Guia de Nova York

High Line, o jardim suspenso de Nova York

A primeira vez que soube do High Line foi neste guest-post de 2009 do Abrindo o bico, da querida Marcie, assinado pelo trip Fabio NG. Um minhocão abandonado, transformado em parque, era mesmo uma idéia #mtoloka.

High Line Park, Nova York

Apareci por lá pela primeira vez alguns meses depois, durante as gravações do Desempacotando Nova York.  Naquela época, o High Line cobria o trecho do elevado da rua 12 até um pouco antes da rua 20. A vegetação era baixa e os trilhos do trem ainda estavam visíveis. Era um parque tão minimalista que o aspecto que mais sobressaía era a qualidade do mobiliário — bancos e espreguiçadeiras que pareciam recém-saídos da prancheta de um designer escandinavo.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Voltei neste fim de semana, agora para gravar a série de Nova York para o Visa Platinum. E encontrei um High Line bastante diferente daquele parque de três anos atrás.

Desde o verão passado o parque cobre mais dez quadras, indo até a rua 30.

High Line Park, Nova York

O prolongamento reforça a sensação de que o High Line é uma passarela, uma pista, um parque a ser percorrido de ponta a ponta. Tipo assim o calçadão de Manhattan.

Na ponta sul do parque — onde tudo começou — a vegetação está tão viçosa que esconde a cidade 🙂

High Line Park, Nova York

O trecho aberto no ano passado passa por entre edifícios — alguns antigos, outros novinhos — e dá chance a instalações como esta, que brinca com o voyeurismo e o exibicionismo.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Com tanta gente curiosa passando, é normal que o parque vire uma galeria ao ar livre.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Não sei se os criadores do parque imaginavam que a idéia faria tanto sucesso. Hoje o High Line já é uma atração turística mainstream. E é, sem dúvida, a melhor introdução ao charme de Downtown para quem só imaginava que existisse a Nova York de Times Square e Central Park.

High Line Park, Nova York
High Line Park, Nova York

Apenas não consigo (ainda) concordar com os que acham que o Minhocão paulistano deveria ser transformado à imagem do High Line. O único jeito de um parque assim dar certo no Brasil é se fosse criado e administrado pelo Sesc. Com exceção da prefeitura de Curitiba, nenhuma outra tem competência para manter um troço desses como se deve. Continuo votando pela demolição…

High Line Park. Há vários pontos de acesso. Os melhores são as duas pontas: na Gansevoort (a primeira abaixo da 13; desça na estação 14th St x 8th Ave., servida pelas linhas A, C, E ou L) e na rua 30 com 10ª Avenida (desça na Penn Station e venha caminhando). Esses dois acessos têm elevadores. O parque abre diariamente das 7h às 23h. A entrada é gratuita e há stands com comida e bebida numa área coberta situada no meio do percurso.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    68 comentários

    Estive lá em março de 2020, sensacional!!!
    Vale cada minuto do passeio.
    Recomendadíssimo o passeio!

    Fui lá hj e fiquei encantado com o charme, beleza e singularidade do local. No final uma passada no Chelsea Market é uma boa pedida!

    Estou montando o roteiro da viagem que farei para NY em abril/2015 e gostaria de ter uma ideia de quantas horas gasto conhecendo, caminhando, tirando fotos do High Line. Podem me ajudar?

      Olá, Sandro! Você pode ficar 5 minutos ou 2 horas. Tudo irá depender do seu ritmo e de variáveis como o tempo, se estiver bom, sem vento e sem chuva. 😉

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito