Vai pra Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes!

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Aguas Calientes

Aguas Calientes

O povoado de Aguas Calientes é a última parada antes de se prosseguir, montanha acima, a Machu Picchu. Lá fica a estação que recebe os trens e os muitos turistas vindos de Poroy, Urubamba e Ollantaytambo. Margeada pelo rio Urubamba e rodeada pelos Andes, Aguas Calientes muitas vezes é dada como sem-gracinha, especialmente por quem já chega de alguns dias de Cusco. Posso discordar?

Também conhecida por Machu Picchu Pueblo, Aguas Calientes tem sim o seu charme. É uma cidadezinha humilde, com vielas cheias de pequenos restaurantes, lojas, albergues e pousadinhas, onde se vê um vai-e-vem e um entra-e-sai de gente do mundo inteiro.

Aguas Calientes

Aguas Calientes

Oquei, os preços são para turista. Mas relevemos: o lugar é tão remoto que o único acesso para lá é em trilhos, e a cidade se sustenta do turismo, mesmo.

Além do mais, o cenário é lindo, lindo.

Rio Urubambaaguas-calientes-v-1Rio Urubamba

Mas não é pela natureza e nem pelo charme pitoresco do povoado que você deve passar mais tempo em Aguas Calientes. Pernoitar pelo menos um dia por ali é a melhor estratégia para visitar Machu Picchu.

Machu Picchu

Machu Picchu

Todos os dias, Machu Picchu recebe milhares de visitantes. A maioria deles vai conhecer o parque em esquema de bate-volta, vindo de Cusco e voltando para lá no mesmo dia. Esse é o modo mais barato e mais rápido de ir a Machu Picchu, mas também o menos proveitoso.

Trem na estação de Aguas Calientes

Trem em Aguas Calientes

Podendo investir uma graninha a mais, durma em Aguas Calientes. Ficar ali na noite anterior ao passeio significa poder visitar Machu Picchu mais descansado, e ter a chance de chegar ao parque antes da massa de gente que vem de Cusco.

(Para isso, pegue o ônibus que sai do povoado até as 7h30, para poder entrar no parque até as 8h. Quanto mais cedo, melhor – os ônibus começam a circular entre 5h e 5h30.)

Sumaq Machu Picchu Hotel

Sumaq Machu Picchu Hotel

Viajamos a Machu Picchu a convite do Sumaq Machu Picchu Hotel, um dos mais bacanões da região. Nas avaliações do Booking, o Sumaq está hoje alguns décimos abaixo do Inkaterra Machu Picchu Pueblo, mas outros décimos acima do Belmond Sanctuary Lodge – ou seja, um hotel familiar bastante bem cotado entre os dois maiores hotéis “de grife” dali.

O Sumaq fica na parte mais baixa da Avenida Hermanos Ayar, que bordeja o rio Urubamba.

Rio Urubamba

Rio Urubamba

Quem escolhe ficar nas junior suites ou nas Sumaq suites tem o privilégio da vista e da trilha sonora. Que delícia o som que esse rio faz.

Sumaq, junior suite

Junior suite

O hotel está em remodelação. O lobby já revela o que será o Sumaq em um ano. A decoração, que hoje é rústica e um pouco datada, vai dar lugar a um estilo, digamos, andino-chic:

Hotel SumaqSumaq Hotel

Antes | Depois

Mesmo agora, é um hotel muito confortável.

O forte do Sumaq está na cozinha. A equipe é toda dos arredores de Machu Picchu, bem como muitos dos ingredientes.

O hotel funciona em regime de meia-pensão, com almoços ou jantares a la carte.

Pachamanca no Hotel Sumaq

Pachamanca

Pratos locais como a pachamanca e o ceviche ganham novas versões e são cuidadosamente apresentados.

Batata

Batata

À mesa e nas demonstrações de culinária, somos apresentados a ingredientes nativos como as batatas de muitas cores e formatos, os grãos gigantescos de choclo, o frescor do huacatay.

Barman Freddy e um chilcano

Barman Freddy e um chilcano

Do bar saem sucos coloridíssimos de boas-vindas e, além do pisco sour, os levinhos chilcanos – uma resposta peruana ao mojito.

Sumaq Machu Picchu Hotel

Sumaq Machu Picchu Hotel

Sumaq Machu Picchu Hotel

Jantar

Nossas refeições ali foram tão boas quanto aquelas que fizemos em Lima e em Cusco.

Aula de cevichePago a la tierraCasamento andino

Aula de ceviche | Pago a la tierra | Casamento andino

O hotel celebra outras tradições andinas, além da culinária. Os hóspedes podem fazer aulas do idioma quechua, participar de uma cerimônia de oferenda à Pacha Mama (a Mãe Terra), ou ter um casamento celebrado por um verdadeiro xamã. No spa, são oferecidas massagens com pedras andinas, além de outros tratamentos.

É um hotel de localização extraordinária, integrado à comunidade e com um atendimento muito carinhoso. Não foi difícil se sentir parte dali, também.

Sumaq Machu Picchu Hotel

Mariana viajou a convite da TAM Linhas Aéreas e do Sumaq Machu Picchu Hotel.

Leia mais:

68 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Silvio Carlos Cury
Silvio Carlos CuryPermalink

Caso voltasse para visitar Machu Picchu, pernoitaria em Aguas Calientes devido a dois motivos: ver o nascer do sol desde Machu Pichu e ser um dos primiros a entrar no parque.
Dormimos em Ollantaytambo e às 06h00min pegamos o trem para Machu Pichu. Entre viagem, ônibus, comppra de ingresso, entramos no parque às 09h00min. Já tinha muita gente.

Claudio
ClaudioPermalink

Chegar cedo lá em cima no parque é a melhor maneira de evitar a Disnaylandia Inca que se forma na entrada.

Melo
MeloPermalink

E o banho nas águas quentes? É convidativo? Vale a pena?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Melo! É um complexo bem modesto. Não é uma atração imperdível, não. Só se você quiser um passatempo smile

Meilin
MeilinPermalink

Melo,
Quando eu fui a Machu Picchu, no fim do dia, depois do passeio fui tomar um banho na tal piscina de águas calientes, e foi sensacional. Deu pra recuperar da quebradeira daquele dia.

O ruim é que ninguém queria sair da piscina, e o salva vidas começou a escoar a água, e às 10:00 da noite estávamos todos agachados tentando manter o corpo debaixo d'água. Imagine a temperatura do lado de fora.

Cristina
CristinaPermalink

Quando fui em 2012, no meu pacote havia incluído um city tour que nos pegou em Cuzco às 2hs da manhã, nos colocou no trem em Ollantaytambo e de 9 às 12hs tivemos um guia. Estávamos tão cansados que almoçamos e fomos descansar no hotel, já que voltaríamos no dia seguinte, para subir Waynapicchu. Pernoitamos 2 noites em AC e concordo plenamente com você Mariana.

Vale muito a pena, seja para acordar descansado - no dia seguinte tiramos fotos lindas por que nossa subida era só as 10hs mas pegamos o onibus cedo e tiramos fotos incríveis com 20 pessoas no parque - seja para se recuperar da subida a Wayna - na volta ainda encontramos nessa ruazinha uma massagem relaxante que para o nosso corpo balzaquiano quase quarentão a época foi melhor que qualquer banho.

Mirella (@mikix10)
Mirella (@mikix10)Permalink

Boa dica ... guardando pra quando o Peru sair do mundo dos sonhos e virar realidade.
bjos

Murilo
MuriloPermalink

Recomendo dormir em AC, principalmente para poder assistir ao sol nascendo em MP - simplesmente mágico!
Posso fazer um acréscimo? O trem não é a única maneira de se chegar à cidade. Também se pode ir caminhando até lá, fazendo trekking, no melhor estilo mochileiro aventureiro!

paula
paulaPermalink

Eu to planejando essa viagem e ontem mesmo li num blog a opcao de ir para aguas calientes depois da excursao ao vale sagrado, que termina em ollataytambo. Se recomenda essa opcao? E ficando em aguas calientes da tempo de subir o wayna picchu no horario das 7 da manha??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Sim, você pode comunicar à excursão que vai ficar por Ollantaytambo. De lá, pegue o trem para Aguas Calientes, pernoite e vá para Machu Picchu cedinho pela manhã. Dá para subir Huayna Picchu nesse horário, sim. Os ônibus começam a circular por volta de 5h, 5h30.

Beth
BethPermalink

Eu dormi 2 noites em AC, porque é a melhor opção p chegar cedo em Machu Picchu, mas a cidade é mto feia, os hotéis caros e ruins e o checkout é às 10 da manhã. Não dá nenhuma vontade de ficar, é apenas um lugar p passar, os banhos parecem bem pobrinhos...

Rachid
RachidPermalink

Depois de Machu Picchu, uma boa opção é ficar uma noite em Ollantaytambo. Lá é a penultima estação antes de Machu Picchu. Ollanta tem ruínas muito interessantes tbm e a cidadezinha é bem gostosa. |de lá saem taxis e vans pra Cusco a toda hora. No caminho os taxis geralmente param em Moray, Salinas e Chinchero, todas no caminho de Cusco.

elienai maximo
elienai maximoPermalink

ola, estarei no Peru - Lima e Cusco -de 20 a 28 de junho. Algun brasileiro (a) se hospedando em Casa Andina Private Collection Miraflores e Hotel Costa del Sol Ramada Cusco? Só pra fazer companhia, já paguei tudo.

Marta Lebron Cabrera
Marta Lebron CabreraPermalink

Quando fomos a Machu Picchu tinhamos uma grande expectativa em relação ao sitio arqueológico, mas poucas noticias sobre Aguas Calientes.
Foi uma grata surpresa!
Pernoitar lá faz toda a diferença...
Gostamos muito do restaurante Indio Feliz, charmoso, decoração e cardápio muito bons e ainda com pessoas do mundo todo, inclusive o dono frances.
Também recomendamos o café Boulangerie de Paris, muito agradavel. Para um café com especialidades francesas croissants, madeleines, etc.
Imperdível a massagem inca com pedras quentes, super relaxante após a difícil subida a Machu Picchu.
Valeu demais!

Everson
EversonPermalink

Pechinchar é o que sugiro! Em Aguas Calientes um copo de suco pode custar 15 soles e a taxa de serviço pode chegar a 30%. Então antes de entrar em um restaurante pergunte quanto e se eles cobram taxa de serviço.

Sara Augusto
Sara AugustoPermalink

Olá! Se eu quiser uma opção mais barata para ficar em Águas Calientes, vocês recomendam alguma (hostel, albergues...)?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sara! Você pode pesquisar por opções mais econômicas no Booking.

Viagens Machu Picchu
Viagens Machu PicchuPermalink

Passar uma noite em Águas Calientes é recomendável para que deseja acordar cedo e subir para Machu Picchu e visualizar a saída do sol e alem de fazer um guiado bem mais tranquilo e com uma temperatura bem mais agradável e logo após do passeio fazer um pouco de meditação e sentir toda a energia da natureza andina.
Se precisar de mais dicas para visitar o país das maravilhas podem visitar o seguinte site: http://www.viagensmachupicchu.com.br/dicas-e-recomendacoes-para-viajar-a-machupicchu-e-peru.html

Jessé Borges
Jessé BorgesPermalink

Vale muito a pena passar a noite em águas Calientes.
O nascer do Sol em Machu Picchu é maravilhoso, mas para isso é legal pegar os primeiros ônibus.
Outro ponto positivo de se chegar cedo em MP: para os 100 ou 200 primeiros a entrar no parque , é possível subir até Wana Picchu, a vista é fantástica, mas precisa de fôlego pois a caminhada é de 2 a 3 hrs.
Passamos a manhã toda no parque, evitamos o alto movimento de turistas e almoçamos em Águas Calientes.

Fabiola
FabiolaPermalink

Como geralmente o checkout nos hotéis acontece por volta das 12hrs, o que podemos fazer com as malas caso não dê tempo de retornar de MP para Aguas Calientes à tempo do checkout? Há guarda volumes na estação? Ou há possibilidade de deixar as malas em Cusco e levar apenas uma mochila para pernoite em Aguas Calientes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiola! Você não será a primeira a se ver na sua situação. Seu hotel já terá a solução pronta para o seu caso, explique-se no check-in.

Natalie Soares
Natalie SoaresPermalink

Eu deixei minha mala no hotel em Cusco e segui para Águas Calientes só com uma mochila wink

Trilha Inca e Salkantay

Preciso treinar e aclimatar-me antes de fazer as trilhas?
Na verdade, qualquer pessoa com uma condição física moderada será capaz de fazer a trilha Inca e Salkantay. Mas ainda assim, a caminhada é difícil e desafiadora, por isso é melhor se você compreende bem seu corpo e seus limites e sabe o quanto pode caminhar, se longas distâncias e por muitas horas por dia (por exemplo até 8 horas). Por exemplo a trilha Inca o segundo trecho é o mais cansativo e na trilha Salkantay igualmente o segundo dia é o mais ingrime e porem cansativo.
O segundo dia na trilha inca é o mais difícil. Este dia é composto por três fases de subida íngreme que levará você de 2.950m (9.678 pés) para 4.215m (13.828 pés) - o ponto mais alto da trilha, Warmiwañusca – e então em um único declive você chega até 3.350 m (10.990 ft). É aconselhável ter um apoio – como um bastão - para auxiliar você no escalada no, especialmente se você tem algum tipo de problema no joelho.http://www.viagensmachupicchu.com.br/blog/como-fazer-trilha-inca-e-salkantay-para-cidadela-de-machu-picchu

Roberta Queiroz
Roberta QueirozPermalink

Olá! Estarei indo para Peru no mês de Outubro. Se alguém estiver indo neste mês, adoraria fazer novas amizades

Adrielle Myleine
Adrielle MyleinePermalink

Estarei em Cusco no dia 12 de Outubro.

Daniel Magalhães
Daniel MagalhãesPermalink

Olá, vou para Machu Pichu sozinho, de carro. Sei que tenho q passar na ANVISA para tomar a vacina de febre amarela e na Polícia Federal para pegar a declaração de saída do páis em Assis Brasil/Ac.
Queria a ajuda de vocês. Como vou de carro, não tem como eu comprar os ingressos lá na hora? E em relação a hospedagem, consigo reservar um quarto para mim assim q chegar lá? Ou tem q ser com antecedência? Os Hotéis, pousadas, possuem estacionamento? É melhor fazer o câmbio do Real para o Dólar para entrar no Peru? Tudo tenho q comprar antecipado? Ou posso chegar lá na hora que consigo as coisas?
Também estava querendo ir no Lago Titicaca. Sabem-me dizer quanto tempo fica de carro de Aguas calientes até o lago titicaca?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Se deixar para comprar na hora pode não encontrar mais ingressos para o parque.

Ademir J. Gomes
Ademir J. GomesPermalink

Daniel Magalhães
me envia um e-mail

yur
yurPermalink

Daniel,
as pousadas hoteis ouhotel geralmente nao tem estacionamento
e melhor levar dolares, porque vc tem a condiçao de pegar mais alto o cambio, mas troca tudo ex uma nota de 100 troca tudo nao receber em trocao de dolares mts veces va te dar falsos
De aguas Calientes nao tem carro direto ate cusco ou Ollantaytambo q e a cidade mais proxima de AC
dE Ollantaytambo ate cusco e aproximadamnete 2.30
e de cusco ate Puno sao 8 a 9 horas e ate o lago titicaca + uma hora,
para reservas chega o bookin
abrazo yur

Cristaine
CristainePermalink

Ola, estou indo com uma amiga dia 27/2/15 . Aguem indo nesta data?

Aline
AlinePermalink

Olá, além de chegar mais cedo as ruínas devido a localização, os hóspedes do Belmond Sanctuary Lodge tem alguma outra vantagem no acesso a Machu Picchu?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! O acesso não é 24 horas, mas dá para chegar antes e sair depois dos outros turistas.

Aline
AlinePermalink

Se eu me hospedar no Sanctuary Lodge e chegar bem cedo nas ruinas, ficar a manhã toda e sair para almoçar no hotel, depois posso voltar as ruinas ou tenho que pagar ingresso de novo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! O almoço é no buffet do Tinkuy, que pertence ao hotel, é aberto ao público e fica junto ao portão de acesso às ruínas.

http://www.belmond.com/sanctuary-lodge-machu-picchu/tinkuy

Aline
AlinePermalink

Sim,mas vc sabe se caso eu saia das ruínas para almoçar no Tinkuy eu posso voltar para as ruínas sem pagar novo ingresso? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Não precisa. Se precisasse eu avisava.

Miguel Angelo Ribeiro
Miguel Angelo RibeiroPermalink

Olá, Aline.
Tem alguma piscina de águas termais nos hotéis? ou em lugar público?

Pat Alves
Pat AlvesPermalink

Daniel,

Melhor comprar a entrada com antecedência pela internet, se quiser subir a Huayna Picchu a antecedência terá até que ser maior, visto que os ingressos são limitados.

Tacio
TacioPermalink

Oi

Estou indo no dia 16/09/15 pois Setembro é um ótimo período para não pegar chuva e aproveitar melhor o passeio, vou para Lima e fico por 02 dias pego voou pela Peru star e vou para Cusco, tem de saber comprar as passagens pois o voou interno tem vista panorâmica para o M.P. então compre antecipado sua janelinha.... ficarei 03 dias em Cusco depois vou de dia para águas calientes onde irei pousar e subir as 05:00 hs quero chegar cedo e ver o nascer do sol, o hotel oferece café das 04:00hs da manhã e guarda as malas... está hora já tem vans circulando, após passar o dia voltarei para um banho termal e pego o trem a cusco, onde fico mais um dia, depois volto para Lima e fico mais um dia e depois retorno ao BR, em Lima vi muita opção de hospedagem em Mira flores pois é linda porém o pitei por ficar em Barranco que é muito charmoso o bairro, as melhores opção para não se pagar muito são hostel, tem uma variedade muito grande e excelentes preços, só me preocupa com a cotação da moeda hoje dia (11/03/15 ) estava mais cara que o real. http://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/novo-sol-peru/

Cristiane
CristianePermalink

Olá. Estou indo para Machu Picchu em 04/2015. Já tenho os ingressos para o parque. Gostaria de saber até que horas consigo comprar o ingresso do ônibus de águas Calientes até Machu Picchu? Pois irei chegar umas 19:00 hs em Águas Calientes e gostaria de antecipar a compra. Será que alguém pode me ajudar? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! A bilheteria funciona até 21h30. As passagens não têm hora marcada. Comprar na véspera evita ter que entrar na fila da bilheteria na manhã da viagem. O primero ônibus sai às 5h30 e os outros vão saindo à medida em que lotam.

http://machu-picchu-entrance-tickets.com/how-to-buy-shuttle-bus-tickets-for-machu-picchu/

Marta Campos
Marta CamposPermalink

Ola, pessoal, obrigada por partilharem duas experiências! Na missão " dormir em águas calientes" , deixamos a bagagem no hotel em Cusco? Já é habitual na região os hotéis fazerem isso?
Outra dúvida! Precisamos comprar as passagens de trem com antecedência? ( para aguas calientes e de volta Iara Cusco)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marta Campos! Compre a passagem com antecedência.

Sim, os hotéis em Cusco estão acostumados a guardar a bagagem dos hóspedes.

Nara
NaraPermalink

Olá, reservei um hotel em aguas calientes pelo booking, mas notei que a maioria dos hoteis tinha a observação abaixo:

"Based on local tax laws, Peruvian citizens (and foreigners staying more than 59 days in Peru) must pay an additional fee of 18% .To be exempt from this 18% additional fee (IGV), a copy of the immigration card and passport must be presented.
Please note both documents are required for fee exemption. Guests who are not able to present both documents will be required to pay the fee.
Foreign business travelers who require a printed invoice, will also be charged the additional 18% regardless of the length of their stay in Peru. This fee is not automatically calculated in the total costs for the reservation."

Alguém teve essa experiência, preciso mesmo levar cópia de documentos? e, consigo a isenção dessa taxa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nara! No seu passaporte constará a data de entrada no Peru. Se você viajar com carteira de identidade, é só apresentar o cartão de entrada.

Carla
CarlaPermalink

Amigos,

Estarei 1 semana em cusco em setembro. Gostaria de passar 1 dia em aguas calientes dormi e subi p/ machu. Vale a pena? O que vcs me aconselham?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! É possível fazer por conta própria, sim:

http://www.louisianatravel.com/articles/river-road-plantations

ana alice freire
ana alice freirePermalink

Oi, tudo bem ? reservei um hostel em aguas calientes e queria saber o que eu vou fazer com a minha mochila quando tiver em machu picchu...pq o check out é as 10 hrs da manha.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Alice! Seu hostel guardará até você voltar. Se a mochila for pequena, você pode levar a Machu Picchu e usar o guarda-volumes do parque.

vilmar
vilmarPermalink

Ola Pessoal,

O site oficial do Peru ( Ingresso Machu Picchu + Huayna Picchu ) nao esta aceitando o cartao visa internacional para pagamento, alguem ja passou por isso tambem? Dai fica dificil fazer o pagamento para quem mora no interior do Brasil. Se puderem me ajudar agradeco.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vilmar! O site aceita cartões Visa integrados ao sistema Verified by Visa. Os cartões de vários bancos estão neste sistema. Tente com um cartão do Itaú.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Vilmar, vira e mexe o site oficial dá uns probleminhas mesmo, tente de novo amanhã. Como a Bóia já disse, são aceitos cartões Visa que tem o sistema Verified by Visa usado pela maioria dos bancos.
Caso não funcione, você pode comprar os ingressos, pagando mais caro, pelo site http://www.ticket-machupicchu.com/ Dica de um leitor daqui mesmo do VnV.

Giulia
GiuliaPermalink

Olá,

Estou com uma dúvida, se eu dormir em aguas calientes no dia anterior a visita a Machu Picchu, acordar cedo para ir ao parque,vocês recomendam dormir a noite da visita também em AC ou dá pra voltar para cusco depois da visita direto(onibus-checkout-trem)?

obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giulia! Dos dois jeitos dá certo. Se você dormir em AC, vai poder ficar no parque até mais tarde e vai fazer uma visita mais tranqüila. Mas se estiver apertada de tempo, volte no mesmo dia.

Andre Luiz
Andre LuizPermalink

Amigos já fui a MP em 2011 atraves da inesquecivel Trilha Salkantay, e voltarei agora atraves do Trem e tenho uma duvida. Terei um dia livre em Aguas Calientes e aquele banho com aguas termais ainda existe????
Tb terei um dia em Cuzco livre, o q se pode fazer lá sem ser os passeios convencionais???
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Os banhos termais continuam funcionando. Tem certeza de que já visitou todas as igrejas, museus e o mercado San Pedro de Cusco? Passear pela cidade já é um grande programa, é uma cidade fotogênica e quando estamos fazendo tours organizados muita coisa nos escapa.

Amanda Dessupoio
Amanda DessupoioPermalink

Olá. Estou planejando minha viagem a Machu Picchu, mas estou com uma dúvida. Se eu pernoitar em Aguas Calientes e voltar pra Cusco, vou pagar diária nas duas cidades? Pois gostaria de deixar minhas malas em Cusco para fazer outros passeios nos dias seguintes. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Seu hotel em Cusco guardará gratuitamente sua mala enquanto você estiver em Aguas Calientes. Não é preciso pagar uma diária de hotel para isso.

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalink

Amanda, como disse a Boia, é corriqueiro quem está hospedado em Cusco deixar as malas guardadas no hotel para ir a Água Calientes e Machu Picchu. Fiz isso em 2014. O hotel - Novotel Cusco - tinha uma estrutura até meio grandinha pra essa finalidade.
Agora, não deixe de dormir em Águas Calientes para visitar Machu Picchu, madrugue e tome algum dos primeiros ônibus que sobem a montanha. Ver o sol nascendo por lá é mágico, além disso os trens que vêm de Cusco ainda não chegaram e a cidade está bem mais vazia.

geysy lopes
geysy lopesPermalink

Olá, é melhor dormir em ollanta ou em água caliente? Qual das duas cidades oferece melhores Atrativos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Geysy! O ideal é dormir nas duas. Ollanta merece um pernoite para visitar o seu sítio arqueológico de dia; e a cidade é uma gracinha. Aguas Calientes não é bonita, mas dormindo lá você consegue chegar no parque cedinho, ao amanhecer, no momento mais mágico.

LEANDRO LOPES
LEANDRO LOPESPermalink

Bom dia!
O padrão de volta de Machhu x Cusco é PeruRail?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! A PeruRail tem mais horários até Poroy, perto de Cusco. A IncaRail tem mais horários apenas até Ollantaytambo, mas chega também a Poroy.

Eric de Oliveira
Eric de OliveiraPermalink

Gostei muito do povoado de Aguascalientes fiquei três dias no final de janeiro 2016. Comprei meu ingresso no centro cultural de Aguascalientes no mesmo dia que subi. Fui e voltei caminhando para Machu Pichu, na volta aconteceu uma coisa curiosa, quase chegando no centro de Aguascalientes em frente aqueles hotéis grandes, vi muita gente moradores olhando para o outro lado do rio para a mata, alguns ficavam acenando para o mato e eu não via nada, vi apenas o mato se mexendo, e perguntei o que eles estavam vendo, um morador me respondeu "un oso" e eu me perguntei o que é isso OSO, ai descobri que eles estavam vendo um urso andino, pena que eu nao consegui ver, vi apenas o mato se mexendo.

Maristela Maciel
Maristela MacielPermalink

Olá!
Se entendi bem, se eu estiver em Cusco é melhor pegar um voo para Ollanta e depois um trem pra Águas Calientes, dormir lá e pegar Van por volta da 07h para Machu Picchu é isso. Na volta do passeio aproveito pra conhecer Machu Picchu é isso? Águas Calientes seria uma cidade? E Ollanta, devo chegar mais cedo para conhecer e depois ir para Águas Calientes? Que horas devo sair de Cusco para Ollanto. Por favor me esclarece essa dúvidas. Obrigada

Raphael Sanchez
Raphael SanchezPermalink

Quera saber qual meio mais em conta para voltar de aguas calientes, estava vendo de pegar o trem até ollantaytambo , e depois pegar uma van até Cusco, porém não se sobre o esquema de saída de vans de ollantaytambo , você saberia me informar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael!

Este post, mais recente, traz toda a logística atualizada:
https://www.viajenaviagem.com/2016/04/machu-picchu-e-cusco