Piedras Blancas, um dos passeios mais engraçados de Bariloche

Natalie Soares
por Natalie Soares

piedras blancas
Historiadores ainda se contradizem ao tentar descobrir a origem de uma das atividades de neve mais adorada pelos brasileiros que visitam Bariloche: o tal do esqui-bunda, também atende pelos nomes científicos de trenó, trineos ou colapatin. Origens a parte, a brincadeira é tão conhecida e divertida que a cidade tem um próprio cerro reservado praticamente para esta atividade: o cerro Piedras Blancas.

piedras-blancas
Piedras Blancas fica apenas a 5 km do centro de Bariloche e ocupa uma das faces do Cerro Otto, um dos cerros mais baixos da região. Piedras conta com cinco pistas de esquibunda e dois teleféricos que dão acesso às pistas, somando um total de 3 km de pura diversão.

Esse cerro é ideal para quem viaja com toda a família, pois a diversão é garantida para os pequenos e, cá entre nós, para quem nem é tão pequeno assim. Eu nunca tinha praticado essa modalidade de “esporte na neve” e achei uma brasa, mora.

piedras-blancaspiedras-blancaspiedras-blancas
Contudo, não deixe de se agasalhar corretamente, pois roupas e luvas impermeáveis são acessórios fundamentais para você aproveitar ainda mais essa brincadeira. Também é comum se deparar com algumas filas nos teleféricos se o parque estiver cheio de excursões de estudantes no dia da sua visita.

A vista panorâmica dos teleféricos mostra boa parte de Bariloche, do lago Nahuel Huapi e a mudança gradativa de vegetação nessa região argentina. Se você tem medo de altura, respire fundo, prepare a câmera e saia clicando, a paisagem é recompensadora.

piedras-blancas
Se você optar por visitar Piedras Blancas com o seu carro alugado, por favor, verifique as condições da estrada e se o uso das correntes nos pneus será necessário naquele dia.

piedras-blancas-11

Valores dos Tickets

Os valores das entradas para alta temporada de 2012 em Piedras Blancas são de 65 pesos, para as crianças, e 85 pesos para os adultos (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 15 e 19 dólares). Depois de entrar no cerro, se você quiser fazer o esquibunda, terá de pagar um valor extra pelo aluguel do “trenó”, o que lhe dará direito a utilizar o teleférico e descer nas pistas correspondentes por 6 vezes. Depois disso, se quiser continuar brincando, terá de pagar mais um aluguel. O aluguel do “trenó” mais o uso do teleférico por 6 vezes custa, hoje, 220 pesos para os adultos e 140 pesos para as crianças (pela cotação do dólar nas casas de câmbio, 48 e 30 dólares). Lembre-se que os valores são reajustados a cada início de temporada. Consulte a tabela oficial e as datas previstas para abertura do Cerro no site oficial de Piedras Blancas.

piedras-blancas

Winter Park: esqui para iniciantes

Ainda como parte do Cerro Piedras Blancas, você encontra o Winter Park, uma pequena área para iniciantes composta por uma escola de esqui e três pistas. O passe de meio dia de duração na alta temporada custou, em 2012, 345 pesos para os adultos (pela cotação das casas de câmbio: 75 dólares), incluindo duas horas de aula e o aluguel dos equipamentos. Se você preferir contratar o traslado direto com o Winter Park, acrescente 90 pesos a essa conta (pela cotação das casas de câmbio, 20 dólares).

piedras-blancas

Esse passeio foi uma cortesia de Piedras Blancas e Emprotur.

Leia mais:

54 comentários

Viviane
VivianePermalinkResponder

Piedras Blancas é realmente fantástico!!!! E não existe idade para se divertir por lá... minha mãe tem 52 anos e desceu numa boa!!!! Que saudade de Bariloche!!! Com certeza uma das viagens mais incríveis da minha vida!!!

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Bariloche é ideal para os iniciantes em neve. Toda aquela emoção de ver neve, e brincar como uma criança, acontece em Piedras Blancas. Adorei!

Sara
SaraPermalinkResponder

Olá a todos,
Para curtir a neve pela 1a vez é mais indicado Bariloche ou Chile???? E em relação a $$$ ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sara! Bariloche é o lugar mais divertido para quem quer ver neve sem esquiar. Mas é preciso ir mais para o fim de julho, preferencialmente em agosto, para pegar bastante neve.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Cerro Otto é local oficial do esqui-bunda desde os primórdios do século passado , quando não havia pista alguma e a gente fazia esqui-bunda em qualquer declive e era de-li-cia !!

Roberta Castilho

Piedras Blancas é FANTÁSTICO! Ano passado qndo fui estava LINDO! Tudo branquinho! Esse ano não fui pq estava fechado por falta de neve.

Silvia
SilviaPermalinkResponder

Olá,

Na minha opinião (estive 3 vezes em Piedras Blancas), o legal mesmo é quando há muita neve, caso contrário, como me pareceu nas fotos acima, não sei se vale muito a pena, primeiro vc não consegue fazer o trajeto todo, inclusive um amigo de uma agência sugeriu veementemente que eu não fosse numa situação assim pois é grande o risco de se machucar, isso sem falar que as roupas ficam repletas de barro. Uma coisa é certa, descer a montanha branquinha com neve fofa é muito legal, sem dúvida passeio mais divertido e família de Bariloche.

Hilana
HilanaPermalinkResponder

Boa noite, estou programando nossa primeira viagem para Bariloche para 20 de julho de 2013, confesso que ao mesmo tempo que estou animada estou com medo pois não gosto muito da idéia de teleféricos para todos os lugares! Alguém sabe me dizer se são fechados, individuais???? Na verdade nunca esquiamos portanto não iremoa para as grandes pistas mas mesmo assim estou ficando tensa com a idéia! Hilana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Hilana! A maioria deles é aberta.

Seregio Guerra

Vamos (eu, minha esposa e meu filho) para Bariloche em meados de maio deste ano. Será que Piedras Blancas será uma boa opção de lazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Não estará aberto ainda. Só há neve em Bariloche lá por julho.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oiii!Vou para Bariloche 07 de agosto e gostaria de saber se dá pra fazer o circuito chico e ir ao Piedras Blancas no mesmo dia?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! O Circuito Chico toma boa parte de um dia. No inverno há menos horas de luz.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Vou em junho deste ano (de 21 a 26/06). Será que o Piedras Blancas) estará aberto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Em junho não é garantido. Leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Patrícia Azevedo

Irei em agosto, é provável ter bastante neve?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patrícia! Sim, é provável!

renata garcia ferron

Olá Ricardo, estamos indo em número de 3 famílias com crianças para Bariloche; compramos hotel e passagens sem operadora, gostaríamos de saber sobre transporte, se aconselha comprar os passeios lá, ou seria mais vantajoso encontrar um motorista em microônibus que ficasse à nossa disposição, pois seremos 16 pessoas. Tem alguma agência ou motorista para indicar? Agradeço a atenção, antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Quem responde é A Bóia. Seu hotel pode lhe ajudar nisso.

Leia mais sobre Bariloche:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Julio Cesar
Julio CesarPermalinkResponder

Ola Boia!!! Estarei dois dias em Bariloche com esposa e filho de 7 anos. Iremos por conta própria. Quais passeios vc. recomenda e tem ideia dos preços? É melhor comprar logo ou comprar lá? Obrigado e sucesso!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Julio! Compre por lá.

Leia sobre Bariloche:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Carla
CarlaPermalinkResponder

Vou com a família dia 12 de julho 2013. Dei uma olhada nos preços. É cara hein essa brincadeira. $280 por pessoa, somos em quatro. Vamos gasta quase 2500 reais num programa, putz.

Leila
LeilaPermalinkResponder

Carla, fui ano passado fiz vários passeios com Vanessa Olivatiti ela tem bons preços e é super atenciosa, vale a pena dar uma olhadinha no face do Bariloche Total, ela postou que dia 28/06 nevou muitoooo. Boa sorte e muita neve!!!!!!!

Leila
LeilaPermalinkResponder

Desculpe o nome foi errado o correto é Vanessa Olivatti.

Adauto
AdautoPermalinkResponder

Olá, vou para angostura neste final de semana. Devo levar reais, dólares, cartão de debito, credito ou já comprar pesos? La o cambio e fácil?

Samara
SamaraPermalinkResponder

Gostaria de informar, que em Piedras Blancas não há armário com cadeados, somente um guarda volume, que eles dizem "muito seguro", mas infelizmente hoje 03/07/2013, por ignorância ou burrice, como queiram, deixei minha carteira dentro de uma mochila e esta dentro de uma pequena mala (que levei pra trocar de roupa) e em questão de 3 minutos que voltei pra pegar o gorro de meu filho que havia esquecido, encontrei a mochila aberta e a carteira jogada da mala sem meu dinheiro. Quem cuida do mesmo é um casal e o irmão da mulher que me atendeu. Pois bem, o que fazer? Nada, imagino que lamentar, não repetir e tentar alertar os que podem cair nas mãos dessa quadrilha, não devo ter sido a primeira, mas gostaria de ser a última!
Att... Samara.

Celene Roque
Celene RoquePermalinkResponder

Olá!
Vou pra Bariloche no final de Julho e gostaria de saber se dá pra fazer o Piedras Blancas e visitar a Confeitaria Giratória no mesmo dia, por se localizarem ambos no Cerro otto.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Celene! Dá sim.

Carolina Brandão

Olá.
Vou pra bariloche 21/08 e gostaria de saber se corro o risco de não pegar muita neve. Esse ano o inverno antecipou bastante.
Alguém pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carolina! Veja as expectativas para a temporada 2013 em Bariloche aqui: https://www.viajenaviagem.com/neve-2013/

Isoka
IsokaPermalinkResponder

Boa noite,
Iremos para Piedras Blancas, eu, minha esposa e nossos pais. Verifiquei que existe um custo para o teleférico e outro para os trenós (6 descidas). Nossos pais não tem energia para utilizar as 6 descidas, possivelmente descerão apenas uma vez. É possível emprestar o trenó um para o outro? Pensei em comprar dois ou três pacotes de trenó para nós seis.

Natalie Soares

Oi, Isoka. Tudo bem?

Para o uso dos teleféricos, será necessário a compra de um ticket individual, mas quanto ao aluguel do trenó talvez essa estratégia seja possível. Eu não tenho certeza, mas acredito que não custa tentar tirar essa dúvida na bilheteria do parque wink

Boa viagem smile

Isoka
IsokaPermalinkResponder

Oi Natalie,

Obrigado por responder. Imagino que não encontrarei dificuldades para fazer isso, apenas não quero ter problemas com a segurança do parque. Perguntarei na bilheteria.
Abraço.

MONICA
MONICAPermalinkResponder

Boa tarde
Estamos organizando uma viagem, de carro, para Bariloche no verão.
Somos um casal com 4 crianças ( 8,10,11 e 14 anos) e minha sogra. Alugamos uma casa para passar 13 dias como costas ao lago e a 4km do centro
Gostaria de saber que nos aconselha para fazer com toda a família. Meu marido e eu já conhecemos Bariloche em verão e em inverno, mais, com a família toda e outro esquema.
Qualquer conselho vai ser bem vindo.
Grata
Monica

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Monica! Falamos das atividades de verão em Bariloche neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

Aline
AlinePermalinkResponder

Estive em Bariloche na primeira semana de setembro com meu marido e filha de 7 anos. Piedras Blancas é incrivelmente divertido, não só para as crianças rsrsrsrs. Tenho muito medo de altura, mas devo dizer que, na 3ª subida de telefèrico eu já estava relax, de tão divertida que eram as descidas. Nos divertimos muito e ainda tiramos fotos muito legais. Eles têm o boneco de neve mais lindo de Bariloche!!! Registrei nossa visita a Piedras Blancas num blog onde deixo dicas das viagens que faço com a minha filha: http://penaestradacomdonamaricota.wordpress.com/2013/09/19/bariloche-post-3-piedras-blancas/

Eurídice
EurídicePermalinkResponder

Olá. Minha filha de cinco anos viu fotos de uma viagem anterior a Bariloche e quer ver neve pessoalmente. Estou pensando em ir no feriado de corpus cristi (19/06 pf. Corro o risco de 'não haver neve ou piedras blancas estar fechado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eurídice! Para ter certeza de ver neve em Bariloche, vá em agosto, ou no final de julho. É possível que haja neve em junho, mas não é garantido. Dificilmente Piedras Blancas abrirá antes do finalzinho de junho.

marcos elia
marcos eliaPermalinkResponder

Primeiro, gostaria de parabenizá-lo pelo site, é muito bem feito e aborda questões que são muito úteis. Não sei se saberá responder, mas
pretendo reservar um quarto no departamentos bariloche habitat. queria saber se, por acaso, vc conhece, quero saber apenas se são confiáveis para passar número do cartão para garantir reserva.
Desde já,agradeço, Marcos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Não temos referências do Bariloche Habitat por aqui. Veja como não cair em roubadas ao contratar serviços pela Internet: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Allysson
AllyssonPermalinkResponder

Irei chegar em bariloche no dia 23 de setembro. Será possível pegar o Cerro aberto?
E o Cerro Catedral e Oto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Allysson! Nâo podemos prever, mas é possível que a temporada não se estenda tanto. Procure por boletins nos sites das estações.

rose
rosePermalinkResponder

é possível chegar até Piedra Blanca de táxi? Achei o preço do traslado muito caro (195 pesos por pessoa)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! Perfeitamente possível.

MARCIA GIRALDI

Olá! Tem algum site que posso agendar e comprar passeios para julho em bariloche?
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Não é necessário.

Deborah Lamar
Deborah LamarPermalinkResponder

Olá, boa noite! Estou pensando em viajar para Bariloche ainda esse ano e gostaria de saber se as tarifas que constam no site Piedras Blancas estão em dólar ou em peso!!! Você saberia me informar?? Desde já, muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Débora! $ quer dizer peso. Dólar seria U$ ou US$.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Olá! O transfer para Piedras Blancas custa 220 pesos por pessoa, tabelado. O ingresso no local, para descer as pistas 600 pesos adulto e 400 criança.

Vanda
VandaPermalinkResponder

Bom dia. Estarei viajando dia 20 de julho e por falta de sorte fraturei meu tornozelo, portanto não poderei esquiar. Gostaria de saber se existe a possibilidade de subir e descer no teleférico ou se só pode descer esquiando ou de esquibunda em Pedras Blancas e se tem algum restaurante que possa ficar lá enquanto meus filhos brincam. Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanda! Dá pra descer de teleférico, sim. O café/restaurante fica na base do parque, na entrada.

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Acabei de voltar de Bariloche e fui ao Piedras Blancas. Achei legal, mas sugiro que se vá de remis, pois peguei um transfer turístico (4 horas no local) e não deu tempo para fazer as 6 descidas, faltou uma. Quando foi chegando 16:00 os teleféricos para subir estavam bem lotados e demorou. Olha que fiz 2 vezes o circuito mais curto. Minha mãe de 70 anos foi junto, achamos que ia ser como o Cerro Catedral, com uma cafeteria na subida do teleférico. Ela até existe, mas estava fechada, ela não desceu as pistas, claro, ficou lá no meio sem nada para fazer, nem banheiro tinha.

Rosanna
RosannaPermalinkResponder

A experiência da minha família no Piedras Blancas não foi boa ?.... Estivemos lá dia 08/08/2017 (semana passada).
Minha mãe caiu ao tentar subir nas cadeiras de elevação, pois ao contrário dos outros parques, lá eles não param as cadeiras para a pessoa subir. Ainda bem que não teve nada grave! ??
Já eu, sofri um acidente. Cheguei ao zipline muito empolgada, mas uma sequência de acontecimentos acabaram com meu dia. Logo no início fui surpreendida com a informação que deveria usar freios manuais, pois no site só vi informações sobre freios automáticos. Como são duas pessoas por decida, o instrutor que colocou meu equipamento foi orientar meu primo e eu fui orientada por outro instrutor, que chegou quando eu já estava no cabo de aço. Esse segundo instrutor deu uma explicação muito rápida, disse que eu tinha colocado muita força no teste do freio e que não precisava tanto. Parecia que ele estava com pressa e eu iniciei a atração sem segurança quanto ao uso dos freios. A decida estava muito rápida, percebi que tinha algo errado e tentei olhar para o instrutor que fica na chegada da primeira descida, mas água e gelo caiam nos meus olhos ( só depois soube que meu primo desceu com óculos de proteção, mas que eu não recebi tal equipamento). O instrutor fazia sinal e usei de freio, mas cheguei ao final com enorme velocidade, sofri um grande impacto e minha cabeça bateu em algo. O capacete sacou da minha cabeça (pelo visto não estava preso direito) e novamente bati em algo (não sei se no cabo de aço ou se na polia). Desci atordoada e logo em seguida vi o sangue que escorria da minha cabeça. A equipe de socorro chegou, limparam o ferimento, me deram água com açúcar e me levaram de moto de neve até a base do parque. Entre o acidente e a chegada na enfermaria levei uns 40 min. Na enfermaria fui muito bem atendida pela médica, mas a estrutura era precária e solicitaram minha transferência para um hospital. Passei quase 2 horas esperando a ambulância acionada pelo Piedras Bancas. Como a ambulância não chegava e a médica explicou que o seguro do parque me levaria para um hospital público ou para um particular SEM custear as despesas, fui com minha família para o Sanatório São Carlos e acionei o meu seguro viagem. Levei 3 pontos na cabeça e agradeço a Deus que estou bem! ?? Agradeço o apoio da equipe de socorro e da médica, mas me senti abandonada pela administração do Piedras Blancas, que em nenhum momento falou comigo sobre as causas do acidente, prestou esclarecimentos ou perguntou como eu estava.
Faço esse relato para que outros turistas saibam dos riscos do Zipline, da falta de orientação de alguns instrutores e da importância de um seguro/assistência viagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar