Muita gente pergunta sobre Cinque Terre. Passei por lá em outubro do ano passado, uma semana antes do dilúvio que provocou deslizamentos, interrupção da linha de trem e destruição em Vernazza e Monterrosso.
Pelo que dá para apurar nas fontes confiáveis existentes (vou listar todas ao final deste post), a situação atual é a seguinte.
O que dá para visitar normalmente:
- Corniglia, Manarola e Riomaggiore não sofreram danos e estão totalmente abertas à visitação;
- O trecho mais turístico da trilha do parque, a Via dell'Amore, que é toda calçada e pode ser feita em meia horinha entre Manarola e Riomaggiore, está abertíssima sem nenhum "mas";
- Os trens estão funcionando;
- O transporte por barco volta a operar em 12 de abril.
Onde as visitas estão prejudicadas:
- Vernazza, unanimemente reconhecida como a mais encantadora das Terre, foi muito destruída e continua em reconstrução. Pouco a pouco restaurantes e hotéis vão reabrindo, mas espere encontrar uma cidade em obras;
- Monterosso, a maior das Terre (e onde fica a melhor praia) está parcialmente em reconstrução.
- Com exceção da Via dell'Amore, as trilhas do parque mais próximas do mar permanecem interditadas. Só as trilhas mais altas, indicadas mais para trilheiros do que para turistas, estão abertas.
Vale a pena visitar nessas circunstâncias?
O chato mesmo é perder Vernazza em toda a sua fofura. Eu recomendaria adiar a passada por lá para sua próxima viagem à Itália.
Dê uma olhada, porém, no relato da querida Carmem Silvia sobre a passagem dela e da Ana Maria pelas Cinque Terre agora em dezembro. Elas sabiam que a visita se restringiria a Tre Terre, e ainda assim curtiram.
Agora na temporada, com a volta do transporte de barco -- que é o jeito mais bonito de visitar as Terre, melhor que trem ou caminhada! -- o passeio fica quase completo. Só fica devendo Vernazza.
.
Rick Steves vem aí
Agora no final de abril, o travel guru americano Rick Steves, que é o santo padroeiro das Terre, deve passar por lá e relatar o estado do lugar pensando com a cabeça do turista americano. Foi o Rick que pôs Cinque Terre no mapa do turismo mundial. Acredito que sua posição será: "venha e ajude a reconstruir Vernazza".
Leia mais sobre Cinque Terre:
Passeando pelas Cinque Terre (dezembro/2011), no De uns tempos pra cá
Notícias de Cinque Terre no site do Rick Steves
Situação atualizada das trilhas de Cinque Terre, no site do parque nacional
Vernazza: o que está aberto, no Save Vernazza
Monterosso: o que está aberto, no Rebuild Monterosso
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
30 comentários