Sinalização no aeroporto de Zurique
Se você puder despachar a sua mala na véspera do seu vôo de volta da Suíça, pode aproveitar o serviço das ferrovias suíças que permite que você vá para o aeroporto somente com a sua mala de mão, saindo de qualquer ponto da Suíça.
Trem chegando no aeroporto de Zurique
O serviço já foi mais abrangente. Mas atualmente, funciona assim:
Se você voa Swiss ou Edelweiss
Despache a sua bagagem na estação de trem da cidade onde você estiver até as 19h da véspera do seu vôo. A sua mala vai direto para o destino final; você retira na chegada. Custa CHF 22 por peça despachada.
É preciso que o vôo seja operado pela Swiss ou pela Edelweiss. Vôos em código compartilhado (code share) são considerados vôos de outras cias. para fins de despacho de bagagem.
Se você não viaja Swiss ou Edelweiss
Você pode despachar a bagagem na estação de trem da cidade onde você estiver até as 19h da véspera do seu vôo. Você retira sua bagagem no aeroporto de Zurique ou Genebra e então faz o despacho de bagagens no balcão da sua cia. aérea. Também custa CHF 22 por peça.
Express Flight Luggage: despacho no mesmo dia do vôo
Se você quiser usar esse serviço no próprio dia do vôo, vai precisar pagar mais CHF 30 (total, CHF 52 por peça de bagagem). O horário-limite do despacho de bagagem em cada estação está aqui.
Agradecemos à leitora Nati S. pela dica da mudança do serviço!
Tag identificando o Fly-Rail-Bagage no check-in da Swiss em GRU
Eu utilizei esse esquema no trajeto Basiléia – São Paulo, ainda quando não era necessário despachar de véspera. Dentro da estação central, o balcão para despachar bagagem ficava no subsolo ao lado dos armários e tinha a fachada bem sinalizada. Caso você não consiga encontrá-lo, basta perguntar no quiosque de venda de passagens ou para algum funcionário da estação.
Balcão de check-in das malas na estação da Basiléia
Para despachar a mala, a atendente providenciou o check-in do meu voo para o Brasil, já imprimiu o bilhete e etiquetou a bagagem para o destino final. É preciso apresentar o passaporte, o comprovante da passagem aérea e o bilhete de trem ou Swiss Travel Pass. Após o check-in confirmado, é preciso pagar uma taxa de CHF 22 para cada volume e pronto. Malinha, te vejo em São Paulo!
Funcionária da SBB fazendo o check-in do voo para o Brasil
Fique atento a um detalhe: só são aceitas bagagens de até 32 kg e objetos volumosos como bicicletas, pranchas de surfe ou esquis não podem ser entregues para check-in do Fly-Rail-Bagage.
Procure pela sinalização aí de cima na hora de despachar sua mala.
O Fly-Rail-Baggage é um sistema seguro e eficaz que proporciona a facilidade de poder aproveitar o último ou primeiro dia da viagem sem se preocupar em transportar seu volume extra. Eu, por exemplo, consegui aproveitar o dia na Basiléia, seguir até o Vitra Museum, na cidade Weil am Rhein na Alemanha, para, só então, seguir para Zurique de trem sem ter que me preocupar em subir / descer escadas carregando uma mala.
O Ricardo Freire também testou o serviço semelhante que garante o transporte da sua bagagem entre uma estação de trem e outra.
Natalie viajou a convite de Switzerland Tourism e Atout France.
7 comentários