Caribe: que ilhas dá para combinar na mesma viagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Caribe: ilhas para combinar na mesma viagem

Praia Jan Thiel, Curaçao

Muita gente pensa que o Caribe é como a Europa ou os Estados Unidos, cheio de companhias aéreas que ligam todos os lugares em vôos diretos ou com uma escala conveniente. Mas não é assim que a coisa funciona. De Miami você voa para praticamente qualquer lugar do Caribe; Cidade do Panamá e San Juan de Porto Rico também são hubs importantes. Agora: vôos diretos de uma ilha pra outra são raros; só acontecem entre ilhas próximas.

Se o seu sonho é visitar muitas ilhas numa viagem só, existe um produto pensado exatamente pra você: os cruzeiros mrgreen

Mas se o seu sonho é fazer uma viagem convencional e rentabilizar a passagem aproveitando para dividir a estada entre duas ou, vá lá, três ilhas, aqui vão as alternativas logisticamente corretas.

Aruba + Curaçao (e/ou Bonaire)

É a combinação mais fácil de fazer saindo do Brasil. As duas ilhas são próximas e ligadas por muitos vôos diários; a viagem leva apenas meia hora. As duas ilhas são complementares: Aruba é mais americanizada e tem praia ótima em frente ao hotel; Curaçao é mais européia e requer um carro ir às belas praias selvagens (e points de mergulho). Bonaire é ligada por vôos diretos às duas ilhas maiores, e deve entrar no roteiro apenas de mergulhadores.

Como combinar: Voando Avianca ou Copa, pode ir por Aruba e voltar por Curaçao, com conexão em Bogotá (Avianca) ou Cidade do Panamá (Copa). A cia. que faz os trechos entre as ilhas é a Insel Air.

Anguilla

Shoal Bay, Anguilla

St. Maarten + St.-Barth e/ou Anguilla

St. Maarten é um hub regional: funciona como a "metrópole" de uma série de ilhas próximas: Antigua, Saba, Santo Eustáquio, Anguilla, St.-Barth. As que nos interessam são as sofisticadas St.-Barth (francesa) e Anguilla (britânica), que proporcionam um belo upgrade à plebéia (e simpática) St. Maarten.

Como combinar: dá para ir a St. Maarten pela Copa (conexão na Cidade do Panamá) ou cias. americanas (conexão nos Estados Unidos; a mais conveniente é American ou United via Miami). De St. Maarten a St.-Barth dá para ir de teco-teco (pela WinAir, 15 minutos arrepiantes) ou de barco (pela Voyager, 40 ou 75 minutos enjoados, dependendo de onde partir em St. Maarten). De St. Maarten a Anguilla dá para voar com a Anguilla Air (10 minutos), ou de barco com a lancha rapida GB Express (25 minutos, saída próxima ao aeroporto) ou com o ferry-boat lento que sai de Marigot (45 minutos).

Barbados + St. Lucia ou Mustique

Barbados não é ligada por barco a nenhuma outra ilha, mas tem vôos para toda uma região de ilhotas-satélite. As duas mais bacanas são as ilhas de Santa Lúcia (montanhosa, verdíssima, com praias azul-marinho, pouquíssimo povoada e com hotéis de alto luxo) e Mustique (minúscula, ocupada por dois hotéis e casas de figurões -- Mick Jagger entre eles).

Como combinar: com o fim dos vôos da Avianca desde Bogotá, o caminho mais curto a Barbados é via Miami. A LIAT liga Barbados a Santa Lúcia e a outras ilhas. A SGV liga Barbados a Mustique.

Cancún + Havana

É uma combinação pouquíssimo lembrada (talvez porque Cancún e Cuba sejam destinos quase antagônicos) -- mas é perfeitamente possível. A Aeroméxico e a Interjet fazem a rota. O vôo leva uma hora.

Usando hubs

MIAMI

Miami é ligada a praticamente todas as ilhas do Caribe, possibilitando as combinações mais malucas. (Note, porém, que as combinações mais malucas tendem a ser as mais caras, então não viaje muito na maionese.)

O mais sensato é combinar a própria Miami com ilhas próximas como Grand Cayman, Turks & Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas ou Bahamas. (Para as Bahamas, há cruzeiros saindo todos os dias.)

Miami também fica interessante combinada com Cancún.

Atenção: se quiser aproveitar para fazer compras, deixe Miami para o final.

CIDADE DO PANAMÁ

Com vôos para Cancún, Punta Cana, St. Maarten, Nassau (Bahamas), St. Maarten, HavanaAruba, Curaçao, San AndrésCartagena, a Cidade do Panamá é o maior hub para o Caribe próximo do Brasil (com saídas de São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Recife e Porto Alegre). A Cidade do Panamá é uma boa parada para compras (deixe para o final). Qualquer combinação entre esses destinos é possível com troca de aviões na Cidade do Panamá (mas há vôo direto entre Cartagena e San Andrés). Algumas combinações envolverão pernoite na capital panamenha.

BOGOTÁ

A Avianca voa a Cartagena, San Andrés, Aruba e Curaçao. Voando a Bogotá você pode ir a Curaçao e voltar por Aruba (voando entre as duas por uma cia. local), ou ainda fazer Bogotá-Cartagena-San Andrés-Bogotá.

Leia mais:

Praias do Brasil e do Caribe, mês a mês

269 comentários

Luís Fernando

Já utilizei da combinação St Maarten / Anguilla no estilo bate-volta, fui cedinho pra Anguilla e voltei a tarde, de ferry boat saindo de Marigot. Realmente vale a pena, pois a melhor praia da viagem foi Shoal Bay em Anguilla.
Em Junho indo para Aruba e Curaçao, 6 dias em Aruba, 5 em Curaçao...

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Pessoal,

É possível tb incluir Providencia no roteiro de Bogotá, voando Satena (www.satena.com).

Para mais informações de Providencia: http://www.paisatours.com/providencia.htm

Eu fui e recomendo! Meu roteiro foi Bogotá-San Andres-Providencia-Cartagena-Bogotá.

abs,
Rodrigo

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Excelente post, pois muita gente não tem ideia do que é possivel combinar.
Curaçao e Aruba (via Bogotá), fiz numa mesma viagem e recomendo!
St. Maarten + St.-Barth = WISH LIST!
Abraço.

Ricardo, outro

Ric, 2013 e não tem botões de "compartilhe" nos posts do seu site, é isso mesmo? Cortar-colar dá muito trabalho grin

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia. Nosso template é antigo e não aceita esse plugin. Mas em breve estrearemos novo layout mrgreen

Hugo
HugoPermalinkResponder

Alguns dias em Grand Cayman e alguns em Miami são perfeitos para aproveitar a praia, curtir bons restaurantes e fazer boas compras.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Meus olhos ultimamente estão nas ilhas de Belize e Honduras, mas chegar lá também está sendo uma novela desde o Canadá...
Adorei esse post, e St. Marteen e Anguila tb estão no farol wink
Abs

Andre
AndrePermalinkResponder

Legal esse post Ricardo, são opções que tenho pesquisado faz tempo
Já fiz St. Maarten com St. Barth e Anguila e Barbados com St. Lucia e recomendo ambos. Acho que Barbados cai bem com Grenada também já que é pertinho
Não confio que esse voo da Gol vá durar muito então este ano estou pensando em fazer uma mais esticada do tipo Grenada com Antígua pela Liat.
Por falar em Liat (Leave the Island Any Time, como eles dizem lá), a reputação não é das melhores mas quando usei deu tudo certo e o preço também não ajuda pela falta de concorrencia no "island hopping". A vantagem em St. Lucia é que ela usa o aeroporto "regional" na capital Castries e não o internacional que fica bem ao sul da ilha depois de Soufriére e das Pitons , que só é bom pra quem vai ficar nos resorts de luxo do sul que são mais isolados (tipo Jealousie plantation) pois dá mais de uma hora de carro até proximo da capital por uma estradinha bonita mas lascada de curvas
Curto as praias e a atmosfera do Caribe mas tô qurendo fugir um pouco dos destinos dos pacotes nacionais como Aruba , Cancun, Punta Cana (foi engraçado em St. Lucia o garçon do retaurante ter dito que nunca tinha visto brasileiro por lá). O grande problema é o horário da chegada do voo da da Gol em Barbados que nos obriga a dormir um dia lá para fazer qualquer conexão
Outras que gostaria de conhecer são as BVI mas aí já acho que é melhor fazer por Miami mesmo
Tens alguma outra sugestão de ilhas fora do circuito empacotado aqui do Barsil?
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! A única ilha que o Ricardo Freire visitou, recomendaria mas ainda não escreveu a respeito é Turks & Caicos. Já foi a Nevis, St. Kitts e Antigua mas acha que as praias não são melhores do que as do Brasil (as de St Kitts e Nevis são piores).

Paula
PaulaPermalinkResponder

Otimo post!
Estou pensando (quase comprando) em Bogota-Cartagena-San Andres-Bogota.
Aproveito e pergunto se o pessal sabe informar se tanto faz Bogota-Cartagena-San Andres-Bogota x Bogota-San Andres-Cartagena-Bogota. Essa inversao entre Cartagena e San Andres influencia alguma coisa: preço, facilidade de locomoçao, de voos.
Obrigada pelo excelente post.
Sao tantas opçoes, fico tentanda em mudar de destino! grin

Paula

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Vai do seu gosto. Se prefere mergulho antes e história e agito depois, ou se prefere história e agito antes e mergulho depois.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Obrigada, boia! smile

PS. Vi nosso comandante ontem aqui em Maceio, que emoçao! smile
Quase fui até a mesa dizer um oi! rsrrs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Por que não foi, menina?

eekops:

Paula
PaulaPermalinkResponder

smile
Uma pena, queria uma foto para a posterioridade. rsrrs
Fica para a proxima, já é a 2 vez que o vejo aqui na minha terrinha.
Sou fã!

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

bacana!!!

Jorge Augusto
Jorge AugustoPermalinkResponder

Já combinei Aruba e Curaçao e recomendo.

Eu queria combinar Barbados e ir novamente para Aruba mas os valores são muito altos mas vi a dica no post e estou pesquisando sobre. Ótimo.

Juliano MS
Juliano MSPermalinkResponder

Prezados viajantes,

Em dezembro de 2012, minha esposa e eu fizemos um tour pelo Caribe, fomos de milhas, via GOL, até Aruba, após 5 dias de Aruba fomos até Curaçao pela DAE, uma Companhia local, voo de meia hora em Focker 100 com duração de 30min, custou USD 120.00 para nós dois.
Após 4 dias de Curaçao, fomos de milhas, via COPA, até Cancun! Ao chegarmos no Aeroporto de Cancun, por se tratar de um voo vindo do Panamá, o passageiro passa por uma verdadeira odisséia na imigração: cães farejadores nas malas de mão ainda no finger, demora de 1,5h para colocarem as malas na esteira, e, após tudo isso, passam sua mala no raio x, mandam abrir, e fazem "n" perguntas, como se a intenção das pessoas fosse ir para o México em definitivo.
Mas enfim, após 7 dias de Cancun, fomos para Orlando pela JETBLUE, voo de 1h40min, ao custo de USD 500.00 para o casal.
Após 6 dias de parques e compras, retornamos ao Brasil por milhas, via AMERICAN AIRLINES, via Miami, dia 31/12/2012!

Foi nossa primeira viagem ao Caribe, e, apesar da imigração mexicana, gostamos muito dos 3 lugares visitados (Aruba, Curaçao e Cancun)!

É isso aí, boa viagem para todos!!

Talita Cavalcante

Parabéns pela matéria. Muito esclarecedora.

Minha ideia inicial era combinar Aruba com St. Barth ou Bahamas, mas pela matéria, acho que estava viajando na maionese.
Então, acho que faremos Aruba e Curaçao, por ser mais viável.
Pergunto: É possível fazer voo de Curaçao para Miami ou Orlando?
Sabe informar qual a cia aérea podemos utilizar para fazer Miami -Aruba e Curaçao - Miami?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Talita! A American voa entre Miami e todo o Caribe. Não há vôos do Caribe a Orlando. A Copa Airlines voa do Panamá a Orlando.

Milton cortes
Milton cortesPermalinkResponder

A Jetblue voa (voos diretos) de Orlando para Santo Domingo (Rep. Dominicana), San Juan (Porto Rico), Nassau (Bahamas), Montego Bay (Jamaica) e Cancun (México). E para St.Marteen, com conexão em San Juan.

Também há voos destes destinos acima (e mais Kingston, Jamaica)para Fort Lauderdale, também pela "azulzinha"...

Tina
TinaPermalinkResponder

Oi gente,
Eu fiz parte do Caribe em 15 dias, agora em dezembro com milhas pela smiles,
chegando em Barbados, voltando por Arubae entre as duas fui por conta a Trinidad (Port Of Spain)e Curação.
Pesquisei bastante os hotéis e achei bons hotéis em custoxbeneficio.

Barbados - Southern Surf (EXCELENTE, bem localizado e na frente da praia)
Trinidad – Port Of Spain - L Orchidee Boutique Hotel (Bom c/café da manhã)
Curação - Sandton Kura Hulanda Hotel & Spa (bem localizado e oferece transfer para duas praias)
Aruba - Aruba Sunflower Villa (bom custoxbeneficio)

kiss

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Definitivamente, Grand Cayman e Miami são S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-I-S!!!
Excelente matéria pessoal! Obrigado! smile

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Fui recentemente para Barbados e fiquei com água na boca para visitar as ilhas próximas. Fiz todas as pesquisas e vi que é super fácil conjugar com as milhas Gol e os voos entre as ilhas (preço x horário). Na última hora, infelizmente por motivo de trabalho, não pude concretizar o que havia planejado, então fiquei somente uma semana em Barbados (país maravilhoso). Fiquei com muita vontade e vou fazer isso na próxima. Indico muito. Parabéns pelo excelente post.

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Cintia, qual era o planejamento que vc se refere ser fácil conjugar as minhas??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! O que dava para conjugar eram os vôos, por causa dos horários. As passagens de Barbados para outras ilhas necessariamente serão compradas à parte.

Joana
JoanaPermalinkResponder

Fiz Caracas como base para Curaçao e Los Roques e não achei complicado, mas acho que dei sorte. Certamente ter Bogotá como base, e tb dá pra aproveitar milhas, é bem melhor.

Paulo Henrique

É possível combinar Aruba, Curaçao e St. Marteen numa mesma viagem? Tempo não seria problema, com as informações que obtive no vnj planejei como primeiro destino Aruba(4 dias) via COPA, seguir para Curaçao(4 dias) e depois St. Marteen(4 dias) ambos pela inselair e voltar de St. Marteen direto p Brasil, ainda n defini qual cia usar nesse ultimo trecho. Ricardo ou Bóia, esse roteiro seria viável ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Por que não deixar para ir a St Maarten numa outra oportunidade, para combinar com Anguilla ou St Barth?

Quantas praias em diferentes estados você faria numa mesma viagem ao Nordeste?

Paulo Henrique

ok, obrigado pela dica.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Alguém conhece a Georgian Airways? Vi que ela voa direto de Caracas para Aruba por um preço imbatível. Será arriscado? Abraços e parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Aparentemente é uma cia. da República da Geórgia. Não descobrimos, porém, nem Caracas nem Aruba na sua rota.

http://en.wikipedia.org/wiki/Georgian_Airways

Não achamos referências sobre a cia. na internet em inglês.

É tão mais barato assim do que a Gol?

Descubra quantas vezes por semana faz a rota. Pense que se der algum problema de overbooking você poderá ficar na mão sem ter amparo, e num lugar um tanto quanto inóspito.

Luciana Costas

É verdade. É melhor não arriscar. E quanto à Tiara Air? Ela voa direto entre Aruba e Curaçao. Essas companhias meio estranhas aparecem na pesquisa do Mundi.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Entre Aruba e Curaçao recomendamos a Insel Air. As companhias que recomendamos estão explicitadas no texto.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

É mais seguro pela Insel Air mesmo. E quanto a Isla margarita. Vcs recomendam ir lá? Tenho 19 dias de férias e pretendia ir a los Roques, Aruba e Curaçao. Quanto a Bonaire, não sei se seria para mim, pois farei meu primeiro batismo de mergulho mês que vem. É viável ir a Margarita tb ou é inútil depois das outras?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Isla Margarita é dispensável. O mar não é mais bonito do que no Brasil.

Luciana Costas

Obrigada, Bóia! O roteiro está traçado!

Jamile
JamilePermalinkResponder

Olá, tripulantes, pretendo viajar na segunda quinzena de abril. Estou em dúvida entre colômbia (incluindo san andrès e cartagena) ou curaçao. Alguém com experiência nesses destinos, nesse período? Saudações!

Nathalia
NathaliaPermalinkResponder

Ola,

Gostaria de saber se é possível combinar Aruba + Cartagena ou St Marteen + Cartagena.

Para Cartagena quais seriam as melhores opções, fiquei em duvida de San Andres pelo que foi escrito.

Teremos cerca de 2 semanas para a viagem

Obrigada!!
Abs,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathalia! St Maarten + Cartagena é possível com a Copa. Aruba + Cartagena é possível com a Avianca e a Copa.

Nallia
NalliaPermalinkResponder

Boa noite ,estou de ferias em abril e farei aruba e curacao onde mais poderia ir? Gostaria de incluir mais um destino na minha viagem e se possível sua sugestão.obrigada !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nallia! Aruba e Curaçao já está de bom tamanho! Se fizer mergulho, vá também a Bonaire.

Adriana baer
Adriana baerPermalinkResponder

Vou para Cancun sozinha e estou apavorada por tirar dinheiro ( pesos ) no caixa eletronico.
Se eu não entender a tela ??
Prtendo tirar dinheiro assim que chegar no aeroporto.

Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Em inglês saque é "withdrawal". Recomendamos selecionar a tela em inglês porque o termo em espanhol pode variar de país para país.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/que-moeda-eu-levo-para-o-caribe/

Fabiane
FabianePermalinkResponder

Ola, queria MUITO opiniões qto ao roteiro que tenho "queimado a pestana" rsrs, vale a pena todo deslocamento??
(Já fizemos Cruzeiro, nao queremos mais, sei que são distantes, mas temos mais de 20 dias pra fazer td isso ...)
GRU - BOGOTÁ (milhas TAM )- PERNOITE
BOGOTÁ - ARUBA 4 NOITES
ARUBA - CURAÇÃO 4 NOITES
CURAÇAO - ST MAARTEN - 4 NOITES
ST MAARTEN - BARBADOS - 4 NOITES
(trechos entre caribe já cotados, total R$1500 por pessoa para ir de uma pra outra)
BARBADOS - GRU- milhas Gol

Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiane! Conforme o Ricardo Freire escreveu, há combinações que dão certo e outras que não dão. St Maarten a Barbados só via Miami. Você vai perder um dia de deslocamento entre as ilhas e vai sacrificar 1/4 de suas férias. As passagens entre as ilhas não são grátis. Siga as nossas recomendações no post.

Kleber
KleberPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber se a combinação Cancún e Bahamas é muito complicada!!! Essas combinações queimam a nossa mufa!! rsrs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kleber! Você pode combinar usando Miami como hub, mas essa dobradinha não tem muito por quê smile

Lucilla
LucillaPermalinkResponder

Boa noite a todos,

Bom, já dei vários pitacos aqui em dúvidas sobre Curaçao, pois já estive lá duas vezes. O fato é que estou voltando para lá (é, eu realmente me apaixonei por Curaçao wink ) e dessa vez estou pensando em "dar um pulo" em Bonaire.
Então é minha vez de perguntar: é possível (e viável) pegar um voo ou barco para passar o dia em Bonaire e voltar no fim da tarde/noite?
Me lembro de ter ouvido alguém falar aqui que era complicado fazer reserva de voo antecipada (ainda no Brasil) porque a companhia aérea lá - DAE salvo engano - pede uma imagem escaneada do cartão de crédito. Realmente, se for esse o caso fica complicado. Então a dúvida é, tem como simplesmente chegar no aeroporto pela manhã e comprar a passagem? E como fica a volta?
E de barco, compensa o tempo gasto na viagem entre as ilhas?
Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucila! O Ricardo Freire recomenda a Insel Air no post! Note que ir a Bonaire só vale a pena para quem mergulha.

Lucilla
LucillaPermalinkResponder

Obrigadíssima!
É, acho que não é o caso mesmo... até porque ainda estão faltando alguns (ótimos) pontos de mergulho em Curaçao.
Bom, pela primeira vez estou fazendo tudo pela decolar.com (aéreo e terrestre). No fim do ano passado reservei o hotel com eles em Caratagena e deu super certo, mas o aéreo foi direto pelo site da Avianca, assim como nas duas outras ocasiões em que estive em Curaçao.
Falando nisso, ainda está em tempo: esse aéreo para Curação via Guarulhos está realmente em conta para essas datas (US$ 553, ida e volta pela Avianca) no site da Decolar. Quem puder aproveite; da minha parte posso dizer: nunca paguei tão barato.

bruno
brunoPermalinkResponder

Olá,
estou lendo e relendo os posts sobre o Caribe, e cada vez mais fico tentado a incluir mais um destino no meu roteiro de 20 dias, o que é contra a minha política, o meu negócio é viajar SLOW... Estou pensando em um Caribe um pouco heterogênio, algo como Cartagena( história e cultura), Rivera Maia ( pra minha esposa que gosta de uma pitada de agito) e algo de cair o queixo, como Los Roques. O que acha, Bóia? Em 20 dias fica muito complicado? Alguma sugestão de algo que inclua um pouco de história,sossego e um pouco de agito noturno? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! É meio guloso de sua parte smile Em vez de ficar pra lá e pra cá, veja como ter experiências diversas em Cancún e arredores, nos relatos dos leitores:

https://www.viajenaviagem.com/2010/08/cancun-playa-del-carmen-ou-tulum-todos-por-erica-de-paula/
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/cancun-playa-del-carmen-tulum-e-chichen-itza-a-viagem-da-mit/

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Muito bom os relatos Bóia, obrigado! Acho que vc vai me mandar ler os posts e comentários, mas mesmo assim vou arriscar uma pergunta: me empolguei tanto com Tulum, quanto com Riviera, quanto com Playa....faz sentido ficar 4 ou 5 dias em cada lugar? É uma coisa inteligente de se fazer? Obrigado!

Reginaldo Alves Coutinho

Olá pessoal, me chamo Reginaldo Alves. Em julho deste ano (2013) irei para República Dominicana (San Domingos e Punta Cana) e depois para o Panamá. Gostaria de saber se é possível incluir mais algum país que esteja pelas proximidades. Quem sabe Porto Rico (embora fiquei sabendo que necessita de Visto Americano, uma vez que seria um "pedaço" dos EUA)? Alguém sabe se do Panamá ou da República Dominicana é possível conhecer alguns outros países utilizando-se de Ferry Boat?

Atenciosamente,

Reginaldo Alves

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Reginaldo! Para Porto Rico você precisará de visto. Não há transporte de passageiros com ferry boat em praticamente nenhum lugar do Caribe. Há muito o que ver na República Dominicana e no Panamá, você dificilmente terá tempo de esgotar esses dois países e ainda partir para outros.

Luciane
LucianePermalinkResponder

Por favor, qual as melhores ilhas do Caribe para viajar com 2 crianças de 9anos e um marido pouco aventureiro?

Gratíssima

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciane! Das que temos conteúdo, Punta Cana e Aruba são as que oferecem mais estrutura e praia calma sem precisar alugar carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Amigos, boa tarde ....
Alguém sabe dizer se há alguma ilha próxima a San Andres que valha a pena? Gostaria de passar um dia, pegando um vôo ou barco no início da manhã e retornando no final do dia ...
Abraços a todos
Alexandre

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Sim, há a ilha de Providencia. Há passeios vendidos em San Andrés.

Renata Cavalcante de Oliveira

Oi pessoal,

Preciso tirar uma dúvida... Na minha viagem de lua de mel vamos para Punta Cana (16.11.2013 e torcendo para que todos os furacões tenham ido embora). Gostaria de saber se dá pra conciliar Punta Cana com mais alguma praia do Caribe?

Desde já, agradeço pela ajuda!

Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Só usando Miami como hub. Daí você pode combinar com o que quiser. Mas não é economicamente interessante. Veja as combinações que indicamos, são as mais factíveis.

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Olá Ricardo!
Como queria conhecer várias ilhas em uma viagem só, optei pelo cruzeiro mesmo, como você mesmo falou rs. Vou em setembro de 2013.
Mas como ficarei apenas um dia em cada lugar, você tem alguma sugestão do que seria legal para conhecer?
Meu roteiro é: Cartagena, Aruba, La Guaira, Curaçao e Colón.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! Quem responde é A Bóia.

Em Cartagena, fique no centro histórico. Em Colón, faça o passeio ao canal do Panamá. Em Aruba e Curaçao, pegue praia. Consulte as páginas desses dois destinos no site.

Berta
BertaPermalinkResponder

Bóia por favor veja se êh possível? Somos 6 seniores e queremos fazer em fins de julho: SP. -cartagena, curacau e st.andres, sp .Qual seria a ordem? Que companhia e algo mai? Grata B

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Berta! Se não quiserem incluir Bogotá, podem ir pelo Panamá, pela Copa, fazendo Brasil-Panamá-Cartagena-San Andrés-Panamá-Curaçao-Panamá-Brasil. Se quiserem ir a Bogotá, façam pela Avianca, Brasil-Bogotá-Cartagena-San Andrés-Bogotá-Curaçao-Bogotá-Brasil.

Berta
BertaPermalinkResponder

Muito obrigada, Bóia. Estamos comprando pela Tam e agora achamos melhor substituir Sto. Andres por Arruba, estou achando muitos vôos e pelo que estou lendo Sto. Andres quase esta dirigido para mergulhos e praias... Preferiria menos vôos , como faço para incluir Arruba, Curacao e Cartagena? Estes 3 seriam nossas opções mais ponderadas p nossa idade? História, cultura e diversão .. Desculpe porém acho que estamos muito confusos .. Grata Berta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Berta! Para combinar essas ilhas, voe Copa ou Avianca. Vai ser difícil concatenar TAM com destinos como Aruba e Curaçao. Tanto Copa quanto Avianca servem todos os destinos.

A viagem mais redonda é fazer Cartagena + San Andrés ou Curaçao + Aruba. As outras combinações não são práticas, você acabará pagando mais caro e perdendo mais tempo por isso.

Nossa recomendação: siga a receitinha de bolo do Ricardo Freire explicada no post, dá super certo e você não esquenta a cabeça.

JOSÉ MAURO DE OLIVEIRA

Estive em Punta Cana em março deste, e em março/2014 vou voltar ao Caribe. Estou em duvida entre San Martin e Jamaica. Qual devo ir primeiro? Outra coisa que queria saber é quanto a Rede de Hoteis Iberostar que fiquei hospedado em Punta Cana.Tenho prospecto da rede e na Jamaica tem. Tem outra melhor? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Mauro! Infelizmente não temos conteúdo próprio sobre a Jamaica.

Fábio Barbosa

Olá Pessoal, como vão? Gostaria que me informassem sobre a situação atual de isla margarita, pois gostaria mto de conhece-la ainda este ano. É um lugar realmente paradisíaco, limpo, tranquilo, ou não vale a pena.
As informações são conflitantes.
Existem mtos voos saindo de caracas para curaçau e aruba? Vcs sabem o valor médio de passagens?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio! Achamos Isla Margarita dispensável. As praias não são muito diferentes do que temos no litoral brasileiro.

Lilian
LilianPermalinkResponder

Bom dia Ricardo.
Estamos morando ha 05 meses nos EUA, eu e minha familia estamos indo para Miami em julho, de la vamos Orlando e estamos querendo ir para Cancun.
Sera que e melhor sair de Orlando mesmo ou sair de Miami...., gostaria de uma dica, pois nao conhecemos Cancun, fico um pouco desanimada com cruzeiros, pois como li aqui nos Posts, agente nao aproveita muito os locais que queremos, tudo com hora marcada, agente acaba de chegar, ja esta na hora de voltar, eu nao gostei desta experiencia vivida.
Sera que vc pode me ajudar.
Muito obrigada pelo seu site, e tudo de bom.
Abraço

Luise Barros
Luise BarrosPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Estou pensando em usar umas de suas combinações agora no mês de Setembro, nas minhas férias. Soube que em algumas dessas regiões há riscos de furacão. Qual seria a combinação mais indicada para eu visitar, sem correr riscos? Ah! E a estação seria de chuvas ou dá para aproveitar um solzinho? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luise! Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques estão fora da rota dos furacões. Nas outras ilhas você pode pegar pancadas de chuva. Nós mostramos no Praiômetro:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/na-estacao-de-chuvas-chove-sem-parar-ou-so-um-pouquinho/

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá Bóia, tudo bem?
Tu poderias perguntar ao Ricardo como ele faria sua lua de mel de 15 dias no Caribe no inicio de dezembro? Qual das combinações usar e quantos dias em cada local? Estou muito em dúvida. Pensei em pelo nenos metade do tempo ficar na vida boa de algum all incluse. Aruba + curaçao ou Barbados + santa Lucia seriam as melhores opções com um "ar" lua de mel?
E tu, bóia? O que escolherias?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Dos destinos cobertos aqui no site, Punta Cana e Cancún/Riviera Maya/Playa del Carmen são os melhores para all inclusive. Os all inclusive de Aruba e Barbados são mais caros.

Jackeline Oliveira

Rapaz... esse negócio aqui ficou muuuuito bom e muuuuito didático! Um E S P E T Á C U L O !!!!

alessandra
alessandraPermalinkResponder

Olá
Gostaria de ir a Los Roques em outubro. Tenho algo como 8 ou 9 noites. Já me disseram que é muito tempo em Los Roques, que lá você deve ficar no máximo 4 dias.
Há alguma outra ilha que poderia combinar, como Curaçao, por exemplo?
Como fazer isso?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Como você pode ler no post, é bastante complicado combinar Los Roques com outras ilhas.

Los Roques é para descansar. Quanto mais tempo você tem para descansar, melhor. Quatro dias é pouquíssimo tempo para uma viagem tão longa e cheia de perrengues logísticos.

alessandra
alessandraPermalinkResponder

Obrigada pela resposta!
Alguma dica mais recente de hospedagem e de como fazer pra comprar o trecho de avião para lá?

silvia
silviaPermalinkResponder

Gostaria de viajar para o caribe em janeiro. Ja fui pra punta cana e Cancun. Qual destino vc indicaria, visto que isla margarita não é melhor q as praias do Brasil? Quero mar da cor do de cancun!

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Olá Ricardo!

Seu site é ótimo e tenho divulgado para amigos viajantes como eu.

Uma dúvida qto ao ferry para Anguilla: existe alguma limitação quanto ao peso da bagagem?

Irei passar alguns dias em St. Maarten,depois St. Barth e vou fechar a viagem em Anguilla.

A propósito, tem alguma dica sobre aluguel de carro em Anguilla?

Mto obrigado e parabéns pelo site!

Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Nos sites oficiais da cia. aérea, do ferry e do barco não são informadas as franquias de bagagem. Recomendamos sempre viajar leve. Entre em contato direto com o transporte que escolher para perguntar dos limites de tamanho e peso.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Obrigado pela resposta.

Estou indo de COPA e o permitido é até 32 KG. Pretendo ir de ferry (e não de avião) para as outras ilhas (Saint Barth e Anguilla) e como irei passar alguns dias nestas ilhas, terei que levar minha mala (grande e deve pesar uns 25 KG). Devem permitir, pois caso o contrário, o deslocamento seria predominantemente feito de Avião pelos turistas.

Jo
JoPermalinkResponder

Gostaria de mais informações sobre Bonaire...esta ilha é somente para mergulhadores, tem praias pé na areia ? Compramos passagem para Rio-> Curacao depois Aruba -> Rio estou em duvida se boto Bonaire ou não.
Não achei relatos aqui sobre Bonaire. obrigada "

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jo! É para mergulhadores. Não tem praias convencionais.

Jô
PermalinkResponder

Bóia , muito obrigada, porém nao achei nada sobre Bonaire no blog viaje na viagem ! Sabe onde posso encontrar informações de hotéis, passeios de barco e snorkeling? Beijao e me salva !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jô! O melhor é encontrar foruns de mergulhadores, eles terão as melhores dicas.

Este site local tem bastante informação:
http://www.infobonaire.com/

Denise
DenisePermalinkResponder

Olá, adorei as infos acima de logística..não achei em nenhum outro lugar.

Estou pensando para lua de mel em Junho o seguinte roteiro:

SP - Caracas
Caracas - Los Roques

4 dias

Los Roques - Caracas
Caracas - Punta Cana

4 dias

Punta Cana - Turcs

4 dias

Turcs - Miami

3 dias

Miami - SP

Qual sua opinião por favoooor???

Beijos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Principalmente para uma lua de mel, é mais bacana escolher uma ilha que tenha muito a ver com o casal, e curtir a viagem sem pressa smile Los Roques e Punta Cana têm propostas opostas, basicamente. Fora que esses deslocamentos todos vão custar uma bela grana. Reveja o post acima para se inspirar.

Consulte também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Bom Dia

Gostaria de saber se tem como fazer Aruba, Punta Cana, Saint Martin. Você tem alguma sugestão ?
Muito Obrigada
Marcia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Releia o post, por favor. É uma viagem supercomplicada. Atenha-se, para o bem do seu bolso e das suas férias, às combinações exeqüíveis. Estão todas listadas.

tatiana
tatianaPermalinkResponder

Olá! Gosto muito de lugares menos turísticos, de natureza mais preservada, priorizando vida marinha para mergulho, e aguas transparentes, claro. Quero ir a Santa Lucia em outubro ou novembro. Alguem indica alguma outra ilha (mais rustica e preservada) pelas Antilhas que seja possível fazer nesta mesma viagem? Quanto tempo é recomendado para ficar em Santa Lucia, no sentido de conhecer as praias e lugares mais bonitos? Qual o melhor lugar para ficar la? E realmente necessário reservar hospedagem (pousada ou hotel simples - ate 200 R$, por exemplo) com antecedência ou nesta época e fácil encontrar disponibilidade, por la? Tem ferrys ou passeios de catamarã (que não sejam yatches luxuosos onerosos) que saem de santa lucia para ilhas próximas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tatiana! Infelizmente não temos conteúdo sobre Santa Lucia.

Dê uma olhadinha no New York Times:
http://travel.nytimes.com/travel/guides/caribbean-and-bermuda/st-lucia/overview.html

Veja nosso conteúdo sobre Caribe a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Lana
LanaPermalinkResponder

Olá galera!

Estou planejando uma viagem para Colômbia em março/2013.
O período é de uma semana...No entanto, gostaria de um pouco de praia paradisíaca e alguma cidade com histórias.
Pelas pesquisas e dicas achei Cartagena interessante.
Agora a dúvida é qual praia paradisíaca não muito distante para ficar uns dias? pelo que vi estando em Cartagena é possivel ir de barco passar o dia na praia de Isla del Rosario e voltar...Agora mesmo assim gostaria de ficar ao menos umas 2 ou 3 noites numa maravilhosa praia...
O que vocês sugerem? Em isla des Rosario vale a epan pernoitar? Nesse caso como fica o custo de 2 hoteis? O de Cartagena e o de Isla de Rosario .San Andres é possivel combinar com Cartagena? E Providencia? Tem estrutura? Qual lugar ir primeiro?
Enfim qual vocês com toda essa experiência em viagens recomendam?
Beijos e obrigada.
Lana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lana! Num período mais curto assim, a combinação de Cartagena e San Andrés é bastante interessante, embora a ilha seja ainda mais aproveitável para quem mergulha.
Veja as dicas no post acima. Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

Veja dicas de hospedagem para Cartagena aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/hoteis-cartagena-e-bogota/comment-page-1/

Veja dicas de hospedagem em San Andrés aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/hospedagem-em-san-andres-o-que-voce-indica/comment-page-1/

Isabela Bastos

Oi Bóia! Tô numa mega dúvida. para o próximo ano queria ir a Miami e meu namorado a Cuba!! Embora seja pertinho, tô vendo que não há vôos ou cruzeiros para lá. Então, não tem como?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Americanos só podem viajar a Cuba com autorização especial. Não há nenhum transporte direto entre os dois países. Vocês teriam que voar via Cancún.

paula balestieri mariano de souza

OLÁ,

Em outubro vou para Aruba e gostaria de ir para Curaçao para fazer o passeio com os golfinhos....Vcs acham melhor eu já comprar a passagem ou é tranquilo comprar lá em Aruba um dia antes??? Será que na hora vou pagar muito mais caro??? E quanto ao passeio com os golfinhos, qual vcs indicam em CUraçao???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Não é recomendável fazer bate-volta para Curaçao. Se quiser ir pra lá, divida a estadia entre as duas ilhas. Veja o relato do Marcio Antonio:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/curacao-marcio-antonio/

Veja onde nadar com golfinhos:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/onde-nadar-golfinhos/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar