México: breve, sem precisar visto nem autorização eletrônica

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Nossa Senhora de Guadalupe

| Nossa Senhora de Guadalupe |

A notícia saiu ontem nos portais e está hoje nos jornais impressos: Brasil e México prometem acabar com a exigência do visto de entrada nas próximas semanas.

Na prática, o México já não exigia mais visto desde 2010, quando foi implantada a SAE, autorização eletrônica pró-forma que bastava ser preenchida sem erros para garantir a entrada ao solicitante. O Brasil nunca conseguiu dar a tal da reciprocidade diplomática a essa facilidade.


Agora, com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, que receberão milhares de turistas mexicanos -- sempre uma das torcidas mais presentes e entusiasmadas em torneios de futebol -- os países retomaram os contatos para acabar de vez com qualquer exigência para visitas de até 90 dias.

Assim que a medida sair, a gente confirma aqui, caso você perca o noticiário mrgreen

Já quanto à isenção de visto para os Estados Unidos, a coisa promete ser mais complicada. Ontem saiu a notícia que algumas exigências dos Estados Unidos aos países participantes do programa Visa Waiver (de dispensa de visto), aceitas por países europeus, pela Austrália e pelo Japão, são inaceitáveis pela diplomacia brasileira.

Como o Brasil é um país de slogans, eu já bolei o do Itamaraty: Nós é pobre mas nos é orgulhoso!

Leia mais:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

México sem visto: aonde ir

5 programas duplos na Cidade do México

Por que o Brasil não deveria esperar os Estados Unidos para mexer no visto

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


10 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Nívia
NíviaPermalink

A SAE é tão facil de tirar que nem lembra um visto, o problema é só o estresse de não ser aceito, do prazo, de preencher certo o formulário. Estive lá em novembro/12 e eles só passaram o olho nos documentos, tranquilo e calmo. De qualquer forma, com visto ou sem visto, com SAE ou sem SAE, o México é maravilhoso, de uma diversidade espetacular. Vale a pena visitar!

Rosa Bsb
Rosa BsbPermalink

Como quem manda no Itamaraty é a presidência, o slogan Nós é pobre mas nós é orgulhoso! vai ficar assim mesmo, ou pior um pouco...

Próxima Trip - Erika
Próxima Trip - ErikaPermalink

Bom eu já fui pro México usando SAE e achei muito simples, além disso tenho o visto americano, que te habilita a entrar no país sem o visto mexicano ou SAE. Mas sem visto é sempre tudo mais fácil né! A notícia é ótima para os turistas, já que fica mais simples curtir as belezas do México ( que é um país lindo)

Abs e boas trips a todos

Marcela
MarcelaPermalink

Erika, a data de sua saída do México estava dentro do prazo da autorização? Nossa, meu agente tirou meu SAE, sem minha autorização...

Tô desesperada!!!! Veja porque ....

Autorização emitida em 10/04/2013
Viagem para Cidade do México em 03/05/2013
Vencimento da autorização em 10/05/2013
Retorno do México em 18/05/2013

Marcela
MarcelaPermalink

Meu agente tirou meu SAE, sem minha autorização. A minha entrada no México está dentro da validade de autorização, mas a saída não! E ele disse que não tem problemas! Pergunta se o e-mail ou telefone do consulado e também da imigração lá no México atendem!? DESESPERO TOTAL!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcela! Está tudo certo. A validade da autorização é relativa apenas à entrada. Quem vai determinar o tempo de permanência é o agente da imigração mexicana, quando você chegar lá. Ele pergunta quanto tempo você vai passar no país e autoriza a permanência por um número compatível de dias.

Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/e-viva-mexico-caiu-o-visto-mexicano/

Marcia
MarciaPermalink

Bóia, me ajuda! Quero fazer uma viagem 2 solteiras em novembro, adoramos AGITO!!! Queremos desfrutar ao máximo principalmente a noite! o que você acha? Estamos cotando vegas mas tenho medo do frio q pode estar lá nessa época... Me dá uma luz! Deveria ter um post direcionado pra SOLTEIROS que querem curtir a night. Me dá uma luz???

Bjus

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Acabamos de publicar um post sobre o agito em Las Vegas:
https://www.viajenaviagem.com/2013/06/las-vegas-guia-gastronomia-shows-balada/
Veja também:
https://www.viajenaviagem.com/2012/09/dicas-balada/

leda
ledaPermalink

Ola boia...o visto eletronico para o mexico foi realmente extinto oficialmente?? tentei simular a emissao do SAE, e o site esta fora do ar.
Me confirme se ja é possivel viajar sem a autorizaçao eletronica.
Obrigado
leda.