quando ir a madri verao

Guia de Madri

Quando ir a Madri

Madri recebe os visitantes com um clima bastante favorável a passear. Chove pouco, neva pouco, e se for para escolher uma época a evitar, seria mesmo só o alto verão, pelo calor extremo.

Em julho e em agosto, os termômetros marcam temperaturas tão altas quanto no verão do Brasil. Esse também é o período em que os europeus tiram férias: Madri se enche de turistas e se esvazia de madrilenhos.

O Réveillon é um dos mais animados (ou menos desanimados) da Europa. E entre o final de junho e o início de julho, a cidade ferve com a parada e as festas do Orgullo LGBT.

Quando ir a Madri: Clima

quando ir a madri

Inverno

Não é comum nevar no inverno em Madri. Mas faz um fio respeitável: entre dezembro e fevereiro, a temperatura varia de 1°C a 12°C, com médias entre 6°C e 7°C. Os dias são menos melancólicos do que em outras capitais europeias, com o pôr do sol acontecendo por volta das 18h. O mês mais frio é janeiro.

Primavera

Março e abril têm médias entre 10°C e 12°C. Maio é uma delícia em Madri, com mínimas na casa dos 10°C e máximas de até 23°C.

Acompanhando o resto da União Europeia, o horário de ‘verão’ na Espanha começa na última semana de março.

Verão

O verão em Madri não chega a ser escaldante quanto na Andaluzia, mas é muito quente, até para os nossos parâmetros. Nos últimos anos, têm sido registradas temperaturas de até 40°C em alguns dias. Agosto é o mês a evitar.

Outono

Em setembro ainda faz um calorzinho, com máximas de 26°C. Outubro tem as temperaturas mais agradáveis da estação, com uma média de 14°C. E já dá para sentir o inverno se aproximando em novembro, que tem temperaturas na casa dos 9°C.

O horário de ‘verão’ termina em outubro, na última semana do mês.

Que roupa levar para Madri?

madri parque del retiro

No verão, leve roupas leves e frescas, como usaria no nosso verão brasileiro. Madri vai estar tão quente quanto.

Na primavera ou no outono, você vai precisar de um casaco mais quentinho à noite. Ao longo do dia, calça jeans, camiseta e um cardigan já devem dar conta do frio.

No inverno, adicione a isso um casaco estilo ‘bonequinho Michelin’ (daqueles impermeáveis, com revestimento de penas). Luvas e gorro completam o kit. Roupa térmica talvez só faça volume na bagagem, mas é bom levar, de todo jeito.

Quando ir a Madri: Julho x Janeiro?

O inverno em Madri não é tão rigoroso, mas as temperaturas mais baixas de janeiro vão fazer você querer passar menos tempo ao ar livre. A vantagem é que as atrações vão estar menos cheias do que no verão. Vá em janeiro se quiser estender a viagem até Sevilha, que é impraticável no verão.

Em julho, os dias mais longos vão levar você a curtir mais os parques e as ruas, mas na companhia de mais turistas. Nos primeiros dias do mês, a cidade vai estar ainda no clima do Orgullo LGBT. Vá em julho se o plano for visitar Barcelona na mesma viagem, que combina mais com o clima de calor do que de frio.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

10 comentários

Oi!
Vamos fazer uma viagem para Barcelona, pamplona, san sebastian e madrid…
Setembro ou outubro? As médias de chuva de outubro me assustaram um pouco!
Grato! Muita paz e sucesso!

Muito boa essa nova publicação, tudo bem atualizado. Mas estou planejando a viagem da nossa família para Europa agora no fim do ano, porém não encontro informações sobre o Réveillon em Madri. Onde descobrir essa informação poderosa? O que funciona? Poderia me ajudar?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.