Basiléia

Guia da Suíça

Basiléia: muito além da Art Basel

Conhecida principalmente por ser a casa da Art Basel, um dos eventos mais importantes de arte contemporânea do mundo, a Basiléia ainda é um destino pouco explorado pelo brasileiro no lado da Suíça que fala alemão. A cidade também é muitas vezes lembrada como um destino corporativo graças à forte indústria farmacêutica que se instalou por ali (pelo menos Roche e Novartis são marcas que você deve conhecer).

Art Basel  em Basileia capital cultural da Suiça
Rio Reno visto dos jardins da catedral

Basiléia
Avenida Unterer Rheinweg

Quer bons motivos para visitar a Basiléia? Aí vão alguns :

Roteiro pelas principais atrações

IMG_5024
Centro histórico da Basiléia

A Basiléia, apelidada de “capital cultural da Suíça”, guarda aproximadamente 40 diferentes museus, sem mencionar as galerias de arte e os pequenos antiquários.

Um dos programas mais fofos é caminhar sem rumo e se perder pelo centro histórico, assim você tropeçará nos principais monumentos e detalhes históricos quando menos esperar.

IMG_5066
Rathaus, detalhes da fachada da prefeitura

Quer um ponto de partida? Então comece seu dia em frente ao emblemático prédio da prefeitura datado de 1504 e pela região da Marktplatz. Dá para subir até uma das torres da Rathaus e ter uma bela vista das construções históricas.

IMG_5085
Rathaus, detalhes da fachada da prefeitura

Entre ruelinhas e flores na janela, logo você encontrará a Catedral (Rittergasse), construída entre os séculos 12 e 15, e sua bela vista para o Reno.

IMG_5069
Rathaus, detalhes da fachada da prefeitura

Vale caminhar também até a fonte de Tinguely (Klostergasse), em frente ao teatro, e ver seu curioso funcionamento.

Se a viagem cair em um sábado, visite a feira de antiguidades na Peterplatz (Petersplatz, 4051).

IMG_5039
Fachadas de cartão-postal

“Aqui é onde o Reno faz a curva”, dizia minha empolgada guia ao contar a história da cidade e afirmar que durante o verão muitos moradores cruzam o rio a nado. Isso mesmo: de uma margem a outra nadando e levando seus pertences numa sacola vedada.

IMG_5246
Fim da tarde na margem do Reno

Mesmo se nadar não for muito a sua praia, cruze para o lado oposto do centro histórico – de barquinho, tram (bonde) ou a pé – e percorra a avenida Unterer Rheinweg. De lá você terá uma vista perfeita da catedral, da sua praça e da ponte Mittlere. Essa região, além de concentrar alguns bares para tomar um drink, é um ótimo lugar para ver o sol se pôr.

IMG_5680
Jardins da Fundação Beyeler

Muitas fortunas se acumularam na Basiléia ao longo dos últimos séculos, por esse motivo o forte apelo para coleções de artes públicas e privadas. Alguns dos principais museus são: o Museu Tinguel, que abriga o maior acervo do escultor suíço; a Fundação Beyeler,  endereço de exposições de arte contemporânea e dona de um belo jardim; o enorme Kunstmuseum; o SAM, que conta a história da arquitetura na Suíça; o Spielzeug Welten (“Mundo dos Brinquedos”), museu com a maior coleção de ursinhos de pelúcia do mundo e o Antikenmuseum, com o maior acervo de peças egípcias, gregas e romanas do país.

Informações práticas

IMG_4998
A cidade é cheia de pequenas galerias e antiquários

É fã de arquitetura e design?

Então siga até a cidade vizinha alemã, Weil am Rhein, para visitar o Vitra Museum, o museu da marca de móveis e objetos de decoração cheios de personalidade. Além da loja-conceito, o espaço conta com um amplo museu que recebe diversas exposições temporárias interessantes que vão desde temas como o design no continente africano e a pop art.

IMG_5729
Vitra Museum, Weil am Rhein

Da história da criação original de muitas peças (que costumam ser reproduzidas pelas lojas de decoração no Brasil) a um mirante bem curioso, este é um programa diferente para quem passa pela região.

Informações práticas

Eventos

IMG_5258
Fim da tarde na margem do Reno

Além da Art Basel, o Fasnacht, ou Carnaval, e os mercados de natal são alguns dos eventos mais famosos da Basiléia. Confira o calendário oficial no site da cidade.

Tours guiados

IMG_5009
Flores, queijos e pães – muitas lojas simpáticas no centro da cidade

Se você quer se aprofundar em sua história, o centro de atendimento ao turista oferece diversos tipos de tours com guias que falam português. Escreva para [email protected].

Onde comer

IMG_5064
Um das inúmeras fontes da Basiléia

Recomendo dois restaurantes: o Parterre, que durante os meses mais quentes ganha um enorme terraço e serve ótimas combinações vegetarianas, e o Atlantis, que, apesar do nome curioso, serve alguns pratos saborosos na hora do almoço, bem no estilo comfort food.

  • Parterre | Klybeckstrasse 1b, 4057 | Tel +41 61 666 67 00 | Site
  • Atlantis | Klosterberg 13 | Tel +41 61 228 96 96 | Site

Onde ficar

IMG_4963
Detalhes do quarto single do Hotel Bildungszentrum 21 

É muito fácil se locomover entre os principais pontos de interesse. Por isso, na hora de fechar a hospedagem, não há muito segredo: para ficar no meio do burburinho, escolha o centro histórico ou os hotéis à margem do Rio Reno; para opções mais econômicas, fique perto da estação central (SBB).

IMG_5014
Fachadas dos prédios históricos

Eu fiquei no Hotel Bildungszentrum 21 perto do Spalentor, um dos antigos portais da muralha que envolvia a cidade e que hoje é a porta de entrada para o centro histórico. O café da manhã tinha cara de hotel alemão (com linguiça, presunto, peixe, pretzel e pães variados), o wi-fi tinha sinal fraco nos andares superiores e o quarto era básico.

IMG_5001
Vista para o Spalentor

Considere também: Ibis Budget, opção econômica perto da estação central e inaugurado em 2014; Der Teufelhof, com quartos amplos no centro histórico e grande jardim; Krafft Basel, próximo à margem do Reno e da antiga prefeitura; Hotel D, mais elegante; The Passage, hotel design perto da estação central; Nomad, perto do Kunstmuseum e ideal para quem gosta de design.

Como se locomover

IMG_4989
Trens do sistema de transporte público

Para circular pela Basiléia, não cogite alugar um carro, pois as principais atrações ficam a curtas distâncias de caminhada e a poucos minutos de tram. Ao fazer o check-in no hotel, você provavelmente ganhará um passe (Mobility Ticket) que garante o uso do transporte público gratuito nas principais áreas da cidade, inclusive até o aeroporto na zona 13 — que é hub da easyJet.

IMG_5141
Uma das paradas dos trens no centro da Basiléia 

As principais paradas dos trens de superfície são: Markplatz, Barfüsserplatz, Kunstmuseum e Messeplatz, para cruzar o rio, as linhas mais usadas são a número 6, 8 e 15. Embora a sinalização seja feita toda em alemão, aproveitar o transporte público é bem simples: cada parada dos trens possui um painel eletrônico indicando o sentido, o número da linha e quanto tempo falta para chegar.

Daqui pra onde?

Art Basel Basileia a capital cultural da Suiça

A cidade está em uma localização privilegiada tanto para quem quer seguir para a região da Floresta Negra (Freiburg está a uma hora de trem) na Alemanha, quanto para a Alsácia (Colmar está a 45 minutos de trem direto), na França.

Ela também é interligada pelo sistema de trens suíços que rapidamente te levam para cidades como Zurique, Lucerna ou Berna, todas a uma hora de viagem.

Natalie viajou a convite de Switzerland Tourism e Atout France.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    20 comentários

    Caro, irei com carro francês alugado, de Dijon a Strasbourg, parando 3 dias na Basiléia. Vou apenas entrar e sair da cidade deixando o carro no hotel. Preciso comprar o sticker de pedagio?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito