Roma: chegando pelos aeroportos Fiumicino e Ciampino

Roma

A maioria dos vôos a Roma tem desembarque no aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino, que fica a 30 km do Termini, a estração ferroviária central. Algumas companhias low-cost, entre elas easyJet e Ryanair, usam um aeroporto secundário, o Ciampino, que está a 15 km do Termini. Veja as opções de transporte entre a cidade e seus aeroportos.

Roma Fiumicino

Táxi

Os pontos oficiais de táxi estão nos terminais 1, 2, 3 e 5 do aeroporto.

As corridas de e para Fiumicino são tabeladas e não há cobrança de taxa por bagagem.

Na Roma central (dentro das muralhas aurelianas) paga-se 48 euros. Link para os preços atualizados aqui.

Trânsfers aeroporto/hotel/aeroporto Fiumicino:

Trem expresso

A linha Leonardo da Vinci Express liga o aeroporto Fiumicino à estação de trem Termini sem paradas. As saídas acontecem a cada meia hora. Os trens circulam entre 6h38 e 23h38.

O ticket é vendido no guichê ou em máquinas de autoatendimento. A passagem é relativamente cara (custa 14 euros) e não pode ser paga com o Roma Pass. Por isso, o Leonardo da Vinci Express vale mais a pena para para quem está sozinho ou em dupla, hospedado nos arredores do Termini e pode seguir a pé ao hotel.

Um táxi do Termini ao Campo de’ Fiori sai por volta de 8 euros. Ao centro histórico, em torno de 7.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá e calcular se a dobradinha compensa.

Caso prefira seguir de transporte público, consulte o site da Atac para ver a melhor forma de chegar ao seu destino.

O metrô serve melhor para quem está hospedado no centro histórico. Para Trastevere e Campo de’ Fiori, use ônibus.

Trem metropolitano

O trem regional da linha FR1 liga o aeroporto Fiumicino a Roma sem passar pelo Termini. O trajeto tem várias paradas, e a sétima delas, Trastevere, é a estação mais útil ao turista.

As saídas acontecem a cada 15 minutos. Os trens circulam entre 5h58 e 23h18.

A passagem é mais econômica: custa 8 euros. Pode ser comprada no guichê ou em máquinas de autoatendimento. O Roma Pass não é aceito.

O trem metropolitano serve especialmente para quem está hospedado no Trastevere, uma das áreas mais interessantes da cidade.

Um táxi da estação Trastevere ao Campo de’ Fiori custa em torno de 9 euros. Ao centro histórico, cerca de 15.

Aprenda a localizar o seu hotel no Google Maps. Use o World Taximeter para estimar valores até lá. Na soma final, se você não estiver hospedado no Trastevere, pode compensar mais usar o Leonardo da Vinci Express.

Caso prefira seguir de transporte público, veja no site da Atac qual a melhor forma de chegar ao seu destino.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus ligam Fiumicino ao centro de Roma de forma mais econômica — mas bem mais lenta. Espere gastar uma hora no trajeto, enquanto o trem expresso leva à cidade em 30 minutos.

Os ônibus da Terravision partem do terminal 3. A viagem é direta ao Termini, e a passagem custa 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Há descontos para bilhetes ida e volta. Consulte horários no site oficial.

Os ônibus da SIT custam 6 euros e levam ao Termini com parada no Vaticano. O bilhete pode ser comprado diretamente no ônibus, ou online, com desconto (o preço cai para 5 euros). Saídas do terminal 3. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.

Roma Ciampino

Há trens regionais de Ciampino ao Termini, mas a estação não fica no aeroporto, e sim no centro da cidadezinha que lhe empresta o nome. É preciso pegar um ônibus do centro para chegar ao aeroporto. Evite maiores complicações e prefira ônibus ou táxi.

Táxi

O ponto oficial de táxi está na saída do aeroporto.

As corridas de e para Ciampino são tabeladas. A bagagem não é cobrada.

Para a região central de Roma (dentro das muralhas aurelianas), o preço é 30 euros. Link para tarifas atualizadas aqui.

Ônibus

Algumas linhas de ônibus fazem o trajeto Ciampino-Termini. Os pontos ficam próximos ao setor de embarque internacional, e a viagem leva em torno de 40 minutos.

Os ônibus da Terravision custam 6 euros. Comprando online, antecipadamente, o preço cai para 4 euros. Bilhetes ida e volta têm desconto. Consulte horários no site oficial.

Veja outras opções de linhas no site do aeroporto.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Roma no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue seu carro em Roma na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Roma com a Viator

Tours e ingressos em Roma com a Musement

302 comentários

Oi, Flavia!!!

Não sei qual foi o ônibus, mas, fui para o aeroporto de ônibus comum e foi rápido, barato e tranquilo!

Peguei na Estação Termini!!!

Fui no ônibus comum! Não lembro o nome da empresa!

Ótima Viagem,
Vladimir.

Oi Flavia, eu já fiz e acho o serviço bom. Mas dependendo de onde você fica acho a Terravison melhor porque faz um trajeto mais curto.

A Airport Suttle vai de Fiumicino a Termini, parando na Piazza Cavour (bairro Prati), enquanto a Terravision faz o trajeto direto.

Escrevi sobre elas aqui, https://wp.me/p1MXH9-4X, e aqui, https://wp.me/p1MXH9-76. Caso queiras dar uma lida. Abraços.

Boa tarde,
Gostaria de saber se alguem já fez transfer com a empresa http://www.airportshuttle.it

Obridada!!

    Olá, Flávia!

    Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Olá, em 2010 eu usei os serviços da “Leonardo da Vinci-Fiumicino Airport Shuttle” que contratei pelo City Discovery. Foi muito bom. Era 24 de dezembro e meu voo que vinha de Paris atrasou umas 8 horas por causa da neve. Cheguei em Fiumicino umas 19h do dia 24 de dezembro em um terminal diferente do inicialmente previsto (em um voo também diferente do que eu informei) e lá estava meu transfer com a plaquinha com o meu nome. Fiquei surpreso, pois já estava preparado para pagar um táxi.

Olá! Pegarei um voo em Roma, de volta ao Brasil, às 7 da manhã. Qual empresa de táxi mais confiável para eu não perder o voo. Estarei hospedada próximo à estação Termini. Grata, Eliane

    Olá, Eliane! Peça para seu hotel marcar um táxi, é praxe, todos fazem isso pelos hóspedes.

Olá! Vou chegar em Roma, no Fiumicino, depois da meia-noite. Exceto por táxis e serviços privados de carros já comentados nas outras perguntas, não estou encontrando nada mais em conta. Alguém tem alguma sugestão?
Obrigado!

    Olá, Cláudio! Depois de meia-noite, só é possível pegar táxis.

    Olá, Cláudio! Em qualquer lugar do mundo, ao chegar depois da meia-noite, vá de táxi para o seu hotel.

Olá pessoal! não podia deichar de postar aqui o meu comentario sobre a baiana Edna que e assistente turistica em Roma. Antes de vir para Roma pesquisei na internet sobre passeios em Roma e vi alguns comentarios sobre ela e resolvi apostar. valeu super a pena. Estou na cidade eterna terminando minha linda viagem pelo velho continete, tive o prazer de ter a companhia da Edna Costa Assistente turistica. super recomendo, pois ela te faz caminhar muito na cidade mais vale a pena, pois em um dia com ela deu para ver e entender muitas coisas de Roma, que realmente sem uma assistência de quem conhece a cidade seria muito difícil conhecer.A Edna te leva na melhor sorveteria, na melhor cafeteira, te leva para comer a melhor pizza no melhor forno da cidade o passeio com ela e super proveitoso e interessante, pois entramos na atmosfera da cidade. Ela também e guia na Necropoli do Vaticano, mais infelismente eu nao conseguir vaga para visitar. Fica ai a Dica para quem quiser encontra-lá ela tem um site http://www.ednacosta.com.

Carol e Marcelo.

Gente, alguem sabe se esse trem metropolitano, que pega no fiumicino chega até a estação proxima ao vaticano? Qual estacao tenho q descer lá?

    Não, ele vai direto para a Termini, de lá vc deve pegar o metro até a estação Ottaviano (a mais proxima do vaticano), e andar uns 10 minutos.

Estivi em Roma no inicio deste mes, e usei o serviço de trem do aeroporto ate a estacao central termini. Foi super rapido mia hora do aeroporto ate a estacao central. La no aeroporto a estacao fica no terminal 1 e perto ja que o aeroporto nao e muito grande.
Chegando na cidade encontrei uma carioca que tinha sigo guiada pela Assistente Turistica Edna Costa uma baiana super gente fina que me fez conhecer muito bem a cidade, foi muito bom ser guiado por uma brasileira isso fez a diferença.
fica ai a dica ah!deixo o site da Edna assim fica mais facil encontra-la. http://www.ednacosta.com
Marcela, RN.

Alguem conhece o serviço desta empresa https://www.sitbusshuttle.com/ciampino/ ela faz termini / ciampino?

Alguma outra empresa para fazer este trajeto?

pensei na terravision, mas lhe comentarios ruins de desorganização sobre ela.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito