dicas de Montreal

Montreal: um pé lá, outro cá

É normal que cidades ofereçam contrastes, mas nesse quesito fica difícil bater Montreal. Dividida entre a Europa e o Novo Mundo, o Canadá unido e a autonomia regional, o francês e o inglês, a segunda maior cidade canadense faz do seu caldo de contradições o seu maior charme. Em nenhum lugar do mundo ocidental a questão da língua é tão preponderante.

Vieux Montréal

Barcelona pode ter abraçado o catalão com desmedido entusiasmo depois do fim do franquismo, mas o fato é que ali toda a população é perfeitamente bilíngüe. Já em Montreal, segundo o censo de 2006, pouco além da metade da população se declara fluente em francês e inglês. Quem atende ao público, porém, normalmente fala inglês. Por ironia, o turista que fale francês talvez tenha mais problemas para se comunicar, já que o sotaque québecois é virtualmente impenetrável para ouvidos não habituados.

Vieux Montréal

Mais francesa que a França

Fundada por franceses em 1642, Montreal logo se tornou o principal centro do comércio de peles da América do Norte. O domínio da França, contudo, durou apenas até 1760, quando as colônias francesas do Canadá foram entregues à Inglaterra como conseqüência da vitória britânica na Guerra dos Sete Anos. Mesmo constituindo a minoria da população, os ingleses formavam a elite de Montreal, controlando a banca e o comércio. Ainda durante o período colonial britânico os anglos fundaram a Universidade McGill, a mais importante e prestigiosa da cidade – e onde até hoje as aulas são dadas em inglês.

Universidade McGill, Montreal

A dominação cultural da elite anglófona só foi seriamente contestada pela maioria québecoise a partir da década de 1970. Desde então uma legislação lingüística rigorosa regula a comunicação no serviço público (onde o bilingüismo é obrigatório), nas escolas (as aulas podem até ser em inglês, mas os trabalhos podem ser apresentados em francês, mesmo na McGill) e no comércio. Todos os letreiros de Montreal precisam estar em francês – e é por isso que você vai ler coisas como “Café Starbucks Coffe” ou “Poulet Frit du Kentucky” (em vez de Kentucky Fried Chicken).

Montreal

O purismo é tamanho que faz o francês aparecer em ocasiões em que já não é mais usado na França. A placa “PARE”, que em território francês é “STOP”, em Montreal é “ARRÊT”. Estacionamento, que em qualquer cafundó da França é “Parking”, no Québec é “Stationemment”. Vale a pena prestar atenção nesses detalhes. Em plena era da globalização, é uma experiência única estar num lugar onde a língua universal é combatida com tanto (e provavelmente inútil) esforço.

Montreal, igreja anglicana

Entenda a cidade

Montreal está situada numa ilha do rio São Lourenço, ao pé do Mont Royal (que em francês arcaico se chamava “Mont Réal”, daí o nome). O Boulevard St.-Laurent divide a cidade entre o Oeste anglófono (você percebe pelo nome das ruas: University, Peel, Mansfield) e o Leste québecois. É provável que você se hospede no leste anglo – onde estão a principal zona hoteleira, o grande comércio e a estação de trem – e faça turistagem no leste francês, região em que se encontram a cidade antiga, o porto e o parque olímpíco.

Catedral de Montreal

No eixo leste-oeste, a rua mais importante é a Sainte-Catherine, que vai mudando de cara conforme a região. No canto oeste estão as grandes lojas de departamento. Passando o Boulevard St.-Laurent a rua se torna o epicentro do Quartier des Spectacles, o bairro dos teatros e centros culturais. Continuando para leste você passa pela Universidade de Québec em Montreal (UQÀM) e pela rodoviária e chega ao Gay Village.

Gay Village, Montreal
Mont-Royal, Montreal

Fora da região turística fica o Plateau du Mont-Royal, onde predominam as casas de três andares típicas da cidade e há bons restaurantes frequentados pelos locais (o principal polo é a rua Duluth). Há também muitos enclaves de comunidades de imigrantes; o mais colorido – e mais fácil de visitar – é Chinatown, que fica próxima à cidade antiga, ao longo da rue de la Gauchetière e suas transversais.

Chinatown, Montreal

Aproveite o metrô

Quando a temperatura permite, Montreal é um bom lugar para caminhar: quase tudo é plano (na parte central, a exceção é uma subidinha entre a rue Sainte-Catherine e a Sheerbrooke, coisa de duas quadras). No frio ou debaixo de chuva, existe a famosa rede de galerias subterrâneas. Com pressa ou preguiça, porém, o metrô é uma mão na roda: fácil de entender, limpo, fluido. E é a melhor maneira de chegar a lugares como a ilha de Santa Helena, o Parque Olímpico e o bairro do Plateau du Mont-Royal. A viagem avulsa é muito cara: 3 dólares canadenses. O negócio é comprar um passe de um dia (8 dólares canadenses) ou três dias (16 dólares canadenses). O passe de um dia se paga em três viagens; o de três dias, em seis; ambos são válidos no ônibus da STM para o aeroporto (tarifa avulsa, 8 dólares canadenses).

As estações valem por um guia turístico. Na linha verde, desça em Peel para ir ao Museu de Belas Artes e aos bares das ruas Crescent e Maisonneuve; na Place des Arts para o Museu de Arte Contemporânea; em Berri/UQAM para os barzinhos da rue St.-Denis; em Beaudry para o Gay Villlage; em Viau para o Parque Olímpico, Torre de Montreal e a estufa Biodôme.

Museu de Belas Artes, Montreal
Crescent Street, Montreal
Biodôme + Torre de Montreal
Vista da Torre de Montreal
Biodôme, Montreal

Na linha laranja, Bonaventure é ligada à estação de trem; Square-Victoria leva aos bares transados da extremidade da rue McGill próximos ao porto; a Place d’Armes é o melhor acesso à cidade antiga e a Chinatown, e Mont-Royal serve para os restaurantes da rue Duluth.

Porto de Montreal
Place d'Armes, Montreal

A linha amarela é curtinha mas é o melhor caminho para a ilha Santa Helena, onde estão o museu Biosphère, dedicado ao meio ambiente, o Cassino de Montreal e o parque de diversões La Ronde, que pertence à família Six Flags. No verão também é montada uma praia fluvial. Leia mais sobre o metrô aqui.

Ilha Ste. Helène vista da Torre de Montreal
Montreal

A cidade subterrânea

Montreal tem a maior rede do planeta de passagens construídas sob a terra, a RÉSO. São mais de 30 km de túneis e galerias que tornam a cidade mais habitável durante o interminável inverno canadense. Não se trata, porém, de um universo paralelo, como muitos forasteiros imaginam. A RÉSO é apenas a interligação entre os pisos subterrâneos de shopping centers e edifícios comerciais. Na maior parte do tempo você se sente dentro de um shopping center, não de uma galeria de passagem. É preciso usar um mapinha em que os pontos de acesso à superfície (os shoppings, edifícios ou metrô) aparecem como “estações”. Para não se perder, basta ver na sinalização dos corredores a direção da próxima “estação” do seu percurso. Leia mais sobre as galerias aqui.

Bixi, Montreal

Chegar e ficar

A pouco menos de cinco horas de trem de Toronto e a três horas de Québec (com wifi a bordo!), Montreal compõe um roteiro ferroviário perfeito para quem quer explorar o leste do Canadá sem os contratempos dos aeroportos (mas para voltar de Quebec a Toronto, use o avião).

Quem chega a Montreal de trem já está muito próximo da principal região hoteleira da cidade. O hotel Fairmont Queen Elizabeth é interligado à estação; o renovado Novotel está a cinco minutos de táxi. Outro ótimo ponto para se hospedar é o início da rua Sherbrook – uma localização conveniente tanto para a cidade antiga quanto para a zona comercial. Por ali, fique no metido Hotel 10 (desde US$ 175) ou no funcional Hilton Garden Inn (desde US$ 160)

121 comentários

Ano que vem irei realizar o sonho de conhecer o Canadá. Então, querendo acumular o máximo de dicas possível, cá estou a perguntar os viajantes de plantão: Qual a melhor localização para se hospedar em Montreal, Downtown ou Vieux Montréal? Algum hotel, pousada e/ou hostel que indicam? Vale a pena ir no fim de setembro/início de outro? Por favor, qualquer dica é bem vinda. 🙂

    Olá, Jeanne! No final do texto do Ricardo Freire dá sugestões de onde ficar.

Olá, percebi que o pessoal aqui atende às dúvidas com muita gentiliza, eu estou indo para Montreal no inicio de janeiro até março para intercâmbio. O que devo levar em relação a vestimentas? Devo comprar aqui, ou lá mesmo? Estou um pouco receoso com essa questão do frio já que nunca peguei um inverno como o de lá, essa questão do francês também me assusta, já que eu não falo nem entendo nada.. desde já muito obrigado

Olá! Estou planejando fazer uma viagem de aproximadamente 14 dias a Montreal e Nova Iorque entre março e maio do próximo ano. Pretendo ir primeiro a Montreal, e depois a NY. A minha pergunta é: seria viável econômica/geograficamente ir de Montreal a NY por outro meio que não seja o avião?

Gostaria de saber uma opinião. Estarei indo de montreal a quebec de carro, nosso hotel é um pouco longe do centro. gostaria de saber se vale ficar com o carro em quebec, se é facil de estacionar (sem custo), ou é melhor devolver o carro assim que chegarmos

Estou programando viajar dia 16/11/2012 para Toronto (2 dias)e pretendo sair de carro para Ottawa (1 dia) depois Quebec (2 dias) e por fim Montreal (3 dias) Volto para NY de Montreal via American, estou querendo saber, se possivel, se é loucura fazer de carro mesmo tendo lido pessoas contra, porém só estarei indo de Toronto para Montreal, outro dilema é muito frio nessa epoca? já neva?

Obrigado a todos antecipadamente

    Olá, Menezes! Não é sadio. É para quem curte rali, não viagem. Tire Quebec do roteiro, está sobrando. Vá de trem.

Ola
Pretendo alugar apartamento em montreal para passar uma semana. Turismo cultural. Viagem de casal que gosta de caminhar pela cidade, visitar parques, museus, lojas, teatro. Qual a regiao da cidade seria mais adequada para eu fazer a pesquisa de aluguel de apartamento? Leste, oeste, centro? Gostamos de tranquilidade, e também de um lugar charmoso, com facilidade de deslocamento para espaços culturais. Pode me dar as dicas? Obrigada!

    Olá, Rosa! Montreal não é grande e, estando perto do metrô, os deslocamentos são fáceis. Cada região vai ter sua característica, escolha aquela que fizer mais a sua cabeça.

Pessoal, lendo as dicas acima gostaria, por favor, de uma opinião. Estamos pretendendo ir em dezembro (08 pessoas), por volta do dia 15 para NY, lá pegar um carro e seguir até Montreal, com paradas no caminho e dormindo em alguma cidade no interior dos Estados Unidos (gastando uns dois dias). Em Montreal pretendemos ficar uns cinco dias e depois retornar para NY por outro caminho, “fazendo uma barriga, passando por Boston (trajeto também de mais ou menos uns dois dias). Queremos ficar mais uns cinco dias em NY, para compras (já conhecemos a cidade). A quantidade de dias é viável? E como está, em média, a temperatura em Montreal nessa época? Imagino que bem frio, embora não conheça nada do Canadá.
Se alguém puder me dar um parecer, sou muito grata.
Um grande abraço a todos.

    Olá, Débora! Em dezembro no Canadá você vai encontrar frio que pode chegar a -10ºC. Não é uma época apropriada para grandes viagens de carro. A Nova Inglaterra proporciona roteiros belíssimos, mas programe uma viagem por lá entre a primavera e o outono.

    Muito obrigada pela resposta. Estive ausente e só hoje pude ler o site,com calma, e ver sua informação.
    Fiquei meio desanimada com a questão da temperatura. Não pensei que fosse tão frio assim em dezembro…
    Mas, se possível, por favor, gostaria de mais um esclarecimento. Quando você diz que não é uma época apropriada para grandes viagens de carro, você se refere à neve, pistas escorregadias, etc? Já está nevando nessa época? Pensei que, apesar do frio, a neve chegaria mesmo com força em meados de janeiro. Nunca dirigi num tempo assim e fiquei mais preocupada, ainda.
    Obrigada. Um abraço a todos.

    Debora

    Chegou a -2 graus e durante o dia fazia cerca de 2 graus no ultimo fim de semana de Abril quando lá estive. Aquela regiao é bem mais fria que em NY. Se a idéia for ir para lá, vá de avião é um voo de apenas 1 hora e que ser for por LaGuardia fica ainda melhor. Eu consideraria no entanto colocar a cidade de Quebec junto.

    Quanto as condicoes das estradas, é sim possivel que você pegue neve nesta época, em 2010 tivemos uma grande tempestade de neve no dia 26/Dez, em 2011 nevou no final de Outubro (mas depois o inverno foi bem tranquilo). De meados de novembro em diante é possivel nevar em NYC, em Montreal comeca muito antes. Mesmo em Boston (que eu recomendo muito) as temperaturas sao mais baixas que em NYC.

    Philipp, muito obrigada pela gentileza e presteza na resposta. Vou pensar com mais calma sobre essa viagem… Um abraço.

Muito boas as dicas!
Eu estava pretendendo alugar um carro para fazer esse mesmo trajeto em final de julho e início de agosto, durante 10 dias: Toronto, Upper Canada Village, Montreal, Quebec City e Ottawa, retornando para Toronto e fechando com chave de ouro nas Cataratas do Niágara. Somos quatro pessoas, três gerações (de 16 a 72 anos!). Mas agora já estou em dúvida… Trem e ônibus seriam melhor?

    Olá, Benedita! São pelo menos 5 destinos (Toronto, Montreal, Quebec, Ottawa, Niagara) em 10 dias… ida e volta dá quase 2.000 km. É um roteiro difícil de fazer até usando avião.

    O dieal seria voar até Quebec e de lá ir voltando, seja de carro ou trem/ônibus.

    Nossa! É mesmo! Parece tão lógico agora… Vou resumir a minha estadia a Toronto, Upper Canada Village, Montreal e Niagara. Assim vou poder conhecer de verdade e não só passar por lá. Também desisti de alugar um carro. Agora estou mais tranquila e com certeza vou curtir mais a viagem, sem o corre-corre que seria no meu roteiro anterior. Obrigada! Suas informações foram valiosas.

Bóia e Alessandro, obrigado pela ajuda. A minha pergunta ficou ruim pois não dei o contexto todo. Vamos lá: nossa idéia é ficar em Toronto 2 dias, ir até Montreal e ficar mais 2 dias e depois ir para Quebec, ficando lá mais dois dias, voltar para Toronto e voar de volta para o Rio. Ou seja, já vou alugar o carro de qualquer maneira. A volta (Quebec X Toronto) é que me preocupa. Quando comprei as passagens, só consegui vôos de Rio X Toronto (ida) e Toronto X Rio (volta). E não quero gastar mais dinheiro com duas passagens extras de Quebec X Toronto, dado que já estou com o carro. Abraços!

    Olá, Felipe! Você tem tão pouco tempo, é mais uma razão para não alugar carro. Voe ou vá de trem entre Toronto e Montreal; vá de trem entre Montreal e Quebec; voe entre Quebec e Toronto. Um carro vai fazer você perder metade da sua viagem na auto-estrada e só vai atrapalhar na cidade.

    Olá, Felipe! Só para você se dar conta da maluquice:

    Toronto x Montreal: 546 km (estimativa Google Maps: 6h30 na direção)

    Quebec x Toronto: 793 km (estimativa Google Maps: 9 horas na direção)

    Mas como diz aquele moço da Brastemp, o dinheiro é da pessoa! 😀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito