Montreal: como aproveitar a cidade subterrânea

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Montreal subterrânea

A gente caminhava pela rua Sainte-Cathérine, a "Rua Augusta" de Montreal, quando o temporal que estava ameaçando resolveu desabar. Era hora do almoço e resolvemos nos refugiar num dos muitos shoppings da parte oeste da rua (neste quesito, a Sainte-Cathérine se parece mais com a Orchard Road de Cingapura: é um shopping do lado do outro).

Seguimos a sinalização para a praça de alimentação e escolhemos um lugar para comer (é incrível: os fast foods são étnicos. Tem fast food thai, vietnamita, indiano, mexicano, libanês, chinês, japonês, québecois -- mas fomos num fast food de salada, mesmo). Ao sairmos da praça, me dei conta: estávamos na cidade subterrânea de Montreal.

Como se sabe, Montreal tem a maior rede do planeta de passagens construídas sob a terra. São mais de 30 km de túneis e galerias que tornam a cidade mais habitável durante o inverno praticamente ártico do Canadá. Mas também são uma mão na roda nos outros... ahn... dois ou três meses do ano grin

Prosseguimos pela galeria subterrânea e então vi que, ali na região da Sainte-Cathérine, aquilo nada mais era que a interligação entre os pisos subterrâneos dos vários shoppings. Pense em algo confuso! A travessia não se dá em linha reta, mas com os vaivéns típicos da arquitetura de shopping. Conseguimos atravessar uns três e escapulimos para superfície. Felizmente a chuva tinha terminado (e o sol estava brilhando).

Só no dia seguinte é que eu fui entender o funcionamento da Montreal subterrânea. Consultando um mapinha para me localizar na cidade, achei o acessório fundamental para caminhar debaixo da terra: o diagrama oficial da RÉSO, a rede de passagens subterrâneas de Montreal.

Montreal subterrânea

Funciona como um mapinha de metrô. Os quadradinhos (as "estações" da rede de galerias) correspondem a shopping centers, edifícios e estações (de metrô ou trem) cujos subterrâneos são usados como passagem.

Montreal subterrânea

Para não se perder, basta manter um olho no mapa e outro na sinalização aérea: sempre tem uma setinha indicando a direção do próximo quadradinho do diagrama.

Montreal subterrâneaMontreal subterrânea

Todo o percurso é feito em ambiente fechado, mas nem todas as galerias são subterrâneas. Da Gare Central à estação McGill do metrô, por exemplo, chega um momento em que você sobe por uma escada rolante e atravessa um complexo comercial pelo térreo, mesmo.

Para ter acesso à rede, basta entrar em qualquer porta com o sinal RÉSO.

Montreal subterrânea

Vale a pena dar uma descidinha para constatar a grandiosidade da obra ou para se proteger das intempéries. Mas não espere ver nada demais: é como andar por um shopping center que não acaba nunca.

Leia mais:

27 comentários

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Que prático e monótono ao mesmo tempo!

Natalie
NataliePermalinkResponder

Em Chicago também existe esse tipo de caminho subterrâneo, mas ele é bem menor do que esse. É prático e muito utilizado pelo moradores da região.

Virginia Lucia

Estive em Montreal no século passado (93) e fiquei encantada com a cidade subterrânea, achei ótima idéia. Ter lanchonetes, lan houses, comércio farto, se eu não me engano tinha até cinema, para que todo mundo possa aproveitar mesmo com um inverno horroroso na superfície é o máximo!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Houston também tem um sistema parecido, embora menor. Essencial para driblar o calor e umidade de maio-outubro.

Márcio Cabral de Moura

Só nunca diga a um montrealense que lá há uma cidade subterrânea. Eles, não sei porque, odeiam esse nome. Dizem que nãe é uma cidade, que são apenas lojas etc. etc. etc.

E não só lojas ficam nesses subterrâneos. Muitos prédios (inclusive o do consulado brasileiro em Montreal) tem acesso tanto pela "cidade subterrânea", quanto pela rua.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Que legal !
Toronto tb tem e é bem legal( são 27 km no total )
http://www.toronto.ca/path/
No inverno é indispensável sad

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Realmente fora do inverno deve ser meio sem graça. Mas te digo que nas duas vezes que estive lá, e as duas em pleno inverno (com bastante neve), a cidade subterrânea foi uma mão na roda. Podia sair do hotel, ir a um restaurante, lojas, etc, e até mesmo ao cinema sem ter que por o nariz para fora. Melhor, sem ter que carregar toneladas de casacos.

Antonia
AntoniaPermalinkResponder

A RÉSO de Montréal e a PATH de Toronto realmente não são nada mais do que interligações entre prédios e shoppings. Mas são ÓTIMAS para fugir do frio no inverno!!! Em Montréal até economizei no taxi, indo para a estação de trem pela RÉSO. Por ali, tudo fica perto e fácil de andar com mala de rodinhas.

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Só deem uma olhada nos horários de fechamento! A gente não viu nada em Toronto, porque as lojas do PATH estavam todas fechadas na segunda-feira (salvo engano). Aí são só uns corredores mal encarados e meio mal iluminados, com algumas vitrines... Super sem graça. Voltamos rapidamente pra superfície. sad

Patrícia B. Maia

Fui em 2000 e adorei Montreal! Achei o máximo a "cidade subterrânea".

Andrea Bisaggio

Nossa
Estou indo em julho e estava procurando dicas sobre o Canadá. Este post veio na hora certa!!

Vanessa Correa

Ola pessoal...ouvi dizer que existem lugares em Montreal que funcionam a noite toda, estou indo pra la passar este final de semana (13 de maio de 2011). Vcs sabem algo sobre isso?
Obrigadissima!
Vanessa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! No Canadá as pessoas costumam jantar cedo e a cozinha dos restaurantes dificilmente fica aberta depois das 22h, 22h30.

Veja esta lista de restaurantes que abrem até tarde do UrbanSpoon:
http://www.urbanspoon.com/t/67/8/Montreal/Late-Night-restaurants

Bianca Picucci

Pessoal,
Pretendo fazer uam viagem de um mes em maio de 2012 para o Canadá e gostaria de sugestões sobre quantos dias ficar em cada local. Já li todos os posts do blog, comprei guias, mas nada me sugere. Essa vai pra quem já foi/morou: No período de 1 mes, quanto dias ficar em toronto, montreal, quebec, mont tremblant, ottawa, vancouver, jasper e banff? Algum sugestão a mais ou a menos a incluir neste roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! Sua pergunta foi para o Perguntódromo. Certifique-se de ter lido todos os comentários destes posts (desde a primeira página de comentários de cada um):

https://www.viajenaviagem.com/2007/07/canada-pro-fabio/comment-page-1/#comments

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/canada-de-oeste-a-leste-o-balanco-da-dani-s/

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Ola Bianca,
Fiz um roteiro de 14 dias pelo leste do Canada que inclui todas as cidades que mencionou e mais uma coisinha e outra que pode te ajudar: http://mikix.com/?p=1234 (leia també os comentários).
Quanto a outra costa... acho que Banff (3-4 dias), Jasper (2), Vancouver (3-4) e Victoria (2-3).
Vamos nos falando!
Abs

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Ah... esqueci de comentar... essa semana o #ChatDeViagem vai ser sobre o Canadá, eu vou fazer uma apresentação e o pessoal vai estar lá para dar uma força... http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/chat-de-viagem/
Abs

nelma
nelmaPermalinkResponder

Bianca, estive no Canadá em maio deste ano, na British columbia e alberta. Tambem fiquei na dúvida sobre onde ir, e em que ordem. Acabei estudando os roteiros das agencias de viagem e acredite ou não, me ajudaram bastante a formar o meu próprio roteiro, de carro. Fizemos uma viagem ótima, saindo de Vancouver para Banff, Lake Louise, Jasper, Whistler, Victoria. Levamos 10 dias, indo com calma e parando onde dava vontade. O único senão é que os lagos ainda estavam congelados. Mesmo assim, foi uma linda viagem!

Renata Runge
Renata RungePermalinkResponder

Ola Bianca

Moro no Canada desde 2002 e conheco bem todas as cidades que vc citou. Minha sugestao e:
toronto ( 3 dias)
Acrescentaria Niagara Falls e Niagara-on-the-lake ( vinicolas)( 3 dias)
montreal ( 3 dias),
quebec ( 2 dias )
mont tremblant ( 2 dias)
ottawa ( 3 dias)
vancouver ( 3 dias)
Acrescentaria Victoria ( 3 dias)e Whistler ( 2 dias)e talvez Tofino ( praia, dependendo do clima)
jasper ( 2 dias)e banff ( 5 dias - da pra fazer muitos bate-e-voltas tendo Banff como base)
Certamente, a parte mais linda do Canada sao as Montanhas Rochosas / costa oeste.
Qualquer duvida, e so perguntar

Johnny Matos
Johnny MatosPermalinkResponder

Olá Renata, como vai?
Me ajuda com uma dúvida?
Estou pensando em passar 01 semana em Tremblant em fev/2012, para andar de snowboard, minha dúvida é como é a neve de Tremblant, li em algum lugar que neva bem pouco e que a neve na montanha não é fofa, que na verdade é bem dura (quase gelo!!!) Você já esteve lá no inverno? Pode me dizer como pegou a neve?
Obrigado

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Bianca,

Você vai se apaixonar pelo Canadá... o país é incrível, os canadenses são um dos povos mais bacanas que já conheci e as cidades são maravilhosas!
Só conheço a costa Leste e acho que o roteiro que fiz foi perfeito: três dias em Toronto, dois entre Niagara Falls e Niagara on the Lake, quatro em Montreal (dá para fazer em três, ficamos um dia a mais porque fomos ver a corrida de F1) um ou dois em ottawa e dois em quebec.

- Em NF, um dia é suficiente. Faça tudo de dia e durma lá, pois as cataratas de noite são lindas, ficam super iluminadas. Passeie à noite um pouco pela Clifton Hill, uma rua cheia de atrações turísticas meio estranhas para brasileiros, mas com hard rock, planet hollywood e uma roda gigante. Pegue na internet antes de ir vouchers para desconto das atrações e no dia seguinte, vá para NOTL. Procure antes na internet as vinícolas que você quer visitar e não deixe de fazer os tours e tomar um icewine, é muito bom! Eu recomendo a Innisklin wines, que adorei, mas dá para ver umas três em um dia e ainda passear pelo centrinho, que é uma graça. A volta para toronto leva uma hora, dá para voltar e dormir lá!
- Em Toronto, também vale procurar os vouchers, às vezes você consegue desconto das atrações. O museu ROM é imperdível e a CN Tower também. Em frente dela tme uma atração que pouca gente conhece: dá para visitar a cervejaria Steam Whistle Brewery e fazer uma degustação. É cheio de jovens, tanto trabalhando ali como visitando, é bem bacana! vale a pena.
E se você quiser comer algo diferente e barato, procure o restaurante PHO HUNG (tem um em frente ao ROM e outro na Spadina). A comida é vietnamita deliciosa e muito barata. Vive muito cheio de locais. Os sanduíches e frutos do mar no mercado St. Lawrence também são ótimos!
- Em Montreal, a cidade inteira é uma delícia, é surpreendente. No começo da noite, passeie pela região do Plateau Mont Royal, é super animado e tem vários restaurantes e bares bacanas. Nós jantamos no Au Pied de Cochon, que vive cheio por ter sido recomendado pelo Anthony Bourdain no programa No Reservations. Se quiser ir lá, reserve antes, vale a pena para quem curte foie gras, carne de porco e frutos do mar bem feitos, num ambiente bem bacana. Não deixe de comer um sanduiche de carne no Schwarts, é uma instituição de montreal.
- Em Ottawa, a visita interna do Parlamento é bem dispensável... a única coisa bonita é a biblioteca, então se quiser aproveitar a cidade, veja só por fora, que é lindo e vá para os barzinhos do centro, são lindos! E à noite, minha dica é o Sweetgrass Aboriginal bistro, que é frequentado por locais apenas e foi uma recomendação da dona do B& B que fiquei. Aliás, se quiser recomendação de B&B em montreal e ottawa, me escreve! Em Montreal fiquei num apartamento incrível, com serviço de café e tudo, pertinnho da St. Catherine.
- Em Quebec, fique bem no centrinho, pois tudo dá para ir a pé. Visite a J.A Moisan Epicier, que dizem ser a primeira loja tipo delicatessen da América do norte e a loja de chocolates deliciosa em frente dela.
E na hora de jantar, vá para fora dos limites da cidade antiga, para uma rua que tem vários restaurantes e bares, que além de serem muito melhores, são muito mais modernos. Perto d cidade, estão as quedas de montmorency e a basílica de santa ana, que são ambas muito bonitas.

ana
anaPermalinkResponder

oi Bianca, qual tua dica de estadia em Montreal? abs

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Pessoal, muito obrigada pelas dicas!! já registrei tudo!!!! Agora tenho uma boa base pra decidir!!

Debora Albuquerque

Marceeeeela do céu! Você "abriu" os meus sonhos...rsrs...vi e senti cada um dos lugares que citou em seu comentário! Caso possa me passar as dicas do B & B nas cidades de seu roteiro, ficarei muito agradecida! Abraços e obrigada!

Rejane
RejanePermalinkResponder

Que curioso!

silvana rached elias

Ola gostaria de fazer uma viagem saindo dia 19/12 ate 17/01/2015 passando as festas de final de ano em Toronto CN tour no reviollom e gostaria de receber sugestões ,grata sil

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvana! Todas as nossas dicas de Toronto estão agrupadas aqui - https://www.viajenaviagem.com/destino/toronto

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar