Andaluzia de carro: de Granada a Málaga, pelas Alpujarras

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Trevélez, Alpujarras, Granada

A rota mais curta (cerca de 150 km) entre Granada e Málaga é pelo interior e pode ser aproveitada para um pit-stop na cidade histórica de Antequera.

Quando saímos com a Carmen em Barcelona, porém, ela comentou sobre as Alpujarras, um grupo de pequenos pueblitos espalhados ao pé da Sierra Nevada. Achei que o caminho valeria o desvio (e os 90 km a mais no trajeto). Não posso comparar com o que não vi em Antequera, mas pelo que vi nas Alpujarras valeu a pena, sim grin

De Granada a Málaga via Las Alpujarras

Você parte de Granada pela moderníssima autoestrada que leva a Málaga, mas deixa a velocidade para trás aos 40 km do primeiro tempo, à altura de Lanjarón -- onde é engarrafada uma famosa água mineral proveniente da montanha.

La Alpujarra

La Alpujarra

Lanjarón é grandota e não valeria mesmo a parada, mas no geral as Alpujarras valem mais pela topografia e pelas estradas do que pelo valor individual de cada cidade. São pueblitos blancos modestos, mas numa situação belíssima.

Pampaneira, Alpujarras

Um bom roteiro para curtir o melhor da estrada é pegar, imediatamente antes da entrada de Órgiva, a subida para Carataunas, Pampaneira e Pórtugos.

Pórtugos, Alpujarras

Este tramo da estrada leva pelo caminho mais bonito ao vilarejo mais alto da espanha, Trevélez -- famoso por seu jamón e pela pesca no rio Chico.

Trevélez, Alpujarras

Trevélez vale uma paradinha -- mas não ao pé da cidade, onde estacionam os ônibus. Continue até o Barrio del Medio, onde também dá para estacionar (na baixa temporada, pelo menos...) e dá para caminhar um pouco pelo Barrio Alto.

Trevélez, Alpujarras, GranadaTrevélez, Alpujarras, Granada

Para descer, siga em frente, e a paisagem do caminho será totalmente distinta -- belos vales a perder de vista, e alguns trechos vertiginosos.

Antes de voltar à auto-estrada, ainda dá para parar em Órgiva, a maior das Alpujarras, um bom lugar para almoçar.

Órgiva, Alpujarras, Granada

De Órgiva lá são 110 km até Málaga -- 100 km em excelente auto-estrada duplicada.

(Mas se você tiver mais uma noite em Granada, pode fazer as Alpujarras como bate-volta e seguir no dia seguinte por Antequera.)

Leia mais:

84 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Ricardo,

Uma sugestão para quem está em Málaga e tiver interesse é dar uma esticada até Tanger no Marrocos. Fiz esta day trip e deu pelo menos para sentir um pouco do que é o país e conhecer algo diferente.
Pude passar umas 9 horas no Marrocos e foi super tranquilo.

Abraço.

Diogo.

Andre L.
Andre L.Permalink

Eu acho que é um bate-e-volta puxado demais, ao estilo parada de cruzeiro. O Marrocos é um outro continente, vale uma viagem separada, ou ao menos alguns dias. Sacoletear no Mediterrâneo em um ferry só para passar umas horinhas... eu acho que nào vale a pena. Mas, como digo, há controvérsias grin

Martha Ribeiro
Martha RibeiroPermalink

Oi Diogo,td bem?
Vou pra Espanha (Màlaga) em Setembro, dia 07, mas minhas reservas são de 7 dias somente em Málaga (Marbesa) por conta de um amigo que me cedeu as diárias dele (ele tem um desses títulos de viagem) e eu não tive opção de dividir esses 7 dias entre outra cidades, entretanto, queria dicas de como aproveitar bem a região de Andaluzia sem perder minhas diárias.
Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Martha! De Málaga dá para fazer bate-voltas, mas com exceção dos Pueblos Blancos ao redor de Ronda, são passeios um pouco puxados. Veja as distâncias em http://maps.google.com .

Carmen
CarmenPermalink

Lindas fotografias! O tempo ameaçava chuva (de novo)!!!

Las Alpujarras almerienses são também muito lindas. O paisagem é mais agreste e os vilarejos são brancos e muito mais pequenhos, em general, que em Las Alpujaras granadinas.

PêEsse
PêEssePermalink

Ricardo, como é o tempo por aí essa época? Sei que a Andaluzia é conhecida por ter o tempo mais firme nessa época de outono-inverno mas queria saber quão firme. Pelsa fotos vi umas nuvens meio chatinhas. Tem chance de pegar céu azul sem chuvas nessa época?

Andre L.
Andre L.Permalink

PêEsse: toda a região entre o Alentejo até Murcia está sujeita à presença longa de umas frentes frias chatinhas, parecidas com aquelas que acometem o Sudeste brasileiro no alto verão. Ficam lá, por dias as vezes.

Por outro lado, é uma das regiões da Europa com maior probabilidade de sol (mesmo que sem calor).

william
williamPermalink

oi bom dia sou neto de Espanhol tem familia em malaga Andaluzia com o sbrenome Carvente me ajuda encontrar alguem.

Sylvia
SylviaPermalink

E pra quem gosta de cavernas, no caminho tem as Cuevas de Nerja
http://www.cuevadenerja.es/ ,mas confesso que acho as de Minas Gerais mais impactantes .

Gabi Righetto
Gabi RighettoPermalink

Fiz um bate-volta de Granada as Alpujarras me apaixonei pelos pueblitos brancos da serra. Vale muito o desvio e a viagem!

mauro
mauroPermalink

Diogo, já tinha colocado no perguntódromo sobre Tanger. Como vou passar por Tarifa (meia hora de ferry até o Marrocos) minha ideia é contratar um guia (Said, muito recomendado no Tripadvisor) para o dia. Vale, então?

Fafá Roque
Fafá RoquePermalink

E para quem ficar uns dias em Málaga, vale muito conhecer a linda cidade de Ronda!

Anderson
AndersonPermalink

Olá a todos, pela primeira vez que escrevo e fiz este roteiro saindo de Málaga , passando por Granada/ Sierra Nevada e seguindo até Vélez Rubio, cidade divisa Andalucia / Murcia. Velez Rubio, onde tenho familiares é um povoado com 15.000 hab. e muito, muito proximo a Vélez Blanco (cerca de 5km), juntamente com o pueblo de "Maria" forma a região chamada de "Los Vélez" ponto mais oriental da Andalucia. Pra quem vai de carro pela Andalucia, vale muito a pena conhecer pois é a região fronteiriça entre o reino cristão e o reinado árabe que era envolvida em muitas disputas e há muitos de castelos de defesa, dentre eles o magnifico Castelo de Velez Blanco, fica a dica. http://trapatroles.wordpress.com/2007/12/12/velez-blanco-almeria/

Wilson Cabral
Wilson CabralPermalink

Bom dia,

Aos experientes na região, qual a melhor maneira de fazer a rota Madrid-Granada, trem ou avião???
Vi passagens de trem baratas e em bons horários, porém estou em dúvida quanto ao tempo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilson! O trem leva 4h25 nos horários mais rápidos, então acaba empatando com o avião (devido ao deslocamento de/para aeroportos e à antecedência do check in).

Wilson Cabral
Wilson CabralPermalink

Obrigado Bóia. Verifiquei que os três meios de transporte disponíveis (ônibus, trem e avião) gastam em média o mesmo tempo de percurso, entre deslocamento, embarques e tal). Aproveitando o post, saberiam me passar alguma dica de hotel bom e barato em Granada?

Heidi
HeidiPermalink

Olá Riq, ola Carmen,
(havia colocado minha pergunta no post de Barcelona, por isso estou repetindo aqui, sorry)
Resolvi passar meu aniversário de 50 anos na costa do Mediterrâneo, mais especificamente ali pela região de Málaga ou Torremolinos… em meados de agosto. Entretanto não estou conseguindo me decidir por um hotel. Será que alguém de vocês (a Carmen talvez) poderia me dar alguma sugestão de hotel que tenha, ou uma fantástica vista para o mar, ou que seja numa casa daquelas típicas da Andaluzia, com terraço em cima, pátio interno, sei lá!!!?

Frank (Dois Mapas)
Frank (Dois Mapas)Permalink

Heidi, a região de Málaga é gigantesca, com literalmente centenas de opções.

Minha dica:

- defina seu orçamento
- fuce, bastante, no site Booking.com e vá olhando no mapa localizações diferentes
- cheque sempre no Google Street View a localização do hotel

Lembre-se que agosto é pico de alta temporada. Os melhores lugares (custo x benefício) já devem estar quase totalmente reservados.

Heidi
HeidiPermalink

Olá Frank, obrigada pela resposta. Na verdade estou há dias revirando o Booking.com e não consigo chegar a uma conclusão. Quanto a valores, já deu para perceber que deverei gastar entre 150 e 200 euros por noite, mas como estarei com uma amiga, dividiremos a despesa. O que eu queria mesmo era uma indicação de um hotel gostoso, com uma vista legal, na própria Málaga ou entre Málaga e Marbela. De lá pretendo fazer bate-voltas de carro pela região.

Josiane
JosianePermalink

Oi Pessoal,
estou definindo alguns detalhes do meu roteiro, me digam se está viável e factível essas duas rotas:

1°: Após 2 dias e meio em Sevilla vamos alugar o carro no 3° dia pela manhã e iremos pernoitar em Ronda.

Após ler muitas dicas aqui no blog, pensei em passar em Jerez de La Frontera, visitar o Alcazar de Jerez, a Bodega Gonçalez Byass e seguir para Vejer de La Frontera. Passear por Vejer e de lá seguir direto para Ronda. ( A intenção é que desse tempo de ainda dar um "rolé" pela cidade antes de jantar).

Está viável ou ousado demais?

No dia seguinte, passear por Ronda e ir de carro até Granada. O Alhambra está comprado só para o dia seguinte, então está tranquilo. Quais pueblos nesse trajeto são os mais imperdíveis de fazer um pit-stop?

Sugestões e pitacos serão muito bem vindos, Graciaaaaaaaaas wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Josiane! Você vai perder uma manhã inteira na turistagem em Jerez, e vai ter apenas a tarde para fazer Veger-Ronda, o que é muito pouco tempo. Você precisaria de um dia inteiro entre Veger e Ronda para fazer a estrada com calma e paradas para fotos na estrada e nos pueblos.

Josiane
JosianePermalink

Oi Bóia, como só tenho esse dia mesmo, vale a pena abandonar Jerez e ir direto para Vejer então? Qual das duas é mais interessante e bonita?

Se eu for direto para Vejer e de lá para Ronda, Quais publos valem a pena o Pit Stop?

Quanto a ida de Ronda para Granada, você sugere paradas(onde?) ou ir direto mesmo para Granada aproveitando a manhã em Ronda?

Brigadim!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Josiane! Vejer é infinitamente mais bonita que Jerez, mas não tem as bodegas. É uma decisão que você precisa fazer.

Não se preocupe com pit stops durante a rota, pare onde der vontade. Em Ronda você vai precisar visitar a arena de toros antes de seguir viagem a Granada.

60º Domingão de Twittadas | Espanha | Domingão de Twittadas

[...] sierra nevada: quem já foi? | LINK 5. @viajenaviagem | andaluzia de carro: de granada a málaga | LINK 6. @viajenaviagem | um bom dia direto de ronda | [...]

KARLA
KARLAPermalink

Oi:

Alguém tem sugestão de hotel em Granada - espanha? Obrigadíssima
karla

roberto
robertoPermalink

Ricardo. Madrid a Sevilha de trem com uma parada em Córdoba.
Sevilha a Granada de carro com uma noite em Ronda.
Estando em Granada como voltar para Madrid?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberto! Quem responde é A Bóia. Volte de trem ou avião.

patricia rodin
patricia rodinPermalink

Olá,
EStou refazendo meu roteiro de viagem e com as dicas daqui pensei em fazer o seguinte roteiro:
1 dia- Madri- Córdoba de trem pit-stop - ida e pernoite em Granada (consigo fazer isso de trem rápido?)
2 dia- Granada - Alhambra dia
3 dia - Granada - Alapujarras (vale a pena para quem vai para os Pueblos Brancos tb? ou outra sugestão?) - será dia 25/12
4 dia -Granada - Alhambra noite
5 dia - Carro de Granada a Pueblos Brancos - pernoite em Ronda ou Arcos. (onde acham que vale mais a pena?)
6 dia - Pueblos Brancos - Sevilha, pernoite em Sevilha
7 dia - Sevilha
8 dia - Carro de Sevilha a Bandagoz - Será que nesse mesmo dia saindo cedo de Sevilha consigo fazer o trajeto Bandagoz até Évora de carro? (vi a dica de atravessar da Espanha para Portugal de taxi e alugar outro carro em Eva).
9 dia - passeio em Évora e ida para Lisboa - pernoite em Lisboa
Agradeço dicas sobre esse roteiro, estou indo daqui a 3 semanas.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Córdoba está no meio da linha rápida entre Madri e Sevilha. Quando falamos em pit stop, é para quem vai a Sevilha. De Córdoba a Granada só ha ônibus. A viagem leva 3 horas. Você está complicando uma viagem que era simples.

Nosso roteiro é:

Madri-Córdoba (pit stop)-Sevilha. Duas a três noites em Sevilha. Carro a Veger. Durma. Carro a Ronda. Durma. Carro a Granada. Faça Sierra Nevada ou Alpujarras se quiser. Devolva o carro. Pegue o trem ou o avião a Madri ou Barcelona. Se for a Lisboa, voe de Málaga ou de Madri.

Aprenda os nomes das cidades: Badajoz. Elvas.

Cesar
CesarPermalink

Olá, poderiam indicar uma boa excursão Málaga-Tanger/Marrocos ou Sevilha-Tanger, alguém já comprou pelo site Viator ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cesar! O Viator é um bom catálogo de passeios. Não é uma operadora, apenas um intermediário. Localmente você achará as mesmas opções, e ainda outras, provavelmente mais em conta.

Não recomendamos esse bate-volta ao Marrocos; dará um trabalho danado e não resolverá a lacuna Marrocos no seu currículo de viajante. Dedique esse dia a ver o que você não sabe que perderia na própria Andaluzia.

Cesar
CesarPermalink

Obrigado pela resposta,

Terei 15 dias para andar por Espanha/Portugal, Ida e volta por Madri, prentendo conhecer a Andaluzia, Lisboa e seus arredores, o que recomenda.

Agradeço a atenção.

Gabrielle
GabriellePermalink

Boa tarde, Boia!

Eu e uma amiga estamos indo para a Espanha no Dia 17/05/2013 e retornando no dia 01/06/2013. Fizemos o seguinte roteiro:

17 - Brasil-Madri
18 - Chegado em Madri
19 - Madri
20 - Madri
21 - Madri (visitar toledo)
22 - Madri - Sevilha (já compramos a passagem Madri Sevilha)
23 - Sevilha
24 - Sevilha
25 - Sevilha (visitar Córdoba)
26 - Arcos de la Fronteira
27 - Ronda
28 - Granada
29 - Granada
30 - Granada
31 - Granada - Sevilha - Madrid - Brasil (saimos de carro pela manhã de Granada para Sevilha, pegamos o voo das 15:30 em Sevilha para Madrid e depois o voo das 11 da noite em Madri para o Brasil).
Você acha que devemos colocar alguma noite em Cadiz e Málaga ou dá para visitar essas cidades usando as cidades bases citadas? Quais cidades dos pueblos blancos devemos visitar utilizando esse percurso? Você consegue dar algumas dicas de hoteis charmosinhos e característicos da região? Obrigada

Gabrielle
GabriellePermalink

Boia, Ainda sobre o post anterior, ainda teremos o dia 31 completo em Granada. O nosso deslocamento final só ocorre no dia 01/06.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabrielle!

O ideal teria sido você comprar Madri-Córdoba e Córdoba-Sevilha, para fazer pit stop em Córdoba.

Daí pegaria o carro no último dia de Sevilha, dormiria em Cádiz ou Vejer, faria a ruta dos Pueblos Blancos incluindo Arcos até Ronda, dormiria em Ronda, iria a Granada, lá devolveria o carro e voltaria de avião a Madri.

Málaga pode ser feita entre Ronda e Granada, se você tiver tempo.

Veja hotéis recomendados por leitores:

https://www.viajenaviagem.com/2011/08/hoteis-em-sevilha-os-relatos-dos-leitores/

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/alhambra-na-pratica-da-compra-do-ingresso-online-a-visita/comment-page-1/#comment-230908

https://www.viajenaviagem.com/2009/09/espanha-e-portugal-no-inverno-pro-renato-e-pra-vanessa/comment-page-2/#comment-252420

Patricia
PatriciaPermalink

Ola ric ou boia, Como vcs indicam fazer o percurso sevilha- lisboa? Estamos em sevilha e mudamos o roteiro para ir direito para lisboa. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Há ônibus que fazem o percurso. O ideal teria sido de avião, mas a passagem avulsa costuma ser bem cara.

Gabrielle
GabriellePermalink

Boia,boa noite!

Obrigada por me responder.
Tenho mais uma dúvida. NO caminho de Sevilha a Vejer, vc recomenda fazer um pit stop em Jerez ou Cadiz?
Outra dúvida:você recomenda ficar duas noites em Ronda, uma vez que vamos chegar tarde nessa cidade pois estaremos parando nas cidades no percurso Vejer -Ronda. Ronda é uma cidade que vale a pena dedicar um dia a ela? Se eu colocar mais um dia em Ronda, ainda teremos dois dias inteiros em Granada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabrielle! Tanto Jerez (bodegas de xerez) quanto Cádiz (bonito centro histórico à beira-mar) estão no caminho de Vejer e podem render paradas. Se você só vai passar uma noite em Vejer, e se vai sair cedo no dia seguinte para a Rota dos Pueblos Blancos, tente chegar em Vejer com algumas horas de boa luz, para curtir a cidade. Isto posto, pode caber uma passada numa bodega em Jerez. Outra possibilidade, no verão, é ir direto a Vejer e passar o dia na praia de Bolonia (a da Ciccarelli).

Se você deixar um dia inteiro para fazer a rota dos Pueblos blancos, saindo cedo de Vejer, passando por Arcos e seguindo pela Serra da Grazalema, só precisará ficar mais uma manhã em Ronda para ir à plaza de toros.

Esse dia extra pode ser usado em Sevilha, para fazer um bate-volta de carro a Cádiz ou Jerez.

Heliana Henriques
Heliana HenriquesPermalink

Gostaria de maiores informações em relação a Marrocos atravessando de malaga para tanger, oque podemos conhecer 03 dias seriado ideais? Preciso de visto? Sugestões de onde ficar? Isso seria em fevereiro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heliana! O que o Ricardo Freire recomenda é que se deixe o Marrocos para quando você tiver pelo menos uma semana, idealmente 10 ou 15 dias. Três dias darão apenas um gostinho e não farão você ticar o Marrocos da sua lista. Fevereiro é uma boa época. Não há ferry de Málaga, mas de Algeciras.

O que temos sobre Marrocos:
https://www.viajenaviagem.com/category/marrocos.

Mariana
MarianaPermalink

Bóia,
E para quem tem 8 dias para conhecer o Marrocos? Qual seria o melhor roteiro para combinar 1 semana na Andaluzia e os 8 dias no Marrocos? Valeria a pena chegar de avião direto no Marrocos e depois seguir de ferry para a Andaluzia?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana!

Veja o que o Ricardo Freire recomendou aos atleticanos que estão indo ver o Galo no Marrocos:
https://www.viajenaviagem.com/2013/08/como-ver-galo-marrocos/

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/marrocos-pra-sabrina/

Lílian
LílianPermalink

Ola Bóia!

Qual bate-e-volta de granada vcs indicam mais? Alpujarras ou sierra nevada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! Se houver neve, Serra Nevada. Se não houver, Alpujarras. Note que, se você fizer os Pueblos Blancos na mesma viagem, as Alpujarras vão ser redundantes. O Ricardo Freire fez o desvio por lá porque iria necessariamente a Málaga.

Milena
MilenaPermalink

Ola,
Meu roteiro eh o seguinte:
08- Chego em Madri
09 Madri
10 Madri
11- Madri Cordoba AVE seguindo para Malaga
12- Marbella
13- Marbella temos um casamento la
14 - seguimos de carro para Granada
15 -Granada
16- Granada
17 - Granada Sevilla com passagem em Ronda
18- Sevilla
19- Sevilla
20- Sevilla - Madri de AVE direto
21 Retorno
Minha duvida eh qual caminho fazer de Marbella para Granada? Alpujarras eh parecido com Ronda? melhor eu optar pelo caminho mais curto? tem alguma outra sugestao quanto ao meu roteiro? Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Tire uma noite de Granada, substituindo por um pernoite em Ronda. Assim você fará os Pueblos Blancos como se deve, indo de Ronda a Vejer de la Frontera antes de chegar a Sevilha. As Alpujarras são como Pueblos Blancos, só que menos interessantes.

claudia
claudiaPermalink

Por favor, estou em dúvida no meu roteiro, na parte da Andaluzia e agradeço sugestões:
Setembro
11 - chegada às 18:30 em Barcelona
12 - Barcelona
13 - Barcelona
14 - Barcelona
15 - Barcelona
16 - saída cedo para Malaga (ainda não sei se de trem ou avião - peso de Barcelona na mala!!)
17 - Malaga (ida até Marbella)
18 - Ronda (dormir)
19 - Granada (dormir)
20 - Granada > Sevilha com pit stop em Cordoba
21- Sevilha
22 - Sevilha (ida para Madri no final do dia - provavelmente trem)
23 - Madri
24 - Madri
25 - partida de Madri no inicio da noite
Já estivemos em Madri, mas há muito tempo. O objetivo inicial da viagem era Barcelona e cheguei a pensar em passar 2 dias em Ibiza e diminuir os dias da Andaluzia, mas estou vendo que não vai dar.

claudia
claudiaPermalink

Ah! Esqueci de dizer que estávamos pensando em alugar um carro em Málaga e devolver ao chegar em Sevilha. É o mais sensato, né?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Voe de BArcelona a Granada. Alugue o carro em Granada. Vá a Málaga e Ronda, siga a Sevilha pela Rota dos Pueblos Blancos. Devolva o carro ao chegar em Sevilha. Vá de trem a Madri com pit stop em Córdoba.

claudia
claudiaPermalink

Obrigada Bóia,
Acho que não conseguirei fazer o trajeto sugerido porque irei para Madri num domingo e pelo que li a Mesquita em Córdoba não abre aos domingos.
E no trajeto acima? Conseguirei dormir em Málaga e Ronda além de Granada e Sevilha?
É necessário dormir em Ronda ou consigo passar pelos Pueblos sem pernoitar?
grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Pernoite em Ronda. A catedral de Córdoba só fecha aos domingos entre 11h30 e 15h.

http://www.catedraldecordoba.es/informacion.asp

Thiago
ThiagoPermalink

Oi Boia,
Vamos fazer uma viagem em familia no periodo de 18/dez a 04/jan. Somos um casal com 3 filhos (27, 25 e 10 anos).
Temos as passagens Rio-Lisboa-Rio e nossa ideia é passar 7 dias passeando e outros 7 sediados em Lisboa para conhecer a cidade e arredores.
Vale a pena alugar um carro em Lisboa para passear pelo sul da Espanha e retornar a Lisboa? Quais as melhores opções de cidades para conhecer (Cadiz, Gibraltar, Graanada, Sevilha)?
Muito obrigado!
Thiago

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago!

Sevilha está relativamente perto de Lisboa, são 470 km, você faz em 4 horas em meia, cinco horas. (Fique num hotel fora do anel mais histórico, ou você terá problemas para se locomover com o carro.) O problema é que uma viagem séria à Andaluzia vai levar você bastante além, tornando a volta cansativa.

Sugiro aumentar dois dias esta viagem.

Fique as três primeiras noites em Sevilha. Siga a Granada (250 km). Fique três noites. Marque a visita ao Alhambra no segundo dia e no terceiro suba até a estação de esqui de Sierra Nevada.

Vá de Granada a Ronda (180 km), passe uma noite.

Passe o oitavo dia na Espanha na Rota dos Pueblos Blancos, de Ronda a Arcos de la Frontera, via Grazalema. Dá 200 km até Sevilha (mas a estrada é lenta, e a idéia é parar pelo caminho).

Durma em Sevilha e retorne a Lisboa.

Ana Lucia
Ana LuciaPermalink

Olá Boia
Exelente suas dicas e orientações. Graças a tudo que li consegui montar meu roteiro a partir de Madrid. Veja se está bacana!
1 - Chegada à noite em Madrid
2 - Madrid
3 - Madrid/Toledo -trem ida/volta
4 - Madrid
5 - Madrid/córdoba/sevilha - trem bem cedo
6 - Sevilha
7 - Sevilha/Cádiz/Vejer de LA Fronteira - carro
8 - Vejer/Arcos/Ronda - carro
9 - Ronda/Granada - carro
10 - Granada - Alhambra
11 - Granada/Barcelona - avião(à noite) - pela manhã/início tarde - só para ver a neve!!!
12 - Barcelona
13 - Barcelona
14 - Barcelona
15 - volta para casa

O que vc acha? Tem alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Lucia! Está redondinho.

Ana Lucia
Ana LuciaPermalink

Obrigada!Abcs

maria de fatima leal santos

boa noite Boia
Vai aí mais uma dúvida. Queria saber como faço para sair de Ronda para Cadiz. Pesquisei na raileurope mas a viagem dura 7 horas. Quais são as empresas de ônibus. Acredito ser mais curto o percurso não é?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria de Fatima! Não use a Raileurope como fonte para trens lentos na Europa. Eles não têm acesso a esse database.

De todo modo, o melhor deslocamento de Ronda a Cádiz, para quem não está de carro, é de ônibus.

Aliás, já tínhamos respondido isso para você. Por favor: anote o lugar onde deixa as perguntas. Obrigada.

https://www.viajenaviagem.com/2011/11/com-o-meu-cordial-bom-dia-de-ronda/comment-page-1/#comment-318991

Geraldo
GeraldoPermalink

Olá pessoal. Vou viajar com a minha família (esposa e dois filhos – 13 e 15 anos) no período de 02 a 10/jan/14 entre Sevilha e Valência. Alugarei o carro em Sevilha no dia 04 e o entregarei na chegada em Valência no dia 08. Gostaria de saber a opinião/sugestão de vocês? Alguém saberia informar se pela manhã é comum ter neblina em Ronda ou Granada, por exemplo? Pergunto para saber se devo sair logo pela manhã ou um pouco mais tarde dessas cidades para evitar riscos.
02 - Sevilha
03 – Sevilha
04 – Ronda (saída pela manhã de Sevilha – passar o resto do dia em Ronda e dormir ai)
05 – Ronda (passar a manhã e viajar para Granada no meio da tarde)
06 – Granada (passar o dia + Alhambra – dormir em Granada)
07 – Sierra Nevada (bate/volta – dormir em Granada)
08 – Granada/Valência (parada em Alicante – dormir em Valência)
09 – Valência
10 – Valência
11 – Londres (avião pela manhã)

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geraldo! Faça Sevilha-Ronda pela rota dos Pueblos Blancos, entre Arcos de la Frontera e Ronda.

A partir de Ronda há problemas. Você não chegará a Ronda a tempo de ver a Plaza de Toros; vai precisar ver na manhã seguinte. Visitando a Plaza de Toros na manhã seguinte, não terá tempo de chegar a Granada a tempo de visitar o Alhambra. Você precisará visitar o Alhambra no dia 8 pela manhã, e sair à tarde para os puxadíssimos 500 km até Valencia.

Ana Laura
Ana LauraPermalink

Olá!
Pessoal estou com algumas dúvidas sobre a viabilidade do meu roteiro.Irei viajar no início de dezembro/2013 (08/12 - 31/12 ) com esposo e filho de 8 anos para o Marrocos, aproveitando para esticar até Andaluzia. Segue o roteiro logo abaixo:

07/12 - São Paulo - Paris - Casablanca.

08/12 - Casablanca -Até gostaria de ir direto para Marrakesh, no entanto, vou com meu filho e provavelmente todos estaremos muito cansados, além de chegarmos por volta das 16:00. ficaremos hospedados no Novotel Casablanca City Center.

09/12 - Casablanca - Marrakesh (Iremos de trem no dia seguinte após visitarmos a Mesquita Hassan II.)

10/12 - Marrakesh.
Hospedagem: É melhor os Riads ou hotéis de rede fora das medinas?

11/12 - Marrakesh.

12, 13 e 14/12 - Reservaremos esses três dias para visitarmos o deserto, incluindo o deslocamento e uma noite pelo menos.
Alguém indica uma boa agência com bom custo benefício. É melhor fechar daqui do Brasil ou pechinchar lá mesmo?

15/12 - Marrakesh.

16/12 - Marrakesh - Fez -Partiremos de Marrakesh de trem.

17/12 - Fez.
Temos as mesmas dúvidas com relação a hospedagem...

18/12 - Fez - Volubilis - Meknes - Fez. Ou seja, bate volta.

19/12 - Fez.

20/12 -Fez - Tanger -Algeciras - Temos muitas dúvidas sobre o tempo necessário para atravessar de ferry para a Espanha (não o tempo do ferry, pois isso dá para prever, mas o número de pessoas e principalmente a burocracia)e se Algeciras é o melhor ponto de chegada para a Andaluzia.Também temos dúvidas se é melhor ficarmos em Tanger uma noite e atravessarmos somente no dia seguinte ou ir logo para Algeciras após uma longa viagem de trem partindo de Fez.

21/12 - Algeciras - Granada.

22/12 - Granada.

23/12 - Granada - Sevilha.

24/12 - Sevilha.

25/12 - Sevilha - Córdoba - Sevilha. Ou seja, um bate volta.

26/12 - Sevilha.

27/12 - Sevilha - Madri.

28/12 - Madri.

29/12 - Madri e algum bate volta, provavelmente Toledo.

30/12 - Madri.

31/12 - Madri - São Paulo.

Gostaria muito de incluir Ronda nesse roteiro.Não posso mudar os dias de Sevilha e Madri, pois já reservei os hotéis (Ibis Madri Centro e Novotel Sevilla). De resto posso mudar tudo.O que seria melhor, carro alugado ou trem?
Sei que o roteiro inclui passagens fora da Andaluzia, mas de alguma forma eles se complementam do ponto de vista histórico e cultural.

Agradeço demais, muito obrigado mesmo!

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Laura! O seu planejamento é bastante responsável. Esse raciocínio que você faz "chegaremos muito cansados, é melhor seguir no outro dia" é perfeito, ainda mais com criança.

Não temos agências para recomendar (nunca temos!), mas seu hotel pode ajudar você. Sempre recomendamos envolver o hotel nesses passeios. Se o hotel for bem escolhido, a agência será boa. Nenhum bom hotel quer um cliente insatisfeito na volta de um passeio que recomendou.

Dormir em Fez parece uma boa medida.

Para incluir a Rota dos Pueblos Blancos sem mexer nas reservas de SEviha ou Madri, você deve programar a visita ao Alhambra no dia 22 de manhã e pegar a estrada no dia 22 à tarde para dormir em Ronda. Assim o dia 23 pode ser usado na Rota, de Ronda a Arcos de la Frontera; de lá você pode seguir a Sevilha, que estará a pouco mais de 100 km.

Em vez do bate-volta a Córdoba, é mais proveitoso entregar o carro assim que chegar a Sevilha e deixar Córdoba para um pit-stop de trem entre Sevilha e Córdoba. Chegue antes do meio dia e siga viagem no fim da tarde; é preciso comprar duas passagens separadas, porque têm horário marcado. Já há guarda-volumes na estação de trem de Córdoba.

Paulo Sales
Paulo SalesPermalink

Ana Laura, eu e minha esposa estamos fazendo praticamente o mesmo roteiro que voce, so que vamos em fevereiro.

Pelo que vejo, voce deve estar voando pela Air France e nao entendi porque voce nao foi direto pra Marrakech ja que Air France voa para la.

Quanto ao passeio pelo deserto existem varias empresas recomendadas no tripadvisor (http://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g293733-Activities-c25-Fes_Fes_Boulemane_Region.html) que voce pode consultar para um tour de 3 dias (2 noites) que sai de Marrakech e termina em Fez. Com isso você poupa seu deslocamento de trem para esse destino.

Também penso em fazer Fez – Volubilis – Meknes porem ao inves de retornar a Fez, gostaria de seguir até Rabat que pelo que vi é muito bonito. Vi que de la tambem posso pegar um trem para Tangier com duracao de 5 horas.

Boia o que pensa disso?

Já com relação a saída de Fez ou Rabat para Andaluzia estou com a mesma duvida que você. Sei que o trem demora 5 horas ate Tangier e pelo que li o ferry sai de hora em hora para Algeciras ou Tarifa sem necessidade de fazer reservas.

A proposito, em seu roteiro por Andaluzia você não pensa em alugar um carro?

abs,

Paulo

Ana Laura
Ana LauraPermalink

Bóia,

Muito obrigado! Faremos os ajustes! Aproveitaremos muito as dicas!
Abraços!

Geraldo
GeraldoPermalink

Olá Bóia! Estou com as seguintes dúvidas sobre o trajeto de carro entre Sevilha e Ronda (via Pueblos Blancos) em janeiro/14. Poderia ajudar, por favor? Dividi o trajeto em dois:

1) Sevilha a Arcos de la Frontera: Seria pela opção via AP-4 , pegando a SE-509, depois de Las Cabezas de San Juan, passando pelo Complejo Endorreico de Lebrija, ou seja, o primeiro trajeto que o Google informa? Obs: Não pretendo passar por Jerez de La Frontera.

2) Arcos de la Frontera a Ronda: Se eu não entendi errado, neste ótimo site a recomendação é passar Grazalema (estrada A-372). É isso mesmo? Porém, gostaria de saber se você tem alguma dica quanto a passar ou não por Ubrique e Villaluenga del Rosario (A-374) ou por Ubrique e Cortes de la Frontera (A-373)?

Fico muito grato pela ajuda.

Abs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geraldo! Infelizmente não posso checar as estradas para você, quem faria isso é o Ricardo Freire, mas o caminho é com certeza por Grazalema. Em Ronda lhe indicarão certinho.

A estrada dos Pueblos Blancos, depois de Arcos, vai a Vejer de la Frontera. Mas se você vai a Sevilha, saia da estrada em Arcos. De lá siga por onde for mais rápido.

Edilma Silveira
Edilma SilveiraPermalink

Ricardo, estou preocupada pois vou viajar pela Espanha .. e vou fazer Andaluzia. Me programei de pegar um carro em Sevilha no dia 05 de novembro para rodar por Algodonales, Zahara, voltar,ir até Olivera, Setenil de las Bodegas e chegar em Ronda no mesmo dia. Voce acha que isso é possível? No outro dia pretendo ir de Ronda a Granada. Devo reduzir estas cidades ou mudar a rota? Existe outro meio sem ser de carro? Existe onibus turismo? Na verdade não gostaria de dirigir.. seremos só duas mulheres. Tenho dúvidas quanto as estradas... obrigada.

Geraldo
GeraldoPermalink

Olá Bóia! Obrigado pelas respostas. Contudo, recorro novamente, pois, talvez eu não tenha sido tão claro anteriormente. Eu sairei de Sevilha para Ronda e passarei pelos Pueblos Blancos. Porém, não entendi exatamente qual seria o caminho entre essas cidades. Em alguns sites, alguns comentam que Pueblos Blancos (a partir de Sevilha e com destino a Ronda) inclui as cidades de Bornos e Villmartin, enquanto que outros citam Ubrique e Cortes de La Frontera. Isso está me confundindo. Você informou que Arcos de La Frontera e Grazalema fazem parte do trajeto. Saberia informar o nome de outras cidades? Acredito que isso facilitaria quais estradas tomar? Desculpe-me insistir com esse assunto, mas é que esta faltando apenas esse trecho. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geraldo! Há dois trajetos, ambos são bonitos.

Veja nesta página:
http://xn--rutas-por-espaa-crb.bricopage.com/node/74

Fernanda
FernandaPermalink

Estudei em Granada por um tempo, mas como não tinha carro e nem queria alugar, não consegui fazer esse roteiro. Mas fiz pelo menos um bate-volta a Málaga e super recomendo essa cidade linda! Meus posts sobre a região: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Granada e http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/o-que-fazer-em-malaga-em-1-dia.html

Fernanda
FernandaPermalink

Acabei de postar tb sobre Antequera, uma cidadezinha perto de Málaga que a principal atração tem "só" uns 4 mil anos! http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/10/o-que-fazer-em-antequera-em-1-dia.html.

Deuseana Barbosa de Souza

Estou finalizando o meu roteiro pela Andaluzia e pretendo ir a Malaga também .De Ronda vou para Marbela aonde fico 3 dias. É possível ir de Marbela à Malaga num bate e volta de carro? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deuseana! Tranqüilamente! São 60 km smile

Talita
TalitaPermalink

Olá,

Estou montando meu roteiro para a espanha e gostaria da opinião de vcs.

Dia 1: Trem de Madri p/ Cordoba (pit-stop) - Sevilha
Dia 2: Sevilha
Dia 3: Sevilha
Dia 4: Ronda/Málaga (Carro)
Dia 5: Granada - Alhambra
Dia 6: Volta p/ Madri no final da Tarde de Granada.

Vale a pena retirar/acrescentar alguma cidade ou reduzir algum dia de alguma cidade para acrescentar outras que seriam mais interessantes do que essas que escolhi? Para um roteiro de 5 dias e meio posso melhorar minhas escolhas?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talita! Se você vai de Sevilha a Ronda e Málaga num só dia, você não conseguirá fazer direito a Rota dos Pueblos Blancos.

Mantemos a sugestão do texto: durma em Ronda, não vá a Málaga, vá direto a Granada.

Talita
TalitaPermalink

Oi Boia! Muito obrigada pelas informações.

Realmente, fiquei pensando que ficaria corrido demais incluir Málaga e é Ronda a cidade que estou louca para conhecer. Mas será que a disposição de dois dias e meio em Sevilha versus 1 dia e meio em Granada está boa ou eu deveria reduzir Sevilha em meio dia p/ aumentar esse período em Granada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talita! Sevilha tem muito mais o que ver do que Granada. Você poderia passar uma semana inteira em cada uma das duas, mas Sevilha merece mais tempo do que Granada.

Adriana Martos
Adriana MartosPermalink

Olá, estou indo com minha irmã para Espanha em junho, chegaremos em Granada no dia 30/06 a noite e pegamos um carro. Temos duas diárias pagas em Granada, até 02/07. Dia 07/07 devemos chegar em Valencia, com mais dois dias. Dia 09/07 11h entregamos o carro e vamos para Madrid.
Gostaria que me sugerisse um roteiro e onde seria melhor dormir, dia 01 a tarde vamos conhecer Alhambra, fora isso queremos ir para Martos, cidade que tem o mesmo sobrenome que nós, Malaga, Almeria, cordoba, Murcia,Gibraltar e Sevilha.
Agradeço a atenção,
Adriana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Infelizmente não temos nenhum mateiral pronto para a região entre Granada e Valencia. Para a Andaluzia, o ideal teria sido começar por Sevilha.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/02/andaluzia-roteiro-7-dias/