O Glacier Express pode ser mais famoso, mas se você me perguntar qual dos trens panorâmicos suíços me arrebatou mais, eu digo sem pensar muito: o Bernina Express.
- A ferrovia é histórica (tombada pela Unesco);
- O traçado é lindo, com um viaduto em espiral alucinante ao fim da descida;
- Nos vales alpinos, as montanhas estão permanentemente nevadas, mesmo no verão;
- A passagem rente ao Lago Bianco é espetacular;
- E quando você desce do trem, lá embaixo, se vê num planeta completamente distinto, onde a temperatura é 15 graus mais elevada e os terráqueos falam italiano.
De onde para onde
O Bernina Express usa os trilhos da Ferrovia Rética entre Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, e Tirano, na Itália. A partir de Tirano a viagem continua de ônibus até Lugano, na Suíça italiana.
É possível também fazer o trajeto inverso, saindo de Lugano ou Tirano e subindo a St. Moritz, Davos ou Chur. No inverno, porém, observe o horário: tenha em mente que antes das 17h já estará escuro.
Quanto tempo leva?
Até Tirano, são 2h05 para quem embarca em St. Moritz, 3h30 para quem embarca em Davos e 4h10 para quem embarca em Chur.
Em Tirano há um intervalo de uma hora até a saída do ônibus para Lugano. Dá para almoçar num dos restaurantes da piazza da estação. Há um guarda-volumes na estação de trem. A estação de ônibus fica do outro lado da linha de trem, basta usar a passagem subterrânea.
De Tirano a Lugano são mais três horas de viagem de ônibus. Há trechos em que você pode ver o Lago de Como e, mais adiante, o Lago de Lugano.
Ou seja: se você embarcar em St. Moritz e parar em Tirano, seu passeio durou duas horas. Se for até Lugano, vai dar no total 6 horas.
Só dá para fazer este trajeto com o Bernina Express?
Não. O Bernina Express é a maneira de fazer o caminho entre Chur, Davos ou St. Moritz e Tirano em vagões panorâmicos e sem baldeações.
Mas dá para fazer todo o trajeto em trens regionais comuns, que são mais baratos (para quem não tem Swiss Pass) e não exigem reserva. Pesquise horários no site da SBB.
Quanto custa
Se você tem um Swiss Pass válido, o único custo extra é o da reserva, que é obrigatória nos trens panorâmicos. A reserva de assento no trem custa 12 francos suíços no verão e 9 francos suíços no inverno, por trecho. A reserva de assento no ônibus custa mais 12 francos suíços o ano inteiro.
Quem não tem Swiss Pass paga 30 francos suíços de St. Moritz até Tirano; nos trens regionais convencionais não há taxa de reserva, mas nos horários do Bernina é preciso reservar o assento (12 francos suíços no verão ou 9 francos suíços no inverno). Para ir de St. Moritz até Lugano, o preço é 58 francos suíços e a viagem deve ser feita pelo Bernina (ou seja, some 9 ou 12 francos suíços para reserva de assento no trem + 12 francos suíços para reserva de assento no ônibus de Tirano a Lugano). Veja todos os preços aqui.
Vale a pena continuar até Lugano?
Fiquei poucas horas em Lugano, mas adorei. Minha primeira impressão do Ticino correspondeu exatamente à propaganda: organização suíça com charme italiano. O próximo post será sobre essa passagem rápida.
Dizem que Locarno é ainda mais gracinha. E a região também tem trem panorâmico aparentemente sensacional, e que é o único que não tive tempo para fazer -- a ferrovia Centovalli.
Quanto à viagem de ônibus em si, achei meio aborrecida. São três horas de trajeto praticamente urbano, com poucas brechas para apreciar os lagos de Como e Lugano. Cochilei várias vezes (teve o almoço em Tirano, lembra?) e sempre que acordava a janela não me entusiasmava com o que ela me apresentava.
Mas se a sua intenção for explorar a Suíça italiana, o ônibus é prático e vale a pena, sim.
De Tirano a Milão
Tirano é servida por trens regionais que levam a Milão em duas horas e meia -- ideal para quem quer continuar a viagem pela Itália.
Usando o Bernina Express como rota panorâmica entre Zurique e Milão
É possível fazer Zurique-Bernina Express-Milão num mesmo dia (em ambas as direções). Para isso, basta escolher os trens que saem de (ou vão a) Chur.
Agora no inverno, pegando o trem das 7h37 em Zurique, você chega às 8h52 em Chur. Tem então 6 minutos para pegar o Bernina Express que sai às 8h58 e chega às 13h12 a Tirano. Em Tirano você embarca no trem a Milão das 15h10 e chega a Milano Centrale às 17h40.
No inverno não vale a pena fazer a rota inversa, porque não haverá mais luz quando o trem chegar à parte alta do trajeto.
Ricardo Freire viajou à Suíça a convite do Swiss Travel System.
Leia mais:
- Site oficial do Bernina Express
- Suíça alemã: Zurique x Lucerna x Berna
- Suíça francesa: Montreux x Lausanne x Genebra
- Lugano, Suíça à italiana
- Suíça de trem: 30 roteiros de 2 a 8 dias (com ou sem Swiss Pass)
- Estações alpinas: Interlaken x Zermatt x St. Moritz
- Trens panorâmicos: como é o Glacier Express
- Trens panorâmicos: como é a Golden Pass Line
- Trens panorâmicos: como é a Jungfraubahn
- Trens panorâmicos: como é o Wilhelm Tell Express
340 comentários