Bariloche: como é o passeio ao Refugio Arelauquén

Natalie Soares
por Natalie Soares

Refugio Arelauquen

Bariloche tem fartura de opções no quesito "passeio com moto de neve pela montanha terminando com fondue caprichado". Além do Noche Nórdica (resenhado aqui), você também pode viver uma noite de adrenalina e tradições suíças no El Refugio Arelauquen.

Logo ao chegar, você é recebido com um coquetel de boas vindas na Club House. Em seguida, os veículos 4x4 te levam com a opção com ou sem emoção, por um trecho da montanha sinuosa.

Snowmobiles

No meio da trilha estão os instrutores com as motos de neve nos esperando. Essa é a parte mais divertida do passeio: a partir deste ponto você deverá pilotar o snowmobile (moto de neve) por cerca de 20 minutos até o topo da montanha onde fica o refúgio e  é servido o jantar -- com direito a uma bela vista dos lagos e da região.

Tente reservar o passeio para o primeiro horário disponível, assim você consegue aproveitar o entardecer no alto da montanha. A paisagem patagônica é linda vista lá de cima smile

Depois de recuperar o fôlego, a fondue é servida dentro da cabana. As bebidas alcoólicas já estão inclusas, assim como a fondue doce ao final do jantar. As opções são fartas e saborosas.

Fondue no Refugio Arelauquen

São oferecidos até quatro horários diferentes de subida na montanha - 18h, 19h, 20h30 e 21h30 - para um grupo pequeno entre 10 e 16 pessoas por horário. O passeio tem duração de três a três horas e meia incluindo: a trilha de 4x4, o trecho de moto de neve e o jantar no refúgio.

Bariloche passeio El Refugio Arelauquen

O valor para a temporada 2013 é de 1.500 pesos ou 180 dólares (dólar a 8,40) por pessoa, mas pode variar no auge da alta temporada. É preciso reservar direto na central de atendimento do Refugio ou contratar uma agência local.

Para chegar até a entrada de Arelauquen, é necessário tomar um remis. A corrida deve durar aproximadamente 20 minutos, partindo do centro da cidade e custará cerca 130 pesos (preço de 2013). Alguns receptivos oferecem o traslado até o Refugio no pacote, portanto você não precisa se preocupar com o remis, mas vale a pena confirmar esse detalhe na hora de fechar o orçamento.

A idéia do Refugio com relação aos outros passeios semelhantes oferecidos na cidade, é proporcionar uma experiência mais exclusiva: você passa mais tempo dirigindo a moto de neve, os acompanhamentos da fondue são mais generosos e a paisagem dos lagos Nahuel Huapi, Gutiérrez y Moreno aos pés da cordilheira é muito agradável.

Vista do Refugio

Vale a diferença de preço para o Noche Nórdica? Depende do orçamento da viagem, do câmbio maluco e da sua vontade de se aventurar pela neve. É bem divertido, eu garanto mrgreen

Viagem feita a convite da INPROTUR.

Leia também:

25 comentários

Karla Ino
Karla InoPermalinkResponder

Este foi o melhor passio que fiz....vale MTO a pena! Mas qdo fui a inflação não estava esta loucura e os preços estavam mais em conta....mas super recomenda, pois é será uma experiência única !!!!

Nivea Alcoforado

Olá,gostaria de saber informações sobre Villa Angostura em março, uma vez que esse período é fora da temporada de neve.
Sei que no inverno é lindo, mas fora deste periodo tem o fazer? E quais seriam as sugestões de passeios? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nivea! Esta época é para descansar, fazer o Circuito Grande até San Martín de los Andes (Rota dos 7 Lagos), fazer passeios lacustres, ir ao Bosque de Arrayanes, fazer esportes náuticos no lago, comer bem.

Nivea Alcoforado

Oi , obrigada pela resposta, mas gostaria de mais detalhes...
Tens ideia de como é o tempo nessa época: sol, chuva, calor?...
O que é o Circuito Grande? Mais uma vez obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nivea! É a Rota dos Sete Lagos com San Martín de los Andes e Villa Traful.

É frio o ano inteiro na região, espere pegar temperaturas mínimas em torno de 10ºC.

Por favor: leia sobre Villa La Angostura nos posts de Villa La Angostura. Este post é sobre o Refúgio Arelauquen em Bariloche. Novas perguntas fora do tema serão deletadas. Obrigada.

https://www.viajenaviagem.com/category/villa-la-angostura

https://www.viajenaviagem.com/category/san-martin-de-los-andes

Crisiane Paiva

Eu e meu marido, fizemos o passeio noturno ao Refúgio Arelauquén em 13 de setembro de 2013. Foi maravilhoso! Adoramos!!! Demos a maior sorte, pois chegamos em Bariloche neste dia e era o último dia de funcionamento do Refúgio em 2013. Pagamos 1.500 pesos por pessoa, mais um transfer de remis do Hotel Edelweiss (adoramos o hotel) ao refúgio q custou 280 pesos. Fomos às 19 horas e ainda pegamos o dia claro na ida e qdo chegamos na cabana do refugio já estava escuro. Tanto o fondue de queijo, qto o de chocolate são muito fartos e gostosos. Há ainda entradinhas como caldo de abóbora e rolinhos de cogumelos. Vinho, água e outras bebidas são servidas à vontade.
É caro, é, mas compensa e muito. Afinal é um passeio lindo, uma aventura nas motos de neve e um jantar num local lindo e farto. Abçs e espero que gostem das dicas. Cris Paiva.

Willian
WillianPermalinkResponder

Definitivamente não vale o preço. Típica armadilha pra turista. Pegue seus 360 dolares do casal e vá aos restaurantes de Bariloche.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Eu A-M-E-I, mas é o que sempre falo, tudo depende da neve. Com pouca neve não compensa. Quando fui em 2011 tinha muiiiita neve. Achamos o passeio um sonho, mt romântico, td excelente. Super indico.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Natalie, passeio com moto de neve tem o La Cueva tb! Sai do catedral. Bjo

Francieli  Sbersi

Meu marido e eu fizemos este passeio em julho de 2013. Havia pouca neve e nossa subida das 18h atrasou, pois esperávamos parte do grupo. Fiquei chateada pois compramos imaginando ver o pôr-do-sol... Além disso, assim que chegamos a comida foi servida (em menos de 5 min, não deu tempo de curtir a vista, tirar fotos...). Ao terminar a refeição nosso guia já nos chamou para ir embora, outros grupos estavam chegando... bacana seria ter tempo ilimitado para curtir o local (que é bacana), as bebidas grátis e a vista. Essa pressão tirou parte do romantismo do lugar; é realmente um PASSEIO, não um jantar. Ah, para quem curte belas paisagens, é imprescindível subir no horário das 18h! E as frutas não são naturais, são enlatadas. Gostei, mas não se recomendaria a amigos pelo alto preço...

Monica
MonicaPermalinkResponder

Fiz o passeio em agosto de 20013. Tinha muita neve, tivemos bastante tempo para as fotos, os fondues estavam muito bons e os vinhos são de boa qualidade (Terrazzas). Não é um passeio barato mas acho que vale muito a pena! Subimos no primeiro horário, com o dia claro e na volta, escuridão total só a luz da lua! Perfeito!

Laís Costa de Oliveira

Bom dia,
Eu e meu espodo iremos no início de junho/2014, ficaremos uns 4 dias inteiros, vocês indicaris que tipo de passeio para curtirmos Bariloche?
Grata, Laís

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Laís! Selecione do nosso guia completo (note que no começo de junho os passeios de neve provavelmente não estejam funcionando):
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/roteir-bariloche/

André Fonseca

Gostei muito das informações.

Estou querendo ir no inicio de setembro 1 a 5. Você acha que ainda dá para fazer as atividades com neve?

Eu iria mais pelo passeio de moto, pois amo isso, você sabe se tem essas motos para alugar fora do passeio?

Obrigado!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Com sorte, sim! A previsão é de que a temporada de neve se estenda até o início de setembro. https://www.viajenaviagem.com/neve-2014/

Existe este outro passeio, mas não testamos: http://www.lacuevacatedral.com/port_travessias_motos_da_neve_inverno.html

CLEO MOURA
CLEO MOURAPermalinkResponder

Oi gente,
chego em Bariloche dia 25/06 será que é possível fazer os passeios sugeridos por vocês?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cleo! Veja aqui a previsão de abertura das estações de Bariloche: https://www.viajenaviagem.com/neve-2014/

Camila
CamilaPermalinkResponder

Esse foi um dos melhores programas que já fiz na vida. Simplesmente, inesquecível! E olha que conheço muitos lugares (Paris, Londres, NY, Orlando, Califórnia, Madri, Barcelona, etc.). Foi o passeio mais caro de Bariloche, mas o valor é insignificante. Vale muito a pena. Claro que quando eu fui tinha muuuuuita neve, peguei o pôr do sol lá do alto, já na cabana onde fica o restaurante. O grupo foi super tranquilo, ninguém apresando ninguém. O jantar estava uma delícia e comemos muito bem e tranquilamente, sem pressa. Eu recomendo demais! A única ressalva é que o programa é mais apropriado para casais. Criança não se encaixa muito bem ao programa. Muito romântico!!

Allefy soares
Allefy soaresPermalinkResponder

Qual o valor e o horário que sai os passeios de moto de neve

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Allefy! Entre em contato com o Refugio Arelauquen pelo site (link no texto) ou pelo Facebook: https://www.facebook.com/pages/REFUGIO-ARELAUQUEN/140432282639780

Betania
BetaniaPermalinkResponder

Com o traslado custa 2200 pesos, mas nao vale a pena!

Sabrina
SabrinaPermalinkResponder

viajo para Bariloche agora dia 21 de agosto, será que terá bastante neve pra ser proveitoso esse passeio? Tem velocidade para andar nas motos ou é um passeio em fila indiana? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sabrina! É em fila indiana. E para o seu bem.

Betania
BetaniaPermalinkResponder

Sugiro que voce gaste seus pesos em outro pesseio ou se quiser reserve o primeiro horario, senao a comida acaba!!!

Betania
BetaniaPermalinkResponder

Dinheiro jogado fora! Custou 2200 pessos e foi uma propaganda enganosa quanto a alimentacao: tabua de frios com pouco itens, acabou a salsicha durante o fondue de queijo e o morango no de chocolate. E no final, a garconete ainda pediu gorjeta!!!
Existe ainda um paradoxo: bebidas a vontade (na teoria), mas na pratica ficam dizendo: cuidado, voce vai dirigir!!!! E assim, economizam nas bebidas tambem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar