Soroche, o mal de altitude: será que é tão mau assim? 1

Soroche, o mal de altitude: será que é tão mau assim?

Chá de folhas de coca

Eu estava em frente à esteira do aeroporto de Cusco esperando a minha mala chegar, quando de repente me dei conta: “Que engraçado… estou respirando!”. Não contem para a minha mãe, mas desde que eu soube que iria viajar a Cusco e Machu Picchu eu fiquei bem preocupada quanto ao mal-estar que poderia sentir pela altitude.

Os principais sintomas do mal de altura (soroche, para os peruanos) são falta de ar, tontura, enjôo e dor de cabeça. Pela experiência do meu grupo e pelos relatos que li, eu concluí duas coisas:

1) sentir-se mal é quase inevitável;

2) com alguns cuidados, você consegue não se sentir tão mal assim.

Minha idéia do soroche era já sair da porta do avião ofegando e me escorando pelas paredes (ok, exagerei um pouco aí). Na verdade, os efeitos são menos drásticos e vêm mais despacito — devagar o suficiente para você conseguir atravessar o estacionamento do aeroporto e caminhar até as vendinhas do outro lado numa boa. Ali você encontra balinhas de coca para comprar (peça por caramelos de coca).

Vendinha no aeroporto de Cusco

As balas de coca com mel são gostosinhas e prometem ajudar na oxigenação do sangue.

Desse momento em diante, vá com calma. Chegou no hotel em Cusco, fez o check-in, subiu com as malas e está se sentindo ótimo? Maravilha, mas resista à tentação de já partir para um rolê pelos pontos turísticos da cidade. Vá até a esquina, tome um café, veja o movimento, e espere para turistar no dia seguinte.

Dar um tempo para o seu corpo se acostumar com a altitude é a melhor forma de amenizar o soroche.

O que é o soroche

O soroche é o mal-estar que pessoas que moram em cidades mais próximas ao nível do mar sentem em altitudes elevadas. Quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar – e pior nos sentimos. Nossa respiração fica mais rápida e os batimentos cardíacos aumentam enquanto o nosso corpo tenta se habituar às novas condições de clima.

Machu Picchu está a 2400 metros acima do nível do mar. Cusco, 3400 metros acima.

Cusco

Como amenizar os sintomas

O combate ao mal de altitude começa na definição do roteiro: programe uma passagem sem correria pelas cidades mais altas, reservando o primeiro dia para se aclimatar.

Mascar folhas de coca é uma tradição andina que alivia o mal-estar. As folhas também podem ser usadas para fazer chá; fica bem gostoso. São estimulantes, então melhor não tomar tarde da noite.

Na alimentação, a dica é evitar bebidas alcoólicas, tomar bastante água e comer comidas leves. O chá de muña é digestivo e ajuda a melhorar os enjôos.

Outdoor das Sorojchi Pills

As Sorojchi Pills são no Peru o remédio mais popular para o combate ao mal de altura (bem, pelo menos entre os turistas). A composição é ácido acetilsalicílico, cafeína e salófeno. O que é salófeno o Google não me ajudou a descobrir, mas os demais componentes você pode encontrar em outros remédios no Brasil mesmo. Comprar as Sorojchi Pills não é indispensável, não.

Os hotéis mais bambambãs de Cusco (como o Belmond Hotel Monasterio, o JW Marriott, o Casa Cartagena ou o hotel onde nós ficamos, o Aranwa) dispõem de tubulações especiais que liberam mais oxigênio nos quartos, ou então de máscaras de oxigênio que são emprestadas ou alugadas aos hóspedes.

O que sentimos

No meu grupo de viagem havia pessoas de idades variadas, condições físicas variadas e experimentamos o soroche de diferentes formas. Alguns se sentiram bastante nauseados, outros apenas sentiram a respiração um pouco mais difícil. Interessante notar que a pessoa mais fora de forma não foi quem se sentiu pior, e a pessoa mais velha não teve sintomas mais fortes do que os outros.

Comigo o mal-estar bateu ao chegar no hotel. Me senti zonza, mas durante o check-in tomei um chá e melhorei. Já era noite, e depois do jantar (no próprio hotel) dei só um pulinho na Plaza de Armas (que era bem perto) e voltei para dormir. Acordei no dia seguinte com uma dor de cabeça horrorosa, mas passou com uma CafiAspirina, que levei de casa, e com uma xícara de chá de coca. Durante os passeios da manhã, comi uma ou duas balinhas de coca quando senti a respiração um pouco mais curta, mas nada que pudesse chamar de ofegante.

Bala de coca

Você já viajou para grandes altitudes? Como fez para combater o mal-estar? Conte pra gente!

Mariana viajou a convite da TAM.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Cusco no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Mondial Assistance

Alugue carro em Cusco na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Cusco com a Viator

142 comentários

Não sofri com o soroche nem no Deserto do Atacama (incluindo os passeios a mais de 5mil metros) e nem em Cusco, mas:
a) manerei no dia da chegada (em Cusco, mesmo chegando cedo, só saí para comer, não andei nem 4 quadras além do hotel), fiz tudo com lentidão e esperei o tempo passar;
b) troquei o café por chá de folhas de coca (e cheguei a mascar as folhas, mas não achei de grande valia);
c) passei os primeiros 2 dias sem comer carne;
d) tomei muita água e evitei álcool;
e) quando a cabeça parecia que ia começar a doer: aspirina (tendo em mente que isso pode causar uma complicação em caso de corte/hemorragia – por isso é bom que qualquer medicamento só seja tomado se houver indicação/acompanhamento médico).

Ao Peru eu fui sozinha, mas no Atacama minha mãe e meu marido também não sofrera muito (algumas aspirinas resolveram um mini desconforto). Já meu pai sofreu demais com a altitude. Mesmo não tendo problemas de saúde, ele teve todo o mal estar: cansaço excessivo, dificuldades para respirar, dor de cabeça, enjoo. Das recomendações que eu tinha e passei a ele, ele só mascou folha de coca. No mais, não aumentou a ingestão de água, mas insistiu em beber vinho (pois estávamos no Chile, oras bolas) e comer carne.

Pela experiência, vejo que com cuidados dá para diminuir a chance de o mal-estar te pegar, mas quem não se cuida pode ficar tão mal que seja necessário oxigênio. Na dúvida, até o corpo se acostumar o melhor é seguir as recomendações de pegar leve no esforço e na comida, ingerindo muito líquido.

Gente, e o atacama?
Vou pra lá ano que vem e estou com um pouco de medo desses efeitos de altitude.
Alguém com experiencia por lá?

fomos para cusco e machu picchu em outubro do ano passado, e também fiquei assustada com o que lia sobre o soroche!
tomei suco de clorofila durante 14 dias antes da viagem, por indicação do hoemopata, e acho que ajudou 😉
logo que descemos do avião, pensei, ó estamos respirando!
chegamos no hotel por volta de 13h, tomamos chá de coca, dormimos um pouco, e saimos no finalzinho da noite. a única coisa que sentimos nos primeiros 2 dias foi um cansaço ao andar 2 quarteirões! rsrsrs.
ficamos um pouco ofegantes!!
mas é só ir devagar e respeitando o seu corpo, tomando chá de coca e curtindo essa trip tão linda! 😉

A Bóia adverte: antes de tomar qualquer remédio, consulte o seu médico! :mrgreen:

    Bóia, sempre devemos consultar o médico! Meu Oftalmologista é peruano de Cuzco. vive no Brasil há uns 30 anos mas ainda tem pais em Cuzco. Vai todo ano para lá e usa Diamox. Me recomendou usar quando eu viajar para lá.

O segredo, além de folhas de coca e evitar alimentações indigestas e álcool, é tomar diariamente um remédio chamado Diamox (na realidade usado no Brasil para o glaucoma), ele é até indicado naquele importante órgão internacional de montanhismo. Tomamos quando fomos para Cusco e foi tudo bem.
Bjos.

Amigos,
A questão de altitude é muito particular. No meu caso o que senti foi causado por desidratação, como a pressão é mais baixa perde-se muito líquido. Então, beber muita água.
Antes que esqueça, “salófeno” é o AAS (aspirina), é que um dos sintomas é dor-de-cabeça.
Vão sem medo, a maior parte é puro “papo”.

Eu estive em Cusco duas veze com dez anos de espaço entre as mesmas e o sintomas foram os mesmos,,alem dos descritos no artigo tive tambem
diarreia , falta de apetite e o pior perda do sono ,talvez causado pelo cha de coca ,foram trez dias horriveis ,a minha esposa não sentiu nada.
Passamos em outras cidades de altitude, mas um pouco mais baixas como Cuenca ,Quito e BOGOTA ,,e não senti os problemas somente um pouco de falta de ar e baixa resistencia para caminhadas.
Prometi não voltar a CUSCO.

estive la em agosto 2013. passei bem mal. mas nada que umas cafiaspirinas levadas daqui, sim por que a tal soroche pills ao contrario de muita coisa no peru, É BEM CARA, SIM. metem a faca, nao resolvam.
resumo da minha experiencia com o soroche:

dores de cabeça, sangramento nasal, indisposição e cansaço evidente.
para isso leve CAFIASPIRINA daqui, bem mais barato e muito eficiente, e compre um saquinho de folhas de coca, em todo canta há, masque a tal coca à vontade. alem de muito cha dessa folha.
foi o que me salvou..
abraços a todos…. ultreia.

Quando fomos para o Vale del Colca, o Fred mascou muita folha de coca e se sentiu super bem nas primeiras horas. Eu pulei essa etapa e cheguei em um dos mirantes (4 mil e alguma coisa de altitude)sentindo muita dor de cabeça. Repouso, comida leve e um remédio para dor de cabeça foram os cuidados básicos para levantar super bem na manhã seguinte 😉

Estou fora dessa. Ja evito labirintite. Eu gosto de viajar e ter prazer e não este tipo de desconforto. Continuo com a minha querida Europa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito