| Nossa Senhora de Guadalupe |
A notícia saiu ontem nos portais e está hoje nos jornais impressos: Brasil e México prometem acabar com a exigência do visto de entrada nas próximas semanas.
Na prática, o México já não exigia mais visto desde 2010, quando foi implantada a SAE, autorização eletrônica pró-forma que bastava ser preenchida sem erros para garantir a entrada ao solicitante. O Brasil nunca conseguiu dar a tal da reciprocidade diplomática a essa facilidade.
Agora, com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, que receberão milhares de turistas mexicanos -- sempre uma das torcidas mais presentes e entusiasmadas em torneios de futebol -- os países retomaram os contatos para acabar de vez com qualquer exigência para visitas de até 90 dias.
Assim que a medida sair, a gente confirma aqui, caso você perca o noticiário
Já quanto à isenção de visto para os Estados Unidos, a coisa promete ser mais complicada. Ontem saiu a notícia que algumas exigências dos Estados Unidos aos países participantes do programa Visa Waiver (de dispensa de visto), aceitas por países europeus, pela Austrália e pelo Japão, são inaceitáveis pela diplomacia brasileira.
Como o Brasil é um país de slogans, eu já bolei o do Itamaraty: Nós é pobre mas nos é orgulhoso!
Leia mais:
Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia
5 programas duplos na Cidade do México
Por que o Brasil não deveria esperar os Estados Unidos para mexer no visto
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
10 comentários