México: a partir de 16 de maio, não é preciso visto nem SAE

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Voladores de Papantla

A notícia está atrasada aqui no site, mas merece ser registrada: o fim da exigência recíproca de visto entre Brasil e México, que eu anunciei neste post, já tem data para vigorar: a partir de 16 de maio brasileiros podem entrar no México apenas com o passaporte válido por 6 meses (e passagem de volta e reservas de hotel, caso o agente de imigração peça).


Caso você embarque para o México antes do dia 16, continua precisando de um dos requisitos atuais: ou o visto americano, ou o visto mexicano, ou a SAE, uma autorização eletrônica pró-forma que é preenchida online e impressa na sua casa.

Sempre é bom lembrar que o México é um destino barato e tem muito mais do que Cancún a oferecer.

TAM e Aeroméxico voam de São Paulo à Cidade do México em vôos diretos. A Copa voa a Cancún, à Cidade do México e a Guadalajara com conexão no Panamá (e saída de 7 cidades brasileiras). Dá também para ir a Cancún e à Cidade do México por Lan e Taca  (via Lima) e Avianca (via Bogotá). E por todas as cias. americanas, claro.

Alguns posts para você se inspirar:

México sem visto: aonde ir

5 programas duplos para fazer na Cidade do México

5 comidas mexicanas que não dá pra não experimentar

Para entender Cancún, Playa del Carmen, Riviera Maia e Tulum

Como escolher seu hotel em Cancún

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


22 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Robson Dombrosky | viajenaimagem.com

Que pena (pra mim) que essa decisão não foi tomada há dois anos, quando percorri o México de carro com minha esposa. Mas tudo bem, pelo menos tirei logo o visto americano (que valia para entrar no México) e agora eis que me apareceu uma ótima oportunidade para usá-lo!

Nívia
NíviaPermalink

Até tirei o SAE em novembro, mas não sei se já estavam no espírito da inexigência, pois nem deram muito importância ao bichino wink

Thiago Cesar Busarello
Thiago Cesar BusarelloPermalink

É uma maravilha essa notícia e vale ser recordada. Só não gosto de lembrar da tortura que tive ao fazer o visto mexicano. Foi muita burocracia. Obs.: ainda não fiz o americano.

Próxima Trip - Erika
Próxima Trip - ErikaPermalink

Essa realmente é uma ótima notícia. Ano passado passei quase mês viajando pelo México e pelo pouco que conheci adorei. Um país com muita cultura, belezas naturais, gastronomia... Espero voltar em breve!

simone lustosa
simone lustosaPermalink

Estou com viagem programada para final de maio, e com esta notícia resolvir certificar com a Copa, companhia ao qual irei viajar,e eles disseram que para eles ainda não é oficial. E o Consulado me passou a seguinte informação:
" Estimada Simone.
Se a sua viagem ao México for de turismo ou congresso, enfim, de curta permanência,existe sim um acordo entre os Governos Brasil/México, para suspender o visto, mas, ainda não recebemos comunicação oficial de quando entrará em vigor. Em virtude da sua viagem está programada para final de Maio, e já existindo a previsão de suspensão do visto à partir de 16/05/2013, você deve aguardar.
Para vistos de estudante, trabalho e permanência, não haverá alteração, continua a exigência do visto.
Boa sorte!"

Já vi que depois do dia 16 tenho que realmente confirmar.

Elizabeth
ElizabethPermalink

Estou com viagem marcada para Cancún com conexão no Panamá, e estou em dúvida se é necessário tomar a vacina de febre amarela.O meu marido já tem 60 anos e me parece que não é recomendado tomar com essa idade. Será?Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elizabeth! O Panamá não está pedindo para conexões.

De todo modo, veja quem e como pode pedir dispensa da vacina:
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/vacina-contra-febre-amarela-certificado-de-isencao/

Sergio Bezerra Benedito

ja estive duas vezes no Mexio de barco velejando, na primeira vez entrei com o SAE e o aceitaram, mas na segunda vez que entrei de barco no Mexico com o SAE me disseram a imigração que não é válido este SAE para quem entra de barco ou por estrada, mas sim só por avião. então não pude mais ir de barco para o México utilizando o SAE. Pergunto então, posso Eu agora voltar ao México de barco sem o visto mexicano e sem o SAE? Será possivel entrar no Mexico por porto maritimo (em embarcação)sem visto mexicano e sem o SAE?
obrigado

Sergio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio! A partir de agora, sim. O SAE era válido apenas para chegadas por via aérea.

Afonso
AfonsoPermalink

Boa tarde!

"TAM e Aeroméxico voam de São Paulo à Cidade do México em vôos diretos".....apenas acrescentando, a aeromexico tb voa para cancun via Cidade do Mexico e partindo de Sao Paulo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Afonso! Pela Aeroméxico é preciso fazer conexão na Cidade do México, mudando de avião e de vôo.

Frederico
FredericoPermalink

Olá, semana quero entrar no mexico por via terrestre, atravessando a fronteira entre san Diego ( EUA) e Tijuana. Como devo proceder???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frederico! Não é mais preciso visto para entrar no México. E mesmo nas condições anteriores, você teria o visto americano, que já dispensava tanto do visto mexicano quanto da SAE.

Afonso
AfonsoPermalink

Olá A Boia,

"Pela Aeroméxico é preciso fazer conexão na Cidade do México, mudando de avião e de vôo."

Comprei um pacote pela CVC para Cancun em junho e o voo é pela aeromexico com conexao na Cidade do México, a atendente me disse que esse voo saindo de SP é um fretamento e que o voo só sai da Cid. do Mexico para Cancun que o voo de SP chegar a Cid. do Mexico.

Mariah Rafaela
Mariah RafaelaPermalink

Olá A Boia,

Estou indo ao México agora no dia 5 de junho. Estou indo primeiramente a Acapulco participar de um congresso, depois ficarei alguns dias na Cidade do México. Minha dúvida é a seguinte: meu voo de ida é pela TACA com conexão em Lima e na Cdd. México pego Aeroméxico. Para este trecho preciso do cartão internacional de vacina? O SAE nem me preocupei em pegar pois já vi no site que caiu a exigência. Na volta, farei um stop over em Bogota (2 dias) com Avianca. Preciso de cartão de vacina? O que vc recomenda? Grata!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariah! México e Peru não pedem a vacina, mas a Colômbia teoricamente pede. A nossa recomendação é sempre a de fazer a vacina, e desencanar dessa preocupação pelos próximos 10 anos...

Crislene
CrislenePermalink

Boa noite! Ganhei uma viajem para Cancun, dia 26/05 e estou na duvida pois já liguei até para a companhia aérea Copa e eles não sabem me informar. Me ajude por favor! Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Crislene! Não precisa mais visto nem SAE.

Menezes
MenezesPermalink

Oi A Boia, a isençao de visto para o Mexico ja está mesmo oficializada? se está, tb nao precisa de SAE? alguem que visita este blog conhece alguem que viajou para o Mexico depois do dia 16-05 para informar sobre essa isenção?

abs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Menezes! Leia na página do Ministério das Relações Exteriores: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/notas-a-imprensa/comunicado-conjunto-brasil-mexico

Ana
AnaPermalink

Ola, estou indo de ferias agora dia 13 para o mexico, fico com a passagem de volta para tres meses... sera necessario o visto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Para estadas de até 90 dias, não é necessário visto. Leve a documentação necessária -- passagem de volta, reservas de hotel ou carta-convite -- para que a permanência seja concedida pelo agente na chegada.