Bariloche tem fartura de opções no quesito "passeio com moto de neve pela montanha terminando com fondue caprichado". Além do Noche Nórdica (resenhado aqui), você também pode viver uma noite de adrenalina e tradições suíças no El Refugio Arelauquen.
Logo ao chegar, você é recebido com um coquetel de boas vindas na Club House. Em seguida, os veículos 4x4 te levam com a opção com ou sem emoção, por um trecho da montanha sinuosa.
No meio da trilha estão os instrutores com as motos de neve nos esperando. Essa é a parte mais divertida do passeio: a partir deste ponto você deverá pilotar o snowmobile (moto de neve) por cerca de 20 minutos até o topo da montanha onde fica o refúgio e é servido o jantar -- com direito a uma bela vista dos lagos e da região.
Tente reservar o passeio para o primeiro horário disponível, assim você consegue aproveitar o entardecer no alto da montanha. A paisagem patagônica é linda vista lá de cima
Depois de recuperar o fôlego, a fondue é servida dentro da cabana. As bebidas alcoólicas já estão inclusas, assim como a fondue doce ao final do jantar. As opções são fartas e saborosas.
São oferecidos até quatro horários diferentes de subida na montanha - 18h, 19h, 20h30 e 21h30 - para um grupo pequeno entre 10 e 16 pessoas por horário. O passeio tem duração de três a três horas e meia incluindo: a trilha de 4x4, o trecho de moto de neve e o jantar no refúgio.
O valor para a temporada 2013 é de 1.500 pesos ou 180 dólares (dólar a 8,40) por pessoa, mas pode variar no auge da alta temporada. É preciso reservar direto na central de atendimento do Refugio ou contratar uma agência local.
Para chegar até a entrada de Arelauquen, é necessário tomar um remis. A corrida deve durar aproximadamente 20 minutos, partindo do centro da cidade e custará cerca 130 pesos (preço de 2013). Alguns receptivos oferecem o traslado até o Refugio no pacote, portanto você não precisa se preocupar com o remis, mas vale a pena confirmar esse detalhe na hora de fechar o orçamento.
A idéia do Refugio com relação aos outros passeios semelhantes oferecidos na cidade, é proporcionar uma experiência mais exclusiva: você passa mais tempo dirigindo a moto de neve, os acompanhamentos da fondue são mais generosos e a paisagem dos lagos Nahuel Huapi, Gutiérrez y Moreno aos pés da cordilheira é muito agradável.
Vale a diferença de preço para o Noche Nórdica? Depende do orçamento da viagem, do câmbio maluco e da sua vontade de se aventurar pela neve. É bem divertido, eu garanto
Viagem feita a convite da INPROTUR.
Leia também:
- Bariloche: como é o passeio Noche Nórdica
- 25 hotéis em Bariloche comentados pelos leitores
- Dossiê Neve na América do Sul
- Circuito Chico, a introdução clássica a Bariloche
- Como funciona o Cerro Catedral, a estação de esqui de Bariloche
- Bariloche: teleférico e esquibunda no Cerro Otto
- Piedras Blancas, um dos passeios mais engraçados de Bariloche
- Bariloche: onde alugar roupas para a neve (e quanto custa)
- Primeira viagem a Bariloche: roteiro completo
25 comentários