Viagem à Bélgica: onde ficar

Guia da Bélgica

Bélgica

A Bélgica é uma escala irresistível para quem faz aquelas contas de quantos-países-dá-para-fazer-numa-mesma-viagem à Europa. Basta uma paradinha em Bruxelas ou Bruges, seja num esquema bate-volta desde Paris, seja num pit-stop entre Paris e Amsterdã, e voilà: está acrescentado um país.

Você vai ver que existem maneiras menos The Flash de visitar o país. A Bélgica pode ser diminuta, mas tem muito a oferecer – e não falo só de cerveja, mexilhões, batata frita e chocolate.

Escolha sua base na Bélgica

Como tudo é muito perto, qualquer das cidades principais serve como base para bate-voltas. Veja abaixo os tempos de viagem de trem entre as principais cidades da Bélgica.

  • Bruxelas está a 50 minutos de Ghent
  • Bruxelas está a 1h15 de Bruges
  • Bruxelas está a 50 minutos de Antuérpia
  • Bruxelas está a 1h50 de Colônia (na Alemanha)
  • Bruges está a 25 minutos de Ghent
  • Bruges está a 1h15 de Bruxelas
  • Bruges está a 1h25 de Antuérpia
  • Ghent está a 25 minutos de Bruges
  • Ghent está a 50 minutos de Bruxelas
  • Ghent está a 1h de Antuérpia

Consulte horários e preços das passagens de trem na Bélgica em The Train Line.

Ghent como base

Qual é a melhor cidade base (a mais prática) para explorar a Bélgica? É… Ghent!

Uma cidade quase tão fofa quanto Bruges, só que com mais vida própria (é maiorzinha e tem uma comunidade de estudantes, o que garante noites mais animadas).

Dá para passear nas outras cidades de dia e voltar para aproveitar a noite numa cidadezinha perfeitamente caminhável (e cortada por canais).

  • Bruxelas: 50 min de trem
  • Bruges: 25 min de trem
  • Antuérpia: 1h de trem

Onde ficar em Ghent

Há bons hotéis próximos à estação de trem de Ghent, como o Expo 13 e o Astoria.

No miolo do centro histórico, cacife o charmoso Pillows Grand Hotel Reylof ou economize no bem-localizado Ibis Centrum Opera.

Bruxelas como base

Bruxelas é a melhor base para explorar a Bélgica para quem gosta de um ambiente mais urbano.

  • Bruges: 1h15 de trem
  • Ghent: 50 min de trem
  • Antuérpia: 50 min de trem

Onde ficar em Bruxelas

Em Bruxelas, evite se hospedar no entorno da estação Bruxelles-Midi (ou Brussel-Zuid), onde param os trens de alta velocidade Eurostar e Thalys. Há hotéis bons e novos na vizinhança, mas a região morre à noite.

A sua passagem dá direito a seguir viagem de trem local à estação Central, que fica a três minutos da Grand’Place, a praça mais linda da Europa e o coração turístico de Bruxelas.

Há vários bons hotéis entre a estação e a Grand’Place, como o Pillow Brussels City Centre, o Ibis Brussels Off Grand’Place e o Novotel Brussels Off Grand’Place. Ainda no centro histórico, o estiloso Radisson Collection Grand’Place oferece um contraste moderno bacana.

Querendo se hospedar numa parte menos turística da cidade, considere o eixo da Avenue Louise, que divide a área eminentemente residencial de Ixelles da boemia de St.-Gilles. Por ali, considere o colorido The Scott Hotel Brusels, o divertido Vintage, o aconchegante Neufchatel e o minimalista Ibis Styles Louise (antigo White).

Bruges como base

Bruges é o destino preferido para bate-voltas na Bélgica. Será que vale a pena se hospedar na cidade?

Se você gosta de lugares bucólicos e supertranquilos à noite, Bruges é para você. Para saber um pouco mais sobre a cidade, leia nosso miniguia de Bruges.

Ao escolher seu hotel, leve em conta que a estação fica fora do centro histórico.

  • Bruxelas: 1h15 de trem
  • Ghent: 25 min de trem
  • Antuérpia: 1h25 de trem

Onde ficar em Bruges

Colado à estação existe um Ibis Budget Brugge Centrum Station.

Hotéis com boa relação custo x charme x benefício perto dos canais: Malleberg, Biskajer, Marcel, Boterhuis.

Quer pesquisar mais opções de hospedagem? Veja Bélgica: 50 hotéis em Bruxelas, Bruges e Ghent comentados por leitores

Planejando viagem à Europa?

Como montar sua viagem à Europa

Europa: quantos dias em cada lugar?

Europa: roteiros de 9 dias

Europa: roteiros de 15 dias

Europa: avião, trem ou carro?

Trem na Europa: tudo o que você precisa saber

Como comprar a passagem aérea certa para a Europa

Dinheiro para viagem: euro x cartão pré-pago x cartão de crédito

Como estimar gastos de viagem

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    123 comentários

    Olá, quero uma ajuda para montar um roteiro de 15 dias pela Europa, vou viajar sozinha. Pretendo passar o Natal em Ghant com um casal de amigos brasileiros. E quero fazer um roteiro de trem…se possível visitando Praga com mais tempo dessa vez. Qual o melhor lugar para encerrar esses 15 dias e voltar para o Brasil? Pensei na Espanha, Barcelona. Me ajude com isso por favor?

    Boa noite Boia

    Pretendo fazer uma viagem de 9 dias no chão no fim de novembro para Holanda e Bélgica (queria passar rápido por Paris , mas como já fui 2X mas iria fácil mais umas 10, acabei decidindo tirar Paris e conhecer lugares novos). Minha dúvida é como dividir os dias, quantos dias em cada lugar para ficar redondo.
    Nessa época de frio você acha que vale a pena ?

    Boa noite pessoal, parabéns pelas dicas valiosas. Pretendo seguir a dica e ficar em Ghent, uma dúvida, eu consigo ir de Paris direto para Ghent ou preciso parar em Bruxelas e de lá seguir para Ghent?

      Olá, Cris! Tem que baldear em Bruxelas tanto para Ghent quanto para Bruges.

    Bom dia!
    Estarei na Bélgica com a família por 03 dias (descontados chegada e partida) vale a pena fazer um bate e volta a Amsterdã para conhecer casa de Anne Frank e canal?

      Olá, Cristiane! Amsterdã é bem mais do que isso, mas é factível sim. Apenas trate de comprar a entrada para a casa de Anne Frank com antecedência, os ingressos esgotam rápido.

    Olá, Por gentileza, se você fosse fazer uma viagem de 12 dias e fosse visitar Paris, Bruxelas, Bruges, Ghant e Amsterdã como seria o seu roteiro? Vc iria direto de SP a Amsterdã ou vice-versa e depois para onde vc iria primeiro e quanto as dias ficaria em cada lugar?

    Olá Bóia… pedindo socorro mais uma vez, rsrrs
    Ficarei 4 dias em Bruxelas, pensei em ficar 2 dias em Bruxelas mesmo, 1 dia ir a Bruges e outro a Ghent e depois vou à Paris para finalizar a viagem. As passagens de trem para Bruges e Ghent devo comprar com antecedência (não sei se o preço muda ou se costuma ter disponibilidade)e para Paris? Alguma sugestão de companhia?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito