Paris Museum Pass: não saia de chez vous sem ele

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Quai d'Orsay

Quai d'Orsay

Se você tem intenção de turistar durante sua temporada parisiense, não há melhor negócio do que fazer um Paris Museum Pass. Dá para contar nos dedos os museus importantes que não estão incluídos no passe (o que faz mais falta é o Jeu de Paume).

Além de proporcionar economia, o Paris Museum Pass ainda dispensa você da fila da bilheteria em todas as atrações. Você só vai precisar enfrentar fila nos lugares onde há controle de raio-X (Sainte-Chapelle e Versailles) ou onde a entrada é controlada e, por isso, lenta (Torre de Notre-Dame).

O passe vem em três versões:

  • 2 dias consecutivos: 48 euros
  • 4 dias consecutivos: 62 euros
  • 6 dias consecutivos: 74 euros

Paris Museum Pass
Qualquer uma das versões já se paga quando você chega no Palácio de Versailles....

Versalhes

Versailles em julho

... vê a fila de 2 horas que se forma em frente à bilheteria.

Como o ingresso médio de cada atração é de 10 euros (os preços vão dos 11,30 euros do Museu Rodin aos 18 euros de Versailles), basta comprar as versões de 4 ou 6 dias, e visitar 1 monumento e meio (opa!) por dia, que o seu passe já estará matematicamente pago.

E mais: enquanto estiver na validade, você pode voltar quantas vezes quiser ao seu museu favorito.

Seus filhos não pagam e furam fila com você

    Crianças e adolescentes até 17 anos não pagam entrada em museus nacionais na França. Podem furar fila acompanhando adultos portadores do Paris Museum Pass.

Mas o que eu mais gostei foi que, com o passe na mão, acabei visitando lugares onde não entraria. Estava no meu caminho? Ah, vamos dar uma entradinha pra ver como é que é. Tipo -- sem compromisso smile

Champs-Elysées

Champs-Elysées vista do alto do Arco do Triunfo

Foi assim que me obriguei a subir no Arco do Triunfo.

PanthéonPanthéonVista do Panthéon

Panthéon

Que vi o pêndulo de Foucault no centro do Panthéon e ainda me encaixei num grupo para subir até o terraço, com uma vista sensacional.

Museu de Artes Decorativas
Que bisbilhotei o Museu de Artes Decorativas, anexo ao Louvre.

Que entrei no Instituto do Mundo Árabe (onde, sem o passe, talvez tivesse apenas subido até o terraço).

Institut du Monde ArabeQuai BranlyInvalides

Instituto do Mundo Árabe | Quai Branly | Invalides

Depois que você "paga" o passe com as visitas aos museus e monumentos principais, pode considerar visitinhas que encareceriam o seu dia, como a Cité des Sciences ou o museu Quai Branly.

Ou dar uma entradinha num ou outro lugar que não valeria o ingresso avulso, como os Invalides.

LouvreLouvreLouvre

Louvre

Dá para usar o passe de um jeito menos desencanado, claro. Esquartejar o Louvre em três visitas curtas faz muito mais sentido do que rodar feito barata tonta numa tarde só.

Voltar ao seu museu favorito -- Beaubourg? Quai d'Orsay? Rodin? -- sem pagar nova entrada é um luxo.

Georges Pompidou (Beaubourg)

Beaubourg

Só é preciso prestar atenção num detalhe: alguns lugares fecham na segunda (por exemplo: Versalhes); outros, na terça (tipo: o Louvre).

Mesmo se não for a sua primeira visita a Paris, o cartão vale a pena. Porque você fica com vontade de ir a todos os museus que nunca visitou -- além de lugares nos arredores, como o centro aeroespacial de Le Bourget, o palácio de Fontainebleau e o castelo de Chantilly.

Mas atenção para a pegadinha: a subida à Torre Eiffel não está incluída, assim como uma série de atrações privadas, como a Torre Montparnasse ou os bâteaux-mouches.

Onde comprar o Paris Museum Pass?

    Dá para comprar o Paris Museum Pass nos centros de informações turísticas (nos aeroportos, por exemplo), nas Fnac e em muitos museus participantes. Ele vale a partir da data que você escrever na contracapa do passe.

Paris Museum Pass
(Comprei o de 4 dias porque eu já estava em Paris havia 3 semanas, e já tinha ido a alguns dos museus que queria visitar. Para uma estada de uma semana em Paris, recomendo o de 6 dias.)

Leia mais:

268 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Angelo
AngeloPermalink

Olá, Irei em setembro 2014, tenho uma filha de 11 anos, pelo que vi ela não precisa...???
É tranquilo comprar no aeroporto em Paris???
Obrigado,
Angelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angelo! Menores de 18 anos não pagam nos museus públicos de Paris. Basta ter um documento de identidade. Não precisam ser europeus.

E sim, é super tranquilo comprar o Paris Museum Pass no aeroporto. Para saber onde, veja aqui: http://en.parismuseumpass.com/rub-the-pass-points-of-sale-3.htm?cat=3

Natasha Valtas
Natasha ValtasPermalink

Olá bóia,

Não sei se vc poderá sanar minha dúvida, mas eu vi no site, que para cidadãos europeus de até 26 anos a entrada é gratuita em todos os museus de Paris.

Saberia me informar se quem tem entrada gratuita não precisa pegar a fila?

Senão o passe continua sendo uma ótima alternativa para economizar tempo.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natasha! O site informa que crianças de até 18 anos podem "furar" a fila caso estejam com um adulto que tenha o Pass, mas eles não falam nada sobre cidadãos europeus de até 26 anos. Se quiser, você pode perguntar no próprio site do Paris Museum Pass. É só clicar no link a seguir: http://en.parismuseumpass.com/rub-contact-17.htm

Rosangela
RosangelaPermalink

Olá, por favor , será minha primeira vez em Paris e gostaria de saber em qual passeio em Versailhes é possível usar o Paris Museu Pass, por exemplo, nos jardins eu posso usá-lo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosangela! Veja na página do Paris Museum Pass: http://en.parismuseumpass.com/musee-musee-national-des-chateaux-de-versailles-et-de-trianon-64.htm

Amanda Marsula
Amanda MarsulaPermalink

Oi Ricardo! Passarei 1 mês em Paris, Janeiro para ser exata. Você acha que vale a pena comprar o Paris Pass?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! O Paris Pass é uma jogada de marketing para pegar turistões, não recomendamos.

O Paris Museum Pass vale por dias consecutivos e, na nossa opinião, vale muito a pena, porque além de permitir que você divida grandes museus em várias visitas (ir ao Louvre em três vezes por duas horas cada vez é mais gostoso do que ficar seis horas numa vez você), dá desculpa para você visitar partes da cidade em que não andaria.

Você pode comprar dois passes de 6 dias para usar em dois momentos diferentes da sua estada.

Letícia
LetíciaPermalink

Eu e meu marido estivemos em Versailles em agosto-2014. Com o Paris Museam Pass em mãos chegamos às 8:30. A fila já estava enorme, procuramos pelo acesso prioritário e fomos informados de que não existia. Enfrentamos a enorme mas rápida fila. Visitamos o interior do Palácio e pegamos o trenzinho para visitar Petit Trianon e Grand Trianon. Ao retornar de trem tentamos acessar os jardins e fomos informados que mesmo com o Paris Museam Pass e com o ingresso do trem teríamos que pagar mais 9 euros para acesso aos jardins (se tivesse voltado a pé não precisaria pagar esse valor). Ficamos indignados e fomos embora.
Fica o aviso para terem surpresas como nós.
Amo o blog e sou leitora assídua.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Letícia! Com o Paris Museum Pass em Versailles você escapa da fila da bilheteria, mas da fila da entrada não tem mesmo como escapar.

Letícia
LetíciaPermalink

OK bóia esclarecido.
Obrigada!

Rayan
RayanPermalink

Normalmente eles cobram esses 9 euros a mais quando está tendo o balé das aguas nos jardins. Eu achei que valeu muito a pena, mas os jardins, por si mesmos, já são maravilhosos.

Elza
ElzaPermalink

Gostei muito de suas dicas. Tenho uma pergunta. Saberia dizer se no Natal os museus ficam abertos? Vou chegar em Paris dia 24 de dezembro de tarde. Creio que anoitece cedo. Acho que será um dia perdido. Partirei de Paris dia 30 de dezembro. Quantos dias de passe você aconselharia comprar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elza! No dia 25, em geral, as atrações fecham. Compre o passe de 4 dias e comece a usar no dia 26.

Andreia
AndreiaPermalink

Que legal, estaremos em Paris de 22 a 30 de dezembro, quase as mesmas datas! Estou adorando as dicas, principalmente do Batobus e do Paris Museum Pass! Mas queremos encaixar também a Disney, talvez para o dia de Natal. Tem como irmos de trem? Estaremos hospedados no Melia Vendome. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Tem sim: dê uma olhada ns opcões de passes que levam até lá em https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte

Andreia
AndreiaPermalink

Obrigada! Pelo que vi, criança (5 anos) não paga o Museum Pass e o batobus, mas paga o metro e o RER...

Ana
AnaPermalink

Há desconto na entrada de museus franceses para maiores de 60 anos?
Como sao as regras francesas para "idosos".
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Apenas cidadãos sêniores europeus residentes na Europa têm direito a gratuidade.

Thiago Vasconcelos
Thiago VasconcelosPermalink

Olá.
Vi que vcs recomendaram comprar o Paris Museum Pass no aeroporto.
Mas tenho uma dúvida: existe a chance de chegar no aeroporto e não ter mais disponibilizade para a data da minha estadia? Se existir esse risco, não seria melhor comprar aqui do Brasil?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Como explicado no texto, ele vale a partir da data que você escrever na contracapa do passe. O passe não vem com data pré-estabelecida. wink

Jose Manuel
Jose ManuelPermalink

Cadeirante paga entradas nos Museus em Paris?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jose Manuel! Verifique caso a caso, no site dos museus. No Louvre, o cadeirante e o seu acompanhante não pagam.

Diogo Monteiro
Diogo MonteiroPermalink

Boas..onde conseguiu adquirir ao meseum pass paris?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diogo! Veja onde comprar o Paris Museum Pass, aqui: http://en.parismuseumpass.com/rub-t-points-of-sale-3.htm

Marcelo Coutinho
Marcelo CoutinhoPermalink

Caro Ricardo, estou indo a Paris com minha noiva na última semana de novembro e tenho duas dúvidas principais para pedir seus conselhos. Ela tem cidadania espanhola e não consegui encontrar uma resposta exata sobre a gratuidade dos museus para quem tem menos de 26 anos e tem a cidadania europeia. A segunda é sobre o custo benefício do ParisPass, já li suas recomendações sobre o MuseumPass, mas o que vc me diria do ParissPass que envolve metrô e outros benefícios? Grande abraço e sempre escuto suas dicas na Band News!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Quem responde é A Bóia.

Lista de museus gratuitos para menores de 26 anos com passaporte europeu:
http://www.tout-paris.org/musees-monuments-gratuits-moins-26-ans-1478

O Paris Pass é engana-turista.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte

VANIA ROUSSIN
VANIA ROUSSINPermalink

Tenho 60 anos há desconto no transporte publico de Paris para os maiores de 60 anos? E nos Museus?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vania! Não há desconto no transporte público. Quando há desconto em atrações, normalmente é para maiores de 65 anos; nos museus, é preciso comprovar cidadania e residência européias.

Laís
LaísPermalink

Oi! Eu e minhas amigas passaremos por paris em janeiro de 2015, do dia 11 ao dia 14 (vamos embora dia 15) sendo que tiraremos um dia para ir a eurodisney... Você acha que vale a pena comprar algum desses passes, já que só vamos ter 3 dias na cidade? Gostaria de economizar o maior tempo possível, pois já estive em paris e lembro de ter enfrentado bastante filas, o que não é nada confortável, ainda mais no inverno...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laís! No seu caso, pegue um Paris Museum Pass de 2 dias consecutivos e use esses dias para fazer os museus.

maria alice soares
maria alice soaresPermalink

Olá! Gostaria de saber se com o Paris Museum Pass é possível utilizar as "entradas" dos museus especiais como a Richelieu no Louvre, a "C" no d'Orsay, e assim por diante.Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Alice! O passe é fura-fila, se é isso que você está perguntando.

maria alice soares
maria alice soaresPermalink

Ok, obrigada. Outra questão: não consegui saber quais as estações de metrô que estarão abertas em 31 de dezembro/1º de janeiro (virada do ano). Vc sabe em que site procuro? Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Alice! Veja no site da RATP ou verifique ao chegar: http://www.ratp.fr/en/

Maria Alice
Maria AlicePermalink

Obrigada! Achei um site que tem muitas dicas para o dia 31/01: www.evous.fr (um panorama bem completo das opções e serviços para o reveillon). Abraços!!!!

Fernanda
FernandaPermalink

Olá, estarei em Paris na próxima semana para o Natal e Reveillon e vi o Museum Pass de 6 dias em promoção no site da Fnac por 39,90€ com vencimento em 31/12/14, o que se encaixa perfeitamente pra mim. Porém não consigo fazer a compra com a opção de retirar na loja. O site só me da a opção de receber em casa pelo correio, colocando o endereço do Brasil ou o de hospedagem em Paris. Alguém já conseguiu comprar pelo site da Fnac? É possível comprar essa mesma promoção na loja? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Não temos como saber se a promoção online está válida também na loja física. Por que você não dá o endereço do hotel em Paris? No campo nome, acrescente "arrivant le 00/00" (substitua os zeros pela data).

Leny Andrade
Leny AndradePermalink

Olá Bóia,
Uma dúvida: Minha filha já tem 18 anos, a entrada também é gratuita ?
Obrigada,
Leny

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leny! A gratuidade é para menores de 18. Ou seja, até 17 anos. Cidadãos europeus residentes têm gratuidade até 25 anos.

Mariana
MarianaPermalink

Bom dia, vou para Paris no começo de fevereiro, tenho 16 anos e estou indo desacompanhada. Mesmo sendo menor de idade, terei que comprar o Museum Pass por estar sem a presença de um responsável? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Você entra diretamente na entrada mostrando seu RG (leve também uma cópia da folha de rosto do seu passaporte).

Silvana Bleser
Silvana BleserPermalink

Iremos à Paris em abril por 1 semana. Pesquisei o Paris Passar Museu, Paris Passar, Paris Visit e mobili e cheguei à conclusão, pela facilidade, que adquirir o Paris Passar pode ser ideal. Li que esse Paris Pass é na realidade uma compilação dos outros passes em um só, com inclusão de outras atrações. Minha dúvida: li que com o Paris Museu Pass podemos ir várias vezes aos museus e com o Paris Pass só podemos ir uma única vez. Isso é real? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! O Paris Pass é um passe engana-turista. Custa caríssimo para incluir atrações de turistão como o ônibus hop on hop off. (O Paris Museum Pass incluído no Paris Pass é o mesmo, não há diferença).

Carolina
CarolinaPermalink

Olá!
Obrigada por todas as dicas.
Chegaremos a Paris dia 1/5, feriado.
Ficaremos até o dia, quando partimos pra Roma.
Logo, os dias proveitosos serão de sábado (2) a quinta (7).
Quero tirar um dia para levar as crianças à Disney.
Compro o passe de 4 dias para sábado a terça ou domingo a quarta, considerando a ida à Disney na quinta, dia 7?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Como o passe vale em dias consecutivos, de qualquer forma você ficará "descoberta" por uma dia (considerando a Disney no outro).

Sabrina
SabrinaPermalink

Fui a Paris em out/2014 e planejei quase toda a viagem com base nas dicas do viaje na viagem. Acabo de contar a minha experiência aqui: http://www.liveforexperiences.blogspot.com.br/

MARCOS MONTEIRO
MARCOS MONTEIROPermalink

Bom dia. Só atualizando os valores do passe:
2 dias - 42 euros;
4 dias - 56 euros;
6 dias - 69 euros.
Abraço,
Marcos Monteiro

Isadora
IsadoraPermalink

Boa noite. Em julho/2015, eu, meu marido e minha filha de 13 anos iremos a Paris por 01 semana e pensamos no Paris Museum Pass de 04 dias. Duas dúvidas: 1) preciso comprar para minha filha de 13 anos e 2) posso comprar o passe, aqui, no Brasil e já viajar com o mesmo? A compra é feita por qual site?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isadora! Compre o passe ao chegar; os custos (e a incerteza) de receber pelo correio eliminariam a economia proporcionada. Sua filha não paga para entrar em museus em Paris e acompanha vocês nas entradas fura-fila.

Jean
JeanPermalink

Boa noite,

Pergunta muito boba: O paris pass é individual?

Jean
JeanPermalink

Já descobri!!! Obrigado grin

Vanessa
VanessaPermalink

Estou planejando minha viagem à Paris para Maio 2015 e por enquanto o Paris Museum Pass parece mto interessante. Uma dúvida q tenho é qto ao Palácio de Versailles. No site do Paris Museum Pass há a informação de q durante os show musicais com água o acesso ao jardim e o grove está indisponível para quem tem esse passe, e tem um link para os dias q tem esses shows no site de Versailles. Alguém já viu esses shows? Vale a pena? Vou me arrepender de ir num dia sem show?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Se você tem tempo de sobra, gosta desse tipo de espetáculo e quer investir no programa, faça.

Jane Ceilan de Araújo
Jane Ceilan de AraújoPermalink

Boa Tarde,

Estou indo a paris e vou ficar 6 dias, pensei de comprar o Paris Pass pq além dos descontos nas entradas dos museus tem o transporte publico e um passeio pelo rio sena.
Porque vcs não orientam a compra deste pass?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jane! Para entender porque o Ricardo Freire não recomenda o Paris Pass, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/paris-comparacao-passes-transporte

Thamara Figueiredo
Thamara FigueiredoPermalink

Olá, Ricardo!

Tenho usado muito suas dicas para preparar meu roteiro parisiense. Muito obrigada!

Queria fazer uma pergunta: li em algum lugar que professores e jornalistas tem desconto em alguns museus por lá? Você sabe me dizer se isso é verdade mesmo e se vale também para turistas?

Obrigada, Thamara

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thamara! Quem responde é A Bóia. Infelizmente não sabemos.

Thamara Figueiredo
Thamara FigueiredoPermalink

Pena... Obrigada mesmo assim.

gilson
gilsonPermalink

Boa tarde. Li em alguns sites/blogs que muitas vezes, mesmo comprando antecipadamente o ticket (como para Versailles), é preciso enfrentar fila para entrar. Minha dúvida. Em Versailles, com o Paris Pass, conseguirei "furar" fila ou acaba todo mundo ficando na mesma fila.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gilson! Em Versalhes e na Sainte-Chapelle você estará desobrigado da fila da bilheteria, mas terá que pegar a fila do detector de metais.