Dobrei a esquina para entrar na Main Street de Disneyland -- a original, da Califórnia, inaugurada em 1955 -- e... na hora me lembrei de alguém que escreveu aqui (acho que foi a Adri Lima) que tinha achado o castelo californiano da Cinderela da Disneyland bem mais acanhado do que o da Disney World, de Orlando (aberta em 1971).
Eu sei, é uma das coisas mais patéticas que podem sobressaltar um viajante -- se decepcionar com o tamanho de um castelo da Cinderela, seja lá onde esteja -- mas devo admitir que eu não pude evitar o muxoxo.
Vamos comparar: abaixo, a residência californiana da Cinderela...o castelo da Disney da Califórnia...
... e aqui, a casa que ela ganhou de titio Walt na Flórida para a sua aposentadoria. o da Disney World.
Os trips explicam o que o blogueiro não se deu ao trabalho de checar: o castelo da Disneyland é da Bela Adormecida. Os castelos das Disneylands de Paris e Tóquio tambémsão. Só o da Disney World é que da Cinderela.
Passada a decepção inicial, porém, devo admitir (#2) que acabei me afeiçoando ao castelito original. O rosinha leva mais jeito de conto de fadas; e no geral o castelo não tenta enganar você: é um castelinho de parque de diversões. (Já o da Flórida parece quase de verdade; lá a decepção é descobrir que não dá para entrar.)
Se bem que, entre os castelos da Cinderela, eu ainda fico com o que * dizem * ter sido a inspiração de titio Walt para desenhar o da Flórida: Neuschwannstein, na Baviera.
Agora: quando chega a hora dos efeitos especiais (e este aí de baixo foi o show de fogos "Wishes" que vi na noite de sexta aqui na Califórnia), não dá pra competir com o pessoal daqui...
A Mobility é a locadora oficial desta viagem.
Leia também:
Passo a passo: como ir de Munique ao castelo de Neuschwanstein
Vem cá: sou só eu que gostei mais da Universal do que da Disney?
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
30 comentários