Vou ficar x horas no aeroporto entre vôos. O que posso fazer?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Eis outra pergunta que é trending topic interno aqui no Viaje na Viagem. Só mudam as coordenadas: vou ter 6 horas entre vôos em Lisboa... Vou ter 3 horas entre vôos em Newark... vou ter 4 horas entre vôos em Bogotá...

Desculpe jogar água fria na sua empolgação, mas em 98% dos casos a recomendação sensata é: leve um livro, tome um café da manhã reforçado, almoce, dê uma passadinha no free shop. Sair do aeroporto, na imensa maioria das vezes, ou é inviável, ou uma fonte de perrengues e stress.

Mais adiante eu falo dos casos em que vale a pena sair do aeroporto. Mas antes vamos examinar os motivos que tornam 98% das saídas uma má idéia.

1) Na vida real, o intervalo entre vôos é menor do que você imagina.

Você pensa: "ah, meu vôo chega às 7h e o outro só sai às 13h. Tenho 6 horas no aeroporto!" Desculpa, mas... não tem não. Seu avião deve pousar às 7h. Até você conseguir sair do avião e passar pela imigração é possível que  já tenha passado uma hora ou mais. E se o seu próximo vôo está marcado para as 13h, significa que você precisa estar no portão de embarque às 12h15, 12h30 no máximo. Ou seja: aquele intervalo inicial de 6 horas já baixou para 4 horas e meia, se tudo correr bem. Se o avião atrasar, o que não é improvável, o que no papel pareciam ser 6 horas acaba baixando para 4 horas, 3 horas e meia...

2) Trajetos entre aeroporto e cidade são longos, caros e estressantes.
Se você parar um pouquinho para pensar, vai se lembrar que a chegada do aeroporto à cidade e a ida da cidade ao aeroporto são os dois momentos mais desagradáveis de qualquer viagem. É raro o aeroporto que não esteja a uma hora do centro da cidade. O táxi sempre é caro e o transporte público raramente tem cara de passeio. Ao resolver sair do aeroporto entre vôos, você consegue a proeza de acrescentar mais dois trajetos chatérrimos à sua viagem -- e o pior de tudo: no mesmo dia! Com poucas horas de diferença! Vale investir 100 dólares? Fora a grana, tem um outro aspecto matemático importante: conte em perder duas horas na brincadeira. Lembra aquele intervalo de 6 horas? Já virou duas horas e meia...

3) O que você faz com a mala de mão?
De trem, esses pit-stops são tudo de bom. Você tem 4 ou 5 horas entre dois trechos, então desce, deixa as malas no guarda-volumes e vai passear -- as estações são sempre centrais, ou ficam no máximo a duas ou três estações de metrô do coração do centro histórico. Mas de avião... como fazer com a maleta ou a mochila que subiu com você no avião? É raro o aeroporto que ofereça guarda-volumes -- e quando oferece, nunca é tão fácil assim de achar. No mínimo, você tem que diminuir mais 30 ou 40 minutos do seu intervalo, que é o tempo de ir até o cafundó onde esteja o guarda-volumes e passar lá na volta. O jeito normalmente é carregar o trambolho com você. Continua a fim?

4) É preciso estar de volta ao aeroporto com 1h/1h30 de antecedência.
Mesmo que você já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão, terá que passar pelos procedimentos de segurança. Pense em perder entre meia hora e 45 minutos nesses perrengues (sobretudo nos Estados Unidos). E como é preciso estar no portão de embarque no máximo meia hora antes do horário de saída do vôo, o jeito é diminuir mais uma hora ou (nos Estados Unidos) uma hora e meia do seu intervalo. Ou seja: de um suposto intervalo de 6 horas entre dois vôos, sobrou... uma 60 ou 90 minutos. Fui convincente?

5) Em resumo: diminua entre 4 e 5 horas do seu intervalo.
É o cálculo mínimo realista: 1 hora para desembarque e imigração; 2 horas para ir e voltar da cidade; 1h de antecedência para procedimentos de segurança e embarque. Querendo mais segurança, acrescenta-se mais meia hora para o caminho de volta (nunca se sabe) e meia hora para o reembarque, o que dá 5 horas. (E não esqueça de torcer para o vôo não atrasar.)

As exceções: quando e onde vale a pena sair do aeroporto

Quando: a partir de 10/12 horas de intervalo

Se você quer aproveitar o pit stop de avião para dar uma voltinha na cidade, e não tem trauma de transporte aeroporto-cidade-aeroporto, tente programar o seu vôo com um intervalo grandalhão. (Não se esqueça de insistir no check-in para a sua bagagem ser despachada ao destino final, senão você vai arranjar outro problema.) Tendo pelo menos 4 ou 5 horas líquidas na cidade (descontadas aquelas 5 horas de chegada, transporte e reapresentação) você pode fazer um passeio com mínimo stress. Mas não arranje muito lerê nessas quatro ou cinco horinhas: caminhar e comer na rua é sempre mais gostoso do que se meter num museu ou perder mais uma hora na fila para subir num mirante.

Uma outra boa solução para um intervalo a partir de 8 horas é descansar num hotel de aeroporto. Pergunte por tarifas day-use.

Dubai

Onde: Panamá, Cingapura, Dubai, Lisboa

Os melhores lugares para aproveitar intervalos entre vôos para turistar são aqueles destinos eminentemente turísticos que funcionem como "hubs". Esses aeroportos estão acostumados com viajantes que precisam matar um tempão entre um vôo e outro e já oferecem facilidades. Em Cingapura há city-tours para turistas em trânsito. Em Dubai o táxi é barato, e em meia hora você chega ao shopping Madinat Jumeirah (de onde se avista o Burj Al Arab) ou à torre Burj Dubai. Lisboa também tem um aeroporto bastante central; em 15 minutos (e 10 euros) você está no Chiado. E no Panamá os motoristas de táxi têm roteiros e tabelas prontos; quem tem 8 horas líquidas entre vôos (descontada aquela hora de imigração e a hora e meia de reapresentação) pode pensar até em dar um pulinho no Canal. (Leia mais aqui.)

371 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Andrea Garcia
Andrea GarciaPermalink

Pessoal, vou passar 7 dias em Paris, depois vou para Barcelona, queria saber se vou passar pela imigração em Barcelona também ou seapenas em Paris.
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Você vai passar pela imigração só em Paris mesmo.

Marcelo Cavalcanti
Marcelo CavalcantiPermalink

Olá a todos! No fim desse mês irei para Florença e terei de fazer escala em Roma, onde permanecerei por 10 h. Estou planejando fazer um rápido passeio pelo centro da Cidade Eterna. É viável fazer isso? Deixaria as minhas malas no guarda-volumes ( costuma haver muitos deles disponíveis?) e pegaria o Leonardo Express em direção ao centro ( li que dura cerca de 30 minutos o trajeto aeroporto-estação termini. Costuma haver atrasos?). Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Se não houver guarda-volumes no aeroporto (deposito bagagli), deixe no Termini. Do Termini vá de metrô à estação Colosseo, que fica em frente ao Coliseu. De lá você pode caminhar até o centro histórico.

Beatriz
BeatrizPermalink

Adoro seu blog, sempre faço pesquisas buscando informações sobre meus destinos com vc, e é sempre enriquecedor. Obrigada. E eu precisava saber se no Aeroporto de Barcelona tem guarda volumes, pq vamos do Rio para Barcelona e lá pegaremos um vôo da Ryanair para Ibiza, passar três dias, e voltamos para Barcelona para ficar mais 5 dias, mas a Ryanair só aceita uma bagagem de 15 kg, e para passar 10 dias na Europa não dá para levar apenas 15 kg. Estou desesperada... Sabe se tem e quanto custa? Obrigada mais uma vez.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz! Em espanhol se diz "consigna de equipaje", e sim, o aeroporto de Barcelona tem um. Fica no andar zero do terminal 1.

Mesmo usando esse serviço, recomendamos que você viaje o mais leve possível. Com uma mala média de até 65 cm de pé (capacidade: 20 kg) e uma mochila você percorre a Europa.

Armando Sequine
Armando SequinePermalink

Olá, gostaria de elogiá-lo, as informmações são bem precisas e objetivas.
Farei minha primeira viagem pra Europa, e meu vôo sai de Guarulhos e fará Escala em Barcelona pra depois eu seguir pra Paris, nunca viajei de avião e não sei os procedimentos nos aeroportos, ficarei em casa de amigos na França (ele Francês e a esposa Brasileira legalizada), pedi a Carta Convite Autenticada e levarei 2.500,00 Euros pra passar 10 dias, na volta meu vôo sai de Milão, faz Escala em Madri e segue pra Guarulhos.
Minha dúvida é: Está correto sobre a Carta Convite? O valor que levarei é suficiente? E quais os procedimentos nos Aeroportos? Aguardo respostas, serão extremamente úteis pra mim.
Obrigado, Armando Sequine

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Armando! A carta convite está certíssima e o valor excede as exigências de entrada na Espanha. Só está faltando um seguro-saúde para o Espaço Schengen, que é obrigatório na França e pode ser feito online. Sugerimos a Mondial: https://www.boia.me/mondial/ -- mas há vários produtos bons no mercado. Comprando a passagem com um Visa Platinum, também é possível emitir um seguro-assistência no próprio site.

Você vai fazer imigração ao chegar em Barcelona, mas suas malas vão direto para Paris.

João D. Filho
João D. FilhoPermalink

Boa noite.

Em relação a mesma pergunta que o nosso camarada Armando fez:

Estou indo para Madrid no dia 02/08, saio do rio de janeiro, tenho uma conexão de somente 02:00 horas em Amsterdã, eu vou passar pela imigração Holandesa ou fico esperando a conexão na sala de embarque? É a primeira vez que eu faço um voo internacional com conexão em um país diferente do destino final e ficou essa dúvida.

Logo depois de ficar quatro dias em Madrid eu vou para Florença passar três dias. Meu voo tem conexão de uma hora e meia em Genebra na ida e na volta conexão de duas horas em Bruxelas, terei que passar pela imigração da Suíça e da Bélgica além da Itália que é meu destino "final"?

Saindo de Florença eu volto para Madrid e fico um dia e vou para Lisboa passar três dias lá. Nesse caso os voos são diretos, mas a dúvida que fica é em relação a Espanha, nesse dia que ficarei lá, entre Itália e Portugal eu qual será o procedimento de entrada no país, logo que já "terei passado na imigração" quando cheguei lá antes de ir para Itália?

Meu voo de volta para o Brasil sai de Madrid com escala em Amsterdã, então eu voltarei de Lisboa e passarei mais um dia na Espanha e a duvida é a mesma dos parágrafos anteriores. Como fica a imigração na Espanha para ficar só um dia e eu terei que passar pela imigração na Holanda, como quando vim do Brasil, se caso eu tiver que passar pela imigração na Holanda?

E por ultimo, meu caro amigo:

Para essa viagem de doze dias na Europa estou levando as seguintes documentações:

Passaporte com validade julho 2013;

Seguro Mondial Travel Top com as seguintes coberturas:
Assistência médica em caso de doença ou acidente: US$ 50,000.00;
Repatriação médica ou funerária: US$ 50,000.00;
Seguro de Acidentes Pessoais: R$ 300.000,00;
Seguro de Extravio de Bagagem: R$ 4.000,00.

1600 euros em dinheiro;

Todos os vouchers de passagens, Rio-Amsterdam-Madrid/Madrid-Amsterdam-Rio, Madrid-Genebra-Florença/Florença-Bruxelas-Madrid, Madrid-Lisboa/Lisboa-Madrid;

Todos os Vouchers de reserva em hotéis em todas as cidades que ficarei, em Madrid, por exemplo, tenho três reservas, uma para a primeira estadia de 4 dia e duas reservas de 1 para os dias que ficarei lá enquanto espero meu voo para Lisboa e meu voo para o Rio. Detalhe importante: Todas as minhas reservas são para pagamento no hotel.

Terei algum problema para entrada nesses países com essas documentações, o dinheiro é suficiente para todas as imigrações, tem alguma dica?

Muito obrigado desde já e desculpa pelo texto gigantesco, mas as dúvidas são muitas e acredito que responderá dúvidas de outros marinheiros de primeira viagem como eu.

Parabéns pelo site, ele é show!

Frank (Dois Mapas)
Frank (Dois Mapas)Permalink

Vc só passará por controles imigratórios na Holanda. E em nenhum outro lugar.

dayse
daysePermalink

Olá, gostaria de elogiá-lo pelo site.

E aproveito para pedir uma informação. Viajarei em agosto para Roma vou de TAP e terei um intervalo de 6 horas no aeroporto de Lisboa, gostaria de sugestões para uma passadinha rapida na cidade para conhecer alguns pontos turisticos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dayse! Seis horas acabam sendo menos tempo do que a gente imagina. Leia as dicas do Ricardo Freire no post acima. Ele só recomenda passear na cidade quando se tem de 10 a 12 horas de intervalo.

Nina
NinaPermalink

Dayse,

Também não recomendo sair com tão pouco intervalo. Os procedimentos de segurança em Lisboa costumam ser demorados. Como é uma conexão comum, dependendo do horário, tem muita fila.

Gisele Lira
Gisele LiraPermalink

Oi. Adorei as dicas.Parabéns!
Vou ficar cerca de 13 hs no aeroporto do Panamá e pretendo visitar a cidade. Tenho que pedir alguma autorização para sair do aeroporto? Se positivo, onde pego, na imigração de lá ou tenho que sair com essa autorização do Brasil?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gisele! Não é preciso pedir autorização.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/06/7-horas-no-panama-veja-o-passeio-do-rodrigo-purisch/

Loy Mendes
Loy MendesPermalink

Grande Ricardo!!! Você é minha referência em todas as viagens.

Me ajuda:

Vou voltar de Las Vegas para São Paulo com uma conexão de 12 h no JFK. Dá pra dar um pulo na cidade rapidinho? tipo passar umas duas horas na times square, fotografar a estátua da liberdade e voltar para o aeroporto. Não conheco NYC e queria ter pelo menos uma noção.

Obrigao!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Loy! Aqui quem responde é A Bóia.

Você vai precisar voltar de Manhattan duas horas e meia antes do horário do seu vôo.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/chegando-em-nova-york-transporte-depara-o-aeroporto-kennedy-jfk/

Andrea
AndreaPermalink

Muito legal esse post, procurei mt sobre o assunto na internet mas este é o mais completo!
Tenho uma duvida, ou problema, caso possa me ajudar..
Comprei passagem para Santiago através do site da Aerolineas Argentinas (só depois descobri todas
As reclamacoes sobre a cia), com conexão no Ezeiza em Buenos Aires de +- 3 hrs na ida e na volta. Vou de GOL de Floripa ate Buenos Aires e de lá pego a Aerolineas.(comprei as 2 passagens no site da Aerolineas)
Acontece q a cia já mudou minha passagem aerea algumas vezes, e agora terei q mudar de aeroporto. Chego no Ezeiza as 06:35h e saio do Aeroparque as 14:25h. Na volta de Santiago,, chego no Aeroparque 12:00h e saio do Ezeiza as 23:15h.
Como é feito o transporte entre os aeroportos? Vou precisar pegar minha mala ou eles despacham direto? Vale a pena, na volta, aproveitar o intervalo e passear na cidade?
Muito obrigada pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Tente arrancar o trânsfer da cia. Entre os dois aeroportos só há táxi. Custa 230 pesos.

mony
monyPermalink

ola
vou ao egito em setembro desse ano
ficarei 12 dias
é a primeira vez que vou ao egito
gostaria de saber
se preciso passar pela imigração
e aceito dicas de quem já foi
bjks
mony

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mony! Leia em https://www.viajenaviagem.com/category/egito

Tania Ferreira
Tania FerreiraPermalink

Vi que o aeroporto de Lisboa é apenas a 6 km do Centro. Tenho 7 de horas de conexão, se o vooo não atrasar gostaria de dicas do melhor meio de transporte para sair do aeroporto, o que posso visitar em 3 ou 4 horas e informações sobre um bom restaurante.

Erica Pereira
Erica PereiraPermalink

Tenho uma conexão de 10 em Newark, e gostaria de saber se tenho tempo suficiente para ir ao Jersey Gardens e como seria esta transação dentro do aeroporto?
Obrigada

augusto
augustoPermalink

Oi Ricardo !
Vou voltar de NY pela Avianca, tendo uma escala em Bogotá. Para ser bem preciso, a previsão de chegada em Bogotá é às 12:49 hse o voo para o Brasil sai ás 2 1:36 hs. Verifiquei o teu plano acima, o que me faz ter umas 3/4 hs na Cidade. Pergunta: Vale a pena ? Caso sim, o que vc me sugere fazer neste intervalo ? Museo do Oro ? Almoço ?
Muito obrigado !!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Augusto! O Ricardo Freire nunca foi a Bogotá. O mais indicado nesses casos é sempre programar um passeio pelo centro histórico e/ou uma refeição bacana.

Leia sobre Bogotá:
https://www.viajenaviagem.com/category/bogota

augusto
augustoPermalink

Muito obrigado !! Conto para vc quando voltar. Abraço.

Pablo Pietro Parucci
Pablo Pietro ParucciPermalink

olá smile
Pretendo viajar aos EUA (para Washington mais precisamente) pela Avianca e verifiquei que o intervalo de conexão em Bogotá é de 2h na ida e 35 min na volta.

Com pouco tempo assim é arriscado comprar este vôo? Enviei um e-mail para a companhia perguntando sobre isso, se por acaso perder o avião, qual a solução que ela propõe.

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pablo! Se as passagens são vinculadas, é obrigação da companhia alocar você em outro vôo no caso de um imprevisto.

Maria Fernanda
Maria FernandaPermalink

Estou preocupada porque vou viajar pro Canadá e pros Estados Unidos. Comprei ida e volta por Montrel, mas vou pros Estados Unidos no final da viagem.Para aproveitar mais Nova York, marquei o vôo de volta (NY - Montreal), pela Air Canada, no mesmo dia que o vôo Montreal - Recife (American Airlines), com horário de chegada em Montreal às 10:11 e horário de partida Montreal-Recife para as 12:50. Com a experiência de vocês, vocês acham que dá tempo este intervalo de 2:40 entre o desembarque internacional vindo de NY e o embarque internacional para o Brasil, ou seria melhor eu antecipar a volta de Nova york para o dia anterior? Obrigada, Fernanda.

Frank (Dois Mapas)
Frank (Dois Mapas)Permalink

Se os bilhetes são separados, ou seja, se vc comprou Montreal-New York em uma operação separada, com E-ticket diferente, do vôo ao Brasil, é ceretza de ter problemas ou quase, pois vc precisa retirar bagagem e passar pela imigração em NYC após chegar do Canadá e fazer check-in ao partir!

mony
monyPermalink

ola
vou dia 12 de setembro ao egito
vou ficar 11 dias entre cairo e sharm
meu voo vai fazer uma parada de 5 horas em madri
e depois chego ao cairo
isso ida e volta
vou ter que passar pela imigração
em madri e cairo?
quais os documentos tenho que levar?

obrigado
bjks
mony

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mony! Em Madri você vai ficar na área de trânsito internacional. Só fará imigração no Cairo.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

janaina
janainaPermalink

irei ao Peru em agosto onde ficarei apenas 01 dia em Lima, depois irei para cusco. qdo retornar de cusco chegarei no aeroporto as 16h10 e meu vôo será somente as 23hs. Será que posso "arriscar" de sair do aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janaina! Caso já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão e o vôo não atrase, você pode dar um pulinho à cidade. Certifique-se de voltar às 9 da noite no máximo.

Rose
RosePermalink

Oi ,
Vou a Italia no dia 11/08/2012 meu voo vai ficar em Madrid por quase 3 horas, que passar pela imigração?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rose! Não sei se entendi sua pergunta. Se o seu vôo tem escala em Madri antes de chegar no destino final na Itália, a sua imigração será feita em Madri mesmo.

Rose
RosePermalink

Oi, vou viajar no dia 11/08 e ficarei até 30/08, na Italia,farei conexão em Madrid por três horas e quinze minutos.
Então a conexão será em Madrid, obrigada e parabéns pelo site, já consegui esclarecer muitas dúvidas e medos rsrs, pq estou indo sozinha, e o pessoal estava tendo problemas com a imigração em Madrid.

jaime saldanha
jaime saldanhaPermalink

olá
Gostaria de saber se é necessário visto de entrada para estar em singapura em transito,pois vou de Lisboa - Dili (Timor Leste). Vou ficar dois dias em Singapura.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jaime! Dois dias não é trânsito. Mas brasileiros não precisam de visto para Cingapura.

Celi
CeliPermalink

Olá!!

Vou fazer uma viagem para a Ëspanha, mais precisamente Santiago de Compostela, mas devido comprei uma passagem com conexão nos Estados Unidos. Existe uma sala de descanso, tipo o Fast Sleep do Aeroporto de Guarulhos no JFK ou em Barajas?
Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celi! As cias. americanas oferecem salas vip mediante pagamento de entrada, mas é preciso viajar com a cia. dona da sala vip.

Aldinha Forte
Aldinha FortePermalink

Olá Ricardo,

Estou querendo ir pra Cancun em Dezembro/2012 uns 10 dias.
Lua de Mel!!!!
Me ajuda com algumas dúvidas.
Companhia aerea: a mais em conta que achei: LAN é boa?
O voo da ida esta ok. Meu problema é no voo de volta.
Na volta ele sai de Cancun às 17:50 chega em Lima as 00:05 hr.
Só vai sair de Lima as 16:50 hr.
Ou seja praticamente 15 horas de conexão.
Pergunto nesse meio tempo posso sair do Aeroporto pra fazer um passeio em Lima? Vou ter problemas com isso? Vale a pena?
A bagagem é problema da companhia né? Não preciso me preocupar!

Minha 1ª vez com Vôo internacional (perdidinha).

Valeu Aguardo.
Aldinha

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aldinha! Sim, com 15 horas de conexão você pode sair do aeroporto! Não vai dar para conhecer muito da cidade, mas pelo menos você consegue descansar.

Paulo
PauloPermalink

Gostei muito das informações. Parabéns pelo site.
Mas, me dê uma dica: viajarei para a Bolívia e há um intervalo de 11h na ida (madrugada)e 12 h na volta (à tarde)em Assunção-Paraguai. Parece que se leva 30 minutos do aeroporto ao centro de taxi. O que vc me aconselha????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Infelizmente não temos conteúdo organizado sobre Assunção. De madrugada o melhor é pegar um hotel e dormir. À tarde aproveite para passear pelo centro histórico e comer bem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/paraguai-pra-gisele/

Henrique
HenriquePermalink

Olá Boia,
Meu voo da Pluna vai fazer um conexão de 10 horas em Montevideo (chego as 11:00 procedente de Belo Horizonte e volto e embarcar as 21:00 para Buenos Aires. Gostaria de sair do aeroporto para fazer um tour pela cidade. Dentro deste curto período, qual seria a melhor estratégia para conhecer/desfrutar a cidade?
Você saberia me dizer também se existe alguma taxa de migração ou “reembarque” por sair do aeroporto durante este período de conexão?
Muito obrigado,
Henrique

João Bosco Sandrini
João Bosco SandriniPermalink

Olá. Valendo as dicas.
Planejo ir para Bangkok. Há a possibilidade de ir via Londres, porém a conexão dura em torno de 13 horas. É possivel sair do aeroporto e visitar o centro de Londres, contando a imigração, transporte, etc? Obrigado. Naum acheio dicas de Londres neste tópico.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Bosco! Você terá umas oito horas líquidas. Saia do centro de Londres 3 horas antes do seu vôo. Lembre-se que você vai precisar carregar a bagagem de mão.

Karla Cristina
Karla CristinaPermalink

Olá,

Gostaria de saber se é suficiente o intervalo de 1:40 entre o pouso em Guarulhos e a decolagem de um vôo internacional ali mesmo. Mesmo sendo conexão, acho que pode ser pouco tempo. Seria o caso de pedir para minha agência trocar o vôo até Guarulhos para um horário mais cedo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! Você precisa de mais folga se as passagens não forem vinculadas; pelo menos três horas entre um vôo e outro.

Karla Cristina
Karla CristinaPermalink

Oi, Bóia. As passagens são vinculadas. Neste caso, o que vc me diz? Tenho medo do vôo até Guarulhos atrasar. O aeroporto de origem fecha raramente, mas nunca se sabe...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla Cristina! Se as passagens são vinculadas, a empresa aérea tem obrigação de acomodar você em outro vôo caso o primeiro atrase. Veja o que vai deixar você mais tranqüila smile

Karla Cristina
Karla CristinaPermalink

Ainda ficou uma dúvida... Este vôo internacional que vou pegar tem um único horário no dia. Sendo assim, caso o primeiro vôo atrase, eu perderia um dia de viagem aguardando o próximo vôo internacional. Ou a empresa aérea tem obrigação de me acomodar no próximo vôo para o meu destino, seja ele operado por ela mesma ou por outra companhia aérea?

Nelma
NelmaPermalink

Karla, eu odeio conexões apertadas. Me estraga a expectativa da viagem. No teu lugar, trocaria a passagem para mais cedo. Nao vale a pena a preocupação, mesmo que a cia aérea seja responsável em te colocar em outro vôo.

Amaro - Recife
Amaro - RecifePermalink

Concordo com a Nelma, principalmente se a alfândega não for feita na origem: será preciso passar pela inspeção em Guarulhos e aí, dependendo do dia, boa parte dessa 1 hora e 40, vai ser só na fila do raio x. E se o embarque for em outro terminal, aí já era. Já tive um voo trocado por culpa da companhia (overbooking) e fui premiado com as últimas poltronas no próximo voo disponível, que não reclinavam (eu tinha reservado lá na frente).
Se tens a opção do voo mais cedo, use-a.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! A cia. teria que tentar acomodar você em outra cia. Se isso não for possível, terá que arcar com a hospedagem. Tudo isso, claro, é um perrengue incrível, não funciona assim tão fácil. Por isso, como você mesma tem pensado alto desde a primeira intervenção, tente trocar o vôo de ida para ter um intervalo maior.

Mariana
MarianaPermalink

Olá, tenho uma conexão em Lima ( o vôo chega às 16h10 e sai 21h50 para o Rio) , alguma sugestão?
Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Você vai chegar tarde para almoçar, cedo para jantar, e com tempo exíguo para um city-tour. Leve um bom livro e não arranje um motivo de stress.

Mariana
MarianaPermalink

Tem razão no fim capaz de ser pouco até no aeroporto... Obrigada abç

Jordão
JordãoPermalink

Olá. No dia 20/8 estou indo pela primeira vez aos EUA e estou um pouco preocupado com a minha conexão. Vou para San Francisco/SFO e minha conexão é em Washington/IAD. Meu voo chega em Washington 6:37AM e meu voo para San Francisco sai 8:51AM, portanto tenho 2:14 para imigração e conexão. Os dois voos são da United e estão no mesmo eTicket. Gostaria de saber se esse tempo é suficiente e se por acaso eu perder o voo se a United me aloca no próximo ???

Outra pergunta é que na volta, vou ficar 10 horas aguardando conexão para o Brasil no aeroporto de Houston/TX, gostaria de saber o que eu poderia fazer neste período??? Chego em Houston as 10:51AM e saiu 9:00PM para o Brasil.

Muito obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jordão! Se você perder o vôo, a United te põe num próximo. Em Houston você pode tentar ir ao Space Center da Nasa, mas só se o vôo não atrasar. São 80 km do aeroporto até a NASA (1 hora de viagem pelo Google Maps).

http://www.spacecenter.org/

Grace
GracePermalink

Eu e meu marido vamos a Paris em setembro e teremos uma escala em lisboa, minha dúvida é passamos na imigração em Lisboa ou em Paris?
Depois iremos para Amsterdam de trem, com parada em Bruxelas seguindo para Londres, pergunta: teremos que passar na imigração na Estação St. Pancras? É tranquilo? Quais perguntas são feitas?
Desde já agradeço.

A. L.
A. L.Permalink

1) Lisboa.

2) A imigração inglesa é controlada em Bruxelles-Midi, antecipadamente.

Não há um roteiro pré-determinado de perguntas. Depende do oficial. Em 90% ou mais dos casos demorará menos de 1 minuto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Grace! Apenas complementando o que o A. L. disse, as informações sobre imigração na Europa estão nesse post: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Luis
LuisPermalink

Olá Boia,

Primeiramente gostaria de cumprimentá-lo pelo site. Fico até imaginando como eram as viagens antes dele. Pesquisei na net e não vi nada parecido, que fosse abrangente, preciso e em português!
Mas,estou indo a Israel em setembro com minha esposa e nosso filho de 1 ano e 2 meses. Na volta, temos uma conexão em Paris com intervalo de cerca de 12 horas. Temos como almoçar e dar uma voltinha por lá (o voo de volta sai às 23h do CDG)?. Alguma sugestão? Também passaremos pela imigração? A bagagem vai direto para o voo seguinte ou teremos de despachá-la em Paris antes de embarcar para o Brasil?

Sucesso para você e o site.

obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis! Se as passagens forem vinculadas, as bagagens vão direto.

Pegando o trem RER você pode descer em St Michel e passear pelo Quartier Latin, pela île de la Cité e pela île St Louis antes de voltar. Saia de Paris o mais tardar às 19h30.

RIVALDO
RIVALDOPermalink

pessoal estou indo para milao, e o voo faz escala em miami, vou precisar de visto dos eua, ou nao preciso, estou com medo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rivaldo! Você precisa de visto para os Estados Unidos senão sequer vão deixar você sair do Brasil.

Beatriz Nay
Beatriz NayPermalink

Ola, meu nome e Beatriz e vou para uma viagem de 45 dias por 4 paises na Europa. Viajarei com minha sobrinha de 9 anos e um casal de amigos com 2 criancas. Temos todos os documentos certinhos mas agora olhando os tickets percebi que temos 2 horas para a troca de aeronave.Vamos voar Guarulhos- Em Madrid vamos passar pela imigracao? Este tempo sera suficiente? Obrigada e parabens pelo site
O Voe IB 6824 Sao Paulo GRU -- Madrid Barajas MAD chega no Terminal 4S 6:45 horas
O Voe IB 3640 Madrid Barajas MAD – Malpensa Milano MXP sai no Terminal 4 9 :05 horas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz. Imigração em Madri, está bem claro no post. O tempo pode ser apertado, se vocês perderem o vôo a cia. precisa acomodar vocês no próximo.

Luciano
LucianoPermalink

Bom, eu vivo fazendo isso em escalas longas...Numa escala em Chicago, o voo chegou às 6h, e o outro saía só às 13h. ...Em 6h30 já tinha feito a imigração e peguei o "L" até o centro. Às 7h10 estava no centro de Chicago, tomando um café na rua...dei uma volta no centro da cidade, tirei umas fotos do Lago Michigan e da escultura do feijão, e às 10h voltei para o aeroporto...Às 10h40 já estava eu no O'Hare e ainda tinha mais de 2 horas que esperar pelo voo...

Outro exemplo foi em Madri..O voo chegava às 15h, e o outro de volto ao Brasil partia às 00h40. Não pensei duas vezes...Saí do aeroporto, pegue o metrô, em meia hora estava na estação Atocha. Fiz um passeio "suicida" conhecendo todos os principais pontos turísticos da cidade (Puerta del Sol, Palácio Real, Calle Mayor, e de quebra fui até o Estádio do Real Madri...) . Às 9h estava morto de cansado, e pudia conhecer até mais, mas resolver voltar ao aeroporto e ainda tinha 3 horas de espera!!!

Claro que isso valeu a pena pois:

1) Meu relógio estava a mão para não perder hora.
2) A bagagem já estava despachada (tinha só uma mochilinha leve nas costas que levava como bagagem de mão)
3) Tinha transportante público (metrô) que ligava rápido o aeroporto ao centro
4) Já tinha em mente o que queria conhecer no intervalo considerado.
5) Não perdia tempo nas atrações. Sabia que o tempo era curto, então era só passar em frente, bater uma foto, e sair para a próxima. Comia em lugares rápidos para não perder tempo.

Wagner Trindade
Wagner TrindadePermalink

Boa noite,
Antes de mais nada, gostaria de parabenizar a iniciativa do site. As informações são extremamente didáticas e realistas. Tenho algumas dúvidas e peço, encarecidamente, um apoio para tornar essa viagem muito agradável: vou palestrar em um congresso no Porto; adquiri passagens com conexões razoavelmente longas - na ida, terei uma conexão em Roma de 10h15 (Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci); na volta, haverá uma conexão em Frankfurt, também de 10h15 (Frankfurt, Aeroporto Internacional Frankfurt). Será que essas paradas e esse tempo de espera permitem dar uma pequeno passeio pelas cidades? Não tenho muitas oportunidades de viagens desse tipo e seria fantástico poder visitar novos lugares. Pode me dar algumas sugestões acerca do que fazer nesse período, em caso de dar um passeio pelas cidades? Terei algum problema com vistos ou autorizações? Agradeço a atenção e a paciência e aguardo ansioso o retorno.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Não há problemas com vistos. Há trens das estações centrais das duas cidades aos seus aeroportos. Esteja de volta ao aeroporto uma hora e meia antes do embarque.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/europa/roma-ricardo-freire

http://www.alemanhaporquenao.com/2011/09/frankfurt-am-main.html

Antonio Carlos R. Silva

Olá. Parabéns pelo trabalho prodigioso.

2 dúvidas:

1- Viajo para Paris com escala em Madrid (Barajas), onde ficarei 8 h. Quanto preciso levar em dinheiro vivo (euros) para não ter problemas com a pouco amigável imigração espanhola? Inicialmente, minha ideia era levar menos dinheiro e mais cartão (crédito e travel check).
2- Parte da viagem (8 dias) vou ficar hospedado no apê de amigos e outra parte (2 dias)em um hotel. Acho que vou precisar de uma carta-convite autenticada dos amigos? Onde acho um modelo para fazer?

Obrigado pela ajuda.
Antonio Carlos - São Paulo - SP

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio! Leve carta-convite. Não precisa mais ser autenticada. Não é preciso levar dinheiro vivo, basta provar que tem fundos.

Denise
DenisePermalink

Na viagem que pretendo fazer do rio para orlando, estou querendo pegar no voo de volta uma saida de orlando as 16:40 hs com chegada em miami as 17:40 e o voo miami rio só ira sair as 23:20 hs. O que fazer dois adultos e uma criança de quatro anos? Vale a pena pagar mais 800 reais e atrasar o voo orlando miami para sair as 20:50 hs e ficar menos tempo no aeroporto de miami?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! Há um hotel no aeroporto de Miami; um day use custará bem mais barato do que isso. Mas há lojas, restaurantes e cafeterias para você passar esse tempo. Você também pode pegar um táxi e ir ao shopping Dolphin, que está a 15 minutos do aeroporto.

Wagner Trindade
Wagner TrindadePermalink

Olá, mais uma vez parabéns pelo belo serviço!
Já estava certo do que faria na minha viagem a Portugal: como os voos de ida e volta fariam conexões de 10h em Frankfurt e Roma, faria um passeio pelas cidades nesse intervalo. Contudo, recebi uma informação que pode fazer com que tudo isso vá por água abaixo - fui informado que, ao sair do aeroporto entre conexões, eu teria de pagar uma nova taxa de embarque, fato que encareceria consideravelmente a minha viagem. Essa informação procede? Nunca ouvi falar disso... pode me ajudar? Grande abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Não procede.

ana carolina
ana carolinaPermalink

Olá, ficarei por 6h (descontando o tempo de desembarque de 1h) no aeroporto de frankfurt. na verdade chego de avião, mas sigo de trem pra Paris. como o trem não precisa chegar tão antes como avião pra cheking, acha que dá pra almoçar no centro de frankfurt e voltar já que a estação de metro fica no aeroporto?

Janinha
JaninhaPermalink

Olá A Bóia!!
Vocês poderiam ser chamados de “O Bote Salva-vidas”, pq vcs salvam muita gente com esse belo trabalho!! Bom, li e reli várias postagens e comentários, pois gosto evitar ter que perguntar e incomodar, mas como realmente não tenho muita noção do que encontrar nos locais que passarei vou lançar minhas dúvidas. Espero que vcs ou outro alguém possa me ajudar:
1)Vamos a Barcelona via GRU, com conexão em Zurique, pela Swiss que vi ser pontualíssima. Chegamos em Zurique às 11:05 e partimos pra BCN às 20:05, temos 9 horas.
a)Podemos sair do aeroporto e facilmente chegar ao centro de Zurique?
b)Lá aceitam euro (mais precisamente visa travel Money) ou preciso fazer câmbio?
2)Na volta faremos BCN-GRU com conexão em Munique, tb pela Swiss. Chegamos em Munique às 10:10 e partimos pra GRU às 21:05, temos quase 11 horas.
a)Podemos sair do aeroporto e facilmente chegar ao centro de Munique?
b) A língua é um problema nos deslocamentos?
Agradeço imensamente, desde já, o auxílio de vocês. Att, Janaína.

Janinha
JaninhaPermalink

PS: na imigração destes países eles falam inglês???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janinha! Os agentes normalmente falam inglês em todos os países. Você terá tempo de sair dos dois aeroportos. O de Zurique está a vinte minutos de trem do centro; o de Munique, a 40 minutos.

Você pode usar seu VTM em euro em qualquer país do mundo. Nos países onde o euro não seja moeda corrente, como a Suíça, haverá uma taxa de operação de câmbio de aproximadamente 5%. É a mesma perda que você teria se levasse euros vivos e fosse trocar por francos suíços numa casa de câmbio.

Maciel
MacielPermalink

Olá Bóia! Estou indo para NY em Janeiro de 2013 vou fazer uma conexão de 12hs em Bogotá, você tem alguma recomendação ou dica pra eu conhecer a cidade?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maciel! A recomendação nesses casos é passear pelo centro histórico, almoçar. Mas só se o seu vôo não atrasar. Saia do centro cidade três horas antes do embarque para não dar chabu.

Vanice Nagy
Vanice NagyPermalink

olá Pessoal

Estaremos no Panamá com uma turna de 14 pessoas com um voo marcado as 21.30hs, sairemos do hotel as 12 horas e que fazer com as malas nesse período, sera que existe algum guarda volumes no aeroporto.
aguardando resposta
Vanice

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanice! Seu hotel guardará as malas sem problema. Arranje um passeio, passe de volta no hotel às 17h30 e siga para o aeroporto.

livia
liviaPermalink

oi, vou fazer conexao em madrid de 15hs, vou seguir para sao paulo gostaria de saber se vou posso ir ate a cidade ou vou ter que ficar no aeroporto e como faço com as minha malas, preciso retirar? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Se a passagem for vinculada, suas malas vão direto para São Paulo. Não há guarda-volumes no aeroporto, leve bagagem de mão que dê para carregar com você.

Anderson
AndersonPermalink

Olá, eu vou para Singapura fazer um intercambio, e vou ficar em dubai 12 hrs, queria saber se é permitido eu sair do aeroporto ou eu tenho que ter o visto do país?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! Você vai precisar do visto. Para menos de 36 horas, é gratuito. Contacte a Emirates.

fabio
fabioPermalink

Ola, e muito interessante este site, obrigado.
A duvida e a seguinte: Morei em londres por 1 ano e 10 meses. voltei no dia 15 de dezembro do ano passado. Agora pretendo ir para portugal com escala em londres com intervalo de 6 horas entre os voos. Podem eles me repatriar para o brasil ou terei que esperar na imigracao ate a hora para embarcar para meu destino?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Em princípio você ficará na área de trânsito e não fará imigração na Inglaterra. Mas se você excedeu sua permanência e não quer arriscar, use outra conexão.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá!
Farei uma conexão em Buenos Aires em uma terça-feira, chegando ao Aeroparque às 21:10 e saindo também do Aeroparque às 04:45 (aprox 7:30 de intervalo). Vale à pena ir à cidade jantar, ou ficaria muito tarde por ser uma Terça-feira? Qual restaurante você indicaria tendo em vista a proximidade e o horário? O Aeroparque tem boas opções de restaurante?

Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! O melhor a fazer é pegar um hotel e tentar dormir um pouco, para não chegar acabada ao seu destino. Há um hotel próximo ao aeroporto, o Aeroparque Inn.

Querendo mesmo jantar, os restaurantes de Palermo e Las Cañitas são os mais próximos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/buenos-aires-40-restaurantes-em-9-bairros/

Alex Mello
Alex MelloPermalink

Boa tarde estou indo agora no final do mês para Punta Cana e terei 10 horas tanto na ida e 14 horas na volta em Santiago, alguém conhece algum hotel perto do aeroporto em um custo bacana para passar as noites ou teria o que fazer durante a noite no aeroporto de Santiago ?
Eu pretendo não sair muito por de perto do aeroporto "ja conheço a cidade" e além disso chegamos lá por volta de 20:00 hs e saímos no outro dia pela manhã.

grato
Alex

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alex! O hotel mais próximo ao aeroporto é o Holiday Inn. Veja resenhas de hóspedes no Booking.

Washington Melo
Washington MeloPermalink

Olá. Viajarei em dezembro para Paris com conexão em Amsterdã, pela KLM. Tenho todos os requisitos para entrada no Espaço Schengen. Porém estou com dúvida no quesito Comprovante de Hospedagem. Isso porque tenho uma carta-convite de um amigo francês, onde ficarei hospedado, porém farei o processo de imigração na Holanda. Isso tem algum problema?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Washington! Não há problema.

Marcelo
MarceloPermalink

Boa noite amigos, estarei voltando de NY com passagem por Miami.
Trocarei de avião da AA, será que terei que pegar as bagagens e enviar de novo ou a companhia faz isso tudo. Obrigado Marcelo

Cristina
CristinaPermalink

Olá,na próxima semana viajarei para Portugal onde ficarei por 7 dias. Depois irei à Paris, onde permanecerei por 3 dias e então voltarei à Portugal e ficarei mais 3 dias. Gostaria de saber se há guarda volume no aeroporto de Lisboa para que eu possa guardar minha bagagem e assim possa levar apenas uma pequena bagagem à Paris.Desde já agradeço o esclarecimento.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Há guarda-volumes fora do aeroporto, na zona do estacionamento.

Iohana
IohanaPermalink

Olá,

Gostaria de saber sua opinião sobre uma parada de 22 horas na turquia (istambul). O vôo chega a noite (21:00) e o outro só sai às 19:50. Nesses casos de pernoite, as companhias oferecem hotel ou é tudo por conta própria? E no caso de ser por conta propria, voce acha que compensa sair para conhecer alguma coisa? Iohana.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iohana! É possível que a cia. ofereça pernoite, sim; informe-se pelo call center.

Sim, você terá tempo suficiente para passear por Sultanahmet, a parte mais antiga da cidade.