Fête de la Musique: o dia em que Paris respira música

Natalie Soares
por Natalie Soares

Fête de la musique em Paris

Todo dia 21 de junho, um grande festival de música toma as ruas de todas as cidades da França. A Fête de la Musique é um grande evento popular feitos por músicos profissionais e amadores para celebrar os bons ritmos. A data também marca a chegada do primeiro dia da estação mais quente do ano e do solstício de verão, quando a noite é mais curta e mais propícia para quem quer festejar até altas horas da manhã.

A celebração foi idealizada por Maurice Fleuret, diretor de música e dança, a pedido de Jack Lang, ministro francês da cultura, graças a um estudo da época que afirmava que, dentre cinco milhões de pessoas, um em cada dois jovens tocavam algum instrumento musical. Querendo levar os concertos e apresentações musicais para os quatro cantos, a Fête de la Musique tomou as ruas de Paris pela primeira vez em 1982.

Fête de la musique em Paris

São muitas horas de festa e boa música que conta com a participação de grupos e bandas que escolhem pontos diferentes da cidade para tocar praticamente todo tipo de som, passando pelo clássico, rock, jazz, rap, música eletrônica e, surpresa, até Adoniran Barbosa. O sistema de transporte público de Paris também entra na dança e costuma operar em horários prolongados para garantir que todo mundo possa curtir a noite da música e voltar para casa tranquilamente.

Considerado por muitos um dos grandes eventos popular-culturais da França, o conceito da festa foi um sucesso de participação tão grande que a ideia passou a ser exportada para mais de cem países que, a cada 21 de junho, tomam as ruas das mais diversas cidades pelo mundo. É uma espécie de Virada Cultural da música e também uma boa oportunidade para jovens talentos mostrarem seu trabalho.

Fête de la musique em Paris

Por coincidência, estava passando por Paris bem no dia da festa e encontrei a cidade mais animada e musicada do que nunca. Vários grupos de diferentes estilos tocavam a plenos pulmões e baterias nas ruas e parques parisienses. No meio do caminho, trombei com uma apresentação de jovens músicos do Brasil, que participam de um projeto social do Grupo Pão de Açúcar, fazendo bonito em terras francesas e mostrando que o 7x1 pode ser uma realidade muito diferente.

Fête de la musique em Paris

Então anote na agenda: terça-feira, 21 de junho de 2016 é mais um dia perfeito para você estar em Paris.

Natalie viajou a convite de Switzerland Tourism e Atout France.

Leia mais:

4 comentários

Juliana Faria
Juliana FariaPermalinkResponder

Gostei muito!
Não sabia sobre esse evento.
Tá anotado!
Abraço!

andre
andrePermalinkResponder

Aqui no Brasil, tivemos a nossa versão, que se chamou Dia da Música e ocorreu em várias cidades: http://www.diadamusica.com.br/

zenon marques tenorio

Eu estava em Paris nesse dia e soube também que a festa é no País todo. Estava em St. Germain, perto do Metrô Odeon e foi maravilhoso ver por todas as esquinas grupos musicais de diferentes estilos num total congraçamento.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Por coincidência estava na França, em junho deste ano e consegui pegar o festival em Nice e Marselha. Em Marselha tinha até grupo tocando música brasileira. É lindo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar