A rota mais curta (cerca de 150 km) entre Granada e Málaga é pelo interior e pode ser aproveitada para um pit-stop na cidade histórica de Antequera.
Quando saímos com a Carmen em Barcelona, porém, ela comentou sobre as Alpujarras, um grupo de pequenos pueblitos espalhados ao pé da Sierra Nevada. Achei que o caminho valeria o desvio (e os 90 km a mais no trajeto). Não posso comparar com o que não vi em Antequera, mas pelo que vi nas Alpujarras valeu a pena, sim
Você parte de Granada pela moderníssima autoestrada que leva a Málaga, mas deixa a velocidade para trás aos 40 km do primeiro tempo, à altura de Lanjarón -- onde é engarrafada uma famosa água mineral proveniente da montanha.
Lanjarón é grandota e não valeria mesmo a parada, mas no geral as Alpujarras valem mais pela topografia e pelas estradas do que pelo valor individual de cada cidade. São pueblitos blancos modestos, mas numa situação belíssima.
Um bom roteiro para curtir o melhor da estrada é pegar, imediatamente antes da entrada de Órgiva, a subida para Carataunas, Pampaneira e Pórtugos.
Este tramo da estrada leva pelo caminho mais bonito ao vilarejo mais alto da espanha, Trevélez -- famoso por seu jamón e pela pesca no rio Chico.
Trevélez vale uma paradinha -- mas não ao pé da cidade, onde estacionam os ônibus. Continue até o Barrio del Medio, onde também dá para estacionar (na baixa temporada, pelo menos...) e dá para caminhar um pouco pelo Barrio Alto.
Para descer, siga em frente, e a paisagem do caminho será totalmente distinta -- belos vales a perder de vista, e alguns trechos vertiginosos.
Antes de voltar à auto-estrada, ainda dá para parar em Órgiva, a maior das Alpujarras, um bom lugar para almoçar.
De Órgiva lá são 110 km até Málaga -- 100 km em excelente auto-estrada duplicada.
(Mas se você tiver mais uma noite em Granada, pode fazer as Alpujarras como bate-volta e seguir no dia seguinte por Antequera.)
84 comentários