Historiadores ainda se contradizem ao tentar descobrir a origem de uma das atividades de neve mais adorada pelos brasileiros que visitam Bariloche: o tal do esqui-bunda, também atende pelos nomes científicos de trenó, trineos ou colapatin. Origens a parte, a brincadeira é tão conhecida e divertida que a cidade tem um próprio cerro reservado praticamente para esta atividade: o cerro Piedras Blancas.
Piedras Blancas fica apenas a 5 km do centro de Bariloche e ocupa uma das faces do Cerro Otto, um dos cerros mais baixos da região. Piedras conta com cinco pistas de esquibunda e dois teleféricos que dão acesso às pistas, somando um total de 3 km de pura diversão.
Esse cerro é ideal para quem viaja com toda a família, pois a diversão é garantida para os pequenos e, cá entre nós, para quem nem é tão pequeno assim. Eu nunca tinha praticado essa modalidade de “esporte na neve” e achei uma brasa, mora.
Contudo, não deixe de se agasalhar corretamente, pois roupas e luvas impermeáveis são acessórios fundamentais para você aproveitar ainda mais essa brincadeira. Também é comum se deparar com algumas filas nos teleféricos se o parque estiver cheio de excursões de estudantes no dia da sua visita.
A vista panorâmica dos teleféricos mostra boa parte de Bariloche, do lago Nahuel Huapi e a mudança gradativa de vegetação nessa região argentina. Se você tem medo de altura, respire fundo, prepare a câmera e saia clicando, a paisagem é recompensadora.
Se você optar por visitar Piedras Blancas com o seu carro alugado, por favor, verifique as condições da estrada e se o uso das correntes nos pneus será necessário naquele dia.
Valores dos Tickets
Os valores das entradas para alta temporada de 2012 em Piedras Blancas são de 65 pesos, para as crianças, e 85 pesos para os adultos (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 15 e 19 dólares). Depois de entrar no cerro, se você quiser fazer o esquibunda, terá de pagar um valor extra pelo aluguel do “trenó”, o que lhe dará direito a utilizar o teleférico e descer nas pistas correspondentes por 6 vezes. Depois disso, se quiser continuar brincando, terá de pagar mais um aluguel. O aluguel do “trenó” mais o uso do teleférico por 6 vezes custa, hoje, 220 pesos para os adultos e 140 pesos para as crianças (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 48 e 30 dólares). Lembre-se que os valores são reajustados a cada início de temporada. Consulte a tabela oficial e as datas previstas para abertura do Cerro no site oficial de Piedras Blancas.
Winter Park: esqui para iniciantes
Ainda como parte do Cerro Piedras Blancas, você encontra o Winter Park, uma pequena área para iniciantes composta por uma escola de esqui e três pistas. O passe de meio dia de duração na alta temporada custou, em 2012, 345 pesos para os adultos (pela cotação das casas de câmbio: 75 dólares), incluindo duas horas de aula e o aluguel dos equipamentos. Se você preferir contratar o traslado direto com o Winter Park, acrescente 90 pesos a essa conta (pela cotação das casas de câmbio, 20 dólares).
Esse passeio foi uma cortesia de Piedras Blancas e Emprotur.
Leia mais:
- Bariloche: bonita até sem neve
- Circuito Chico, a introdução clássica a Bariloche
- Como funciona o Cerro Catedral, a estação de esqui de Bariloche
- Bariloche: teleférico e esquibunda no Cerro Otto
- Bariloche: de barco a Puerto Blest e Cascata dos Cântaros
- Bariloche: como é o passeio ao Refugio Arelauquén
- Bariloche: como é o passeio Noche Nórdica
- Bariloche: onde alugar roupas para a neve (e quanto custa)
- Primeira viagem a Bariloche: roteiro de 4, 5 ou mais dias
56 comentários