Como despachar sua mala de uma estação de trem na Suíça direto para o Brasil

Natalie Soares
por Natalie Soares

Fly-Rail-Bagage Suíça

Sinalização no aeroporto de Zurique

Se você puder despachar a sua mala na véspera do seu vôo de volta da Suíça, pode aproveitar o serviço das ferrovias suíças que permite que você vá para o aeroporto somente com a sua mala de mão, saindo de qualquer ponto da Suíça.

Fly-Rail-Bagage Suíça

Trem chegando no aeroporto de Zurique

O serviço já foi mais abrangente. Mas atualmente, funciona assim:

Se você voa Swiss ou Edelweiss

Despache a sua bagagem na estação de trem da cidade onde você estiver até as 19h da véspera do seu vôo. A sua mala vai direto para o destino final; você retira na chegada. Custa CHF 22 por peça despachada.

É preciso que o vôo seja operado pela Swiss ou pela Edelweiss. Vôos em código compartilhado (code share) são considerados vôos de outras cias. para fins de despacho de bagagem.

Se você não viaja Swiss ou Edelweiss

Você pode despachar a bagagem na estação de trem da cidade onde você estiver até as 19h da véspera do seu vôo. Você retira sua bagagem no aeroporto de Zurique ou Genebra e então faz o despacho de bagagens no balcão da sua cia. aérea. Também custa CHF 22 por peça.

Express Flight Luggage: despacho no mesmo dia do vôo

Se você quiser usar esse serviço no próprio dia do vôo, vai precisar pagar mais CHF 30 (total, CHF 52 por peça de bagagem). O horário-limite do despacho de bagagem em cada estação está aqui.

Agradecemos à leitora Nati S. pela dica da mudança do serviço!

Fly-Rail-Bagage Suíça

Tag identificando o Fly-Rail-Bagage no check-in da Swiss em GRU

Eu utilizei esse esquema no trajeto Basiléia – São Paulo, ainda quando não era necessário despachar de véspera. Dentro da estação central, o balcão para despachar bagagem ficava no subsolo ao lado dos armários e tinha a fachada bem sinalizada. Caso você não consiga encontrá-lo, basta perguntar no quiosque de venda de passagens ou para algum funcionário da estação.

Fly-Rail-Bagage Suíça

Balcão de check-in das malas na estação da Basiléia

Para despachar a mala, a atendente providenciou o check-in do meu voo para o Brasil, já imprimiu o bilhete e etiquetou a bagagem para o destino final. É preciso apresentar o passaporte, o comprovante da passagem aérea e o bilhete de trem ou Swiss Travel Pass. Após o check-in confirmado, é preciso pagar uma taxa de CHF 22 para cada volume e pronto. Malinha, te vejo em São Paulo!

Fly-Rail-Bagage Suíça

Funcionária da SBB fazendo o check-in do voo para o Brasil

Fique atento a um detalhe: só são aceitas bagagens de até 32 kg e objetos volumosos como bicicletas, pranchas de surfe ou esquis não podem ser entregues para check-in do Fly-Rail-Bagage.

Fly-Rail-Bagage Suíça

Procure pela sinalização aí de cima na hora de despachar sua mala.

Fly-Rail-Bagage Suíça

O Fly-Rail-Baggage é um sistema seguro e eficaz que proporciona a facilidade de poder aproveitar o último ou primeiro dia da viagem sem se preocupar em transportar seu volume extra. Eu, por exemplo, consegui aproveitar o dia na Basiléia, seguir até o Vitra Museum, na cidade Weil am Rhein na Alemanha, para, só então, seguir para Zurique de trem sem ter que me preocupar em subir / descer escadas carregando uma mala.

O Ricardo Freire também testou o serviço semelhante que garante o transporte da sua bagagem entre uma estação de trem e outra.

Natalie viajou a convite de Switzerland Tourism e Atout France.

Leia mais:

7 comentários

Nati S.
Nati S.PermalinkResponder

É uma beleza poder despachar a mala na estação de trem. Não é super baratinho (CHF 22 por volume) mas vale cada centavo. Recomendo muito!

Moro em Lausanne e da última vez que fui passar o Natal no Brasil embarquei numa sexta-feira que era o último dia útil antes das férias. De manhã cedo, antes de ir pro trabalho, passei na estação de Lausanne e despachei minhas 2 "malinhas" (haja chocolate de presente! hahaha) e fui trabalhar só com a mala de mão. No fim da tarde fui do trabalho direto pro aeroporto de Genebra, embarquei pra Zurich, onde fiz conexão, e de lá pra Guarulhos, onde finalmente fui me encontrar com as minhas queridas malas!

Só tem que prestar atenção porque nem todas as cias aéreas tem este serviço. Aqui tem uma lista: http://www.sbb.ch/content/sbb/en/desktop/bahnhof-services/dienstleistungen/reisegepaeck/check-in-am-bahnhof/_jcr_content/tabs/tabItems/tab1/tabPar/downloadlist_5/downloadList/file1.spooler.download.pdf

Diego D.
Diego D.PermalinkResponder

Dica ótima, serviço incrível.

Maria Esther
Maria EstherPermalinkResponder

Excelente dica realmente.
Seria ótimo se outros países fizessem o mesmo
Carregar mala é um mala ...., ainda mais para nós brasileiros que ficamos loucos com os preços na Europa, apesar da alta do euro, continuam menores que no Brasil

Tavico
TavicoPermalinkResponder

Oi, pessoal !
Isto também é possível em Viena.
Em 13.set.14 - pela manhã - utilizei o check-in disponível na estação de Landstrasse/Wien Mitte, despachei minha mala e ... após passear durante todo o dia, tomei o CAT - City Aiport Train até o aeroporto (11euros).
Lá embarquei para Lisboa e no dia seguinte para P.Alegre - utilizando a TAP.
Tranquilidade, sem mala ....

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

É realmente um ótimo serviço que a CFF/SBB/FFS oferece! E parece que o serviço pode ser feito só pelo trem! Uma amiga minha que mora em Hamburgo usou para uma de suas bagagens ir direto pra cidade dela de trem, só não sei muito bem quanto ela pagou. Pode ser uma boa pra quem vai fazer mais de um país wink

Nati S.
Nati S.PermalinkResponder

Olá!
Infelizmente esse serviço agora está disponível apenas para voos da Swiss e Edelweiss, e não importa o horário do voo, o despacho da mala deve ser feito na véspera até as 19hs... ou em alguns casos no mesmo dia com um pagamento adicional (CHF 30 além dos CHF 22 por mala, bem carinho...). Para voo de outras cias a opção que resta é a de simplesmente mandar a mala de onde se esteja até o aeroporto.
Mais info:
http://www.sbb.ch/en/station-services/services/luggage-and-flight-luggage/flight-luggage-price-comparison/flight-luggage.html
http://www.sbb.ch/en/station-services/services/luggage-and-flight-luggage/flight-luggage-price-comparison/express-flight-luggage.html
http://www.sbb.ch/content/dam/sbb/en/pdf/en_bahnhof-services/en_dienstleistungen/en_gepaeck/Angebot_Fristen_Fluggepaeck_EN.pdf

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nati! Obrigadíssima pelo aviso, já vamos corrigir!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar