Vou ficar x horas no aeroporto entre vôos. O que posso fazer?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Eis outra pergunta que é trending topic interno aqui no Viaje na Viagem. Só mudam as coordenadas: vou ter 6 horas entre vôos em Lisboa... Vou ter 3 horas entre vôos em Newark... vou ter 4 horas entre vôos em Bogotá...

Desculpe jogar água fria na sua empolgação, mas em 98% dos casos a recomendação sensata é: leve um livro, tome um café da manhã reforçado, almoce, dê uma passadinha no free shop. Sair do aeroporto, na imensa maioria das vezes, ou é inviável, ou uma fonte de perrengues e stress.

Mais adiante eu falo dos casos em que vale a pena sair do aeroporto. Mas antes vamos examinar os motivos que tornam 98% das saídas uma má idéia.

1) Na vida real, o intervalo entre vôos é menor do que você imagina.

Você pensa: "ah, meu vôo chega às 7h e o outro só sai às 13h. Tenho 6 horas no aeroporto!" Desculpa, mas... não tem não. Seu avião deve pousar às 7h. Até você conseguir sair do avião e passar pela imigração é possível que  já tenha passado uma hora ou mais. E se o seu próximo vôo está marcado para as 13h, significa que você precisa estar no portão de embarque às 12h15, 12h30 no máximo. Ou seja: aquele intervalo inicial de 6 horas já baixou para 4 horas e meia, se tudo correr bem. Se o avião atrasar, o que não é improvável, o que no papel pareciam ser 6 horas acaba baixando para 4 horas, 3 horas e meia...

2) Trajetos entre aeroporto e cidade são longos, caros e estressantes.
Se você parar um pouquinho para pensar, vai se lembrar que a chegada do aeroporto à cidade e a ida da cidade ao aeroporto são os dois momentos mais desagradáveis de qualquer viagem. É raro o aeroporto que não esteja a uma hora do centro da cidade. O táxi sempre é caro e o transporte público raramente tem cara de passeio. Ao resolver sair do aeroporto entre vôos, você consegue a proeza de acrescentar mais dois trajetos chatérrimos à sua viagem -- e o pior de tudo: no mesmo dia! Com poucas horas de diferença! Vale investir 100 dólares? Fora a grana, tem um outro aspecto matemático importante: conte em perder duas horas na brincadeira. Lembra aquele intervalo de 6 horas? Já virou duas horas e meia...

3) O que você faz com a mala de mão?
De trem, esses pit-stops são tudo de bom. Você tem 4 ou 5 horas entre dois trechos, então desce, deixa as malas no guarda-volumes e vai passear -- as estações são sempre centrais, ou ficam no máximo a duas ou três estações de metrô do coração do centro histórico. Mas de avião... como fazer com a maleta ou a mochila que subiu com você no avião? É raro o aeroporto que ofereça guarda-volumes -- e quando oferece, nunca é tão fácil assim de achar. No mínimo, você tem que diminuir mais 30 ou 40 minutos do seu intervalo, que é o tempo de ir até o cafundó onde esteja o guarda-volumes e passar lá na volta. O jeito normalmente é carregar o trambolho com você. Continua a fim?

4) É preciso estar de volta ao aeroporto com 1h/1h30 de antecedência.
Mesmo que você já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão, terá que passar pelos procedimentos de segurança. Pense em perder entre meia hora e 45 minutos nesses perrengues (sobretudo nos Estados Unidos). E como é preciso estar no portão de embarque no máximo meia hora antes do horário de saída do vôo, o jeito é diminuir mais uma hora ou (nos Estados Unidos) uma hora e meia do seu intervalo. Ou seja: de um suposto intervalo de 6 horas entre dois vôos, sobrou... uma 60 ou 90 minutos. Fui convincente?

5) Em resumo: diminua entre 4 e 5 horas do seu intervalo.
É o cálculo mínimo realista: 1 hora para desembarque e imigração; 2 horas para ir e voltar da cidade; 1h de antecedência para procedimentos de segurança e embarque. Querendo mais segurança, acrescenta-se mais meia hora para o caminho de volta (nunca se sabe) e meia hora para o reembarque, o que dá 5 horas. (E não esqueça de torcer para o vôo não atrasar.)

As exceções: quando e onde vale a pena sair do aeroporto

Quando: a partir de 10/12 horas de intervalo

Se você quer aproveitar o pit stop de avião para dar uma voltinha na cidade, e não tem trauma de transporte aeroporto-cidade-aeroporto, tente programar o seu vôo com um intervalo grandalhão. (Não se esqueça de insistir no check-in para a sua bagagem ser despachada ao destino final, senão você vai arranjar outro problema.) Tendo pelo menos 4 ou 5 horas líquidas na cidade (descontadas aquelas 5 horas de chegada, transporte e reapresentação) você pode fazer um passeio com mínimo stress. Mas não arranje muito lerê nessas quatro ou cinco horinhas: caminhar e comer na rua é sempre mais gostoso do que se meter num museu ou perder mais uma hora na fila para subir num mirante.

Uma outra boa solução para um intervalo a partir de 8 horas é descansar num hotel de aeroporto. Pergunte por tarifas day-use.

Dubai

Onde: Panamá, Cingapura, Dubai, Lisboa

Os melhores lugares para aproveitar intervalos entre vôos para turistar são aqueles destinos eminentemente turísticos que funcionem como "hubs". Esses aeroportos estão acostumados com viajantes que precisam matar um tempão entre um vôo e outro e já oferecem facilidades. Em Cingapura há city-tours para turistas em trânsito. Em Dubai o táxi é barato, e em meia hora você chega ao shopping Madinat Jumeirah (de onde se avista o Burj Al Arab) ou à torre Burj Dubai. Lisboa também tem um aeroporto bastante central; em 15 minutos (e 10 euros) você está no Chiado. E no Panamá os motoristas de táxi têm roteiros e tabelas prontos; quem tem 8 horas líquidas entre vôos (descontada aquela hora de imigração e a hora e meia de reapresentação) pode pensar até em dar um pulinho no Canal. (Leia mais aqui.)

371 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Arthur | Agora vai mesmo

Acho que a melhor coisa seria cinemas em aeroportos. Em Brasília tinha, em POA fechou.

Ila Fox
Ila FoxPermalink

Pô, cinema em aeroporto seria tudo de bom heim? nunca vi, mas é uma ótima ideia!

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Tirando algumas capitais na maioria dos aeroportos brasileiros o passageiro mal consegue comer.Antes de cinema é preciso ter entrega de malas mais ágil, wifi de qualidade, restaurantes de qualidade, etc

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

O qu dizer de Chnago em Singapura, onde há até uma piscina(!) a preço módico.

RosaBsb
RosaBsbPermalink

Concordo. Os nossos aeroportos são o que há de pior: tem praça de alimentação com preços exorbitantes, quase sempre estão sujas, cheia de bandejas com restos de comida. E os banheiros com papel lixa e muito sujos e fedorentos.

moacir sampaio
moacir sampaioPermalink

Na viagem do ano novo eu tinha 5-6 horas entre a chegada em montevideo e o vôo para santiago. Sai do Carrasco e fui no centro de taxi, dei uma boa volta e ainda almocei no mercado del puerto.E consegui voltar com 1 hora antes do vôo.
Não é barato.E a taxa de saída é muito alta.Mas valeu a pena.

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

Eu não conhecia Roma e acabei numa conexão inesperada lá, e tinha 5 horas no aeroporto. Fui de trem para Roma, conheci o Coliseu, Fui na Fontana de Trevi, no Vaticano e voltei de táxi para o aeroporto. Foi muito bom, mas bem cansativo.

mariana ribeiro
mariana ribeiroPermalink

Resolvi sair do aeroporto de Heathrow porque tinha um intervalo de 6 horas ate o proximo voo. Nao deu para fazer muita coisa, pegamos o trem direto para Londres e ficamos 15 minutos no Hyde Park, descansando na grama. Voltamos rapidamente para o aeroporto com tempo suficiente para passer pela seguranca e chegar ate o portao de embarque. Valeu a pena? Sim, foi bom passar um tempinho no Hyde Park e deitar na grama mas foi arriscado.

Neusa
NeusaPermalink

Acho que em Zurique também vale a pena dar uma saida. O centro da cidade é conectado por trens e a viagem dura uns 12 minutos.

Fernanda
FernandaPermalink

Sim, concordo. Fiz uma escala de umas 7h em Zurique - saí do aeroporto, peguei o trem para a Bahnhosftrasse (é assim mesmo que escreve?) e fiquei umas 2-3h perambulando pelo centro da cidade e comendo um salsichão no supermercado. Valeu muito a pena e recomendo!

Cristina
CristinaPermalink

Peguei dica aqui e também concordo. Tive 5hs de escala mas realmente tive que carregar a mochila. Perambulei 2hs pelo centro, gastei umas moedas com um cafe e voltei para o aeroporto, sem correria.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalink

Em Frankfurt o aeroporto também está próximo ao centro da cidade, cerca de 20 minutos de metrô. A estação Dom/Römer é a mais próxima do centro histórico, junto à catedral e à prefeitura.

Eduardo
EduardoPermalink

Em Frankfurt eu tive 12 horas entre os voos e consegui ir para a cidade. Estava vindo de Berlim e ia voltar para o Brasil. Deixei a mala no guarda volumes do aeroporto. Fui ao balcão de informações e peguei um mapa da cidade e pedi para me explicarem qual o melhor transporte para ir para o centro da cidade. Peguei o trem e fui até a estação central (Hauptbahnhof). Peguei um ônibus de hop-on hop-off no ponto em frente a estação e fiz os 2 tours pela manhã. Almocei no centro na praça onde fica a Câmara Municipal (Römer). A tarde andei pela cidade passando pelos pontos turisticos (Paulskierche, Bolsa - Deutsche Börse AG, Zeilgalerie que é uma loja que tem uma parte gourmê excelente, Ópera, Museu Judaico, Banco Central Europeu) até chegar na estação de trem e voltar para o aeroporto. Tudo muito tranquilo.

A partir de 5 horas de espera acho que dá pra fazer um tour pelo centro de Frankfurt.

PS: O aeroporto de Frankfurt tem guarda volumes.

Nanna
NannaPermalink

Eduardo, onde é que fica o guarda volumes? É fácil de achar? É Caro? Você lembra o preço do trem até o centro?

Elis
ElisPermalink

Em Amsterdam também rola uma fugidinha. É pertinho da estação onde pode deixar as mochilas, próximo ali tem aluguel de bikes e o centro é logo ali...

Leandro
LeandroPermalink

Vish, tenho até trauma. Schiphol foi o aeroporto em que vi uma placa de aproximadamente 15 minutos até o portão de embarque e duvidei que aquilo fosse possível.

Não só era, como quase perdi o voo. O aeroporto nem é tão longe da Centraal, mas dependendo da distância do check-in para o portão de embarque...

Letícia Assreuy
Letícia AssreuyPermalink

Nossa, isso é verdade!! Outro lugar que tive que andar BASTANTE para ir de um embarque à outro foi o Fiumicino, em Roma. Eu nem saí do aeroporto, muito menos tive que passar novamente pelos procedimentos de segurança, mas perdi um bom tempo andando lá dentro de um portão a outro.

Jackie
JackiePermalink

Em aeroportos pequenos tb da pq êh menos tempo pra sair e entrar. Fizemos isso em Iquique. Em 5 minutos dps de desembarcar estávamos numa van, barata. Conhecemos a cidade e fizemos compras, almoçamos. Não fomos ao Zofri pq liguei antes pra varias lojas e não tinha iPad em nenhuma (que era o que eu queria de lá,,.,) mas a van tb ia pra lá direto, era. Bem fácil. O aeroporto êh mt pequeno em Iquique, ficar lá teria sido bem chato...

Jackie
JackiePermalink

Vi esse post "subido" e lembrei que fiz um post sobre essa paradinha em Iquique. Não sei se posso deixar o link aqui (se não puder, apaguem, please). Acho que pode ajudar quem for de Lan pro Peru, Bolívia etc, pq fazem escala lá. Está aqui: Iquique, aproveitando uma conexão na cidade
http://www.viajesim.com/2012/02/iquique-aproveitando-uma-escala-na.html

Raquel barbosa
Raquel barbosaPermalink

Verdade Ricardo. Sou chamada de "over" precavida com horários de aeroporto, mas concordo que os intervalos não são assim tão grandes, se você calcular os tempos de pouso, embarque, filas. Sem contar que em vários aeroportos como Frankfurt (vários vôos da TAM para a Europa são por lá), Bruxelas, Barcelona e outros, você chega por um lado e tem que atravessar todo o aeroporto para embarcar novamente. Se for tempo apertadinho, é um stress só! Prefiro mil vezes esperar lendo uma revista, vendo as pessoas (adoro! rs), quem perdeu vôo sabe o que estou falando, abraços, Raquel
www.saladagrega.blogspot.com

Andre L.
Andre L.Permalink

Então, raquel, isso é importante lembrar: na volta, é preciso "achar" o terminal/portão novo.

Raquel
RaquelPermalink

Com certeza André, abraços Raquel

Passando a Viagem
Passando a ViagemPermalink

Adoro fazer isso tb. Bjs

Fernanda
FernandaPermalink

Além dos muitos jogos que eu tenho no meu celular, quando eu já estou programada para passar mais tempo no aeroporto, levo umas mini custuras para fazer (linha, agulha não pesam nada). Se estiver com amigos, sempre tenho cartas para jogar. Além disso, livros são sempre muito bons companheiros. Para quem tem ipad ou laptop, ter sempre um filmezinho ajuda também. Em Roma eu assisti um filme inteiro quando meu vôo atrasou, achei até uma tomada para alimentar meu computador.
Aliás, esse tópico dá para render um post inteiro só de como a tecnologia pode te ajudar nessas horas...

Fábio
FábioPermalink

Tenho uma dica que acho que é legal, válida pro aeroporto de Johannesburg, na África do Sul.

http://garimpandodestinos.com/2012/01/04/sossego-ao-lado-do-o-r-tambo-johannesburg-africa-do-sul/

Dri
DriPermalink

Outro bom aeroporto pra fazer isso é Schipol em Amsterdam, pq é pertinho (20min de trem) da cidade, o transporte é barato e ainda dá pra contar com guarda volumes da estação de trem, se for necessário.

Bruno Renato Feliciano
Bruno Renato FelicianoPermalink

No Schipol é preciso tomar um pouco de cuidado, porque como ele é imenso demora pra conseguir desembarcar, passar pela imigração, comprar o passe de trem e pegar o trem, mas ele te deixa exatamente no centro de Amsterdã.

Philipp
PhilippPermalink

Foi em Schiphol que realmente deu xabú em voo meu. Confiei no sistema de trens que normalmente é ULTRA eficiente na holanda, havia me programado para chegar com tempo, e 2 minutos após o trem sair da estacao deu uma pane e ficamos um bom tempo parado sem poder sair do trem. Cheguei cerca de 7 minutos após o tempo oficial de fechamento do guiche e nao teve conversa, mesmo com o voo cancelado. Claro que foi um ponto fora da curva, e a probabilidade de isto acontecer na Holanda é proximo a zero, mas o risco existe.

Aprendi "the hard way" e desde então, eram livros e agora o iPad cheio de ebooks, filmes e musicas.

Philipp
PhilippPermalink

mesmo com o "voo atrasado", e nao "cancelado".

Cristina L.
Cristina L.Permalink

Ah, mas eu fiquei vááárias vezes presa no trem entre Amsterdam e Roterdam em 2008 - ou seja, não sei se o sistema de trens é tão confiável assim...

vá que vc pegue justo a semana de manutenção?

eu ficaria com o intervalo superior a 10h como indicado pelo Riq como limite

Bruno Renato Feliciano
Bruno Renato FelicianoPermalink

Em Barcelona, numa parada de 10 horas eu guardei a mala no guarda volume (bem fácil de se encontrar) e saí do aeroporto tomando o ônibus para a Plaza de Cataluña (acho que demorou 30 minutos e custou 5 euros). Consegui fazer 2 roteiros de City Tour naquelas ônibus turísticos e passear, almoçar e depois lanchar nas Rumblas. Ainda voltei com 1 hora antes da saída do voo.

Gatei 10 euros de transporte, 5 euros do guarda volume, 20 euros do City Tour e uns 20 euros de comidas / bebidas durante o dia.

BethN
BethNPermalink

Acabei de ver no aeroporto em Amsterdam umas excursões organizadas a partir do aeroporto mesmo, achei uma ideia muito boa, com hora para sair e para chegar, sendo que eles levam atré o aeroporto de volta.

Nelma galvao
Nelma galvaoPermalink

Estou sempre preparada para as conexões... As vezes ate alguma inesperada por atraso de vôo. Sempre tenho um livro, palavras cruzadas, netbook e também gosto de observar o vai e vem do povo. Já vi ate o Riq em alguma dessas esperas!

Paulo Sombra
Paulo SombraPermalink

E no Brasil? Aqui em Fortaleza em meia hora se chega a Av. Beira Mar, quem faz conexão (geralmente vindo das capitais ao sul do Nordeste com direção ao Norte) pode dar uma caminhada pelo calçadão, ou quem sabe uma visita ao Centro Cultural Dragão do Mar.
Em Recife também acho o Aeroporto vizinho a praia de Boa Viagem, em 10min se chega até ela e dá pra tomar uma água de coco contemplando a barreira de recifes. Em Salvador a idéia é inviável, pois o aeroporto é muito longe..

Andre L.
Andre L.Permalink

Em Salvador o aeroporto é próximo de algumas praias interessantes.

Nivia
NiviaPermalink

É verdade Andre L, pertinho do aeroporto temos a Praia de Aleluia, Stella Maris, Ipitanga, Flamengo e vários hotéis-Resorts para fazer day use em frente ao mar, como o Catussaba e Gran Hotel Stella Maris. Não dá nem 15 min de taxi. Claro que nem pensar em ir ao centro histórico de Salvador com pouco tempo, mas dá até para ver a praia de Itapuã e ter uma belíssima refeição em bons restaurantes! Humm... já estou planejando um post, rsrsrs.

Eunice
EunicePermalink

Outra opção para conexões longas no aeroporto de Salvador é o Shopping Salvador Norte - exatamente em frente ao aeroporto, mas é preciso pegar um táxi; corrida de 5 minutos. Lá existem várias salas de cinema. Lembro que as praias de Stella, Flamengo, etc só estão a uma corrida curta de táxi de segunda a sábado; domingos e feriados com sol o engarrafamento é enorme e uma corrida de táxi de 15 minutos se transforma em 1 hora. Na rótula do aeroporto estão sendo construídos vários hoteis, que provavelmente já estarão funcionando no final de 2012.

Carlos
CarlosPermalink

Só tem que tomar cuidado com o horário do trânsito, em Salvador o trânsito bem lento (também na Bahia, tinha que ser. rsrsr).

Eunice
EunicePermalink

Não entendi "a brincadeira", Carlos. Brincadeira ou preconceito? Engarrafamento em outros lugares é mais rápido?

Nivia
NiviaPermalink

Concordo conterrânea em relação à "piada", mas acho que mesmo com engarrafamento no final de semana, para ser de 1h somente no alto verão e com muito azar, pq são menos de 7km. Vamos imaginar que engarrafamento assim só se for entre 10 às 12h e das 15h às 17h, talvez...

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Uma boa solução são as salas vips, como as que os diners, e os cartões blacks oferecem gratuitmente. Para quem viaja esporádicamentes, no caso de mais de 5 horas de conexão, acho que vale a pena pagar pelo uso, costumam cobrar entre 30 e 50 dólares, o que considerando-se que oferecem comida, bebida, muitas vezes banho, e um lugar bem confortável para descansar, alem de computador ou wifi, vale a pena.

Eustáquio
EustáquioPermalink

Viajando para Nova York via Bogotá, pela Avianca, com intervalo grande, deu para conhecer bem o Centro da cidade (com direito até a museus) na ida e o Cerro de Monserrate (+ novo passeio pelo Centro para almoçar) na volta.

Dionísio
DionísioPermalink

Me parece que a saída, por si só, já desestressa e torna a espera menos maçante. Mesmo que não se consiga fazer alguma coisa por muito tempo, só o fato de ir à rua, andar de trem ou táxi, ver gente um lugar diferente, é muito mais agradável do que ficar horas a fio dentro do aeroporto e faz o tenpo passar sem sentir.

Claro que também não pode ser arriscado demais.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Adorei.
Pretendo testar estas dicas na próxima viagem, logo logo.

Kristen
KristenPermalink

Lisboa é tudo de bom mesmo, o aeroporto não é longe. Em 2010 aproveitei uma conexão longa pra dar uma volta na cidade, fui no Shopping e até vi um filme. Detalhe que as malas já tinham sido despachadas desde Malaga para o destino final no Brasil.

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Mas o que fazer quando o voo chega cedíssimo (tipo 7:00 da manhã)no JFK e o check in é às 15:00 no ap alugado? O que vcs aconselham?
Vai acontecer comigo quando eu for à NY...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Naila! Como já explicamos da outra vez que você fez essa pergunta, você tem duas alternativas:

1) Deixar a mala na Schwarz Travel, que tem guarda-volumes perto da Penn Station

2) Pagar o apartamento desde a véspera e assim entrar mais cedo

Existe também a possibilidade de o apartamento estar vago e o senhorio/agência ser bonzinho, mas não é bom contar com isso.

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Nossa Riq, como vc está didático ultimamente ! Parabéns ! smile

Já fiz isso duas vezes... Uma vez em Santiago, que tinha 10h de diferença entre os vôos (época de caos aéreo, super medo de perder a conexão!), deu pra pegar o metrô e ir no Cerro San Cristobal, pegar o funicular, tals. Foi legal.
Depois fizemos isso em Lima, num vôo da Continental pra NY. Acho que eram umas 8h de intervalo... Deu pra ir na Plaza Mayor, fazer o tour na Igreja de São Francisco pra conhecer as catacumbas, tomar um sorvetinho e comprar uns artesanatos.
Mas voltamos umas 3h antes da volta previsa do vôo, com medo daquele trânsito louquíssimo de Lima !

Nana
NanaPermalink

Olha eu passei por isso não tem nem um mês em Guarulhos. Cheguei com minha família (ao saguão depois de vir de BH) as 07:12.Esperamos até 17hs pra embarcar.Sinceramente me arrependo de não ter feito reserva no ceaser e marriott ou nas cabines de descanso-Fast Sleep(mas não tinham vaga..)É caro eu sei..mas guarulhos é uma vergonha total. Ambulantes, pedintes que trocam de roupa cada meia hora e voltam pedindo outra vez. Já é a terceira vez que tentam nos assaltar na área de descanso (num sei que descanso é esse). Ao invés da missa e culto ecumênico realizado regularmente( pasmem 2 pessoas no máximo). Deveriam fazer um espaço cultural com filmes estrangeiros ou filmes nacionais para promover o cinema nacional. Documentários sobre as capitais.Andamento das obras pra copa..sei lá é uma falta de criatividade e de serviços (inclusive a praça de alimentação) em um aeroporto tão grande. Nunca mais exponho minha família assim.Tá de dar pena!

Cris
CrisPermalink

O aeroporto de Guarulhos é triste mesmo. Há um ano, voltando de Lisboa, tive de ficar lá por 9 intermináveis horas para pegar a conexão para Porto Alegre. Cheguei às 7h da manhã e o vôo para Porto Alegre só saía às 16h. Tentei antecipar o voo, mas não havia possibilidade. Eu estava cansada, e ainda tive de ficar mais de 4 horas com a mala grande, pois o check-in para despachar a mala só abria às 13h. Era pleno verão e o ar condicionado não dava vencimento. Sem poder despachar a mala pela manhã, tive de ficar zanzando com ela na área pública, pois ninguém sabia me explicar onde ficava o guarda volume. A praça de alimentação tinha lanchonetes duvidosas e restaurantes caríssimos. Não agüentando mais o calor, consegui com muito choro fazer o check-in num balcão da Gol ao meio-dia e passei para a área de embarque nacional. A porcaria do ar condicionado ali também não funcionava direito. E pior, só tinha um ou dois restaurantes abertos. Fui no que me parecia mais decente e para mi há surpresa, eles não estavam servindo nada que precisasse ir ao forno, porque o forno não estava funcionando!!! Ou seja, almocei um lanche gelado, ruim e caro! Já com a paciência esgotada, acabei fazendo aquilo que eu jurava que jamais faria em um aeroporto: enrolei a alça da bolsa no meu pulso, fiz a bolsa de travesseio, coloquei o celular para despertar 45 minutos antes da partida para não perder o embarque e DORMI no meio daqueles bancos desgraçados, depois de encontrar um que pelo menos não tivesse braços imóveis... Pior é que como eu estava bem cansada eu consegui dormir, mesmo naquele calor insuportável e em uma posição totalmente sem conforto.... Nunca podia imaginar que o maior aeroporto do Brasil, que recebe todos os dias inúmeros vôos internacionais, fosse tão mal servido e tão sem preparo para receber a quantidade de passageiros e turistas que recebe...... se eu soubesse que passaria por isso, teria entrado numa dessas salas vips que tem por ali, e teria pago o valor, mesmo que fosse caro. Como não consegui encontrar o guarda volumes, também não teria dado para sair do aeroporto, e mesmo que desse, teria sido uma temeridade, eu acho, me deslocar até São Paulo para tentar ver alguma coisa....

Viagem para Mulheres
Viagem para MulheresPermalink

Guarulhos é mesmo terrível parada, mesmo se você tiver 12 horas o melhor é ficar lá mofando, porque sair e voltar é demorado e arriscado porque nunca sabe como vai estar o trânsito.

João
JoãoPermalink

Cris, bem próximo ao hotel há diversos (muitos) hotéis, para todos os gostos/bolsos, com van grátis levando e trazendo com ótima frequência. Vá descansar, dá próxima vez. Ninguém merece essa tortura após vôo longo, não.

João
JoãoPermalink

próximo ao aeroporto...

Neusa
NeusaPermalink

Precisarei ficar em Guarulhos por 13 horas daqui a alguns dias. Escolhi ficar no Ibis (em torno de 10 Km), eles te pegam e te levam ao aeroporto (5 reais por pessoa com malas), e a opção day use é 129 reais para o casal.
Acho que vai valer a pena, pois podemos descansar, tomar um banho.
Depois passo aqui para contar como é o serviço e as acomodações.

Luis
LuisPermalink

Neusa,

Onde você conseguiu essa informação do Day Use do Ibis de GRU?
Vi no tripadvisor alguns reviews recentes reclamando justamente que não existe este serviço.

Neusa
NeusaPermalink

Eu liguei para lá (peguei o telefone no site) e falei que queria day use. Eles me deram essa tarifa. Posso chegar a partir das 08:00 da manhã e ficar 8 horas lá !

João
JoãoPermalink

No Panamby não tem taxa da van (com boa frequência bate-volta).
Mas a tarifa do hotel é um pouco superior. O serviço/conforto idem.

Neusa
NeusaPermalink

Bem pessoal,

Estive no Ibis, tem o serviço de Day use (em jan/2012 por 129 reais). Café da manhã bem farto, pago a parte.
As acomodações são simples, mas para descansar durante uma conexão grande (no meu caso, 12 horas), valeu a pena.

João
JoãoPermalink

Aeroporto de Munique, alguém tem dicas do que fazer lá na espera da saída da conexão?
Abs.

Andre L.
Andre L.Permalink

Ele é razoavelmente longe do centro.

João
JoãoPermalink

Obrigado, Andre.
Abs.

Marcelo | Alemanha! Por que não?

Olá Joao,

O aeroporto é relativamente longe do centro, mas o acesso é facílimo, entao depende do tempo que você tem.
Pegue um dos S-Bahn (S1 ou S8, cada um vai por um lado da cidade), e em 40 a 50 minutos você está na estacao Marienplatz, bem no centro histórico.
Por ali dá para gastar todo o tempo que vc tiver, e entao voltar ao aeroporto.

Se vc nao tiver muito tempo, o próprio aeroporto é bem preparado para os viajantes com conexao, vc encontra até mesmo shows e exposicoes.

João
JoãoPermalink

Olá, Marcelo.
Legal sua dica. Danke.
O tempo será curto para arriscar deixar o aeroporto, então procurarei me entreter por ali mesmo, conforme você orientou.
Essas amenidades são fáceis de encontrar, ou ficam escondidas?
Abs.

Claudio
ClaudioPermalink

Olá, já fiquei em uma escala longa em Munique (+/- 10 horas), deu pra conhecer um pouco a cidade. Minha sugestão é pegar um ônibus direto no aeroporto que te deixa no centro, ao lado da estação de trem, andar pelo centro e pegar aqueles ônibus turísticos para dar uma volta, deve dar em torno de 6 horas toda essa visita. Se tiver mais tempo dá para ir no Allianz Arena.
obs.: qto ao ônibus que sai do aeroporto, e só procurar no site do aeroporto de Munique, tem inclusive um voucher que dá um descontinho bom.

Alis
AlisPermalink

Madri é ótima para uma parada! O metrô sai direto do aeroporto e te deixa em vários ótimos lugares no centro. Lá vc pode comprar um passe de onibus turístico onde vc sobe e desce onde quiser, o tempo todo. Bati perna o dia todo, ainda deu tempo de visitar o Santiago Bernabeu, o estádio do Real Madrid, que em dias que não há jogo tem um tour super bacana.

Eric
EricPermalink

Alis, também aproveitei um dia em Madrid exatamente assim. Tinha 10 horas de escala antes de pegar o voo final para o Brasil e foi tudo excelente! Usei o locker do aeroporto e deixei as bagagens de mão, comprei um passe de metrô com o suplemento para usar a partir da estação do aeroporto Barajas, tudo é de fácil acesso pelo incrível metrô madrileño. Passei a tarde tranquilamente no Parque del Retiro, comi algo por perto, deu tempo de passar no mercado nas redondezas e chegar com muita antecedência no aeroporto. Realmente foi a soma dos fatores bem delineados pelo saudoso Riq: 10 horas de escala + metrô eficaz ligando aeroporto ao centro/atrações + locker no aeroporto + bagagens direto ao destino final + voo sem atraso + escolha de atração adequada na cidade. Abraços,

Viagem para Mulheres
Viagem para MulheresPermalink

Acho Londres um local bem interessante para quando se tem 12 horas. Se você pega o expresso em 15 minutos está na cidade e dá para fazer bastante coisa, mas tem que estar disposto, porque sair do aeroporto, mesmo com 12 horas é corrido.

Tina
TinaPermalink

Numa conexão com 5 horas em Miami eu fiz os dois circuitos do citytour que se pega dentro do aeroporto (mapa de onde pegar http://www.graylineonline.com/files/Miami_HoHo_Map.pdf ) (tour: http://www.grayline.com/United_States_-_MiamiCombo_Miami_Sightseeing_Hop-On_Hop-Off_Tour_24_Hour_Pass___Biscayne_Bay_Boat_TourAAA ).

Qdo nao ha tempo para sair do aeroporto eu gosto de ficar ouvindo LIVROS FALADOS (audiobook), pois além de vc levar gravados no telefone, sem precisar levar mais o peso do livro, enqto escuta pode ficar atendo ao movimento do aeroporto!

E adoro revirar todo o duty-free, mesmo q nao compre nada, mas p saber das novidades!!! Rsrsr

Tina
TinaPermalink

Desculpe gente, copie os sites errados ai em cima (Riq ou Boia, por favor retifiquem no meu post original, pois eu nao consigo !)

Miami
Retificando os sites:
Mapa onde pegar no aeroporto:
http://www.graylineonline.com/files/Miami_HoHo_Map.pdf

Roteiro:
http://www.grayline.com/Miami/Miami_Sightseeing_-_Hop_On_Hop_Off_All_Loops_Tour_-_24_Hour_Pass

Tina
TinaPermalink

Ah e no aeroporto de guarda malas, mas eu fui c a minha no citytour, pq fiz os dois circuitos sem descer!

Taysa
TaysaPermalink

Infelizmente fico "mofando" em Guarulhos com frequencia.Já estou acostumadissima a ficar nos hotéis por perto para um day-use. A maioria tem tranfer in-out cortesia e internet free. Nunca faço reserva . Sempre fico no que tem transfer com o horário que mais me convem.Todos os ônibus saem do mesmo local e tem um agente que faz o contato com o hotel. O preço varia entre R$ 120 a 240 , dependendo do hotel . Cesar e Marriot são os mais caros.

João
JoãoPermalink

Acho o Panamby satisfatório para esse curto repouso.

Carlos
CarlosPermalink

Em Lisboa eu consegui pegar um ônibus e dar uma passeada tranquila, minha conexão foi de 6h.

Amélia
AméliaPermalink

Saí de Roma em um trem bem cedo para ir para Milão, reservei um hotel, proximo ao aeroporto. Da estação de trem fomos de taxi para o hotel (80 euros) pedi para dar uma volta rápida na cidade, almoçamos no hotel, usamos internet, descansamos toamamos um belo banho e usamos a van de graça para, irmos ao aeroporto, bemmm tranquilos.Sabe quem sugeriu isto? smile

CLAY
CLAYPermalink

Por favor, alguém já teve a experiência de comprar passagem no site da cheapoair? Encontrei uma boa oferta neste site, através do mundi. Mas gostaria de ouvir(ler) a opinião da Boia, ou de alguma outra pessoa, para saber se posso confiar.
Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clay! Quando cadastrados em sites confiáveis, não há porque desconfiar desses fornecedores. O aval é do Mundi.

Danielle Bispo
Danielle BispoPermalink

Ricardo
Pode incluir o aeroporto de Frankfurt na lista de aeroportos- hub. Você pega o trem dentro do aeroporto e o trajeto até o centrão da cidade (duas estações depois da estação central direto) leva no máximo 15 minutos.
Espero te ajudado
Dani

Milton Lucio
Milton LucioPermalink

Indo um pouco na contra-mão das opiniões aqui...
Penso que, se a intenção for REALMENTE visitar a cidade da Escala/Conexão antes de prosseguir viagem,ou para descansar melhor (em voos para Ásia ou Oceania, por exemplo) o melhor mesmo seria optar por um STOPOVER de 1 ou 2 dias. Dependendo da regra tarifária, geralmente não custa muito (cerca de USD 50,00 a 75,00) além do preço total da passagem ou pode ser até gratuito.

Nana
NanaPermalink

Excelentes dados João. Nunca mais mofo em Guarulhos!

Marcio Antonio
Marcio AntonioPermalink

Em Guarulhos só a sala vip da Diners salva o passageiro aflito.

Já fiz conexão longa em Miami, quase 8 horas de molho, vindo de Denver e indo pra SP. Mas, como católico, eu tinha que dar um jeito de ir à missa, pois era domingo. Achei na internet uma igreja perto do aeroporto com missa no meio da tarde, e só deu tempo de fazer isso: sair naquele calor miserável, ir lá e voltar. O tempo que sobrou eu gastei passeando pelas lojas do aeroporto mesmo.

Daniela Pereira
Daniela PereiraPermalink

Nunca fiquei mais de 3 horas esperando conexão, mas sou totalmente neurótica com horário em aeroporto, por isso sempre levo um livro, palavras cruzadas, fuxico o free shop, etc, mas sair de lá nem pensar!!!!As dicas pros longos períodos de espera são bacanas !

Alice
AlicePermalink

Curiosidade que tenho, pois normalmente só faço voos diretos: As salas vips costumam ter restrição quanto à entrada de crianças?

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

De jeito nenhum, muitas como a do Diners tem até espaço especial para crianças.

zuzu
zuzuPermalink

Só para efeito de informaçao: a sala vip do AMEX em GRU está sempre insuportavelmente cheia!Mas, como em Gru as opçoes sao poucas, normalmente me espremo por lá mesmo!

Cristiane Tozzi
Cristiane TozziPermalink

Quem for fazer uma parada de mais de 8 horas no aeroporto Viru Viru na Bolívia , deve fazer o embarque antes de 8 horas ou pagara uma taxa de 50 Dólares .
Se vc não quiser sair pode alugar uma cabine de descanso por aproximadamente 5 dólares a hora .

Ricardo Chiba
Ricardo ChibaPermalink

Boa noite, uma dica pra quem tem algumas horas em GRU, mas, só aconselho entre 10hs e 15hs, é o Shopping Internacional de GRU, sem trânsito fica à 10min de táxi, tem alguns restaurantes, lojas e com sorte vc ainda toma um chopp ouvindo uma música ao vivo no quiosque do chopp na entrada...fica a dica...

Ricardo Chiba
Ricardo ChibaPermalink

Em tempo: Com um pouco mais de tempo vá almoçar no ótimo restaurante Mocotó, fica Vila Medeiros/Jaçanã.

Tina
TinaPermalink

Riq, em alguns post vc fala/aparece com uma mala de bordo....poderia dar dicas de como viajar SOMENTE com ela, pois isso faz ganhar tempo no desembarque....meu sonho de consumo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tina! Aqui quem responde é A Bóia.

É bastante difícil fazer caber tudo o que você precisa numa mala de mão. Além do tamanho, há a questão do peso: muitas companhias não permitem subir com malas mais pesadas que 5 kg.

Bruno Renato Feliciano
Bruno Renato FelicianoPermalink

Numa passagem que estou comprando eu tenho a possibilidade de escolher uma conexão de 10 horas em Paris. Com esse tempo é possível conhecer alguma coisa na cidade satisfatoriamente?

Bruno
BrunoPermalink

Pessoal,
Acho que fiz besteira na hora de comprar minhas passagens. Saio de São Paulo para Washington DC, com escala em Miami. O horário previsto de chegada em Miami é 5:30 AM, enquanto que o vôo Miami-DC sai as 7:30 AM...Alguem saberia me dizer se vai dar tempo de chegar em Miami, passar na imigração, pegar as bagagens e ir pro gate do proximo vôo? Ou a imigração seria em Washington mesmo?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! É bastante improvável que você e as suas malas cheguem juntos. Se as duas passagens forem vinculadas, a cia. aérea será responsável pela sua colocação em outro vôo, caso você perca. Se forem desvinculadas, o melhor é você fazer a alteração o quanto antes, porque comprar uma passagem nova na hora sai muito mais caro.

Bruno
BrunoPermalink

Bóia, me ajude...
eu comprei as passagens todas juntas, via expedia, isso quer dizer que estão vinculadas? Selecionei "multiple destinations" e fui montando os vôos, ficou um vôo debaixo do outro, sabe? Aí efetivei a compra...Como saber se estão vinculadas?
Obrigado!
Bruno

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Se forem cias. aéreas diferentes, provavelmente a passagem é desvinculada.

Bruno
BrunoPermalink

Oi Bóia,
as Cias são diferentes... TAM até Miami e AA até DC... Não sei se faz diferença, mas o que eu procurei inicialmente foi São Paulo- Washington...daí apareceu essas pernas ( SãoPaulo- Miami, Miami- Washington) O que sugere?
Obrigado mais uma vez...
Bruno

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Você pode consultar a TAM e perguntar se a sua reserva está no sistema como destino final Washington ou se só vai até Miami. Se a TAM não emitir o seu cartão de embarque no check-in no Brasil, os vôos serão desvinculados e não haverá hipótese de você conseguir seguir o planejamento inicial. Neste caso é melhor entrar na sua reserva e modificar já a segunda perna, pagando a taxa de alteração devida.

Bruno
BrunoPermalink

Bóia,
seguindo suas preciosas recomendações acabei sendo direcionado pea TAM a entrar em contato com o site de compras (expedia) e apos expor a questão, recebi a seguinte informação: "Dear Bruno,(...)The airline's computer systems automatically ensure that all connecting flights offered to customer meet Minimum Connection Time requirements. When customers are transferring between flights a minimum amount of time is required for the airlines to guarantee a smooth connection and delivery of any baggage. Minimum Connection Times varies by airport; type of connection, and between airlines. In This case, at Miami International Airport (MIA),the minimum connection time is 55 minutes. (...)
Tenho 2 horas de um vôo pro outro...
Bóia,na sua experiencia, vc deixaria como está?
Mais uma vez, meu muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Sua única chance é a TAM dizer que emite o seu cartão de embarque no Brasil.

Isso é altamente improvável.

Tente mudar a sua passagem antes, sai mais barato do que comprar uma nova na hora.

Bruno
BrunoPermalink

Ja estou mudando Bóia, obrigado mais uma vez!

Bruno
BrunoPermalink

grande Bóia, consegui falar com a TAM , tods os trechos seram emitidos num só bilhete, se atrasar eles me realocarão... ufa!

A Bóia
A BóiaPermalink

Que bom, Bruno! Fico feliz grin

MARCELO
MARCELOPermalink

Parabéns, Bóia!!! Resolveu o problema do Bruno rapidinho e certeiro! Esse site é o melhor de viagens. Parabéns!!!
Quanto a deixar o aeroporto ou não, eu já tive as duas experiências. A primeira, indo São Paulo-Cairo, Alitália, escala em Roma, chegando pela manhâ e conexão à noite, tanto na ida quanto na volta. Na ida conheci o museu do Vaticano inteirinho, de trem é rápido e tranquilo, e na volta, as praças, as fontes, Rômulo e Remo, Coliseu, Forum Italiano, Termas, museu de cera. Não tive problema algum.
Outra vez foi em Londres, com conexão para Paris, com intervalo de 5 horas, fiquei no aeroporto e foi muito bom, muitas lojas, restaurantes, lanchonetes, livrarias, banheiros limpos e com chuveiros. Nota 10.
Em Guarulhos, eu não recomendo sair. Não tem trem e nem metrô, o trânsito é horrível, os ônibus airport service já foram assaltados, taxistas não confiáveis, fora o risco de enchentes, que já me fez perder avião lá. Recomendo livros, ipod, notebook com dvd de filmes ou seriados, que o tempo passa rapidinho.
Abraços a todos os viajantes desse site maravilhoso!

Luciana Mência
Luciana MênciaPermalink

Pessoal, vou para NY pela LAN, parando em Santiago(8hs) na ida e em Lima(6hs) na volta. Se eu resolver sair do aeroporto nessas cidades, tem alguma imigração que tem que ser feita? Algum procedimento diferente do que faria se ficasse no aeroporto?
As compras serão vistoriadas em Lima, ou só no Brasil?
Obrigada!

Sylvia
SylviaPermalink

Luciana, em Lima é ( ou era) bem complicado para sair .
Faça contato com antecedencia com a cia aérea pedindo instruções.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Saindo do aeroporto, você vai precisar passar pela área de segurança e de imigração na volta. Esteja de volta ao aeroporto 1h30 antes do seu embarque. (Logo, saia da cidade 2h30 antes do vôo.)

Sua bagagem vai direto ao aeroporto final -- a não ser que as suas passagens sejam desvinculadas, o que não parece ser o caso.

Luciana Mência
Luciana MênciaPermalink

Pessoal, obrigada pelas respostas. Vou falar com a cia aérea para ver o que eles informam. Um abraço!