Cuba de carro e sem praia, no Arquivo de Viagens

Cuba 2011. Fotos: Luisa, Arquivo de Viagens

Há muitos anos li numa antologia de textos de viagem o relato de um cronista americano da Newsweek que alugou um carro em Cuba para viajar com a mulher, que falava espanhol.

Ao parar na estrada para pedir uma informação, instantaneamente seu carro foi tomado por três caroneiros. Passado o susto, não demorou nem cinco minutos para ele entender que tranportar cubanos pra cima e pra baixo — com o serviço de intérprete da própria esposa — enriqueceria muito a sua viagem. Fiquei fascinado e me prometi que um dia faria a mesma coisa.

Pois a Luisa, do excelente Arquivo de Viagens, acaba de fazer uma viagem parecida. Ela e o marido alugaram um carro e se embrenharam por Cuba de oeste a leste. Deram carona, hospedaram-se em casas particulares, ficaram em hotéis estatais, se meteram em cidadezinhas que só aparecem no mapa dos viajantes mais intrépidos.

A viagem está rendendo um rosário de posts interessantíssimos, que detalham tanto o planejamento quanto o resultado na vida real; os perrengues, os macetes, as alegrias.

Eu estava esperando a série acabar para fazer um post-índice e facilitar a consulta, mas acho que o melhor mesmo é ler tudo.

Entre na página da categoria Cuba, role até o final e clique em “Posts anteriores”. Daí comece lendo do último e termine no primeiro. É espetacular!

Não sei onde eu deixei a matéria do cara da Newsweek, mas o passo a passo da Luisa tá muito mais útil 😀

Leia:

Luisa de carro em Cuba, no Arquivo de Viagens

Todas de Cuba no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

26 comentários

Os links dessa página não estão mais funcionando.

    Olá, SAmantha! Muitos blogs desta época não estão mais publicados, infelizmente. É um conteúdo externo, não temos controle sobre ele.

Ola!

Tou de viagem no Mexico e me vou a cuba em mais ou menos um mes.
Gostaria de saber se e possivel contactar alguma casa de familia com antecedencia, para saber quanto cobram e para fornecer um endereco de recepcao no pais – que imagino que me pecam no aeroporto.
Ainda, se possivel, creem ser possivel estipular uma media de gasto diario em Cuba?

Agradeco desde j’a a atencao!

J.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito