5 bate-voltas desde Madri: Toledo, Segóvia, Ávila, Aranjuez e Córdoba

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Segóvia, Espanha

Quantos dias se deve ficar em Madri? Seja lá qual for a sua resposta, é pouco. Para quem se demora um bocadinho mais, Madri pode ser a capital do bate-volta. Poucas cidades na Europa oferecem tantos passeios grandiosos nos seus arredores. A chegada do trem de alta velocidade deixou alguns deles ainda mais perto.

A estratégia dos bate-voltas tem ainda um benefício adicional: permite prolongar por mais tempo o grande prazer que é sair à noite em Madri. Você descansa no trem da volta e já chega pronto para o tapeo na capital.

View Bate-voltas desde Madrid in a larger map

Toledo, Espanha

Toledo

Até 1642, Toledo foi a cidade mais tolerante da península ibérica: em nenhuma outra parte houve uma convivência tão harmônica entre cristãos, mouros e judeus. Não se limite, portanto, a visitar a Catedral -- perca-se nas ruelas medievais, mas não saia sem achar o Museu Sefaradi,  na Sinagoga del Tránsito, e as ruínas da Mesquita do Cristo da Luz (pegue um mapa no posto de informações turísticas na Praça Zocodover). Quando, em meio às suas caminhadas, você passar por um rio, saiba que se trata do mesmo Tejo de Lisboa -- ainda com seu nome espanhol, o Tajo.

Como chegar: os trens rápidos (AVE) a Toledo saem da estação Atocha e cumprem o trajeto em apenas meia hora. A estação de Toledo fica fora da cidade; logo à direita, na calçada, você vai encontrar um ponto de ônibus onde passam as linhas 61, 62 e 63, que levam à cidade murada. Desça na segunda parada, que é justamente na Praça Zocodover, onde você já pode pegar o seu mapinha no posto de informações turísticas. Ao comprar a passagem de ida (no site da Renfe), já compre a da volta; os trens do fim da tarde lotam logo, e voltando de ônibus leva-se o dobro do tempo. Chegue o mais cedo possível para pegar a cidade com poucos turistas.

Segóvia, Espanha

Segóvia

Outra cidade eclética: onde mais você veria um aqueduto romano, uma catedral gótica e um palacete árabe a poucos minutos um do outro? Segóvia proporciona um passeio bem diferente do que você fez a Toledo: aqui as praças se impõem às vielas, e os mirantes oferecem belas fotos panorâmicas. Você terá a companhia de bem menos turistas; Segóvia não é tão popular quanto Toledo. Vá de manhã, para arrematar a visita da maneira mais típica possível: com um conchinillo, o porquinho de leite assado que é a especialidade local.

Como chegar: atenção -- o trem rápido para Segóvia sai da estação Chamartín (o que sai de Atocha é o "cercanias", que continua lento). A viagem é feita em meia hora; você desce na estação Segovia Guiomar, que fica fora da cidade, e é ligada ao centro histórico por um ônibus que acompanha os horários do trem.

Aranjuez, Espanha. Foto: Spain.info

Aranjuez

Em Aranjuez encontra-se o equivalente espanhol de Versalhes: um suntuoso palácio nas cercanias da capital, com jardins fabulosos -- ambos abertos à visitação de terça a domingo. Os jardins são cortados por um canal retirado ao rio Tejo e abrigam uma coleção de embarcações reais.

Como chegar: os trens ("cercanias") partem da estação Atocha a todo momento e alcançam Aranjuez em pouco mais de 30 minutos. A maneira mais pitoresca de visitar Aranjuez, no entanto, é embarcando no Tren de la Fresa ("Trem do Morango"), uma maria-fumaça histórica que faz o trajeto Madri-Aranjuez nos fins de semana de abril, maio, junho, setembro e outubro. O passeio sai às 10h do Museo del Ferrocarril ("Museu dos Trilhos"), no Paseo Delicias, e está de volta às 19h15. Informe-se mais aqui.

Ávila, Espanha. Foto: Spain.info

Ávila

Muitas cidades medievais são muradas, mas há poucas cujas muralhas são tão belas e bem-conservadas quanto as de Ávila. Os dois quilômetros de muros protegem um patrimônio invejável de praças, igrejas, palácios e até casas renascentistas. Se você já experimentou o cochinillo em Segóvia (Ávila também é famosa pelo prato), experimente aqui o chuletón de ternera -- bisteca de vitelo.

Como chegar: Os trens a Ávila saem da estação Chamartín e chegam em 1h30 ao destino. A estação possui guarda-volumes, o que torna possível fazer de Ávila também um pit-stop na ida ou na volta a Salamanca (que está 1h20 adiante).

Córdoba, Espanha. Foto: Spain.info

Córdoba

Eis um bate-volta que só mesmo as linhas ferroviárias de altíssima velocidade poderiam tornar possível. Graças ao trem AVE, você pode ter um gostinho da Andaluzia rodando apenas 1h45 desde Madri. Seis horas em Córdoba devem ser suficientes para uma visita superficial -- que inclui, obviamente, a Mesquita, um dos principais monumentos da Espanha (e hoje funcionando como a Catedral de Córdoba).

Como chegar: os trens saem de Atocha e levam 1h45 até Córdoba. O passeio fica ainda melhor aproveitado como um pit-stop na ida ou na volta de Sevilha, que está 45 minutos adiante. A estação de trem não dispõe de guarda-volumes -- mas a estação de ônibus, que fica nos fundos, oferece maleiro.

Leia mais:

304 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ricardo
RicardoPermalink

Comprando a passagem pelo site com antecedência, é possível alterar a data? Ou seja, aconteceu algum imprevisto, como chuva, não posso remarcar a passagem para o dia seguinte, mesmo indo até a estação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Em geral você pode mudar para o dia seguinte a sua passagem, desde que pague uma taxa para isso. Alguns bilhetes, porém, podem ter restrições. Informe-se no site da Renfe: http://www.renfe.com/viajeros/larga_distancia/servicios/cambios_anulaciones.html

Daniela
DanielaPermalink

Oi ricardoboa noite!
Estou indo dia 24/04/2014 para barcelona. Retorno ao Brasil dia 03/04/2014. Estou perdida ,pois não conheço a espanha. Quais lugares devo visitar que são imperdiveis. Gostaria de ficar em barcelona uns 3 dias e depois vou pra onde? Me falaram que toledo e lindo! Que roteiro vc me sugere. Abraço. Daniela

Claudia
ClaudiaPermalink

Boa tarde, estamos indo pra Espanha em 11/05 e retornamos dia 22/05. Queriamos incluir nessa viagem portugal e espanha. Estamos indo com nosso filho de um ano, a sugestao que nos deram foi viajar de carro para ficar melhor pra ele. Só que parece tão pouco tempo pra tanta coisa ... alguma sugestao de lugares que conseguiriamos ir de carro e que valerá a pena?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Um bebê deixará a viagem mais lenta.

Sugiro seguir os roteiros de 9 dias:

http://www.viajenaviagem.com/2012/03/roteiro-9-dias-europa/

Não vale a pena percorrer a península de carro não; as grandes cidades precisam de muitos pernoites para serem vistas propriamente.

Larissa
LarissaPermalink

Oi Claudia, fui com uma criança de 5 anos há 1 ano. Só alugamos um carro entre Porto e Lisboa, no restante usamos trem e avião. Detesto perrengue ( rsrs)!
Nosso intinerario foi o seguinte: Porto 2dias e meio com uma visita de carro a Guimarães, de carro de Porto a Lisboa com parada em Fatima e Obidos, Lisboa 4 dias com uma visita a Sintra( único lugar que meu filho se cansou e ficou irritado).
Pegamos um voo de Lisboa a Barcelona onde ficamos 3 dias e de lá a Madrid de trem onde recomendo fortemente um bate-volta até Toledo de trem.
Espero ter ajudado!

Helena
HelenaPermalink

Oi Ricardo,
Estou indo para Madri e vou ficar 3 noites e gostaria de fazer bate e volta nas cidades vizinhas como Toledo, cordoba etc e depois quero ir de trem para Barcelona onde ficarei por 3 dias e se possivel fazer bate e volta nos arredores. Queria que voce me indicasse que tipo de bilhete devo adquirir bem como saber se o retorno conta tambem como uma nova viagem. Poderia de ajudar...??? Abraços
PS a viagem sera no final de junho/2014

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helena! Quem responde é A Bóia.

Compre as passagens entre Madri e Barcelona o quanto antes em http://www.renfe.com .

3 dias é pouco tempo em ambas as cidades. Só faça bate-voltas se der as cidades por vistas.

Moisés
MoisésPermalink

Oi Bóia

Estou querendo tirar 3 semanas de férias em setembro e ir para a Espanha. Não conheço muito sobre o país, mas pelas dicas do site deu para montar um roteiro. O que você acha de incluir Valência como bate e volta de Madrid? Leva 1:35h com o trem bala. Queria apenas conhecer as obras do Calatrava.

Estava pensando em fazer assim a minha viagem. O que vc acha?

1. MADRID
2. MADRID
3. MADRID
4. MADRID
5. MADRID - TOLEDO
6. MADRID - SEGÓVIA
7. MADRID - AVILA
8. MADRID - EL ESCORIAL
9. MADRID - VALENCIA (BATE E VOLTA 1:35)
10. SEVILHA - CORDOBA
11. SEVILHA
12. SEVILHA
13. JEREZ DE LA FRONTERA E CADIZ - CARRO
14. RONDA - CARRO
15. GRANADA
16. GRANADA
17. BARCELONA
18. BARCELONA
19. BARCELONA
20. BARCELONA - MONTSERRAT
21. BARCELONA - SITGES

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Moisés! O bate-volta a Valencia nunca tinha ocorrido ao Ricardo Freire. Se o interesse é só ver a Cidade das Ciências, cabe.

Rafael N
Rafael NPermalink

Dicas deste que foi para Segóvia, fazendo um bate-volta de Madri:

Saindo da estação de trem, há duas linhas de onibus (11 e 12 se nao me engano) que vão para o Centro Histórico da cidade. Qualquer onibus serve e a passagem é baratinha.

Há um posto de informações turísticas ao lado do aqueduto, que abre umas 10 horas da manhã. Entre lá, pegue seu mapinha e converse um pouco com os simpáticos guias que trabalham lá.

Como o posto de informações abre somente as 10, não há porque sair cedo de Madri, nem correr pra pegar onibus. Do centro de Madri até chegar em Segóvia, não transcorreu nem 1 hora. Mais uns 15 minutos de onibus. Nós chegamos muito cedo lá e encontramos tudo fechado, vazio e sem um mapa para nos guiar.

Uma manhã e tarde na cidade sao mais que suficientes.

Rafael N