Vou ficar várias horas no aeroporto entre voos. O que posso fazer?

Eis outra pergunta que é trending topic interno aqui no Viaje na Viagem. Só mudam as coordenadas: vou ter 6 horas entre voos em Lisboa… Vou ter 3 horas entre voos em Newark… vou ter 4 horas entre voos em Bogotá…

Desculpe jogar água fria na sua empolgação, mas em 98% dos casos a recomendação sensata é: leve um livro, tome um café da manhã reforçado, almoce, dê uma passadinha no free shop. Sair do aeroporto, na imensa maioria das vezes, ou é inviável, ou uma fonte de perrengues e stress.

Mais adiante eu falo dos casos em que vale a pena sair do aeroporto. Mas antes vamos examinar os motivos que tornam 98% das saídas uma má idéia.

1) Na vida real, o intervalo entre vôos é menor do que você imagina.

Você pensa: “ah, meu voo chega às 7h e o outro só sai às 13h. Tenho 6 horas no aeroporto!” Desculpa, mas… não tem não. Seu avião deve pousar às 7h. Até você conseguir sair do avião e passar pela imigração é possível que  já tenha passado uma hora ou mais. E se o seu próximo voo está marcado para as 13h, significa que você precisa estar no portão de embarque às 12h15, 12h30 no máximo. Ou seja: aquele intervalo inicial de 6 horas já baixou para 4 horas e meia, se tudo correr bem. Se o avião atrasar, o que não é improvável, o que no papel pareciam ser 6 horas acaba baixando para 4 horas, 3 horas e meia…

2) Trajetos entre aeroporto e cidade são longos, caros e estressantes.
Se você parar um pouquinho para pensar, vai se lembrar que a chegada do aeroporto à cidade e a ida da cidade ao aeroporto são os dois momentos mais desagradáveis de qualquer viagem. É raro o aeroporto que não esteja a uma hora do centro da cidade. O táxi sempre é caro e o transporte público raramente tem cara de passeio. Ao resolver sair do aeroporto entre voos, você consegue a proeza de acrescentar mais dois trajetos chatérrimos à sua viagem – e o pior de tudo: no mesmo dia! Com poucas horas de diferença! Vale investir 100 dólares? Fora a grana, tem um outro aspecto matemático importante: conte em perder duas horas na brincadeira. Lembra aquele intervalo de 6 horas? Já virou duas horas e meia…

3) O que você faz com a mala de mão?
De trem, esses pit-stops são tudo de bom. Você tem 4 ou 5 horas entre dois trechos, então desce, deixa as malas no guarda-volumes e vai passear – as estações são sempre centrais, ou ficam no máximo a duas ou três estações de metrô do coração do centro histórico. Mas de avião… como fazer com a maleta ou a mochila que subiu com você no avião? É raro o aeroporto que ofereça guarda-volumes – e quando oferece, nunca é tão fácil assim de achar. No mínimo, você tem que diminuir mais 30 ou 40 minutos do seu intervalo, que é o tempo de ir até o cafundó onde esteja o guarda-volumes e passar lá na volta. O jeito normalmente é carregar o trambolho com você. Continua a fim?

4) É preciso estar de volta ao aeroporto com 2h/2h30 de antecedência.
Mesmo que você já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão, terá que passar pelos procedimentos de segurança. Pense em perder entre 60 e 90 minutos nesses perrengues (sobretudo nos Estados Unidos). E como é preciso estar no portão de embarque no máximo meia hora antes do horário de saída do voo, não sobrou quase nada de tempo para aproveitar.

5) Em resumo: diminua entre 5 ou 6 horas do seu intervalo.
É o cálculo mínimo realista: 1 hora para desembarque e imigração; 2 horas para ir e voltar da cidade; 2h de antecedência para procedimentos de segurança e embarque. Querendo mais segurança, acrescenta-se mais meia hora para o caminho de volta (nunca se sabe) e meia hora para o reembarque, o que dá 6 horas. (E não esqueça de torcer para o voo não atrasar.)

As exceções: quando e onde vale a pena sair do aeroporto

Quando: a partir de 10/12 horas de intervalo

Se você quer aproveitar o pit stop de avião para dar uma voltinha na cidade, e não tem trauma de transporte aeroporto-cidade-aeroporto, tente programar o seu voo com um intervalo grandalhão. (Não se esqueça de insistir no check-in para a sua bagagem ser despachada ao destino final, senão você vai arranjar outro problema.) Tendo pelo menos 4 ou 5 horas líquidas na cidade (descontadas aquelas 6 horas de chegada, transporte e reapresentação) você pode fazer um passeio com mínimo stress. Mas não arranje muito lerê nessas quatro ou cinco horinhas: caminhar e comer na rua é sempre mais gostoso do que se meter num museu ou perder mais uma hora na fila para subir num mirante.

Uma outra boa solução para um intervalo a partir de 8 horas é descansar num hotel de aeroporto. Pergunte por tarifas day-use.

Dubai

Onde: Panamá, Cingapura, Dubai, Lisboa

Os melhores lugares para aproveitar intervalos entre vôos para turistar são aqueles destinos eminentemente turísticos que funcionem como “hubs”. Esses aeroportos estão acostumados com viajantes que precisam matar um tempão entre um vôo e outro e já oferecem facilidades. Em Cingapura há city-tours para turistas em trânsito. Em Dubai o táxi é barato, e em meia hora você chega ao shopping Madinat Jumeirah (de onde se avista o Burj Al Arab) ou à torre Burj Dubai. Lisboa também tem um aeroporto bastante central; em 15 minutos (e 10 euros) você está no Chiado. E no Panamá os motoristas de táxi têm roteiros e tabelas prontos; quem tem 8 horas líquidas entre voos (descontada aquela hora de imigração e a hora e meia de reapresentação) pode pensar até em dar um pulinho no Canal. (Leia mais aqui.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    371 comentários

    Curiosidade que tenho, pois normalmente só faço voos diretos: As salas vips costumam ter restrição quanto à entrada de crianças?

      De jeito nenhum, muitas como a do Diners tem até espaço especial para crianças.

    Nunca fiquei mais de 3 horas esperando conexão, mas sou totalmente neurótica com horário em aeroporto, por isso sempre levo um livro, palavras cruzadas, fuxico o free shop, etc, mas sair de lá nem pensar!!!!As dicas pros longos períodos de espera são bacanas !

    Em Guarulhos só a sala vip da Diners salva o passageiro aflito.

    Já fiz conexão longa em Miami, quase 8 horas de molho, vindo de Denver e indo pra SP. Mas, como católico, eu tinha que dar um jeito de ir à missa, pois era domingo. Achei na internet uma igreja perto do aeroporto com missa no meio da tarde, e só deu tempo de fazer isso: sair naquele calor miserável, ir lá e voltar. O tempo que sobrou eu gastei passeando pelas lojas do aeroporto mesmo.

    Indo um pouco na contra-mão das opiniões aqui…
    Penso que, se a intenção for REALMENTE visitar a cidade da Escala/Conexão antes de prosseguir viagem,ou para descansar melhor (em voos para Ásia ou Oceania, por exemplo) o melhor mesmo seria optar por um STOPOVER de 1 ou 2 dias. Dependendo da regra tarifária, geralmente não custa muito (cerca de USD 50,00 a 75,00) além do preço total da passagem ou pode ser até gratuito.

    Ricardo
    Pode incluir o aeroporto de Frankfurt na lista de aeroportos- hub. Você pega o trem dentro do aeroporto e o trajeto até o centrão da cidade (duas estações depois da estação central direto) leva no máximo 15 minutos.
    Espero te ajudado
    Dani

    Por favor, alguém já teve a experiência de comprar passagem no site da cheapoair? Encontrei uma boa oferta neste site, através do mundi. Mas gostaria de ouvir(ler) a opinião da Boia, ou de alguma outra pessoa, para saber se posso confiar.
    Muito obrigado.

      Olá, Clay! Quando cadastrados em sites confiáveis, não há porque desconfiar desses fornecedores. O aval é do Mundi.

    Saí de Roma em um trem bem cedo para ir para Milão, reservei um hotel, proximo ao aeroporto. Da estação de trem fomos de taxi para o hotel (80 euros) pedi para dar uma volta rápida na cidade, almoçamos no hotel, usamos internet, descansamos toamamos um belo banho e usamos a van de graça para, irmos ao aeroporto, bemmm tranquilos.Sabe quem sugeriu isto? 🙂

    Em Lisboa eu consegui pegar um ônibus e dar uma passeada tranquila, minha conexão foi de 6h.

    Infelizmente fico “mofando” em Guarulhos com frequencia.Já estou acostumadissima a ficar nos hotéis por perto para um day-use. A maioria tem tranfer in-out cortesia e internet free. Nunca faço reserva . Sempre fico no que tem transfer com o horário que mais me convem.Todos os ônibus saem do mesmo local e tem um agente que faz o contato com o hotel. O preço varia entre R$ 120 a 240 , dependendo do hotel . Cesar e Marriot são os mais caros.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito