Vou ficar x horas no aeroporto entre vôos. O que posso fazer?

  • 0
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Eis outra pergunta que é trending topic interno aqui no Viaje na Viagem. Só mudam as coordenadas: vou ter 6 horas entre vôos em Lisboa... Vou ter 3 horas entre vôos em Newark... vou ter 4 horas entre vôos em Bogotá...

Desculpe jogar água fria na sua empolgação, mas em 98% dos casos a recomendação sensata é: leve um livro, tome um café da manhã reforçado, almoce, dê uma passadinha no free shop. Sair do aeroporto, na imensa maioria das vezes, ou é inviável, ou uma fonte de perrengues e stress.

Mais adiante eu falo dos casos em que vale a pena sair do aeroporto. Mas antes vamos examinar os motivos que tornam 98% das saídas uma má idéia.

1) Na vida real, o intervalo entre vôos é menor do que você imagina.

Você pensa: "ah, meu vôo chega às 7h e o outro só sai às 13h. Tenho 6 horas no aeroporto!" Desculpa, mas... não tem não. Seu avião deve pousar às 7h. Até você conseguir sair do avião e passar pela imigração é possível que  já tenha passado uma hora ou mais. E se o seu próximo vôo está marcado para as 13h, significa que você precisa estar no portão de embarque às 12h15, 12h30 no máximo. Ou seja: aquele intervalo inicial de 6 horas já baixou para 4 horas e meia, se tudo correr bem. Se o avião atrasar, o que não é improvável, o que no papel pareciam ser 6 horas acaba baixando para 4 horas, 3 horas e meia...

2) Trajetos entre aeroporto e cidade são longos, caros e estressantes.
Se você parar um pouquinho para pensar, vai se lembrar que a chegada do aeroporto à cidade e a ida da cidade ao aeroporto são os dois momentos mais desagradáveis de qualquer viagem. É raro o aeroporto que não esteja a uma hora do centro da cidade. O táxi sempre é caro e o transporte público raramente tem cara de passeio. Ao resolver sair do aeroporto entre vôos, você consegue a proeza de acrescentar mais dois trajetos chatérrimos à sua viagem -- e o pior de tudo: no mesmo dia! Com poucas horas de diferença! Vale investir 100 dólares? Fora a grana, tem um outro aspecto matemático importante: conte em perder duas horas na brincadeira. Lembra aquele intervalo de 6 horas? Já virou duas horas e meia...

3) O que você faz com a mala de mão?
De trem, esses pit-stops são tudo de bom. Você tem 4 ou 5 horas entre dois trechos, então desce, deixa as malas no guarda-volumes e vai passear -- as estações são sempre centrais, ou ficam no máximo a duas ou três estações de metrô do coração do centro histórico. Mas de avião... como fazer com a maleta ou a mochila que subiu com você no avião? É raro o aeroporto que ofereça guarda-volumes -- e quando oferece, nunca é tão fácil assim de achar. No mínimo, você tem que diminuir mais 30 ou 40 minutos do seu intervalo, que é o tempo de ir até o cafundó onde esteja o guarda-volumes e passar lá na volta. O jeito normalmente é carregar o trambolho com você. Continua a fim?

4) É preciso estar de volta ao aeroporto com 1h/1h30 de antecedência.
Mesmo que você já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão, terá que passar pelos procedimentos de segurança. Pense em perder entre meia hora e 45 minutos nesses perrengues (sobretudo nos Estados Unidos). E como é preciso estar no portão de embarque no máximo meia hora antes do horário de saída do vôo, o jeito é diminuir mais uma hora ou (nos Estados Unidos) uma hora e meia do seu intervalo. Ou seja: de um suposto intervalo de 6 horas entre dois vôos, sobrou... uma 60 ou 90 minutos. Fui convincente?

5) Em resumo: diminua entre 4 e 5 horas do seu intervalo.
É o cálculo mínimo realista: 1 hora para desembarque e imigração; 2 horas para ir e voltar da cidade; 1h de antecedência para procedimentos de segurança e embarque. Querendo mais segurança, acrescenta-se mais meia hora para o caminho de volta (nunca se sabe) e meia hora para o reembarque, o que dá 5 horas. (E não esqueça de torcer para o vôo não atrasar.)

As exceções: quando e onde vale a pena sair do aeroporto

Quando: a partir de 10/12 horas de intervalo

Se você quer aproveitar o pit stop de avião para dar uma voltinha na cidade, e não tem trauma de transporte aeroporto-cidade-aeroporto, tente programar o seu vôo com um intervalo grandalhão. (Não se esqueça de insistir no check-in para a sua bagagem ser despachada ao destino final, senão você vai arranjar outro problema.) Tendo pelo menos 4 ou 5 horas líquidas na cidade (descontadas aquelas 5 horas de chegada, transporte e reapresentação) você pode fazer um passeio com mínimo stress. Mas não arranje muito lerê nessas quatro ou cinco horinhas: caminhar e comer na rua é sempre mais gostoso do que se meter num museu ou perder mais uma hora na fila para subir num mirante.

Uma outra boa solução para um intervalo a partir de 8 horas é descansar num hotel de aeroporto. Pergunte por tarifas day-use.

Dubai

Onde: Panamá, Cingapura, Dubai, Lisboa

Os melhores lugares para aproveitar intervalos entre vôos para turistar são aqueles destinos eminentemente turísticos que funcionem como "hubs". Esses aeroportos estão acostumados com viajantes que precisam matar um tempão entre um vôo e outro e já oferecem facilidades. Em Cingapura há city-tours para turistas em trânsito. Em Dubai o táxi é barato, e em meia hora você chega ao shopping Madinat Jumeirah (de onde se avista o Burj Al Arab) ou à torre Burj Dubai. Lisboa também tem um aeroporto bastante central; em 15 minutos (e 10 euros) você está no Chiado. E no Panamá os motoristas de táxi têm roteiros e tabelas prontos; quem tem 8 horas líquidas entre vôos (descontada aquela hora de imigração e a hora e meia de reapresentação) pode pensar até em dar um pulinho no Canal. (Leia mais aqui.)

371 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Evelyn Dutra
Evelyn DutraPermalink

Olá, meu esposo e eu vamos para lindau, bodensee alemanha, final do ano pela primeira vez. Minha cunhada é casada com um alemão e vamos ficar na casa deles. Nunca saímos do país. Temos os passaportes, agora é só comprar as passagens ou precisamos fazer mais alguma coisa? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evelyn! Peça uma carta-convite em que eles expliquem, em alemão, que vão hospedar vocês. É preciso também fazer seguro-saúde com cobertura Schengen.

clodovil
clodovilPermalink

Oi. Tenho algumas duvidas. Estou indo pra japao, porem fazendo varias rotas. Vou sair de SP e ir pra Manaus (1 dia de estadia), depois Miami (2 dias), San Francisco (2 dias), Hawai (2 dias), e finalmente Japao. Contudo entre Hawai e Japao terei uma conexao de 13 horas em Guam (pernoite). Estou fazendo essas rotas, pra diminuir ao maximo o tempo de voo, e descansar nas cidades, pois tenho problemas de saude com ar seco do aviao.

A pergunta é: um voo da TAM de SP congonhas (do lado de casa) pra Manaus tem conexao em Brasilia de 3 horas e meia. E pretendo jantar na Viena do aeroporto, mas seria melhor pegar voo direto de SP Guarulhos pra Manaus? Acontece que a principio parece melhor, mas de casa até Guarulhos são 120,00 de taxi e 1 hora de transito, e pra completar o voo custa 2 pessoas 1300,00 contra 980,00 com conexao. Sao 300,00 reais de diferença + taxi de 120,00 no total de 420,00. Acho muita grana, e eu penso que o tempo de taxi, seria bem gasto no Viena de Brasilia. Mas eu fico lendo sobre conexoes, e todo mundo fala que é super cansativo. No meu caso realmente vale a pena fugir da conexao de brasilia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clodovil! Você já alinhou os prós e contras; só você saberá qual a melhor relação custo x benefício para você.

luciene
lucienePermalink

quero viajar prá manaus preciso de passaporte? moro no ceará

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciene! Não, dentro do Brasil você só precisa de carteira de identidade.

Lucas
LucasPermalink

Vou ficar 6:30 horas em Dubai, alguem recomenda algum passeio fora ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! A Emirates oferece city-tours para quem está em trânsito, informe-se com a cia.

Jeferson
JefersonPermalink

Boa noite,

Gostaria de saber se para sair dos Aeroportos na Europa quando estiver em conexão é necessario pagar taxa de embarque no retorno para o reembarque?

Alguns paises da América do Sul é necessario!

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jeferson! Não é necessário.

Andréia
AndréiaPermalink

Olá
Gostaria de saber se vale a pena conexão de 10hs em Roma para aproveitar um pouco a cidade. Estarei voltando de barcelona para RJ com conexão de 10hs em Roma.

Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andréia! Não opte pela conexão para aproveitar a cidade; se quiser curtir Roma, fique em Roma wink Mais orientações no texto.

Ester
EsterPermalink

Oi!
Você conhece o passeio noturno com jantar oferecido pela Viator?
Tem alguma informação de guias/taxis que poderíamos contratar como a dica do Panamá?
(Aproveitamos a dica e contratamos um carro para um passeio em uma escala em março deste ano. Assim que puder, vou compartilhar algumas informações).
Ester

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ester! A Viator é apenas um intermediário. Nâo é uma operadora de passeios.

Marconi
MarconiPermalink

Voltaremos de Miami com conexão em Bogotá. Chegaremos às 16h35 com previsão de saída para São Paulo às 5h30.

Alguma indicação de hotel para descansar (bom e barato)?

Caso optemos por não pegar um hotel, é possível ficar no aeroporto até o horário de embarque?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marconi! Noites foram feitas para dormir, e ninguém merece passar a noite em aeroporto para economizar 100 pratas.

Veja hotéis próximos ao aeroporto de Bogotá.

Ester
EsterPermalink

Oi!
Também estarei neste vôo.
Será que alguém tem alguma sugestão bacana para a noite?
De repente um lugar bacana para jantar?
Ester

Luciane Aquino
Luciane AquinoPermalink

Oi, vá ao Andres Carne de Res ( http://www.andrescarnederes.com/es/andres_dc ). É muito mais que um restaurante, é uma experiência. Ë de um artista plástico. A casa tem vários andares, e cada um representa muito loucamente o inferno, o purgatório, o céu... E fica bem no miolo do agito. Imperdível e tiro certo.

Mariana Rocheteau
Mariana RocheteauPermalink

Olá!
Fiquei sabendo que para ir à Dubai é preciso tomar vacina, tenho dúvidas se eles irão exigir o comprovante de vacinação ou ainda algum outro documento (como visto, por exemplo) vc sabe me respoder, o que eu precisaria apresentar no aeroporto para conseguir sair dele??? Ficarei em conexão 22 horas e 40 minutos! Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! A Emirates providencia o visto de trânsito, entre em contato.

Vanessa Carvalho
Vanessa CarvalhoPermalink

Boa tarde! Vou a Cancún e farei uma conexão de 10 horas na madrugada em Santiago/Chile, ouvi dizer que não poderei sair da sala de embarque, pois estou em trânsito, mas a pessoa da agência me garantiu que posso sair sim para pernoitar. Estou viajando com 1 criança e estou com medo de não conseguir sair e ter que ficar mofando de madrugada no saguão do aeroporto. Vocês saberiam me informar se posso sair? E se sim existe alguma indicação próxima do aeroporto para dormir? Muiiito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Poderá sair, sim. No máximo (mas não apostamos nisso) terá que pagar nova taxa de embarque. Reserve no Holiday Inn Express do aeroporto.

Matheus
MatheusPermalink

Olá! Vou para Amsterdã e na volta opetei por um voo com uma escala de 23 hrs em Atlanta nos EUA. Fiz isso pensando aproveitar o tempo para fazer algumas compras. Tenho duas dúvidas: 1 - o meu visto é de turista (B1/B2), tenho que ter o visto de trânsito? (ele ainda existe??) 2- A migração nos EUA permitem a saída do aeroporto mesmo estando em conexão? Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Você necessariamente passará pela imigração. Não há visto de trânsito nos Estados Unidos.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem/

Maria
MariaPermalink

Olá.
Vou viagar de Madri até Singapura onde ficarei 2 noites, seguindo depois para Bali por 5 noites, voltando a Singapura para no mesmo dia regressar a Madri, tendo no entanto que aguardar no aeroporto 7 horas. Queria saber se o visto que pagar no aeroporto de Singapura à entrada vai dar para quando regressar de Bali ou terei que pagar um novo visto só para poder apanhar o avião de regresso?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Não é comprar visto para Cingapura.

Hareana Ferreira
Hareana FerreiraPermalink

Ola, eu estou indo estudar em Dublin e estava vendo passagens, vi uma que tem conexão em Madrid, são 22 horas de espera, seria a oportunidade perfeita pra eu matar a saudade do meu namorado que mora em Madrid antes de ir para a Irlanda, porém para estudar na Irlanda eu tenho que retirar o visto quando chegar la, não posso fazê-lo antes no Brasil e sei que imigração espanhola é muito chata, será que tem algum risco de eles encanarem que minha passagem de volta está marcada para 8 meses depois e não me deixariam sair do aeroporto mesmo com a carta de aceitação da minha escola na Irlanda? A pergunta parece boba haha é só um medo mesmo, eu nunca tive problemas com a imigração espanhola, mas conheço muitas pessoas que já tiveram então vale a pena perguntar para alguém experiente.
Muita obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helena! Sim, eles podem implicar.

Danielle
DaniellePermalink

Olá Gostei das Dicas mas me ajude ... Tenho voo marcado GRU X CGD ( c/ conexão de 10hrs)X TLV no atendimento da air france eles informaram que nao posso sair do aviao, mas todos que ja fizeram essa conexão dizem que da pra conhecer toda a franca com 10 hrs.. Agora eu to em duvida?? Ahh e na volta Faremos TLV x FCO ( c/Conexao de 5h40)X GIG X GRU.. Por favor gostaria de orientações sobre essas conexoes.

Grata.

Danielle

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! Você estará em trânsito internacional nos dois vôos. Deve ser por isso que a cia. indica que você não pode sair do aeroporto.

Alana
AlanaPermalink

Olá, estou indo pra SP em Dezembro, tenho apenas 18 anos, comprei uma passagem da CIA GOL numa promoção e ela veio com 3 escalas e 1 conexão em Belo Horizonte, serão 2h mais ou menos de conexão, então, pelo que entendi a cima, devo desembarcar, com a minha bagagem de mão, ficar mais ou menos 30 min ou 1h fazendo algum passa-tempo no aeroporto e devo voltar pro meu portão de embarque, é isso? Onde sei qual será o portão que vou embarcar? Tem escrito na passagem? Ou será que peço ajuda a alguma aeromoça? Comprei a passagem pela internet, tenho que confirmar ela com antecedência? É a primeira vez que viajo só, tenho medo de perder o voo ou algo assim, no que puder me ajudar ficarei grata .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alana! Você vai ficar pela área de embarque/desembarque, sem precisar voltar ao saguão. Peça ajuda ao pessoal na saída do vôo, eles te ajudam, você vai ver que é bastante simples.

vanessa
vanessaPermalink

Olá, eu e meu marido vamos, pela primeira vez, a Europa, precismante à Madrid.
Antes de chegar em Madrid, faeremos uma conexão em Barcelona. Nosso vôo chega em Barcelona as 7:00 e parte com destino à Madrid as 19:00.
Teremos que passar por imigração?
Compensa sairmos do aeroporto para conhecermos a cidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! É possível sair do aeroporto.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Juliana
JulianaPermalink

Oi Boia, to indo pra punta cana, com 1 hora de conexao na ida no panamá e 1:30 hora na volta... Será que dá tempo de dar um pulinho rápido no free shop ou será que eles nem vão deixar sair direito da sala de embarque??? bjsss

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Você só vai conseguir saber quanto tempo terá de verdade na hora!

rogerio buss
rogerio bussPermalink

olá, meu voo sai do Brasil x suíça , tenho uma Conexão em Madri com espera de 8h 55m , será que consigo almoçar fora do aeroporto e dar um passeio rápido e conhecer a cidade ,tenho custos adicionais ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rogerio! Não terá custos adicionais não. Saia do centro de Madri com três horas de antecedência com relação ao vôo.

Paola
PaolaPermalink

Olá, bom dia. Minha mae e eu ficaremos 8 horas em Santiago -Chile. Alguma sugestão?????? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paola! A sugestão é que voltem do centro da cidade 2 horas antes do vôo sair.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

vanessa
vanessaPermalink

Olá!
Tenho uma conexão de 12 horas em BArcelona.
Gostaria de saber de vale a pena (pelo tempo que tenho) conhecer a cidade e o que seria melhor conhecer.
è melhor pegar um táxi ou dá pra ir de ônibus?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Você vai precisar estar sem bagagem de mão, para não estressar (Barcelona é cheia de mãos-leves). Saia do centro da cidade 3 horas antes do seu vôo.

Você pode pegar o ônibus até a praça Catalunya e passear pela Rambla, Raval e Bairro Gótico, ou pode descer ali e passear pelo Eixample, ou pode pegar o trem até a Estação de França e passear e almoçar no Born.

http://www.viajenaviagem.com/europa/barcelona-ricardo-freire

Aline
AlinePermalink

Olá!

No caso de Dubai, tendo um visto para os Emirados Arabes, eu posso descer no país sem problemas? Tenho que pagar alguma taxa adicional pelo vôo? Ou se tratando de uma conexão longa automaticamente fica "autorizado" descer lá, aqueles que tenham o visto? Como funciona o procedimento?

Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Há vistos específicos para cada caso. Consulte a Emirates.

Flavia
FlaviaPermalink

Estou indo do Rio de Janeiro para a Paris, eu ficarei 18 dias. Quero comprar passagens pela Ibéria ficando 5 dias em Roma, 5 dias em Lisboa e 8 dias em Paris. Estou indo viajar com a minha mãe e o meu filho de 2 anos... Gostaria de saber como fazer com a autorização que o meu esposo precisa assinar para que o nosso filho viaje comigo. Preciso levar somente o documento escrito em Portugues e em frances?? Depois que eu entrar na frança, para me deslocar nos outros aeroportos voiu ter que apresentar o mesmo documento, ou preciso ter um documento em cada língua?? Outra dúvida é que irei no dia 22 de novembro e voltarei no dia 11 de dezembro, será que pegarei neve??? Estou preocupada por causa do meu filho...

Você saberia, ainda, me informar hoteis, ou bons locais onde me hospedar em Paris, Roma e Lisboa. Tenho medo de me hospedar em lugar perigoso, até mesmo porque estou com criança pequena.

Att.
Flávia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá , Flavia! Leve várias cópias , caso o documento fique retido. Não é necessário traduzir; para a tradução valer precisaria ser juramentada.

Leia sobre as cidades a partir daqui:
http://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z

Cláudio
CláudioPermalink

Olá,
Tenho uma conexão de 12 horas em Atlanta, retornando para o Brasil do Havaí.
Sabe me dizer se é possível sair do aeroporto e conhecer a cidade?
Obrigado,
Cláudio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudio! É possível. Mas saia da cidade pelo menos duas e meia antes do horário de embarque.

Carlos Augusto Neves
Carlos Augusto NevesPermalink

Boa tarde!
Necessito de uma informacao. Meu voo para dubai, faz escala de 8 horas em Londres. Eu preciso de visto de visitante em transito para visitar a cidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos Augusto! Você vai ter que passar pela imigração. Saia de Londres pelo menos duas horas e meia antes da hora do seu vôo. O mais recomendável é não sair do aeroporto.

Paulo Wagner
Paulo WagnerPermalink

Estou indo para Frankfurt a passeio por 10 dias não falo alemão nem ingles.Ja estou c/ passaporte , seguro e reservas de hoteis cartão de credito com limete em dia. Como vou me comunicar na migração ? Vou ter problemas ? Obrigado ! Paulo Waner

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Sempre se dá um jeito, não se preocupe. Tenha todos os documentos organizados à mão.

Karina
KarinaPermalink

Olá, adorei o site...me ajudou mto.
Minha escala chega as 02h05 em Assumpcion e sai para Miami as 11h...tenho uma longa madrugada com uma criança de 3 anos...vc tem algum hotel para indicar? Tb fiquei preocupada em como sair do aeroporto e o check in novamente.
Obrigada desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karina! Vale a pena investir num hotel, sim. O aeroporto não fica longe da cidade, mas para não dar chabu saia do hotel 2h30 antes do seu horário de embarque.

Alguns hotéis a considerar: Gran Hotel Paraguay, La Misión Boutique, Sheraton.

Sérgio
SérgioPermalink

Olá. Não imaginava que tanta gente também tinha essa dúvida sobre o que fazer durante a conexão dos vôos.. rs
Gostaria de uma sugestão sobre o que fazer em Nova York em conexão para Paris. O tempo entre os vôos é de quase 15 horas. Tem algum shopping legal próximo ao aeroporto JFK?
Parabéns pelo site.

Ari
AriPermalink

Terei uma escala de 9 horas em Paris. Gostei do seu texto e concordo que o tempo e bem menor do que aquele que imaginamos. Mesmo assim considerando um tempo útil de 4 horas, voce tem uma sugestão de como saio do aeroporto (tem metro ? ) e o que consigo ver ? Torre Eifel ? quais outras atrações estão próximas ?
Obrigado

Sonia
SoniaPermalink

Ari!
Quando chegar no aeroporto de Paris se for o Charles Del Gaulle existe um guarda volume, procure e deixe suas malas. No lado de fora do Aeroporto, tome um ônibus com o nome OPERÁ que vai te levar direto ao centro de Paris,em média leva 40 a 60 min.sem parar. Vc. vai descer no Ópera Garnier, lá vc. pega um mapa da cidade, se preferir ande de Metro ou pegue aqueles ônibus turísticos vermelhos que te leva à vários lugares.
Para voltar ao aeroporto volte no mesmo local que vc. chegou, o ônibus saí de 10 em 10 min. Não esqueça de chegar ao aeroporto com 2:30hs de antecedência e não esqueça as suas bagagens.Bon Voyage, Paris é linda.

Dalva
DalvaPermalink

Queridos, preciso ir de Amsterdã ou Dover para Dublin
, pois irei de navio para a europa, e gostaria de informações de como fazer este trecho final (to Dublin)sem pagar excesso de bagagem e sem ficar muitas horas em trem/ferry, pois irão comigo meu filho e uma tia de 72 anos. Pode me orientar? Soue que os vôos destes países para Dublin opermitem 20 kg de bagagem despachada e 10 de mão somente. É isto mesmo?
grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dalva! Milagres é com Deus... Se você não voar a Dublin, vai ter que pegar trem e ferry-boat. Viaje com pouca bagagem, não há porque sair do Brasil com mais de 20 kg.

Ananda
AnandaPermalink

Olá,
Estou indo a Natal, saindo de Salvador por volta das 14:00, o voo irá parar em Recife, ficarei umas quatro horas no aeroporto, o voo para Natal sai somente às 18:00. Enfim, chegarei em Natal às 20:00.Tenho medo de ocorrer muitos atrasos. Tenho que estar em Natal do dia seguinte para fazer uma prova logo pla manhã.E corriqueiro ocorreo muitos atrasos quando há muitos voos envovidos na viagem? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ananda! O tempo é suficiente.

Ananda
AnandaPermalink

ok! obrigada!

Paulo Regis
Paulo RegisPermalink

Olà, qual a sugestão para um pitstop em Buenos Aires? Chegarei da Patagônia em Ezeiza às 20:30 e o vôo de volta ao Brasil parte somente às 12:30 do dia seguinte, também de Ezeiza. Que hotel e passeio noturno podem ser mais econômicos e mais adequados em termos de trajetos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Sugerimos que você durma essa noite em Palermo, escolhendo um bom restaurante. No dia seguinte não haverá tempo para nada, você precisa estar às 10h30 no aeroporto, saindo da cidade às 9h30.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2010/04/hoteis-em-buenos-aires-palermo-soho-e-hollywood/

Kelly
KellyPermalink

Olá! Este site é maravilhoso! Parabéns! Minha pergunta é o que fazer na Cidade Do México em 2 horas "líquidas" em fevereiro/2013? Ou melhor ficar na leitura mesmo? Desde já agradeço o auxílio.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kelly! É bastante arriscado enfrentar o trânsito da Cidade do México entre vôos. Com duas horas líquidas você poderia ir ao Museu de Antropologia ou ao Zócalo. Mas é estressante visitar com tanta pressão de horário e arriscando tanto. Duas horas na Cidade do México não vão fazer você conhecer a cidade e tornarão a viagem mais conturbada do que já é.

Kelly
KellyPermalink

Ok, muito obrigada!

Kelly
KellyPermalink

Mas pensei em ficar pela rua mesmo, ver a cidade.

Silvia Medina
Silvia MedinaPermalink

olá, tudo bem? indo para o Japao, na volta pra Thailandia, e estou vendo um voo que para na China, só conexao, sabe se preciso de visto?

rogerio m
rogerio mPermalink

olá, meu voo sai do Brasil x suíça , tenho uma Conexão em paris com espera de 7h , será que consigo dar um pulo rápido na torre eiffel pra tirar umas fotos e voltar a tempo para o aeroporto,tenho custos adicionais ?

Sonia
SoniaPermalink

Rodrigo!

7 horas acho muito corrido mas aí vai uma dica.
Quando chegar no aeroporto de Paris se for o Charles Del Gaulle existe um guarda volume, procure e deixe suas malas. No lado de fora do Aeroporto, tome um ônibus com o nome OPERÁ que vai te levar direto ao centro de Paris,em média leva 40 a 60 min.sem parar. Vc. vai descer no Ópera Garnier, lá vc. pegue um mapa da cidade, se preferir ande de Metro ou pegue aqueles ônibus turísticos vermelhos que te leva à vários lugares.
Para voltar ao aeroporto volte no mesmo local que vc. chegou, o ônibus saí de 10 em 10 min. Não esqueça de chegar ao aeroporto com 2:30hs de antecedência e não esqueça as suas bagagens.
Bon Voyage, Paris é linda

Marcus
MarcusPermalink

Olá,

Vou para o Japão no dia 7/12 ver o mundial de clubes. Retorno dia 19/12 com escala em Washington de 12hs. É possível (ou vale a pena) sair do aeroporto e conhecer mesmo que rapidamente alguns pontos turísticos? Existe algum trem que vai do aeroporto ao centro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcus! Washington é uma cidade bastante grande. Se quiser passear, escolha um museu ou atração e vá de táxi. Lembre-se de que vai estar bem frio. Saia da cidade 3 horas antes do horário do seu vôo.

A Claudia Beatriz do Aprendiz de Viajante dá outras opções de transporte do aeroporto:
http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/guia-de-viagem-a-washington-dc/

Luiz Claudio Assunção

Olá!

Estou indo participar de um treinamento em Dallas, estava pensando em pegar um voo com conexão em Nova York, porém na ida gostaria de que essa conexão durasse o mínimo possível e ir logo p/ o meu destino final que é Dallas, na volta gostaria de passar alguns dias em NY e aproveitar esse período da conexão. O treinamento termina numa quinta, se for possível gostaria de sair de Dallas na própria quinta, ir p/ NY na minha conexão e ficar por lá até domingo, isso é possível?

Em resumo, minha duvida é se o intervalo de uma conexão pode durar 2 ou 3 dias.

Obrigado pela Atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Claudio! Nesse caso não é conexão, é stopover. Tem que comprar passagem multidestino.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Luciane
LucianePermalink

Olá pessoal, nunca sai deste lindo país e estou toda confusa, poderiam me ajudar por favor. Estou indo a Orlando, amanhã vou comprar as passagens, escolhi A Airlines (nem sei se é boa), com 1 parada em Miami, tenho várias opções de horários com paradas variadas de 6 até 12 horas. O Objetivo é escolher uma longa parada para conhecer um pouquinho Miami, eu consigo isso? É Permitido? Obrigada abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciane! É permitido mas não vale a pena, você não vai conseguir ver muita coisa... programe uma parada em Miami por uma ou idealmente duas noites.

Camila Neves
Camila NevesPermalink

Oi, preciso de uma ajuda!

Vou viajar em Janeiro para Alemanha, tenho 13 anos e vou sozinha, meus pais já fizeram a minha autorizacao, só que eu nao vou fazer colegial nem nada, vou ficar na casa da minha tia e do meu tio. O problema esta ai, eles vao ter que fazer uma carta autorizando eu ficar lá com eles, ou me convidando? Algo assim! O meu maior medo é chegar lá e nao conseguir entrar no pais devido a isso. Irei ficar 1 mês, vou dia 3 e volto dia 1 de fevereiro...

Obrigada e parabens ao site!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Tem que fazer a carta-convite, levar passagem de volta e seguro-saúde com cobertura Schengen, e ter tudo isso organizadinho numa pasta fácil de mostrar ao chegar.

Alessandra
AlessandraPermalink

OLá,

gostaria de saber se com 7h de conexão na cidade do mexico vale a pena sair do aeroporto. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Não vale não, você só vai se estressar. O trânsito lá não é fácil, não vai dar tempo de ver nada, vai ser preocupação e dinheiro gasto à toa.

Ana Martins
Ana MartinsPermalink

Prezado Ricardo Freire:

Tenho uma passagem Paris- Moscou, com escala na Bielorússia, no aeroporto de Minsky. Neste aeroporto, trocarei de aeronave, a qual me levará para Moscou. Gostaria de saber se preciso de visto para a Bielorússia, mesmo que eu não saia do aeroporto de Minsky, ou seja, em trânsito para outro voo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Infelizmente não temos relatos sobre essa situação. O melhor a fazer é consultar o consulado, assim você terá uma posição oficial.

Itanaã Machado
Itanaã MachadoPermalink

Olá, me chamo Itanaã e viajarei para Taiwan em janeiro e retornarei em março. Na ida passaremos por SP e de lá para barcelona onde trocaremos de avião no intervalo de uma hora(é possível isso?). Gostaria de saber se é preciso ter algum tipo de visto para isso, ou só por estar de passagem, não haverá problema? Pode sair do aeroporto? por passar na imigração vão solicitar o visto? Depois disso iremos a Cingapura e posterior Taiwan. Porém na volta acontecerá o mesmo. só que em Londres. Serão 14 horas em Londres com troca de avião. Precisa de algum tipo de visto ? pode-se sair do aeroporto?? Problemas na imigração?

Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Itanaã! Você não precisará de visto para a Europa. Em Barcelona ficará na área de trânsito, sem fazer imigração, por isso a conexão é possível. Esperamos que a passagem seja vinculada, porque se um vôo atrasar e você perder o seguinte, a companhia aérea se responsabiliza pela remarcação e acomodação. Mas se as duas passagens forem desvinculadas, é um problema para você.

Na volta se você não sair do aeroporto também não fará imigração, ficará apenas na área de trânsito. Mas se sair, deixe o centro da cidade pelo menos três horas antes da partida do vôo. Não é preciso visto para a Inglaterra, mas você terá que mostrar passagem de volta e explicar que apenas passará o dia.

Leia:
http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

http://www.viajenaviagem.com/2012/11/chegando-em-londres-transporte-depara-seus-5-aeroportos/

Felipe
FelipePermalink

Olá, tenho uma conexao de 13 horas (tempo total entre voos) em média em Nova York, no JFK, gostaria de saber se vale a pena sair do aeroporto ou se existe algo de bom pra fazer lá durante o dia e se caso eu sair, se preciso pagar alguma taxa ao embarcar novamente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Não há taxa para reembarcar. Mas você precisa sair de Manhattan umas três horas antes do seu segundo vôo.

Veja como sair de JFK:
http://www.viajenaviagem.com/2009/09/chegando-em-nova-york-transporte-depara-o-aeroporto-kennedy-jfk/

Nilda
NildaPermalink

Ola, gostaria que vc me ajudasse. Eu comprei uma passagem de Salvador para Paris pela Air Europa e com conexao em Madrid só de 1h05min. Será que dá tempo de passar pela imigração e pegar o vôo? Nessa conexao há troca de aeronave, eu tenho que passar novamente pel a fila dos detentores ou vou direto da sala de desembarque para a de embarque? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nilda! O intervalo é curto. Se as passagens forem vinculadas, a AirEuropa deveria se responsabilizar por colocar você em outro vôo.

Virginia
VirginiaPermalink

Oi!
Parabéns pelo blog!!
Estou indo na próxima semana pra NY e vou ficar 10h em Bogotá. Você acha uma boa tentar um passeio?
E li em algum post (não sobre lá) que pode ser que seja cobrada taxa de embarque de novo. Você sabe algo sobre isso da Colômbia?
Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Virginia! As taxas de embarque normalmente já estão inclusas nas passagens.

Você pode passear no centro histórico de Bogotá. Aproveite para visitar o Museu Botero. Saia do centro em direção ao aeroporto com 3h30 de antecedência do seu vôo.

Virginia
VirginiaPermalink

Valeu!
Vou tentar fugir do aeroporto!

Abraços!

joakim adilio
joakim adilioPermalink

site mt bom msm
vou ficar 15 h no aeroporto do dubai, pra ir pra tailandia...posso sair pra ir passear ou tenho ke ter visto pra sair do aeroporto, ou pagar uma taxa de reembarque

lilian
lilianPermalink

oiie gostaria de saber a rota do rio de janeiro a paris??
quantos vôos eu vou ter q pegar??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian!

Há vôos diretos Rio-Paris pela Air France e TAM.

Giulia
GiuliaPermalink

Oi, vou para istanbul, com troca de aeronave em roma.Gostaria de saber se o seguro viagem é necessário nesse caso. Já que a Turqia não é um país membro. Obrigada .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giulia! Compre pela cobertura Schengen e terá validade lá também.

Roberta
RobertaPermalink

Boa tarde!
Irei para buenos aires com conexão em GRU. preciso chegar no aeroporto da minha cidade com 2 h de antecedencia, já que o voo internacional só será em GRU?precisarei retirar malas ou passar novamente pelo raio x ou ja saio do primeiro voo direto no desembarque para o internacional?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Sempre é bom chegar com antecedência. Chegue com 2 horas para não ter dor de cabeça. Se as passagens forem vinculadas, você só verá sua mala de novo em Buenos Aires.

Angélica
AngélicaPermalink

estou indo de Campinas para Londres com conexão em Lisboa pela TAP,com 3 hs de intervalo, é um bom tempo???, e tenho que pagar alguma coisa para fazer essa conexao em Lisboa, tenho que apresentar algum docto ou passar pela imigração,em Londres entro com meu passaporte italiano, minha preocupação é que não falo outra lingua, ou é melhor voo direto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angélica! Sim, 3 horas são um bom intervalo. Sobre a conexão, leia: http://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Eduardo dos Santos Silva

Boa tarde!
Vou para NY e na volta farei uma escala de 9 horas na Cidade do México.Você recomenda algum programa legal?Existe coisas a serem feitas perto do aeroporto?Obrigado desde já pelas dicas...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eduardo, teoricamente daria para ir ao Zócalo ou ao Museu de Antropologia. Mas... sair do aeroporto numa cidade com o trânsito conturbado da Cidade do México é pedir para se estressar. Eu levaria um bom livro e ficaria no aeroporto.