Roma: chegando pelos aeroportos Fiumicino e Ciampino

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Roma

A maioria dos vôos a Roma tem desembarque no aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino, que fica a 30 km do Termini, a estração ferroviária central. Algumas companhias low-cost, entre elas easyJet e Ryanair, usam um aeroporto secundário, o Ciampino, que está a 15 km do Termini. Veja as opções de transporte entre a cidade e seus aeroportos.

Roma Fiumicino

Táxi

Os pontos oficiais de táxi estão nos terminais 1, 2, 3 e 5 do aeroporto.

As corridas de e para Fiumicino são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem.

Na Roma central (dentro das muralhas aurelianas) paga-se 48 euros. Link para os preços atualizados aqui.

Trânsfers de e para o aeroporto de Fiumicino:

Trem expresso

A linha Leonardo da Vinci Express liga o aeroporto Fiumicino à estação de trem Termini sem paradas. As saídas acontecem a cada meia hora. Os trens circulam entre 6h38 e 23h38.

O ticket é vendido no guichê ou em máquinas de autoatendimento. A passagem é relativamente cara (custa 14 euros) e não pode ser paga com o Roma Pass. Por isso, o Leonardo da Vinci Express vale mais a pena para para quem está sozinho ou em dupla, hospedado nos arredores do Termini e pode seguir a pé ao hotel.

Um táxi do Termini ao Campo de' Fiori sai por volta de 8 euros. Ao centro histórico, em torno de 7.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá e calcular se a dobradinha compensa.

Caso prefira seguir de transporte público, consulte o site da Atac para ver a melhor forma de chegar ao seu destino.

O metrô serve melhor para quem está hospedado no centro histórico. Para Trastevere e Campo de' Fiori, use ônibus.

Trem metropolitano

O trem regional da linha FR1 liga o aeroporto Fiumicino a Roma sem passar pelo Termini. O trajeto tem várias paradas, e a sétima delas, Trastevere, é a estação mais útil ao turista.

As saídas acontecem a cada 15 minutos. Os trens circulam entre 5h58 e 23h18.

A passagem é mais econômica: custa 8 euros. Pode ser comprada no guichê ou em máquinas de autoatendimento. O Roma Pass não é aceito.

O trem metropolitano serve especialmente para quem está hospedado no Trastevere, uma das áreas mais interessantes da cidade.

Um táxi da estação Trastevere ao Campo de' Fiori custa em torno de 9 euros. Ao centro histórico, cerca de 15.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá. Na soma final, se você não estiver hospedado no Trastevere, pode compensar mais usar o Leonardo da Vinci Express.

Caso prefira seguir de transporte público, veja no site da Atac qual a melhor forma de chegar ao seu destino.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus ligam Fiumicino ao centro de Roma de forma mais econômica -- mas bem mais lenta. Espere gastar uma hora no trajeto, enquanto o trem expresso leva à cidade em 30 minutos.

Os ônibus da Terravision partem do terminal 3. A viagem é direta ao Termini, e a passagem custa 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Há descontos para bilhetes ida e volta. Consulte horários no site oficial.

Os ônibus da SIT custam 6 euros e levam ao Termini com parada no Vaticano. O bilhete pode ser comprado diretamente no ônibus, ou online, com desconto (o preço cai para 5 euros). Saídas do terminal 3. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.


View Roma: chegando por Fiumicino e Ciampino in a larger map

Roma Ciampino

Há trens regionais de Ciampino ao Termini, mas a estação não fica no aeroporto, e sim no centro da cidadezinha que lhe empresta o nome. É preciso pegar um ônibus do centro para chegar ao aeroporto. Evite maiores complicações e prefira ônibus ou táxi.

Táxi

O ponto oficial de táxi está na saída do aeroporto.

As corridas de e para Ciampino são tabeladas. A bagagem não é cobrada.

Para a região central de Roma (dentro das muralhas aurelianas), o preço é 30 euros. Link para tarifas atualizadas aqui.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus fazem o trajeto Ciampino-Termini. Os pontos ficam próximos ao setor de embarque internacional, e a viagem leva em torno de 40 minutos.

Os ônibus da Terravision custam 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Bilhetes ida e volta têm desconto. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.

Leia mais:

152 comentários

Chris
ChrisPermalinkResponder

Olá uma ajudinha por favor. Estarei hospedada em Trastevere e pretendo tomar trem para Florenca. Qual a melhor estação para iniciar esta viagem, Termine ou Tiburtina?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chris! Tanto faz.

renata
renataPermalinkResponder

Olá! Estarei hospedada em Trastevere, bem proximo a estação de trem. Para ir ao aeroporto, tem saída toda hora, devo comprar com antecedência? Queria saber também se fica muito cheio ou dá para ir com malas tranquilamente.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Não precisa comprar com antecedência. Recomendamos viajar com uma mala média, de 65 cm quando de pé, e uma bolsa ou mochilinha. Mais do que isso, você terá problemas o tempo todo, não só em trens.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Olá! Poderia me ajudar? Estou com uma dúvida.. Não sei o valor de um táxi do aeroporto Fiumicino para Gaiole In Chianti SI. Sabe dizer se compensa o táxi direto ou um trem para Siena e depois um Taxi para o hotel? Estou meio perdido do que fazer. Viagem a dois. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabio! Gaiole in Chianti fica a 270 km de Fiumicino. É como pegar um táxi de Maceió para Recife, só que em euros... Não consigo nem imaginar quanto custaria. A melhor maneira de chegar é pegando um trem a Florença e de lá, de carro alugado. Peça ao seu hotel outras opções de trânsfer.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Ok. Muito obrigado!

Elizabeth
ElizabethPermalinkResponder

Semana que vem, vou para Florença, com escala no Fiumicino, onde ficarei 3 horas, esperando o embarque.
Você pode me informar, se no aeroporto eu posso comprar as passagens Santa Maria Novella/Fiumicino ou terei que comprar na estação de Florença.?
Obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elizabeth! Você já deveria ter comprado em http://www.trenitalia.com . Quanto mais em cima da hora, mais cara a passagem fica.

ISABELA
ISABELAPermalinkResponder

Chegarei na Itália no aeroporto Fiumicino, e, no mesmo dia, pegarei um trem saindo da estação TIBURTINA para REGGIO CALABRIA CENTRALE. Qual o melhor meio para ir do Fiumicino até a estação Tiburtina? É possível pegar um trem da estação do aeroporto para a Tiburtina? Se sim, saberia informar se é possível comprar o ticket na internet?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Isabela! Há trens regionais que ligam a estação do aeroporto a Roma Tiburtina em 45 minutos. Há dois a três trens a cada hora. Dá pra comprar na hora, custa 8 euros.

Erbenia Santos

Bom dia. Gostei bastante de suas dicas, e, por favor, ajude-me nua dúvida: viajarei para Israel e farei uma conexão no Aeroporto Leonardo da Vinci para o aeroporto de Tel Aviv onde estará alguém me esperando. Mas meu receio é como encontrar o portão, o local para o próximo embarque, a quem devo me dirigir.... É muito complicado se localizar no aeroporto de Roma? Tenho receio de perder o voo, essas coisas...agradecida por sua ajuda...abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erbenia! O númsro do seu portão deve estar escrito no cartão de embarque que você vai receber no check-in no Brasil.

Se não estiver escrito, será informado oela tripulação na chegada.

Você também pode conferir nos painéis no aeroporto, onde os vôos estão ordenados por ordem alfabética.

Você não precisará passar pela imigração nem pegar malas em Roma. Vai ficar na área internacional.

Karla
KarlaPermalinkResponder

Que site sensacional! Adorei todas as dicas e com certeza planejarei minha visita à Roma por aqui.
Obrigada.

wellington netto Vargas

Este site é simplesmente maravilhoso.
Preciso de uma dica para quem vai ficar apenas 5 horas na cidade. Sei que parece loucura, mas acredito que nesse tempo consiga tomar uma cerveja, comer alguma coisa e ver alguma atração turística a tempo de voltar para o aeroporto novamente.
A história é a seguinte: chegarei a Roma no dia 02/08, sozinho, por volta das 7h da manhã, e embarcarei no mesmo dia para Split, na Croácia, às 18h. Descontando o tempo de deslocamento em Roma e o tempo necessário para fazer o check in p/Split, terei cerca de 5 horas disponível.
Pergunto a vcs se vale a pena sair do aeroporto Fiumicino pra andar um pouco, tomar uma cerveja e comer alguma coisa?
Qual local vc me sugere: No Campo de’ Fiori, no Trastevere, em San Giovanni , no Testaccio ou em outro lugar?
Acredito que a melhor opção seja ir de Trem Expresso, considerando que o trânsito de Roma não deve ser muito diferente do Rio.
Abs!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wellington! Centro histórico e Campo de' Fiori.

Nara Zampini
Nara ZampiniPermalinkResponder

gostaria de saber em que rua fica a estação Trastevere do Trem Regional FL1. Irei me hospedar na via A Pacinotti e preciso me localizar no mapa.
Obrigada pela gentileza

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nara! Ponha no Google Maps Stazione Trastevere e peça a rota à via Antonio Pacinotti número tal.

Mateus
MateusPermalinkResponder

Boa noite,
Chegarei em Roma no dia 04/09/16 aproximadamente 19hs, quero ir para Veneza na sequência. Qual a melhor opção? E como eu faço?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mateus! Durma esta noite em Roma na região da estação Termini e siga de manhã cedo a Veneza. Se o seu primeiro destino era Veneza, você deveria ter comprado passagem aérea até lá.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

Rosana
RosanaPermalinkResponder

Olá! Vou hospedar-me no Trastevere e gostaria de saber se eu pego o trem regional da linha FR1 no mesmo local de onde sai o Leonard Express no aeroporto Fiumicino. Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Sim.

Felipe Rodrigues

ooi, estou planejando minha viagem para a Roma, destino sonho de vida! Ao comprar passages pelo sair da Traitalia eles emitem e-ticket? li que é aconselhavel a compra em empresas que emitam e-ticket! obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Na Trenitalia o ticket é eletrônico sim.

Maria Inês Fontana

Estou indo para Itália, desço em Roma, vc ajudou muitocom as dicas de como ir até a Estação Temini. Fico em Roma 4 dias depois irei para Florença, me disseram que tem Onibus regional que posso comprar lá e que é maai barato que o outro...é verdade?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Inês! Os ônibus saem da estação rodoviária Tiburtina, do lado do metrô Tiburtina. Se você comprar o trem com antecedência em http://www.trenitalia.com, sairá mais barato do que o ônibus. Se você vai à Europa e não anda de trem você perde uma experiência européia essencial. Ir à Europa e só andar de ônibus é como ir à Europa e só comer no McDonalds.

MARISA GADELHA

ola ricardo e boia, poderiam me ajudar? meu hotel fica colado no vaticano. como se chama essa regiao para eu pesquisar o valor do taxi de fiumicino para la? obrigada e parabens!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marisa! Prati!

Raquel Souza
Raquel SouzaPermalinkResponder

Por favor gostaria de uma informação, meu voo de Amsterdam faz escala em Roma onde terei que ficar por 23 horas, vale a pena (eu acho que sim) sair do aeroporto para conhecer a cidade. Terei que pagar taxas se entrar e sair do aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Seu vôo não faz escala. Você faz uma conexão em Roma. O vôo Amsterdã-Roma é doméstico dentro da Europa, não haverá sequer uma área de trânsito para você ficar. Reserve um hotel. Ninguém passa 24 horas acordado sem-teto numa cidade estranha, com documentos, dinheiro e bagagem de mão.

cristina
cristinaPermalinkResponder

Uma dica: NÃO confie na empresa de ônibus TERRAVISION. Eles simplesmente cancelam alguns horários sem avisar, atrasam e seus funcionários são super mal educados.

Caruline Cerqueira

boa tarde,
estamos indo em agosto para a Itália. Roma e costa amalfitana. No ultimo dia precisaremos pegar um trem em Napoli Centrale para o aeroporto Fiumicino, existe algum direto? ou teremos que pegar um de Napoli até Roma Termini e de lá pegar o Leonardo Express até o aeroporto? Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caruline! Sim, tem que fazer a baldeação.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Vou voltar da Itália de Roma pela TAP via Lisboa as 6:20am, sabe se exigem check in com 3 horas de antecedência?
Como fico sabendo que horas o balcão da TAP abre?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! 2 horas são suficientes, o trecho Roma-Lisboa é 'doméstico'.

Solange
SolangePermalinkResponder

Do aeroporto de Roma até a estação de trem sem pegar táxi, como faço ? E qto é o trem para Florença ?
Outra pergunta se optar pegar um voo para Florença seria no mesmo aeroporto de chegada ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Solange! Não se vai de avião de Roma a Florença, é trem mesmo. A estação se chama Termini e o trajeto entre os dois aeroportos e a estação sem táxi está perfeitamente descrito no texto. Veja preços de trem em http://www.trenitalia.com .

MARILIA MATOS
MARILIA MATOSPermalinkResponder

não fala o horario de funcionamento do aeroporto (FCO). importante saber, pois uma vez cheguei em Pisa às 23h, para embarcar pra Barcelona às 5h. O aeroporto fechou e tive que ficar esperando do lado de fora!!! nem no proprio site informam o horario de funcionamento.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marilia! Aeroporto não é um lugar para passar a noite. A noite a gente passa em hotel.

Otni Seixas
Otni SeixasPermalinkResponder

Olá, Ricardo e Bóia. Parabéns pelo blog, gosto muito de lê-lo. Tenho uma dúvida: meu voo chega em Roma às 23h30 é imagino que não irei passar pela imigração (pois já terei passado em Lisboa, minha conexão), porém gostaria de uma dica: como chego ao centro de Roma do aeroporto Leonardo da Vinci nesta hora tarde da noite?obrigado.

ALTAIR XAVIER DOS SANTOS

Uma dúvida, quero comprar passagem dos ônibus da terravision para ir do FCO para a Termini, minha dúvida é se eu perder o horário que comprar, perco o bilhete?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Altair! Não perde não. É acomodado no primeiro ônibus disponível, sem nenhuma multa.

Murilo S. Silva Neto

Site útil.

Irene Souza
Irene SouzaPermalinkResponder

Bóia, boa tarde!!

Os trens expressos partindo de Termini para o Aeroporto ainda estão começando no horário das 06:38? Pois no site eu verifiquei que para compra online havia horários mais cedo. Você sane alguma informação?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Irene! Confere. O primeiro Leonardo da Vinci Express está saindo às 5h35.

Diego Rocha
Diego RochaPermalinkResponder

Olá! Não sei se esse tópico já foi respondido, mas qual seria a melhor opção para chegar ao aeroporto de fiumicino para um voo que decola 06:30 da manhã? Ainda não sei em que hotel ficarei hospedado, mas irei no início de maio. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! A solução clássica era agendar um táxi por meio do seu hotel. Hoje você pode também arriscar chamar um Uber, mas vai ficar à mercê de disponibilidade e da tarifa dinâmica.

Diego Rocha
Diego RochaPermalinkResponder

Entendi. Obrigado pela resposta! Existe alguma opção mais barata, como um ônibus?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá,Diego! Existe um ônibus que sai às 4h40 do Termini e começa a rodar os 4 terminais do aeroporto às 5h30. Não é uma antecedência segura, e você continua tendo que arranjar um transporte de madrugada (ao Termini).

Alternativamente você pode passar essa noite num hotel mas redondezas do aeroporto. Esses hotéis costumam oferecer transporte. Verifique horários.

Quando a gente está fazendo uma viagem com orçamento limitado, tem que tomar cuidados extras e evitar economias que trazem gastos extras escondidos. Vôo de manhã cedo é uma dessas roubadas clássicas.

Antonio Cruz
Antonio CruzPermalinkResponder

Bóia, vamos para Roma em Maio/2018, vou descer no Fiumicino e meu hotel fica próximo a Piazza di Spagna. A melhor rota seria trem express ate o termini e metrô (3 estações?) Até a Spagna?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! A melhor rota sempre é o táxi, que tem preço fixo e te deixa na porta do hotel. Mas esse caminho de metrô é possível, apenas verifique se o hotel é realmente perto do metrô.

Susana
SusanaPermalinkResponder

Em qual terminal e andar fica a estação de trem? Queria mais informações sobre o frecciargento que sai do aeroporto de Fiumicino e vai direto a Veneza. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Susana! A estação de trem fica do lado de fora do aeroporto, em frente ao Terminal 3. O Frecciargento a Veneza direto sai em apenas dois horários, 11h08 e 15h08.

Se você ainda não comprou sua passagem, é melhor comprar o aéreo com ida a Veneza. Deve sair o mesmo preço da passagem com ida a Roma. Veja como comprar passagens na modalidade multidestinos e evite os contratempos das conexões desvinculadas:

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

Cinthia
CinthiaPermalinkResponder

Boia,tudo bem?
Chegaremos em Roma dia 29 de setembro já a noitinha ,tenho que estar em Bari no dia seguinte para embarcar no Navio as 16 hs,o que me indica para que possamos fazer esse trajeto?
ou até mesmo ficar nas proximidades e seguir pela manhã
desde já muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cinthia! Bari está a 450 km de Roma, chegar à noite em Roma não dá margem de manobra. Sua única chance é pegar o trem das 8h05, que chega ao meio-dia. Compre em https://www.trenitalia.com

Luciane
LucianePermalinkResponder

Bóia...
tenho acompanhado todos os seus links sobre Roma e Firenze... Grazie mille!!!
Adesso, aiutame per favore!!! *rs Estarei hospedada, segundo o Google Maps, a 5 min de Termini... você acha tranquilo ir a pé e pegar o ônibus das 7 da manhã pra ir pro Aeroporto??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciane! Tranqüilíssimo.

Allan Almeida
Allan AlmeidaPermalinkResponder

Olá tudo bem? Chegarei em Roma pelo Flumicino e meu hotel esta localizado na Via Palermo, no bairro de Monti, aproximadamente 1km de distancia de Termini. Qual meio de transporte voce sugere? Uber é uma boa opção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Allan! Uber é bem reduzido em Roma. Apenas o Black está legalizado, é mais caro do que táxi.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar