Roma: chegando pelos aeroportos Fiumicino e Ciampino

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Roma

A maioria dos vôos a Roma tem desembarque no aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino, que fica a 30 km do Termini, a estração ferroviária central. Algumas companhias low-cost, entre elas easyJet e Ryanair, usam um aeroporto secundário, o Ciampino, que está a 15 km do Termini. Veja as opções de transporte entre a cidade e seus aeroportos.

Roma Fiumicino

Táxi

Os pontos oficiais de táxi estão nos terminais 1, 2, 3 e 5 do aeroporto.

As corridas de e para Fiumicino são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem.

Na Roma central (dentro das muralhas aurelianas) paga-se 48 euros. Link para os preços atualizados aqui.

Trânsfers de e para o aeroporto de Fiumicino:

Trem expresso

A linha Leonardo da Vinci Express liga o aeroporto Fiumicino à estação de trem Termini sem paradas. As saídas acontecem a cada meia hora. Os trens circulam entre 6h38 e 23h38.

O ticket é vendido no guichê ou em máquinas de autoatendimento. A passagem é relativamente cara (custa 14 euros) e não pode ser paga com o Roma Pass. Por isso, o Leonardo da Vinci Express vale mais a pena para para quem está sozinho ou em dupla, hospedado nos arredores do Termini e pode seguir a pé ao hotel.

Um táxi do Termini ao Campo de' Fiori sai por volta de 8 euros. Ao centro histórico, em torno de 7.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá e calcular se a dobradinha compensa.

Caso prefira seguir de transporte público, consulte o site da Atac para ver a melhor forma de chegar ao seu destino.

O metrô serve melhor para quem está hospedado no centro histórico. Para Trastevere e Campo de' Fiori, use ônibus.

Trem metropolitano

O trem regional da linha FR1 liga o aeroporto Fiumicino a Roma sem passar pelo Termini. O trajeto tem várias paradas, e a sétima delas, Trastevere, é a estação mais útil ao turista.

As saídas acontecem a cada 15 minutos. Os trens circulam entre 5h58 e 23h18.

A passagem é mais econômica: custa 8 euros. Pode ser comprada no guichê ou em máquinas de autoatendimento. O Roma Pass não é aceito.

O trem metropolitano serve especialmente para quem está hospedado no Trastevere, uma das áreas mais interessantes da cidade.

Um táxi da estação Trastevere ao Campo de' Fiori custa em torno de 9 euros. Ao centro histórico, cerca de 15.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá. Na soma final, se você não estiver hospedado no Trastevere, pode compensar mais usar o Leonardo da Vinci Express.

Caso prefira seguir de transporte público, veja no site da Atac qual a melhor forma de chegar ao seu destino.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus ligam Fiumicino ao centro de Roma de forma mais econômica -- mas bem mais lenta. Espere gastar uma hora no trajeto, enquanto o trem expresso leva à cidade em 30 minutos.

Os ônibus da Terravision partem do terminal 3. A viagem é direta ao Termini, e a passagem custa 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Há descontos para bilhetes ida e volta. Consulte horários no site oficial.

Os ônibus da SIT custam 6 euros e levam ao Termini com parada no Vaticano. O bilhete pode ser comprado diretamente no ônibus, ou online, com desconto (o preço cai para 5 euros). Saídas do terminal 3. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.


View Roma: chegando por Fiumicino e Ciampino in a larger map

Roma Ciampino

Há trens regionais de Ciampino ao Termini, mas a estação não fica no aeroporto, e sim no centro da cidadezinha que lhe empresta o nome. É preciso pegar um ônibus do centro para chegar ao aeroporto. Evite maiores complicações e prefira ônibus ou táxi.

Táxi

O ponto oficial de táxi está na saída do aeroporto.

As corridas de e para Ciampino são tabeladas. A bagagem não é cobrada.

Para a região central de Roma (dentro das muralhas aurelianas), o preço é 30 euros. Link para tarifas atualizadas aqui.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus fazem o trajeto Ciampino-Termini. Os pontos ficam próximos ao setor de embarque internacional, e a viagem leva em torno de 40 minutos.

Os ônibus da Terravision custam 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Bilhetes ida e volta têm desconto. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.

Leia mais:

191 comentários

Ed
EdPermalinkResponder

Reforçando que o trânsito em Roma pode ser bem difícil e o trajeto de ônibus ao aeroporto pode levar bem mais tempo. Não há funcionários para cuidar das bagagens, o passageiro deverá colocar e retirar suas malas do bagageiro do ônibus -- não é permitido levar malas na cabine do ônibus, nem mesmo se transportar objetos frágeis. Se puder pagar mais tome o Leonardo Express e livre-se de todas essas chatices. Se for tomar um onibus urbano a partir do Termini em sua chegada procure comprar o ticket ou o day pass no próprio terminal. Nos dias uteis há um mini-onibus que funciona como bilheteria estacionado ao lado dos pontos de ônibus em frente ao termini. Apenas alguns ônibus possuem máquina de tickets dentro da lotação e aceitam somente moedas. O motorista não emite passagens.

--A.L.
--A.L.PermalinkResponder

Isso é sempre importante lembrar: diferentemente do que ocorre na maioria dos outros países europeus, motoristas de ônibus e condutores de trams ("bondes" modernos) nào vendem passagens na maioria das cidades italianas. Vc tem que comprar o bilhete antes de embarcar.

Michele - PlanejandoaViagem

Ótimo post, ótimo resumo! Em Ciampino a Altral é uma boa opção, principalmente para aqueles que tem de ir a uma outra estação da linha A e que teriam que fazer baldeação em Termini. Escrevi sobre ela aqui http://wp.me/p1MXH9-9U

val
valPermalinkResponder

para um pouco mais de conforto, se estiver em mais pessoas ou muita bagagem ...recomendo o Rome Cabs

http://www.romecabs.com/

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Também recomendo o Rome Cabs: não tem preço a pessoa ser esperada com um cartazinho com seu nome e em 4 minutos estar dentro de uma "Benz" com banco de couro, motora simpático e serviço rápido até o centro de Roma!

Livia Silveira

Encontrei a empresa de transfer Elmocar que è de um brasileiro que vive a mais de vinte anos em Roma. Acabei fazendo transfer, citytour e uma viagem para Assis com eles, foi otimo, Mercedão e motorista brasileiro. Fica ai a dica www.elmocar.com

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

Acho que já comentei isso em algum outro post por aqui - no ano passado fui de Alitalia e utilzei o Alitaliabus (Fiumicino-Termini, sem paradas intermediárias), 7 euros por pessoa e precisava mostrar a passagem da companhia.

Kely
KelyPermalinkResponder

Eu tb utilizei o Alitaliabus

Samantha Vieira

Ótimas dicas!

Estive em Roma em dezembro e, como cheguei muito cansada após as longas horas de viagem, utilizei o táxi para ir até o hotel, no centro da cidade. Paguei 50 euros pela corrida e valeu a pena pelo conforto e rapidez, já que não havia trânsito. O veículo era novo e espaçoso e o motorista, muito gentil. Na volta optei pelo transfer da Terravision e foi o maior fuzuê: atraso no horário de partida, empurra empurra na hora do embarque e nenhum funcionário para ajudar a guardar as malas. Resultado: Tive que erguer sozinha uma mala pesadíssima, vi os outros passageiros jogando suas próprias malas sobre a minha sem dó nem piedade e ainda fiquei vigiando com medo de que ela pudesse ser roubada, já que o bagageiro ficou aberto por muito tempo e exposto ao movimento da rua. O preço dessa opção de transporte vale a pena, mas minha dica é que os interessados lembrem que atrasos são comuns, então deve haver um espaço de tempo considerável entre o horário do transfer e o do seu embarque no aeroporto. Ah, como a entrada no ônibus acaba sendo "à base da força", não recomendo para quem estiver com crianças ou idosos.

petter
petterPermalinkResponder

Post Excelente! Quando estive por lá, testei o trem do Fiumicino ao Termini e deu tudo certo... Acrescento uma informação para quem vai pegar o trem: após comprar o ticket, antes de embarcar (para trem também se diz embarcar?), ele deve ser validado em uma das máquinas próximas a onde o trem pára. Digo isso porque não há nenhuma espécie de cancela que obrigue a pessoa a validar o ticket, então muita gente sobe sem validar e corre o risco de sofrer uma multa!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Aproveito pra deixar a minha experiência.

Cheguei nesse fim de semana de Roma e utilizei os serviços da elmocar (www.elmocar.com) no transfer de/para FCO.

O atendimento por email é todo em português. Os motoristas não eram brasileiros, mas falam portuñol tranquilamente, alem de serem extremamente educados, prestativos e pontuais. Como éramos 8 pessoas, o valor saiu mais em conta do que se pegassemos trem ou ônibus e coube toda a bagagem.

Alessandra
AlessandraPermalinkResponder

Olá fui para Roma em fevereiro deste ano e fui recebida por uma baiana a Edna costa que é assistente TURISTICA em Roma. Ela foi super bacana e atenciosa me acompanhou durante o dia inteiro pela cidade onde eu pude visitar lugares incríveis em tempo recorde já que tive pouco tempo na cidade. A assistência de Edna foi impecável para o meu proveito na cidade eterna. Eu aconselho procura-lá pois uma excelente profissional. Fica aqui a dica do site dela. www.ednacosta.com

Alessandra. RJ

DEBORAH
DEBORAHPermalinkResponder

Pessoal, alguém pode me ajudar a tirar uma duvida?

Tenho um voo chegando de Barcelona as 08:30 no aeroporto de Roma (FCO) pela Alitalia. Estava pensando em no mesmo dia pegar um vôo da Easyjet para Croácia às 10:30, cujo check-in encerra as 09:55. Alguém sabe se o terminal de desembarque da Alitalia fica próximo do terminal de embarque da Easy Jet? Será que dá pra fazer dessa forma?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deborah! Não faça conexões entre vôos não-vinculados, é uma super-roubada; se um vôo atrasa e você perde o seguinte, não tem nenhuma garantia ou assistência. Caso você queira mesmo arriscar, estabeleça um intervalo de no mínimo 4 horas entre os vôos para não dar chabu. O melhor mesmo nesses casos é pernoitar na conexão para não perder o dia em chá de banco.

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Alguem conhece o serviço desta empresa http://www.sitbusshuttle.com/ciampino/ ela faz termini / ciampino?

Alguma outra empresa para fazer este trajeto?

pensei na terravision, mas lhe comentarios ruins de desorganização sobre ela.

Ana H
Ana HPermalinkResponder

Eu e meu marido estivemos em Roma em 2012; e embora eu tivesse lido mil dicas aqui no site, mas na hora da chegada, tinham vários ônibus de transfer Fiumicino/Termini, quase todos por 4 ou 5Euros e simplesmente pegamos o que saía primeiro, pra chegar mais rápido... Foi super tranquilo, com exceção do trânsito que tava super congestionado, no início da manhã.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Estivi em Roma no inicio deste mes, e usei o serviço de trem do aeroporto ate a estacao central termini. Foi super rapido mia hora do aeroporto ate a estacao central. La no aeroporto a estacao fica no terminal 1 e perto ja que o aeroporto nao e muito grande.
Chegando na cidade encontrei uma carioca que tinha sigo guiada pela Assistente Turistica Edna Costa uma baiana super gente fina que me fez conhecer muito bem a cidade, foi muito bom ser guiado por uma brasileira isso fez a diferença.
fica ai a dica ah!deixo o site da Edna assim fica mais facil encontra-la. www.ednacosta.com
Marcela, RN.

Leidiane Oliveira

Gente, alguem sabe se esse trem metropolitano, que pega no fiumicino chega até a estação proxima ao vaticano? Qual estacao tenho q descer lá?

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Não, ele vai direto para a Termini, de lá vc deve pegar o metro até a estação Ottaviano (a mais proxima do vaticano), e andar uns 10 minutos.

Carol e Marcelo

Olá pessoal! não podia deichar de postar aqui o meu comentario sobre a baiana Edna que e assistente turistica em Roma. Antes de vir para Roma pesquisei na internet sobre passeios em Roma e vi alguns comentarios sobre ela e resolvi apostar. valeu super a pena. Estou na cidade eterna terminando minha linda viagem pelo velho continete, tive o prazer de ter a companhia da Edna Costa Assistente turistica. super recomendo, pois ela te faz caminhar muito na cidade mais vale a pena, pois em um dia com ela deu para ver e entender muitas coisas de Roma, que realmente sem uma assistência de quem conhece a cidade seria muito difícil conhecer.A Edna te leva na melhor sorveteria, na melhor cafeteira, te leva para comer a melhor pizza no melhor forno da cidade o passeio com ela e super proveitoso e interessante, pois entramos na atmosfera da cidade. Ela também e guia na Necropoli do Vaticano, mais infelismente eu nao conseguir vaga para visitar. Fica ai a Dica para quem quiser encontra-lá ela tem um site www.ednacosta.com.

Carol e Marcelo.

Mariana Ribeiro

Esta precisando melhorar o portugues, deixar se escreve com "x".

Roberto
RobertoPermalinkResponder

"Está" se escreve com acento agudo. "Português" se com acento circunflexo.

Cláudio Rabin

Olá! Vou chegar em Roma, no Fiumicino, depois da meia-noite. Exceto por táxis e serviços privados de carros já comentados nas outras perguntas, não estou encontrando nada mais em conta. Alguém tem alguma sugestão?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudio! Depois de meia-noite, só é possível pegar táxis.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cláudio! Em qualquer lugar do mundo, ao chegar depois da meia-noite, vá de táxi para o seu hotel.

eliane
elianePermalinkResponder

Olá! Pegarei um voo em Roma, de volta ao Brasil, às 7 da manhã. Qual empresa de táxi mais confiável para eu não perder o voo. Estarei hospedada próximo à estação Termini. Grata, Eliane

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eliane! Peça para seu hotel marcar um táxi, é praxe, todos fazem isso pelos hóspedes.

Cilene
CilenePermalinkResponder

Bom dia!

Gostaria de saber se vale a pena uma visita rápida pelo centro de ROMA, durante uma conexão de 9 horas entre Barcelona e SP!

Acham que vale a pena? Em caso afirmativo, qual transporte é melhor, saindo do Fiumicino?

Obrigada!! smile

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cilene! Veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

Cilene
CilenePermalinkResponder

Obrigada Bóia!

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Boa tarde,
Gostaria de saber se alguem já fez transfer com a empresa www.airportshuttle.it

Obridada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flávia!

Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá! Usei os serviços do www.airportshuttle.it em maio e foi super tranquilo. Por 25 euros, fiquei na porta do hotel.

Fabio de Rezende

Olá, em 2010 eu usei os serviços da "Leonardo da Vinci-Fiumicino Airport Shuttle" que contratei pelo City Discovery. Foi muito bom. Era 24 de dezembro e meu voo que vinha de Paris atrasou umas 8 horas por causa da neve. Cheguei em Fiumicino umas 19h do dia 24 de dezembro em um terminal diferente do inicialmente previsto (em um voo também diferente do que eu informei) e lá estava meu transfer com a plaquinha com o meu nome. Fiquei surpreso, pois já estava preparado para pagar um táxi.

Michele - planejandoaviagem

Oi Flavia, eu já fiz e acho o serviço bom. Mas dependendo de onde você fica acho a Terravison melhor porque faz um trajeto mais curto.

A Airport Suttle vai de Fiumicino a Termini, parando na Piazza Cavour (bairro Prati), enquanto a Terravision faz o trajeto direto.

Escrevi sobre elas aqui, http://wp.me/p1MXH9-4X, e aqui, http://wp.me/p1MXH9-76. Caso queiras dar uma lida. Abraços.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Oi, Flavia!!!

Não sei qual foi o ônibus, mas, fui para o aeroporto de ônibus comum e foi rápido, barato e tranquilo!

Peguei na Estação Termini!!!

Fui no ônibus comum! Não lembro o nome da empresa!

Ótima Viagem,
Vladimir.

BethN
BethNPermalinkResponder

Eu fiz e recomendo:
www.Alltransfers.com

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu acho que foi esse transfer que peguei com minha mae bem próximo ao Leonardo Da Vinci Express que peguei das outras duas vezes. O preço lembro que era equivalente, mas c minha mae e 2 malas foi uma opção melhor pq nos deixou em frente ao nosso Hotel, no Vaticano. Isso em 2010. O trem eh mais rápido mas o conforto do porta a porta compensou.

leonardo
leonardoPermalinkResponder

Olá, acredito que se estiver em grupo de três ou quatro pessoas o taxi compensa muito, pois é tabelado, €48, bem rápido e confortável. Pois p problema do terravision é que se seu hotel ficar longe da termine você precisará de outro meio de transporte, o que lhe tomará um preciso tempo na Itália (hehehehe), e o valorr, para o grupo ficará muito próximo ao do taxi.
Sem falar que pegar o taxi foi muito fácil e rápido, eles ficam exatamente na saída do desembarque!

Fábio G
Fábio GPermalinkResponder

Bóia, será que se eu comprar um horário do "busu" e meu voo atrasar, a empresa aceita o meu embarque no próximo coletivo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fábio? O ônibus do aeroporto? Provavelmente sim.

Fábio G
Fábio GPermalinkResponder

Isso!
Então beleza.
Obrigado

Flávia Assunção

Olá, Bóia!
Em abril volto ao Brasil saindo de Florença, mas meu vôo sai de Roma...a melhor forma é pegar trem para Termini e de lá para o aeroporto Fiumicino ou há alguma outra opção melhor e direta? Valeu pelas ótimas dicas!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Trem ao Termini e Leonardo Express ao Fiumicino.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Meu voo para o Brasil sai muito cedo de Roma (06:30). O trem para o aeroporto funciona de madrugada ou será preciso pegar um táxi? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiola! Comentamos sobre o horário do trem no post acima wink Você vai precisar ir de táxi.

Marcelo Basilio

Utilizamos os serviços da Elmocar(www.elmocar.com/) em Roma em março/2014 e ficamos muito satisfeitos.
Atendimento personalizado/diferenciado, equipe atenciosa e prestativa.
Não medem esforços para tornar nossos itinerários mais agradáveis.
Nos sentimos acolhidos mesmo fora do Brasil na pessoa do Sr Carlos Moglie, brasileiro há 20 anos residindo em Roma.
RECOMENDAMOS A TODOS OS BRASILEIROS.

Anderson Silva

Olá a todos. Acabei de retornar da Itália (Roma/Firenze/Veneza). Desembarquei em Roma 7h da manhã no dia 24/03/2014 e como estava com mais 3 pessoas resolvemos pegar o táxi. Segui as dicas e imprimi a página no site em que diz o preço até o centro e que não há taxa extra para bagagens. Pois bem, mesmo com o preço fixado na porta do táxi, a taxista quis nos cobrar 70 euros pela corrida até o hotel localizado ao lado da Via Veneto. Mostrei a porta do carro com o preço e ela disse que aquilo não valia. Alegou que havia taxa de bagagem. Mostrei, então, o impresso do site informando que não há taxa extra de bagagem e mesmo assim ela continuou dizendo que aquele preço não valia. Minha mãe ficou nervosa e disse então para chamarmos a polícia para ver quem estava com a razão. No mesmo momento ela aceitou os 48, pegou o dinheiro e correu para dentro do carro e partiu. Assim, reforço para que todos imprimam a página com o preço e que confirmem o valor da corrida e eventuais taxas ANTES da corrida, a fim de evitar dissabores como esse. Mesmo sendo fora do tópico, peguei o táxi em Veneza para o aeroporto Marco Polo por 40 euros, sem taxa de bagagem, e os próprios taxistas mostraram o cartaz com o valor fixo (fui pesquisar em dias diferentes e com taxistas diferentes e todos sempre mostravam o valor fixo). Achei o serviço de táxi em Veneza mais profissional e honesto. Abraço a todos e boa viagem.

William Ometto

Amigos tudo bem, estou indo para Roma e vamos ficar no bairro Transtevere que por dicas daqui escolhi o bairro.

Como faço para ter acesso ao metro do bairro Transtevere?
Se eu pegar o Trem que vem do aeroporto até o termini, terei que pagar 8 euros?
Ou tem outro acesso? Alguma baldeação?

Por favor me ajudem, faça esse e mais alguns detalhes para ter o roteiro completo.

Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, William! Não há metrô no Trastevere. Você pode pegar o trem de Fiumicino. O trem do aeroporto à estação de trem de Trastevere leva 28 minutos e custa 8 euros. Este trem não é o do Termini. Da estação você pega um táxi para seu hotel, vai sair baratinho também.

Fátima Silveira

Chego em Roma em 01/05/14, vou alugar carro e viajar 12 dias pela Itália.Gostaria de deixar 2 malas guardadas no aeroporto de Fiumicino, porque depois farei 1 viagem de navio, saindo de Civitavecchia.
Gostaria de saber se tem guarda bagagens, com cadeados e qual tamanho de malas podem ser guardados. Agradecida.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fátima! O guarda-volumes (deposito bagagli) fica no Terminal 3:
http://www.adr.it/pax-fco-deposito-bagagli-e-porteraggio

Jobair Ubiratan

Oi Bóia!!
Em Roma vamos ficar num hotel em Monti.Chegando do Brasil no Aeroporto Fiumucino devemos pegar o Leonardo Express e descer em qual estação? ou é outro o trem que temos que utilizar e descer em qual estação ?
muito grato pelas dicas aqui e na Band.
Joba

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joba! Quem responde é A Bóia. O ponto final do Leonardo da Vinci Express é a estação Termini. De lá você pegará um táxi ou seguirá de metrô. Verifique no Google Maps qual a estação mais próxima e se vale mesmo a pena chegar de metrô carregando malas.

O táxi do aeroporto Fiumicino até qualquer ponto dentro de Roma custa 48 euros.

Jamile
JamilePermalinkResponder

Olá, amigos
Chegarei em Roma às 18h, faço um pernoite e sigo no dia seguinte, 13:30 para Dubrovnik. Peço ajuda para decidir se é mais prático ficar em hotel na região de Fiumicino ou ir para Trastevere ou Termini, pois pretendo usar transporte público.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jamile! O Termini é mais prático para aproveitar a noite (em Monti ou Campo de' Fiori ou Trastevere) e estar do lado do trem ou ônibus para o aeroporto, que saem do Termini.

Ana Isabel
Ana IsabelPermalinkResponder

Boa tarde.
Vou chegar a Roma por FCO e ficar hospedada perto do Vaticano. Como somos 2 pessoas ir no expresso Da Vinci não compensa porque daria 28 euros de passagem (14 euros por pessoa), mais 18 euros (aproximadamente) de termini ate ao hote, no total 46 euros, entao por mais 2 euros compensaria ir de taxi direto do aero ate ao hotel (preço fixo 48 euros).
No entanto vi que existem varias empresas que realizam o transfer do aero ate ao hotel e verifiquei os preços variam muito. Alguem sabe me informar qual é a mais barata? Parece me ser esta http://www.airportshuttle.it/ que cobra 31 euros por 2 pessoas a ida mais 31 euros a volta.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! O shuttle funciona melhor entre a cidade e o aeroporto do que entre o aeroporto e a cidade. Há desencontros, problemas de determinação de horário (vôos atrasam, tem a questão da imigração e das malas) e de determinação do local de encontro no aeroporto. Pegue um táxi, são 48 euros tabelados até a porta do seu hotel.

Ana Isabel
Ana IsabelPermalinkResponder

Muito obrigada pela sua resposta! Vi relatos de turistas que quase foram enganados por taxistas que tentaram cobrar outro valor, existe algum site ofiial onde conste essa informação? Quero imprimir para levar comigo!
Obrigada.

Ana Isabel
Ana IsabelPermalinkResponder

Já vi que está no post:

http://www.adr.it/web/aeroporti-di-roma-en-/pax-fco-taxi

Obrigada de qualquer forma! smile

Lucio Nunes de Morais

Qual é a melhor maneira de chegar a estação de metrô lepanto é que fica perto do hostel , chegando no aeroporto Leonardo da vinci e também como faço para ir em veneza gostaria de ir e voltar no mesmo dia , obrigado aguardo retorno,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucio! Veneza está a 3h40 de trem de Roma. Não dá para ir e voltar no mesmo dia.

Lepanto está na linha A do metrô, que sai do Termini.

Lucio Nunes de Morais

Como é o clima em janeiro em roma muito obrigado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucio! Bastante frio, pode ser chuvoso também. Espere mínimas em torno de zero grau, máximas não superiores a 12ºC.

Marta
MartaPermalinkResponder

Olá!
Vou viajar com a minha família para visitar o Vaticano mas vamos optar pelo aeroporto de Ciampino, pois é para lá que voa a Ryanair (low cost). Vamos chegar no aeroporto perto das 10H30 da noite. Qual o melhor transfer para nos deixar no Vaticano a esta hora?
Tem alguns idosos no grupo...será melhor apanhar táxi? A taxa para o centro de roma são 48€ mas e para o Vaticano?

Muito obrigada!
Marta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marta! O Vaticano não tem hotéis. Os arredores ficam em Roma, para onde valem as tarifas dos táxis. Do Ciampino o táxi cusa 30 euros. O Vaticano não estará aberto à meia-noite, que é quando o seu grupo chegará do aeroporto.

antonio francisco ribeiro dos santos

preciso saber distancia em km do aeroporto Leonardo da vinci ao vaticano e um hotel com previsão de diária para casal com mais de 65 anos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Antonio! Dá um pouco menos de 30 quilômetros. Orce a sua hospedagem em sites de reserva como o Booking.

antonio francisco ribeiro dos santos

como marinheiro de primeira viajem qual a distancia em km do aeroporto Leonardo da vinci ao vaticano e o melhor local para me hospedar com preços acessiveis

ELÍS AMANDA
ELÍS AMANDAPermalinkResponder

Olá, parabéns pelo site e ótimas dicas! Estou indo passar o reveillon na Itália com meu esposo, porém ainda não decidi a cidade. Gostaria de uma dica entre Roma ou Florença, pois dividi meu roteiro entre Toscana (com bate volta para Veneza) e Roma. Qual o lugar ideal para passar a virada do ano (31)? Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elís! Você pode ler as dicas dos nossos leitores que passaram o ano novo em Florença e em Roma aqui: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015

O Ricardo Freire não indica fazer um bate-volta até Veneza. Fique pelo menos 1 noite por lá. wink

Caroline Barcelos

Olá, adorei o blog e está sendo muito útil para mim, mas tenho algumas dúvidas e se você puder me esclarecer agradeço. Vou passar apenas 10 horas em Roma durante uma escala, e vamos aproveitar para passear pela cidade com aqueles onibus panorâmicos, você saberia me dizer qual a melhor empresa a se contratar e se é melhor eu comprar na hora ou pela internet mesmo?
E se posso comprar as passagens do trem do aeroporto para a estação Termine já para ida e volta? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! O ônibus turístico não vai adiantar muito, já que o centro histórico de Roma é fechado ao trânsito. Vá de metrô até o Coliseu e depois siga para o centro histórico, para perambular a esmo -- é o melhor a fazer. Volte de metrô ao Termini.

Barbara Palmas

saindo do aeroporto de Roma, quanto tempo levo para ir no Vaticano... qual a melhor maneira, sendo que so tenho 5 horas.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Barbara! Você levará até 1 hora e meia em cada direção. É arriscadíssimo e não vai servir para quase nada; não vai fazer com que Roma seja magicamente riscada do seu caderno de pendências. Férias é pra curtir, não pra se estressar e viver perigosamente. Agenda puxada a gente tem no trabalho, não em viagem...

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos

Luís Roberto Pinheiro Chagas

Olá , deixei de fazer viagens de trens na Europa por uma razão : nossas bagagens são embarcadas como nos aviões ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luís! Normalmente você embarca as suas malas nos trens. Se não forem muito grandes, elas podem ficar nos bagageiros em cima dos seus assentos.

Letícia Nunes Moreno

Olá, tenho uma dúvida. Tenho visto de residência de Portugal, e na ida ao Brasil, há uma escala em Roma, no aeroporto de Ciampino. Como são 4 horas de conexão, será que posso sair do aeroporto? Se souber responder, ficarei muito agradecida. E estou adorando os posts, lendo um atrás do outro hahaha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Letícia! Parece bastante tempo, mas na verdade não é. Dê uma lidinha neste post - https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos

stela
stelaPermalinkResponder

ola gostaria de pedir uma ajuda...vou chegar em Roma e no mesmo dia vou para Caprie fico 4 dias !! Minha pergunta é ...melhor alugar um carro do aeroporto para o porto de Molo Beverello ou pego um trem expresso no aeroporto para o ferri e de la pego um trem para Napoli ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Stela! Não alugue carro não, vá de trem (é mais rápido, inclusive).

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/como-ir-de-roma-a-capri

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá tenho 2 dúvidas:
1) Estarei hospedada no bairro "Estação Termini". Depois de pegar o trem é tranquilo ir a pé até o hotel?

2)Gostaria de saber qual a melhor maneira de ir de Roma até a Costa Amalfitana e como voltar da Costa para o Aeroporto em Napóles.

Obrigada

Kadu
KaduPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber onde eu acho o preço do táxi de Fiumicino até a estação Termini. Na tabela tem uma indicação de Fiumicino Airport - Aurelian Walls por 48 euros. Aurelian Walls inclui a estação Termini?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kadu! Inclui sim.

Ana Patricia da Silva

Olá, tudo bem?
O post é super bem feito, parabéns!
Também escrevi um post falando sobre isso, te convido a ir ler e deixar o teu comentáriosmile
http://www.touristico.it/blog/informacoes-uteis/transporte-na-italia/como-ir-do-aeroporto-fiumicino-para-o-centro-de-roma/
Um grande abraço
Ana Patrícia

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Olá! Parabéns pelo domínio das informações! vi q o táxi de fiumicino para termini é tabelado. Gostaria de saber quanto seria um táxi de Roma para Fiumicino se também é tabelado, e se é fácil conseguir um único táxi grande para 05 pessoas com 05 malas. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Henrique! Também custa 48 euros. Mas um táxi comum não tem como carregar 5 pessoas e 5 malas.

Marcela Correa

Ola estive em Roma essa semana, e o trajeto Ônibus - Fiumicino x Termini, além do ônibus da TerraVision, tem também uma outra empresa chamada TAM - Um guiche do lado do outro no Terminal 3. O valor do ticket é 5 euros. Os ônibus saem a cada 30 minutos mais ou menos, confortável, ar condicionado, com WIFI free. Do Termini para Fiumicino - 4 euros, a saída é do lado da estação Termini, e você compra o bilhete no próprio ônibus. Opção barata e boa.

Lily Pestana
Lily PestanaPermalinkResponder

Olá, boias! Tudo bom?
Parabéns pelo post. Muito esclarecedor.
No meu caso, chegarei em Roma às 7:15 da manhã e terei uma conexão para o destino final às 14:40. Neste caso, você indica que façamos algum passeio nesse meio tempo em Roma? Teremos cerca de 5 horas, mais ou menos, para dar uma voltinha. Considerando que consigamos estar livres às 8h e que tenhamos que estar no aeroporto de volta às 13h, considerando cerca de 30 minutos de deslocamento entre aeroporto e centro, sei que não haverá tempo hábil para muita coisa, mas como já estive em Roma 2x, minha grande curiosidade é ver a reforma da Fontana di Trevi. Neste caso, se não for possível despachar a mala cedo, logo que cheguemos ao aeroporto, você sabe se há guarda volumes/locker no aeroporto de Roma? Se houver, sabe informar se cabe mala no tamanho médio? Considerando todos esses fatos, creio que para valer a pena e otimizarmos o tempo, o jeito seria irmos de táxi para o centro, né?
Obrigada pela atenção,
bjos,
Lily
Blog Apaixonados por Viagens

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lily! Há um guarda-volumes em Fiumicino, segundo o site do aeroporto:
http://www.adr.it/web/aeroporti-di-roma-en-/pax-fco-baggage-services

Meia hora é um tempo muito otimista de deslocamento. É o que leva o trem do aeroporto ao Termini. De lá você ainda precisa se deslocar ao lugar desejado. O trem não sai no momento em que você chega à estação; você pode chegar no momento em que o trem acabou de partir, e precisar esperar mais meia hora até o próximo. Chegar ao depósito de bagagem, entregar a bagagem, voltar ao depósito de bagagem, retirar a bagagem, tudo isso leva tempo que você precisa contabilizar. O intervalo no aeroporto é longo e cansativo, mas o tempo líquido para passear em Roma não é significativo. O que pode parecer uma oportunidade de passeio pode virar uma fonte de stress.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar