Golden Pass Line, parte 1: de Montreux a Interlaken

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Golden Pass Line

Pronto. Vamos pegar o primeiro trem panorâmico desta viagem. Prometo que ao fim da série você e eu estaremos formados e pós-graduados no assunto.

A primeira surpresa que a gente tem quando começa a estudar os trens na Suíça é que grande parte das rotas panorâmicas funcionam como rotas regulares, usadas no dia a dia pelos suíços. Sempre que a rota panorâmica ligar duas cidades ou vilarejos, será servida principalmente por trens regionais convencionais. Alguns horários oferecerão vagões vips com janelas maiores na primeira classe (e talvez exijam reserva compulsória) ou até mesmo trens inteiros voltados exclusivamente para turistas (como acontece com o Glacier Express e o Bernina Express). Mas a regra básica é: se unir duas cidades onde more gente, haverá muitos horários convencionais, em que você pode comprar passagem na bilheteria ou subir com o seu Swiss Pass sem reserva prévia.

(Já quando um trem leva de um vilarejo a uma estação de esqui, então a coisa muda de figura; todos esses trens requerem suplemento. Vou falar de alguns deles em breve.)

Golden Pass Line

Voltemos, pois, à Golden Pass Line. Trata-se do nome fantasia de uma rota que envolve três ferrovias distintas. O primeiro trecho vai de Montreux a Zweisimmen; ali é feita uma baldeação para o trem que leva a Interlaken Ost. Em Interlaken os turistas costumam descer para passar alguns dias e explorar a região. Mas querendo, dá para pegar o trem seguinte a Lucerna, onde termina a linha. (O sentido oposto, claro, também funciona. Mais uma vez, não se apresse -- no final do périplo suíço eu vou dar sugestões de itinerário, seja paciente...).

Golden Pass Classic

Pois bem. A rota pode ser feita em quase trinta horários todos os dias. Para quem quer os vagões especiais da Golden Line, porém, há oito trens diários. Em dois desses horários -- às 8h47 e às 13h45 -- a Golden Line usa vagões Pullmann, que pertenceram à Orient-Express. Nesses horários o trem ganha a denominação Golden Line Classic.

Golden Pass Line - trem ClassicGolden Pass Line - trem ClassicGolden Pass Line - trem Classic

Recomendo muito que você tome o Classic. Por um motivo: o trem já vale a viagem. Caso faça tempo feio e o panorama não se revele lá tão panorâmico, você se diverte com o interior.

Foi o que aconteceu na minha vez. O dia estava chuvoso (podia ser pior; pelo menos não havia neblina) e a paisagem, digamos, não se apresentou em todo o seu esplendor. (Nos percursos seguintes, porém, São Pedro se recuperaria com brilho.)

Mapa do percurso (gentilmente surrupiado da Deutsche Bahn)

O trajeto entre Montreux e Interlaken é cumprido em três horas. O contraste entre as duas pontas é tão interessante quanto a vista que você pode encontrar pelo caminho: do balneário à montanha. Na França, seria como incluir Nice e Chamonix na mesma viagem.

Montreux vista do alto

O trem começa a subir logo ao partir de Montreux. Dá para ver a cidade lá do alto da montanha (e alguns vinhedos também).

Golden Pass Line - trem Classic

La Suisse; die Schweiz; la Svizzera

Logo que o trem se estabiliza numa altitude mais elevada, você se vê rodeado pela Suíça dos clichês. Montanhas, pastos que parecem jardins, vaquinhas com sino no pescoço, vilarejos.

Gstaad

Momento Rob Report: o trem passa por Gstaad -- um lugar onde um número não-negligível de habituês não chega de trem, mas em seus próprios aviões.

ZweisimmenZweisimmenGolden Pass Line, vagão panorâmico

Chegando a Zweisimmen deixamos os vagões Classic e subimos no Panorama. Se você não contratou o serviço de fast baggage (conto isso num dos próximos posts), tem que descer e subir com sua bagagem. Mas sempre pode rolar uma ajudinha...

Golden Pass Line; Lago Thun na janela

O grande momento do trecho entre Zweisimmen e Interlaken é quando o lago Thun aparece à esquerda do trem. Com sol ia ficar mais bonito, claro, mas não se pode querer tudo o tempo todo, concorda?

Quanto custa?

Com Swiss Pass, o trecho entre Montreux e Interlaken via Zweisimmen custa apenas a reserva de assento (opcional nos vagões comuns, obrigatória no Classic), de 8 a 15 francos suíços. Sem Swiss Pass, o trajeto custa 51 francos suíços nesta rota, via Zweisimmen (que leva 3h44) e 60 francos suíços na rota rápida, menos panorâmica (leva 2h16).

Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.

Leia mais:

105 comentários

Lívia Maria
Lívia MariaPermalinkResponder

Uaaauuuuu.....adorei !

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Lindo! As viagens que fiz de trem na Suíça foram em trens bem antiguinhos e com pouco conforto - nada como esses das fotos, não razz - mas foram os roteiros mais lindos ever na minha opinião.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Felizmente eles estao modernizando bastante a frota! Já era em tempo, os trens são pontuais, mas a idade dos trens estava pesando.

jb
jbPermalinkResponder

Fiz o trecho Montreux-Gstaad no inverno e COM sol e foi tudo isto que o Riq falou e um pouco mais. As paisagens, principalmente nos vagões panorâmicos, são de tirar o fôlego!!!

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Nossa não conhecia o Golden Pass, adorei a decoração e o visual do trem, sem falar as lindas paisagens do roteiro!

PS:Fiquei pensando esse mesmo roteiro feito durante o inverno...também tentador.

Parabéns,
Abraço

Suíça de Trem

Paisagens lindas! Boa escolha para o primeiro passeio panorâmico! grin

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Uma coisa que não entendi até agora: Com o SWISS PASS eu não preciso reservar nenhum assento? Posso entrar direto no vagão da segunda classe?
Os viajantes respeitam os seus lugares na Suiça?

Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauricio! Na Suíça não é preciso reservar lugar nem na segunda nem na primeira classe. Você só precisa ter um bilhete válido para aquele dia -- pode ser o Swiss Pass, pode ser um outro passe, pode ser uma passagem normal. Tendo uma passagem válida, é só embarcar e sentar em qualquer poltrona que não esteja reservada. As poltronas reservadas são claramente marcadas. Pouca gente faz reserva. Eventualmente viaja-se em pé. A reserva é fundamental apenas nos trens panorâmicos especiais, como o Glacier Express e esses vagões Pulmann do Golden Pass.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Eu só reservei para o Golden Pass Line. No trecho Luzern - Interlaken o trem estava lotado e foi bom reservar para ficar na janela. No trecho Interlaken - Lausanne o vagão estava completamente vazio, só tinha eu e minha namorada, mas mesmo assim um funcionario entrou no trem com a lista de reservas para confirmar se eu podia ficar na cadeira reservada (cara-cracha), mesmo com uns 50 lugares vazios, só na suiça mesmo rsrsrs

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Obrigado. Agora já posso comprar o Swiss Pass.
Quando fui de TGV de Paris - Bruxelas, reservei os lugares, mas agora já sei como funciona na Suiça.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Mauricio,

Cuidado apenas com o horario dos trens. Eles saem no horario e as vezes vc tem menos de 5 minutos para pegar suas malas, descer do trem, ir até o outro terminal e embarcar de novo.

Outro ponto de atenção é que nem todos os vagões vão para o mesmo lugar. Peguei um trem Luzern - Engelberg, já estava confortavelmente sentado quando vi um aviso pequeno "este vagão não vai para Engelberg", tive que descer correndo para não perder a viagem.

fernanda
fernandaPermalinkResponder

Oi!!!
Tenho uma dúvida... Nesses trns panorâmicos, se eu comprar uma passagem, por exemplo Lucerna - Genebra, eu posso fazer paradas de dois dias, por exemplo em Interlaken?
Obrigada pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! As passagens em trens convencionais (não-panorâmicos) têm validade apenas para o dia em que foram compradas.

Um Swiss Pass de vários dias consecutivos permite que você embarque em qualquer trem não-panorâmico.

Os trens panorâmicos (Glacier Express, Bernina Express, vagões clássicos do Golden Pass) exigem reserva específica para o trecho e horário.

Cris R
Cris RPermalinkResponder

Lido todos posts e comentários gostaria de uma ajuda para fechar meu roteiro de viagem.
Chegaremos em Munique dia 18/12 e ficaremos por lá até dia 22. Pensamos em fazer dois bate-volta (talvez Salzburg e algum outro ainda não definido já que Rothenburg é desaconselhado para um bate-e-volta).
A partir do dia 22 teremos dois dias ainda “desprogramados” até chegar em Fribourb na Suica para passar o natal (dia 24).

Dúvida 1: descer pela Alemanha (Rothenburg, Baden baden, etc) ou pela Suica (Zurich, LucernaI Interlaken, Montreux) pegando o caminho inverso do Golden pass line?
Dúvida 2: Dá pra fazer qualquer um destes trajetos de trem?
Dúvida 3: Jungfrau fecha em dezembro?

Depois ainda teremos dois dias com base em Genebra também “desprogramados”. Se tiver alguma sugestão de passeio será bem-vinda.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! Tudo é possível fazer de trem. Se quiser fazer de carro, programe a devolução no mesmo país em que você retirou o carro para não pagar sobretaxa. Jungfrau não fecha no fim do ano. Não há "caminho inverso" do Golden Pass; os dois sentidos têm peso igual...

O Ricardo Freire ainda não escreveu sobre Genebra mas já deixou transparecer que achou Lausanne uma cidade mais interessante.

Cris R
Cris RPermalinkResponder

Obrigada pela pronta resposta!

elisabete matos

Olá, gostaria de saber onde compro os bilhetes do Bernina Express de Chur para St. Moritz.

Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elisabete! No site do Bernina Express grin

Leia sobre este trem; o post contém o link que você precisa:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/suica-de-trem-de-st-moritz-a-lugano-no-bernina-express/

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Oi pessoal,
Vou passar 5 dias na Suiça em Março (tive motivos pra ir nessa época) e confesso que estou um pouco perdido com o roteiro. Quanto mais eu leio, mais perdido eu fico. Dificilmente duas pessoas repetem o mesmo roteiro... e cada uma recomenda uma montanha e uma cidade diferente. smile
Imagino até q o Riq vai gerar mais posts sobre o assunto, mas minha viagem tá chegando...
Bem, depois de muito ler, cheguei a uma roteiro primario, e gostaria de saber se alguém pode opinar:

1o dia: Chegar em Zurique - pegar trem pra Berna, dia em Berna (dormir em Berna)
2o dia: Montreaux, Lausanne (dormir em Berna)
3o dia: Passeio pro Top of Europe (dormir em Berna)
4o dia: Zurich (dormir em zurique)
5o dia: Luzern (dormir em Zurique)
6o dia: continuaçào da viagem pra Munique (pit stop em innsbruck)

Acho que assim eu junto as cidades mais bonitas, as pitorescas, e um passeio aos alpes.

O que acham?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! É assim mesmo, há muito o que fazer e as combinações são infinitas.

Pelo que li do que o Ricardo Freire já escreveu, acho que ele só trocaria a segunda base: ficaria em Lucerna, não em Zurique.

bruna
brunaPermalinkResponder

Oi João!!
pq vc vai dormir em Berna no primeiro dia da viagem? e pq vc vai até Montreux e Lausanne? E Genebra, não ha interesse?

eu acho q se vc ficar em Berna todos os dias, vc se desloca pra qqer lado da Suíça sem problemas e as distancias ficam bem tranquilas.

vale a pena uma visita a ONU em Genebra!!

Mas, pra mim o seu roteiro tbm está muito bom.

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Oi Bruna,
Eu tinha pensando em ir pra berna porque fica relativamente centralizada e dá pra fazer passeios a várias cidade a partir de lá. Montreuz e Lausanne eu escolhi pelas comentarios que vi dos lugares: seriam cidades pitorescas, com castelos pra visitar.
Genebra eu sempre tive dúvida se iria ou não. Como ela fica um pouco mais longe, tinha retirado do passeio. Vc acha que vale a pena troca alguma das minhas outras cidades por Genebra?
obrigado pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! O Ricardo Freire já deixou escapar nas entrelinhas que achou Genebra bastante sem graça. Gostou muito de Lucerna, de Berna e de Lausanne.

Neusa
NeusaPermalinkResponder

Olá João,

Adorei Berna e Interlaken (Top of Europe - Wengen, Lauterbrunnen).
Não fui a Montreux e Lausanne (que me parecem maiores).

Mas a cidade que mais gostei foi Zermatt (vale a pena inclusive dormir por lá), mas não sei como vc pode encaixar na sua viagem...

Fui a Zurique, St Moritz, Davos, Interlaken e adjacências, Berna, Gruyere, Geneve e Zermatt. Suiça é um país espetacular !!!! Mas Zermatt e a cereja do bolo !!!! Lá tem a montanha Matterhorn (do chocolate Toblerone), e a cidade é uma graça (dá uma olhada no Google imagens)

Boa viagem !!!

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Oi João,

Também pretendo passar 5 dias na Suiça na minha viagem de abril/2012 e estou com as mesmas dúvidas que você. Quanto mais pesquiso, mais dúvidas.

Atualmente meu roteiro (que começa pela Itália - Verona/Veneza e segue para Munique) preve chegar em Berna, montar uma base de 3/4 dias e depois seguir para Zurique, montando a segunda base e ficar 2 dois, seguindo para Munique.

Minha dúvida é que quero fazer o passeio com o trem Glacial Express mas não ainda como posso encaixar. De onde saio para pegar o trem (Berna ou Zurique), onde eu desço (vou até o final ou não) e como retorno para minha base. Ou se ainda faço isso como pit-stop no dia da saída de Berna para Zurique.

Vamos ver se alguém pode nos ajudar....

Abraços,
Leandro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leandro! Todos os trens panorâmicos são lindos. O Glacier Express não é o mais adequado para o seu roteiro.

Venha de Veneza a Tirano (via Milão). Lá pegue o Bernina Express até Chur. Siga de Chur a Zurique.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2011/10/suica-de-trem-de-st-moritz-a-lugano-no-bernina-express/

Joao Barcelos
Joao BarcelosPermalinkResponder

Pois é. São opçoes demais e cada pessoa sugere um roteiro. Eu acho que vou acabar pegando o "Top of Europe" a partir de Berna mesmo...

Neusa
NeusaPermalinkResponder

Leandro,

O Glacier express é uma ótima experiência. Eu adorei !!!

Dá pra pegar em St Moritz ou em Chur, e ir até Zermatt (cidade que mais gostei na Suiça). Ou ir de Zermatt a Chur (ou St Moritz).

Boa viagem!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

João e Leandro,

Conheço razoavelmente bem a Suíça porque morei lá um tempo, e depois de muito visitar cheguei a uma conclusão: existem 3 tipos de cidades suíças.
Existe Zurich e Genebra (das quais Zurich é mais bonita, mas Genebra tem interesses específicos por exemplo pra quem se interessa por relações internacionais, e uma cidade velha que eu achei o máximo) que são grandes (pros padrões de lá), mais cosmopolitas e com cara de cidades mais "normais".
Existem as cidades médias da Suíça, tipo Lucerna (linda de morrer), Lausanne, Fribourg, St. Gallen, que no fundo tem um espírito comum que você não precisa visitar todas pra sacar.
E tem as cidades pequenas, absurdamente pitorescas e com um talento especial pra parecerem conquistadas. Passe pelo menos umas horas em alguma delas e você se sente conhecendo a Suíça até do avesso. Dessas, eu recomendo especialmente Montreux (especialmente Chillon), Gruyères e qualquer vilarejozinho perdido que você encontrar pelo caminho - se vocês forem pra Lucerna, tentem chegar nisso aqui: http://www.eggberge.ch/, o lugar mais lindo que vi na vida (tudo em alemão, infelizmente - clique em Service e depois Fotogalerie pra ter uma idéia).
Na minha opinião, se você passar por uma cidade de cada categoria, já dá pra ter uma boa idéia do que é a Suíça. Minha cidade preferida foi Montreux - um centro ""agitadinho"", cidade velha desenhada, com várias descobertas numa boa caminhada, e o castelo na paisagem mais linda do mundo - o lago e as montanhas com picos cheios de neve. Vale cada segundo.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Irei viajar em fevereiro para Suiça, e descerei em Genebra, mas gostaria de viajar de trem para outras cidades, e estou bem confusa pois não consegui ver se consigo ir por exemplo até Interlaken e voltar no mesmo dia, é possível fazer isso ?
Tenho seis dias para ficar na Suiça e gostaria de ficar uns dois a três em Genebra, e os demais conhecer os Alpes e outras cidades interessante, qual a sugestão, dormir em outra cidade ? Qual ? Melhor alugar um carro ?
Irei com meu marido e minha filha de cinco anos, e tenho que pensar que nao pode ser tao aventura pois ela ainda é pequena.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! O Ricardo Freire ainda não escreveu sobre Genebra, mas já deixou nas entrelinhas que, das grandes cidades suíças, é a menos interessante. É também a mais complicada para passeios bate-volta, porque está no canto do país.

A razão de ir a Interlaken é poder subir ao Jungfraujoch, e isso você não conseguirá tendo que voltar a Genebra no mesmo dia.

O ideal para você seria dormir a noite da chegada em Montreux, que é uma cidadezinha menor e mais amigável, e no dia seguinte já ir a Interlaken. Fique pelo menos dos dias em Interlaken e vá a Lucerna, na continuação do Golden Pass. Fique duas noites, suba ao Monte Pilatus, faça o passeio lacustre. Durma a última noite em Berna, leve sua filha para ver os ursos que moram à beira-rio.

O melhor é ir de trem. Faça um Swiss Pass.

Leia tudo o que o Ricardo Freire publicou recentemente sobre a Suíça:
http://www.viajenaviagem.com/category/suica

Nika
NikaPermalinkResponder

Olá pessoal. Pretendo fazer um passeio bate-e-volta de 1 dia Luzern - Montreux - Luzern, com uma parada em Bern. Pretendo fazê-lo via Golden Pass. Para usufruir mais que 1 hora em Bern tenho que comprar um ticket pela SSB, por fora do Golden Pass. E depois fazer o percurso inverso pelo Golden Pass até Luzern. Não tenho tempo disponível para pernoite. É viável fazer no mesmo dia? Alguém tem sugestão melhor?
Agradeço qualquer contribuição e a dedicada atenção dos que fazem este maravilhoso blog.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nika! Você estará querendo coisas demais num dia só. Berna e Montreux no mesmo dia, saindo e voltando a Lucerna, não é uma viagem que a gente tecnicamente possa recomendar. Pode até caber matematicamente no tempo, mas a nossa função aqui é dizer que você está exagerando e não vai aproveitar nada.

Berna é um lindo bate-volta de Lucerna. Uma hora para ir, uma hora para voltar; com três ou quatro horas na cidade, você percorre todo o centro histórico, almoça, visita os ursos à beira-rio.

Prefere um bate-volta mais movimentado? Interlaken. A viagem é mais puxada, leva duas horas, mas lá você sobre ao Jungfraujoch.
http://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-interlaken-ao-top-of-europe-pela-jungfraubahn/

Cuidado com roteiros mirabolantes usando os trens panorâmicos. Os de longo percurso (Golden Line, Glacier Express, Bernina Express, Wilhelm Tell Express) não prestam como bate-volta. Servem para levar você de um canto a outro da Suíça pelo caminho mais bonito possível (se o tempo estiver bom), não para bate-voltas.

http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-viagem/

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Ola, vou estar em Genebra em Maio e de lá pretendo aproveitar 3 dias até retornar a Milão. Seria viável sair de Genebra logo cedo com destino a Montraux, fazer o passeio do castelo por algumas horas, pegar o Golden Pass para chegar em Luzern no final da tarde. Fiquei na duvida se eu poderia parar em Interlaken e pernoitar e continuar o Golden Pass no dia seguinte, e viável e valido isso com o Swiss Pass? Vale a pena a pernoite em Interlaken se não pretendo subir ao monte? Nesse caso iria direto a Luzern para ficar por 2 dias, sendo metade de um deles para um bate volta em Bern. Finalmente usarei o Wilhelm Tess Express até Lugano e chegar em Milão. Parece interessante para esses 3 dias?
Finalmente, a ultima. Ao ir de Milão a Genebra, para aproveitar o Swiss Pass posso comprar a passagem apenas do trecho de Milão a Domossola e depois o restante fica por conta do Swiss Pass? Nesse caso não preciso nem descer do trem, basta validar o ticket dentro do próprio trem, certo? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Com Swiss Pass válido você pode embarcar em qualquer trem não-panorâmico sem precisar de reserva. No seu caso você pode comprar um Swiss Pass de 4 dias corridos ou um Swiss Pass Flex de 3 dias alternados.

Os preços estão aqui
http://www.swisstravelsystem.ch/en/content/tickets/prices/

Não vale a pena dormir em Interlaken se você não vai subir à montanha. O seu roteiro é bom.

Maria
MariaPermalinkResponder

Socorro!!! Comprei um passe suiço no site da raileurope e simplesmente não consigo fazer reservas! Na verdade, existe um trecho do meu programa que não consigo reservar (Berna a Lucerna)... E essas reservas são caras!!! Sera que realmente é um bom negocio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Se foi o Swiss Pass que você comprou, é um bom negócio. Pode ser usado também nos barcos e no transporte público das cidades. De Berna a Lucerna não é preciso fazer reserva. Na Suíça só é necessário reservar os vagões panorâmicos nas rotas panorâmicas. Mas mesmo estas têm trens convencionais que podem ser usados sem reserva.

Leia mais sobre os trens panorâmicos:
http://www.viajenaviagem.com/category/suica

Maria
MariaPermalinkResponder

Obrigada pela atenção! Gostaria de saber, como reservar os acentos panoramicos dos trens... Pois o site da raileurope não é nada claro em relação a isso!
Pretendo fazer o seguinte roteiro (dou superhiperativa mesmo) e gostaria da sugestão de quem puder...
D1 - Chegar a Berna e dormir em Berna
D2 Lucerna, dormir em Lucerna
D3 Wilhem Tell- dormir em Ascona
D4 Zermatt dormir em Zematt
D4 Ir para Montreux passando por Interlaken so pra andar no Golden Pass...
D7 Trem do chocolate - Gruyére... Volta para França

E então?

Ultima questão: onde acho boas sugestões de hoteis (além do heteis.com... rsrsrsrs)

Muuuuito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Não podemos analisar roteiros individuais. Os vagões panorâmicos são reservados nos sites dos trens panorâmicos. Você encontrará links nos posts dos trens panorâmicos aqui no site.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/category/suica

Maira
MairaPermalinkResponder

Olá Ricardo,
Por favor, me ajude! Já li varios posts mas não consigo solucionar minha dúvida com relação ao Golden Line, indo de Lucerna a Montreux. Adquiri o Swiss Pass para dias alternados. DUrante o processo da compra, havia um link em que poderia fazer reservas de assento, mas não consegui fazer nada por ali. Onde farei a reserva do assento? No site da rail europe ou da golden line? E como saber se o trem é aquele que você mencionou (Pullmman - classic)? A segunda classe também é da Orient Express? Os vagões da segunda classe também são panorãmicos? Neste trecho dá pra ir de segunda classe ou compensa ir de primeira classe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maira! Faça as reservas de assento ao chegar à Suíça. Vá a uma estação e reserve exatamente nos vagões disponíveis. A disponibilidade do Pullmann Classic varia ao longo do ano. Nos panorâmicos não há segunda classe. Os mesmos percursos são realizáveis em trens convencionais, na segunda classe, sem necessidade de reserva nem sobretaxa.

Manuella
ManuellaPermalinkResponder

Olá Ricardo
Primeiro queria parabeniza-lo pelo blog pois é magnífico!
Todas as viagens que faço, antes passo por aqui e anota todas as dicas e são sempre ótimas! Parabéns pelo belo trabalho que faz!

Agora em agosto, vou para Geneva-interlaken-berna-interlaken em 5 dias.

dia 8 - chego em geneva 22h
dia 9 - vou para interlaken cedo e pretendia subir o top of europe ou ir a berna
dia 10 - ou subir o top of europe ou ir a berna
dia 11 - curtit interlaken e a noite voltar para Geneva
dia 12 - ir para montraux e lausanne e voltar pra geneva pra dormir
dia 13 - conhecer geneva e ir embora 19:15h

a) Você acha que da pra conhecer todas as cidades citadas ou é melhor tirar Berna?

b) Estou muito confusa em relação aos trens mesmo depois de ler os seus posts.

c) A minha maior dúvida é:
pra ir de geneva para interlaken, qual maneira seria melhor? Ir de trem pela SBB ou pegar o golden pass panoramic?

No SBB a viagem dura 3h e custa 65 CHF e ainda tem parada antes em Berna.

d) Você acha que vale a pena pegar o swiss pass? Seremos 4 pessoas!

Muito obrigada desde então!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Manuella! Aqui quem responde é A Bóia. Monte base em Interlaken. Mande sua mala direto para Interlaken no dia 9 (despachando antes das 9h a ferrovia oferece esse serviço) e passe o dia em Berna antes de seguir a Interlaken (chegue antes das 18h30 para pegar sua mala na estação). Deixe para ir ao Top of Europe dia 10, quando você já amanhecerá em Interlaken. No dia 12 escolha entre Montreux e Lausanne.

Luana
LuanaPermalinkResponder

Ola de novo Riq e boia!!!!!!
Estou indo para europa em 22/10, chegaremos em londres, vamos para suica em 27 de outubro ficando ate 31. da suica vamos a paris ficando ate dia 05/11. Iamos apenas eu e meu marido, mas decidimos agora por levar nossa filha de 2 anos e meio. Vamos ficar em Lucerna. Tinhamos planejado ir ao titlis e ao jungfrauh, mas por serem mais ou menos o mesmo tipo de vista alpina, e ja que estamos com criança, será que voces podem me sugerir alguns passeios? faço questao de ir a algum passeio que possa descer de treno na neve...rsrsrs e gostaria de fazer um trem panoramico...
e eu ouvi falar que em berna tem um local para observaçao de ursos... é verdade? da para ir a berna numa tarde ou precisa de um dia inteiro?

Muito obrigada! Bjos Luana.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luana! Atividades com "trenó" (o nome em inglês é slege) só são oferecidas mais tarde. No Jungfraujoch começam dia 10 de dezembro.

Berna está a 1 hora de Lucerna e tem um parque com ursos à vista, à beira-rio. Dá para ir e voltar no mesmo dia.
Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

Divida seus dias assim: na chegada faça um passeio de barco no lago Lucerna; no dia seguinte madrugue e faça o bate-volta a Interlaken; no último dia vá a Berna.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Oi Turma

Viajo essa semana e ainda não tenho um roteiro definido nos Alpes.

Pra esse período de novembro qual trecho imperdível devo ir de trem entre Genebra e Interlaken e quais os pontos que não posso deixar de descer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Lausanne e Montreux.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Olá! Eu e minha esposa, em maio, chegaremos em Genebra numa 2a feira de manhã e partiremos para Paris numa 5a feira a tarde. Gosatríamos dfe fazer o passeio ao Jungfrau, o Golden Pass e o trem do chocolate. Só que só daria pra fazer o trem do chocolate na 4a feira. Será que esse meu roteiro tá muito cansativo? Tem algum ajuste de logística que posso fazer pra melhorá-lo?

Obrigado!

SEG: Chega em Genebra ~10h e faz Golden Pass até Interlaken
TER: Interlaken: passeio no Jungfrau / ida a Montreux
QUA: Montreux: Trem do chocolate / ida a Lausanne
QUI: Lausanne / ida a Paris de trem

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Vai ser meio puxado fazer todo o ciruito do Jungfrau e ainda emendar um trem até Montreux, mas se você faz tanta questão assim do trem do chocolate, o roteiro está certo.

Andre Teixeira

Vou para Suiça em abril de 2013 e gostaria de saber se alguém já fez o trajeto Golden Pass Line de Interlaken a Montreaux de carro passando por Zweisimmen?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! A Golden Pass Line é uma linha ferroviária.

Simule trechos rodoviários na Suíça em http://www.viamichelin.com . Você verá quilometragem, tempo de viagem, pontos de parada, roteiros panorâmicos sugeridos e quanto vai gastar de combustível.

Thiago Alex.
Thiago Alex.PermalinkResponder

Olá, Bóia! Para fazer o percurso entre Montreux e Luzern, via GoldenPass Panoramic, é preciso reservar um assento para cada um dos seguintes trechos: Montreux-Zweisimmen; Zweisimmen-Interlaken Ost; Interlaken Ost-Luzern?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Você terá três assentos diferentes reservados, porque há transbordos.

E.C.M.
E.C.M.PermalinkResponder

Prezado Thiago, não é necessário reservar assento para esse trecho, mesmo no trem panorâmico (na alta temporada é recomendado fazer a reserva). O trem panorâmico e o classic só fazem o trajeto montreux-zweissimen, de zweissimen-interlaken-luzern o trem é normal e você pode ir até em pé se estiver lotado.

Fernando Neto
Fernando NetoPermalinkResponder

Olá! Como funciona a passagem deste trem? Vc compra o bilhete e expira quando descer dele, ou expira quando faz todo trajeto? (Ex. Se eu for de Zurique a Genebra, posso fazer pit stop em Interlaken com uma passagem?)

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernando! Se você comprar uma passagem em trem convencional, poderá parar pelo caminho e seguir viagem no mesmo dia. Se você tiver um Swiss Pass válido, também. Nenhuma dessas passagens garantem reserva de assento. Para reservar assento você precisaria pagar uma pequena taxa extra e pegar exatamente o trem que reservou.

Os vagões panorâmicos dos trens panorâmicos, que usam as mesmas rotas dos trens convencionais mas têm janelas maiores, porque são panorâmicos, exigem reserva específica para trechos definidos. Não dá para subir sem reserva nesses trens. As reservas valem só para o horário reservado e custam bem mais caro do que as reservas nos trens convencionais.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Parabéns, Ótimo post!

Tenho uma dúvida, se possuo um Swiss Pass segunda classe posso pagar um adicional para viajar na primeira nos assentos VIP da Golden Line (da frente)?

Grato!

Roberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto! Sim.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Obrigado pela resposta!

Saberia me informar como é o processo?...reservo o assento por internet e depois pago o adicional lá na estação na Suiça ou existe alguma página de internet na que possa fazer ambos, isto é, pagar o adicional e reservar o assento.

Grato!

Roberto

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberto!

Reserve e pague pela internet:
http://212.41.212.26:7777/pls/apex/f?p=141:1:547405563484974::NO::RELOAD:N

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Muito obrigado pela sua informação, me ajudou muito!

Roberto

Celso
CelsoPermalinkResponder

Bom dia .

Gostaria de uma sugestão .....vou viajar de carro Italia/Suiça com paradas em Berna e Lucerna .
Gostaria de fazer um pequeno passeio de tren ida e volta no mesmo dia . Qual o melhor roterio ?

Celso

Crisanni
CrisanniPermalinkResponder

Boa noite!
Desculpem-me, mas não entendi uma coisa em relação ao Swiss Pass. Li aqui que não há necessidade de marcar assento na grande maioria dos trechos, mas há necessidade de pegar algum tipo de ticket na estação ou é só entrar no trem e mostrar o Swiss Pass com o passaporte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Crisanni! É preciso validar o passe no primeiro dia de uso. Depois disso, basta ter o passe com você e apresentar na eventualidade de ser pedido por um fiscal, já dentro do trem.

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Olá Bóia, estou com mais uma dúvida em relação ao tempo de uso do swiss pass, por exemplo se eu comprar esse passe para 4 dias e começar a usa-lo no dia 01/07/2013 a sua validade termina no dia 04/07/2013 ou no dia 05/07/2013? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! O passe vale pelo dia inteiro até as 5h da manhã do dia seguinte ao da expiração. Ou seja, se você ativar no dia 1º de julho, não importa o horário (seja 7 da manhã ou 23h30), o seu passe valerá até as 5h da manhã do dia 5.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Bóia,

preciso de uma ajuda. Estou tentando reservar o assento no GoldenPass Classic Montreux-Interlaken e na página online não aparece a opção do trem de 8:44. Mandei um e-mail pra lá e me responderam simplesmente que eu tinha que fazer como estava na tela printada, só que por essa tela ele manda eu fazer a reserva procurando Montreux-Zweissimmen. É assim mesmo? E o outro trecho? Eu faço as reservas separadas? Para cada trecho?

Outra pergunta: no site da SBB diz que o Swiss Pass dá direito as rotas panoramicas e que eu só precisaria fazer a reserva do assento, mas no site do GoldenPass diz que o desconto é de 50%. Vc sabe me esclarecer se eu preciso só reservar os assentos ou também tenho que comprar a passagem? Eu fiz essa pergunta no e-mail que eu mandei junto com a de cima, mas eles não responderam.

Muito Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! O Swiss Pass não dá direito aos trens panorâmicos, não. Você pode fazer as rotas panorâmicas pelos trens convencionais, sem precisar pagar nenhum suplemento.

Na Golden Line, o único trecho com trem panorâmico é entre Montreux e Zweissimmen. Os outros trechos são feitos por trens modernos convencionais, sem necessidade de suplemento. A rota, porém, é toda panorâmica; a alternativa, via Lausanne e Berna, é sem-graça a partir da saída do lago Léman.

E.C.M.
E.C.M.PermalinkResponder

Juliana, com o swiss pass é possível pegar o goldenpass line entre Montreux-Zweisimmen sem reserva de assento (apenas é aconselhável fazer a reserva), em agosto pegamos o Classic Zweisimmen-Montreux sem reservar e estava vazio. Com o swiss pass é só entrar e tomar uma assento que não esteja reservado, quando o fiscal passar é só mostrar o swiss pass. Não é como o caso do bernina e glacier express onde a reserva é compulsória.

Lenise Mota
Lenise MotaPermalinkResponder

Bom dia!

Estou precisando de ajuda: viajo para Suiça no próximo dia 27/09 (ainda não comprei swiss pass ou trechos individuais)e vou me deslocar de Genebra para Interlaken no dia 02/10, com breve parada em Montreaux para visitar a cidade.Como faço esse trajeto de trem? Vi no site que tem horário cedo para saída de Genebra,mas só encontro horário até às 16:00 para saída de Montreaux à Interlaken(gostaria um pouco mais tarde). Dá pra fazer através do Golden pass?
Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lenise! Há vários horários depois das 16h. Pesquise em http://www.sbb.ch/en .

Fica tarde para pegar a Golden Pass Line, que demora mais de 4 horas de viagem. A rota é via Visp e Spiez, com duas baldeações. Dá 2h30.

Se não tiver Swiss Pass, você vai ter que comprar uma passagem Genebra-Interlaken via Montreux.

Amanhã deve sair um post do Ricardo Freire com os preços dos principais trechos de trem na Suíça.

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Gostaria de saber a opção mais rapida para fazer um passeio de trem an Suiça.

Ficarei um final de semana em Lausanne e gostaria de curtir um passeio de trem. Qual é a opção mais proxima? Montreux?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiane! Veja todas as dicas para viajar de trem na Suíça aqui: http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

gabriela
gabrielaPermalinkResponder

Bóia, então dá p fazer um bate e volta em Montreux saindo de Interlaken (base) utilizando um trem convencional (pretendo comprar o swiss pass)?

Arthur Orlando

Vou à Suiça entre o Natal e o Reveillon deste ano. Acha que é uma boa época para uma rota panoramica de trem. Qual será a melhor rota nesta época. Compro só o trem ou adquiro junto o Hotel? Acha que devo comprar antes ou dá pra comprar na hora? Vou ter 3 dias (27 à 29 - Sexta à Domingo) para isso. Vou acordar na Sexta (27) em Genebra e dormir de Dom (29) para Seg. em Zurick, isto já está definido... Agradeço muito se puder responder!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arthur! Por favor não repita perguntas em posts diferentes. Sua resposta está no post dos 30 roteiros.

Arthur Orlando

Desculpe, foi a primeira vez que participei e confundi. Muito obrigado pelas respostas lá.

Patricia Zanotti

Por favor, gostaria de reservar um trem panoramico, porém o link que passou acima não esta funcionando. Poderia me enviar no novamente.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Todos os links estão funcionando...

Para reserva de assentos no Golden Pass Line, a página é esta:
http://tickets.goldenpass.ch/pls/apex/f?p=151:1:2408642531743849::NO:::

ivana
ivanaPermalinkResponder

Pretendo ir para MADRI, conhecer algumas cidades na Espanha, Paris e o Vale do Loire, e ficar uns tres dias na Suiça. De onde saio para ir à Suiça? Poderia traçar um roteiro na Suiça ?

ivana
ivanaPermalinkResponder

Muito obrigada pelo link. Ainda tenho outras dúvidaa: é mais fácil ir de Paris, do Vale do Loire ou de Granada para a Suiça e para qual cidade devo ir primeiro (Interlaken, Berna, Zermatt?) Indo para Zermatt não devo ir a Interlaken, são muito parecidas? Se positivo, qual das duas é melhor? Outubro é uma época boa para r à Suiça?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! A viagem mais curta é de Paris a Lausanne.

Veja roteiros na Suíça, escolha o seu:
http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Thiago Andrade Godoi

Olá,
dia 20 de JULHO, pretendo sair de Interlaken e ir à Montreux, via Zweisimmen, usando o Swiss Pass. Porém restam algumas dúvidas:
Qual tempo de Interlaken a Spiez, via barco? Qual tipo de barco devo pegar e onde devo ir para embarcar? Posso fazer essa viagem com as malas ou devo enviá-las pelo Fast Baggage? Devido à alta temporada, devo marcar lugar no passeio a barco? Em que site posso fazer isso?
Em Spiez, o pier onde o barco desembarca é próximo da estação de trem para continuar a viagem para Zweisimmen?
De Spiez a Zweisimmen, você aconselharia eu reservar lugar? Ém que site posso fazer isso?
Estou pensando em fazer o trecho Zweisimmen a Bordeux de panorâmico, na 1 classe para pegar um lugar melhor. Levando isso em consideração, qual horário você sugeriria eu sair de Interlaken?
Muito obrigado.

Aracy
AracyPermalinkResponder

Olá
Penso em sair de Lisboa, passar pela Suiça ( incluindo o passeio de uns dos trens panorâmicos) e ir até Viena, nas primeiras semanas de abril. Nesse caso penso ficar na Suiça 3 dias. SErá que daria para fazer base em Lucerna e depois seguir no trem panorâmico até a cidade mais próxima de Viena? que tipo de transporte devo pegar de lisboa para Lucerna, trem ou avião? que aconselha em qual trem panorâmico será melhor para atravessar a Suiça, saindo de Lucerna? em que cidade devo desembarcar para seguir a Viena? Será que no mês de abril vou encontrar tempo bom na Suiça para fazer esse caminho?

Anteriormente pensava em fazer base em Zurique. Será que Lucerna é melhor de ficar que Zurique?

Suas considerações serão importantes para tomar decisão em um grupo de mulheres.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aracy! Voe de Lisboa a Zurique, monte base em Lucerna (é mais conveniente), voe de Zurique a Viena. (De trem são 8h30 desde Lucerna ou 8h desde Zurique).

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/04/zurique-lucerna-berna/

http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass/

Viaje na Viagem

Ainda tem dúvidas? Clique e leia:

Suíça: 30 roteiros prontos

Chris
ChrisPermalinkResponder

Oi vou fazer o caminho inverso do Ricardo, ou seja, vou de Interlaken para Montreux de trem panorâmico. Alguém sabe os horários do trem no vagão golden Classic - vagão Pullman do Oriente Express neste sentido? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chris! Os vagões Classic operam entre Montreux e Zweisimmen nos dois sentidos.

vinicius souza

Oi bóia, pode me ajudar?

Será minha primeira vez de passagem pela Suíça e permanecerei poucos dias, então não pretendo comprar o Swiss Pass(só queria fazer essa viagem pra Lucerna e partir pra Itália), porém estou com dificuldades em me situar sobre o que é de fato o Golden Pass Line.

Eu posso entrar normalmente no site da SBB(www.sbb.ch) normalmente para comprar passagens de Montreux para Interlake via Zweisimmen? Como sei que os trens são de fatos esses panorâmicos e como consigo reservar para os Clássicos, onde isso fica indicado na compra? Desculpa a ignorância e desde já obrigado pela atenção!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Para subir num trem panorâmico da Golden Pass Line, você precisa comprar o suplemento para o assento do trem desejado no site do Golden Pass Line.

Além desse assento reservado e pago, você precisa ter uma passagem válida para o trecho ou um Swiss Pass. Você compra a passagem no site da SBB.

Primeiro assegure seu assento no vagão panorâmico da sua preferência (Classic ou não) no site do Golden Pass, então compre a passagem Montreux para Interlaken via Zweisimmen no site da SBB válida para o mesmo dia.

vinicius souza

hmmm muitíssimo obrigado! smile essa reserva anterior e a palavra suplemento significam a mesma coisa né?! rs ..mais umas perguntinhas, se eu quiser prosseguir para Lucerna, são trens comuns da SBB? E nesse trajeto proposto, qual lado do trem é mais vantajoso, esquerda ou direita? Muito obrigado mais uma vez!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Sim, reserva e suplemento são sinônimos, no caso. No trajeto Interlaken-Zweisimmen, há montanhas dos dois lados, mas os lagos aparecem no lado direito do trem. No trajeto Zweisimmen-Montreux, o lago Lucerna aparecerá no lado esquerdo do trem. Se você fizer no sentido oposto, mude os lados. Os trechos Lucerna-Interlaken e Montreux-Lucerna via Lausanne não têm trens panorâmicos, só trens comuns.

vinicius souza

Perfeito, uma última pergunta(eu juro!) rs, eu consigo então montreux - interlaken via Zweisimmen nas modalidades SuperSaver Tickets da SBB? Obrigado novamente e o trabalho da VeV é sempre ótimo! Parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Sim, um SuperSaver válido no exato dia e horário do trem panorâmico, para a mesma classe do trem panorâmico (há supersavers de 1a e 2a classe, e há vagões do Golden Pass de 1a e 2a classe), vale no trem panorâmico se houver uma reserva de assento no vagão panorâmico para aquele mesmo horário.

Carlos Alberto

Olá , Boia. Suas dicas são sensacionais. Fiquei com uma dúvida: Eu comprei um Swiss Pass 2. Classe e gostaria de reservar um assento Vip (que fica na 1. Classe). Isso é possível ou tenho que pagar alguma diferença para usar o trem de primeira classe? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, CArlos Alberto! Se você tiver a reserva para a 1a. classe, acreditamos que pode subir no vagão sem pagar extras. O máximo que pode acontecer é aparecer um novo suplemento na hora. Mas não cremos.

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Boa Noite
Estou quase lá... na próxima semana estarei na Suíça e após uma semana de esqui no Club Med, penso em fazer o trecho Montreux - Top of Europe direto (deixando para descer e ficar em Interlaken na volta).
Só que ainda não comprei os tickets, pois também estava na dúvida...

Comprando o Swiss Pass, ou somente o Ticket no site a SBB, será preciso reservar os assentos para uma melhor visualização? Será que estes trens são panorâmicos ou não? Não encontrei nenhuma informação complementar...

E depois, no dia seguinte sigo Interlaken - Luzern, e estou na dúvida - Golden Pass ou trem comum? Não consegui me achar no site... e qual melhor lado do trem para sentar...

Muito obrigada pela atenção... sempre imperdível as dicas do VnV...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristiane! Para cumprir o circuito Top of Europe, você precisa pegar a Jungfraubahn antes das 10h. Você não conseguirá, saindo de Montreux, fazer o trajeto até Interlaken em menos de 2h30 (trem rápido via Visp e Spiez ou via Lausanne e Berna) ou 3h10 (Golden Line via Weisimmen). E ainda estará carregando malas. Saindo de Montreux, você precisará pernoitar em Interlaken e só no dia seguinte subir para o Top of Europe.

Por favor, use o nosso guia de 30 roteiros prontos. Como já explicamos inúmeras vezes, não temos como desenhar roteiros individuais. Pedimos encarecidamente que você aproveite o trabalho que já fizemos ou, se quiser personalizar sua viagem, baseie-se nesses roteiros e use as ferramentas da SBB.

http://www.viajenaviagem.com/2013/09/roteiros-trem-suica-swiss-pass

Diógenes
DiógenesPermalinkResponder

Olá.
Tô confuso para fazer a reserva do Golden Pass Classic. Seleciono a origem (Lucerna) e o destino (Montreux). Aparecem os trechos Lucern - Interlaken Ost, Interlaken Ost - Zweisimmen e Zweisimmen - Montreux. O trecho do trem panorâmico seria o Zweisimmen - Montreux, onde a reserva é obrigatória.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diógenes! É isso mesmo.

O trem menos panorâmico passa por Visp.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Tenho uma dúvida é preciso de ajuda. Vou à Suíça e pretendo comprar o Passe de oito dias para segunda classe chegando lá. Entretanto, já fiz reserva de assento VIP no trem Golden Pass Line. Depois de feita a reserva é que percebi que o assento VIP requer uma passagem ou passeie primeira classe. Descobri também que posso fazer um "up-grade" de classe para um determinado trecho. É o que pretendo fazer. Será que assim poderei embarcar no Vagão com assento VIP da Golden Pass Line, mesmo tendo um passe para segunda classe?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! É só pagar o suplemento. Pode ser na própria estação.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar