do México não vale a pena. Se quiser, alugue em carro para fazer os passeios nos arredores de Cancún. No post acima você encontra opções de viagem com mais cara de "road trip", mas que também podem ser feitas de ônibus numa boa.

RENATA BARRETO

Olá smile
Bóia, eu tenho uma dúvida simples (até li todos os posts mas ainda há dúvidas).
Meu grupo de amigos, 8 pessoas, quer ir a Cidade do México e Cancun no final do ano.
As passagens para Cancún custa mais que o dobro se formos para Cidade do México.
Você acha viável, descer na Cidade do México, pegar ônibus ou avião para Cancún, e de Cancún voltar para Cidade do México???

Ainda não assimilei esta ideia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Ainda está muito cedo para comprar passagens para o fim do ano. Você deve estar pesquisando errado. Pesquise em http://www.kayak.com.br selecionando "várias cidades".

Da Cidade do México a Cancún são 25 horas de ônibus.

Cleiton Medeiros

Olá, quais as cidades mais recomendadas para quem quer conhecer a tradição da "Festa dos Mortos" no México? Agradeço, desde já, a resposta.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleiton! Veja esta matéria:
http://geo-mexico.com/?p=10122

ana
anaPermalinkResponder

Boa tarde.
Estou indo para CAncun no final do ano, porem meu passaporte estara a 5 meses de vencer. Voce acha que posso ter problemas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Você tem cinco meses para renovar seu passaporte. Por que viver cinco meses com essa dúvida?

ana
anaPermalinkResponder

Realmente... Mas é que estou em Toronto e sairei daq p la. E aqui custa muito caro p fazer o passaporte. Queria evitar mais este gasto.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Então pergunte para a cia. aérea que vai decidir se você embarca ou não; ou consiga alguma declaração oficial do consulado mexicano. Só não ache que um blog no Brasil pode te garantir o que pode acontecer nessas circunstâncias. Use o bom senso.

Gleicy
GleicyPermalinkResponder

Compensa ir de Cidade do Mexido a Cancun de ônibus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gleici! São 25 horas de viagem.

Ana Govatto
Ana GovattoPermalinkResponder

Olá! Puerto Villarta é um bom destino para solteiros com mais de 50 anos ou as atrações são mais voltadas para casais e famílias? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Nunca fomos a Puerto Vallarta. Sabemos que é uma cidade gay-friendly, o que indica que deve ter alguma vida noturna smile

Encontrei isso na internet, de repente ajuda:

https://foursquare.com/top-places/puerto-vallarta/best-places-good-for-singles

Silvan Silva
Silvan SilvaPermalinkResponder

Bom dia, estou querendo ir para o México no periodo da festa dos mortos, ela acontece realmente no dia 2 de Novembro??

Queria algumas opções de roteiro de cidades antigas e de lugares legais para visitar.

E aqui você fala sobre não precisar de passaporte , como seria isso??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvan! Precisa de passaporte. Não precisa de visto.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2016/02/dia-de-los-muertos-no-mexico-dicas

CESAR
CESARPermalinkResponder

Olá, poderia me ajudar com uma dúvida, pretendo viajar pelo México de ônibus, varias cidades pelo interior de ônibus. A pergunta é se aceitam cartão de crédito internacional? .não queria velar dinheiro para as passagens. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cesar! Aceitam sim. Você pode comprar online inclusive.

JOAO BATISTA GUIMARAES

Olá Ricardo, Parabéns pelo site, magnifico.

Ricardo, estou organizando uma viagem para o Réveillon, saindo do Brasil dia 26/12 e retornando 03/01. Quero ficar uns 3 dias na cidade do México, e depois estou indeciso entre Cancun e Acapulco. O que você me sugere, uma vez que tanto eu como minha esposa gostamos de lugares mais calmos, quero curtir um bom descanso. Que moeda é mais vantajoso usar?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João Batista! Quem responde é A Bóia. Leve dólares para o México e/ou use cartão de crédito e/ou cartão pré-pago. Não compre pesos no Brasil. Nâo leve reais para o México. Os arredores de Cancún tem praias ótimas e calmas, como Playa del Carmen e Tulum. Acapulco está decadente e não vale a viagem desde o Brasil.

thiago kimio
thiago kimioPermalinkResponder

Bom dia. Estava planejando ir em novembro para o México. Entretanto devido aos terremotos ocorridos em setembro li que a região de Oaxaca e Chiapas foi bem afetada..... Vocês acreditas que essas duas regiões são preponderantes numa viagem para o México (Pensando numa rota Cidade do México > Região Sul > Cancun). Obrigado e parabéns pelo site... É a minha primeira e principal referência quando planejo as minhas viagens

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Acompanhe a situação entrando em foruns do TripAdvisor dos destinos que você visitaria. O estado de Oaxaca foi o que sofreu mais com o terremoto, mas não tem havido menções à cidade de Oaxaca no noticiário, só a vilarejos menores. San Cristóbal de las Casas e o litoral (Puerto Escondido, Huatulco) não saíram em nenhuma matéria que eu tenha lido.

Thiago Kimio Kurashima

Muito Obrigado pelos esclarecimentos.... Já me deu um "norte" para eu procurar mais informações e assim que tiver compartilharei com todos.......

Dhyana
DhyanaPermalinkResponder

Ola! Comprei a passagem p Cidade do México antes do terremoto de 19 de setembro. E agora estou meio perdida. Será seguro se hospedar lá? Consultei meu programa de hotéis (RCI) e disseram que transferiram todos os hóspedes p Acapulco, cidade mais próxima do DF. Indormaram que os hotéis estão interditados. O que acham? Será que vale à pena chegar e sair do DF e ficar hospedado em Acapulco? Terei custos altos p alterar as passagens p outro local. O que devo fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dhyana! São cidades a 5 horas de distância uma da outra. É inviável fazer bate-voltas.

Dhyana
DhyanaPermalinkResponder

Obrigada pelo esclarecimento. Onde me indica p hospedagem? Minhas passagens sao p Cidade do México. Será que existe risco de desabamento ficar hospedado por lá. Ou poderia ficar em outro local próximo? Onde recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dhyana! A grande maioria dos prédios na cidade ficou intacta. O risco de desabamento está a associado a novos terremotos, que são imprevisíveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar