Pucón ou Puerto Varas: qual é a sua cidade beira-lago no Chile?

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Pucón ou Puerto Varas

Pucón e Puerto Varas são duas cidades à beira-lago no Chile que compartilham muitas semelhanças. Estão na metade sul do país, em regiões vizinhas: Pucón, em Araucanía; Puerto Varas, em Los Lagos. As duas são ótimas para férias em família e também para viagens românticas. Ficam melhor aproveitadas em roteiros com carro alugado, mas também têm boas agências de passeios para quem não gosta de dirigir. E as duas têm vulcões como cartão-postal (o Villarrica, em Pucón, e o Osorno, em Puerto Varas). Então como decidir entre Pucón ou Puerto Varas? Conheça as principais diferenças entre os dois balneários e desempate essa disputa:

Chegada

Para se chegar em Pucón é preciso voar até Santiago, e de lá tomar um segundo vôo até o aeroporto de Temuco. Entre Temuco e Pucón o trajeto de carro leva 1 hora e meia; são aproximadamente 100km de estrada.

Para se chegar a Puerto Varas também é preciso fazer conexão em Santiago, e lá pegar um segundo vôo até Puerto Montt. Entre Puerto Montt e Puerto Varas o trajeto de carro leva meia hora; são cerca de 21km de estrada.

Centrinho da cidade

Pucón

Pucón

Pucón é uma cidade mais bonita. O pitoresco centrinho é todo plano e bom para pequenas caminhadas. Mas também é uma cidade mais comum: se você já viajou pela Patagônia, pode ficar com a impressão de ter visto algum lugar parecido antes.

Puerto Varas

Puerto Varas

Puerto Varas é uma cidade mais autêntica. O centrinho não é exatamente bonito, mas aqui e ali existem casas com décadas de história, um registro da colonização alemã na região. E o relevo da cidade garante vistas bonitas por todo lado.

Atividades e passeios

pucon ojos de caburgua

Ojos de Caburgua, Pucón

Os melhores passeios em Pucón são aqueles de contato direto com a natureza. Caminhada no bosque dos Saltos de Marimán e dos Ojos de Caburgua, trilha no Parque Nacional Huerquehue, banho em estações termais como as Termas Geométricas, rafting no rio Trancura. O vulcão Villarica fica pertinho da cidade e vira centro de esqui no inverno, e durante o ano todo é possível fazer o aventureiro trekking até seu topo.

Frutillar

Frutillar

Os principais passeios em Puerto Varas são mais contemplativos. Conhecer a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Museu Pablo Fierro, o casario típico e caminhar pela orla; passar uma tarde na cidadezinha de Frutillar, e uma manhã em Puerto Montt; navegar pelos lagos Llanquihue e Todos Los Santos, e visitar os belíssimos Saltos de Petrohué. O vulcão Osorno vira centro de esqui no inverno, e durante o ano todo é possível fazer passeios de teleférico e subir até a sua base, mas está a uma hora de Puerto Varas.

Hospedagem

Hotel Antumalal

Hotel Antumalal, Pucón

Pucón cresceu como destino de veraneio de chilenos, e por isso o gênero de hospedagem mais comum são casas e chalés para alugar. Há pousadas bastante simpáticas na cidade, como a Aldea Naukana e a Vientos del Sur -- mas para aquele "uau", só mesmo bancando a estadia nos hotéis mais encravados na natureza, como o pioneiro Antumalal ou o luxuoso Vira Vira.

Hotel Cumbres

Hotel Cumbres, Puerto Varas

Puerto Varas tem uma coleção de pousadinhas cheias de charme e hotéis com boa estrutura. Não é difícil combinar localização conveniente com belas vistas para o lago e os vulcões, como no Cabaña del Lago ou no Radisson. O hotel Cumbres, mais afastado do miolinho da cidade, compensa a distância com uma visão especialmente privilegiada; o hotel Patagónico, bem central, compensa a falta de vista com instalações de muitíssimo bom gosto.

Melhor época

Antumalal

Lago Villarrica, Pucón

Pucón e Puerto Varas estão em uma região bastante chuvosa do Chile, e os meses de primavera e verão são os mais secos (ou menos molhados).

Pucón deve ser evitada no alto verão, especialmente em fevereiro, o pico do turismo interno: muitos chilenos vão passar lá as férias escolares, e as atrações ficam cheias além da conta. O inverno é interessante para alternar descanso e atividades no centro de esqui, que embora não apareça entre os principais da América do Sul, tem a vantagem de estar a apenas 20 minutos de carro do centrinho da cidade. As atrações ao ar livre são melhor aproveitadas durante a primavera.

Puerto Varas

Lago Llanquihue, Puerto Varas

Puerto Varas também é concorrida no verão, mas vale a pena: é quando você tem a melhor chance de ver o vulcão Osorno, ícone da paisagem da região, sem estar escondido pelas nuvens. A estação a evitar é o inverno, principalmente por quem pretende seguir viagem a Bariloche pelo Cruce Andino; a chance de fazer a travessia debaixo de chuva é imensa, e embora os catamarãs acomodem a todos os passageiros em áreas cobertas, aproveita-se muito menos do passeio.

Quantos dias?

Pucón pode ser bem aproveitada em uma estadia de 4 noites, o suficiente para dar conta dos principais passeios.

Puerto Varas também pede 4 noites para se conhecer a cidade e os arredores, ou 5 noites caso haja planos de se fazer um bate-volta (cansativo, mas viável) às pingüineiras de Chiloé.

Seguindo viagem

San Martín de Los Andes

San Martín de Los Andes

Pucón faz uma dobradinha interessante com San Martín de Los Andes, na Argentina, para quem quiser aproveitar a proximidade das duas cidades para conhecer também a famosa Rota dos 7 Lagos. A viagem de ônibus pela empresa Igillaima leva cerca de 4 horas e meia.

Cruce Andino

Cruce Andino

Puerto Varas é o melhor ponto de partida para se conhecer a região dos Lagos Andinos chilenos, e, sem sair do país, a viagem fica ainda mais rica culturalmente com uma esticada ao arquipélago de Chiloé (acessível por ferry, via Puerto Montt). É partindo de Puerto Varas que se faz a travessia a Bariloche pelo Cruce Andino, em uma viagem de dia inteiro que combina trechos de barco e de ônibus.

E então, Pucón ou Puerto Varas?

Por aqui, é empate técnico: duas cidadezinhas adoráveis que não cansaríamos de visitar. E você, escolhe Pucón ou Puerto Varas?

Leia mais:

26 comentários

Leonardo Bopp
Leonardo BoppPermalinkResponder

Estive em Pucon com minha família há um mês e nos apaixonamos pelo lugar. Agora o texto me deixou com vontade de conhecer também Puerto Varas.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Olá, Mariana.
Esta viagem está no meu radar.
Dá pra fazer as 2 na mesma viagem, indo por terra de uma pra outra, de carro alugado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Quem responde é A Bóia. Dá sim, as estradas chilenas são ótimas. Você pode alugar o carro em Temuco e devolver em Puerto Montt, ou vice-versa.

Silvia Andrade

Fiz as duas de carro alugado. Passaria 4 dias em P. Varas e 3 em Pucón. Por causa da chuva não fui as Termas Geométricas.
Mais uma razão para voltar.

Quenia
QueniaPermalinkResponder

Fomos para Pucón e Puerto Varas há muitos anos (2005) e Pucón nos encantou demais! O trekking no Vulcão Villarica foi uma das experiências mais fantásticas que tivemos.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Valeu, obrigado!
Penso em fazer esta viagem em janeiro/2017, e no caminho entre uma e outra ir conhecer aqueles hoteis malucos de Huilo-Huilo...

Ailton Elisiário

Estivemos visitando Puerto Varas em 2015. Local muito lindo e cativante. Na próxima viagem pretendemos conhecer Pucón, agora sabendo das belezas desse lugar.

Luciane
LucianePermalinkResponder

Estivemos em Pucón e Puerto Varas no início de abril/2016. Alugamos carro no aeroporto de Temuco e devolvemos no aeroporto de Puerto Montt. Ficamos 3 noites em Pucón e 4 em Puerto Varas. Seguimos as recomendações dos passeios do VnV. Ficamos encantados com as duas cidades. Como estávamos com carro foi muito legal conhecer também os arredores e pudemos fazer a maioria dos passeios por conta própria. Pegamos um único dia com tempo ruim em Puerto Varas, mas deu para aproveitar muito bem. Ficamos no Gran Hotel em Pucón, bem no centro, perto dos bares e restaurantes e de frente ao lago.Em Puerto Varas no hotel Bela Vista, com visual incrível do Osorno. Além dos passeios tradicionais, meu marido foi pescar em Pucón, atividade agendada com uma empresa no centro da cidade e voltou com muitas histórias para contar. Gostamos tanto que com certeza voltaremos. Paisagens incríveis, comida boa, segurança, aventura. Valeu!!!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

No final de julho (até 23-24) estarei em Pucon... Gostaria de aproveitar e conhecer Bariloche... Qual seria a forma mais pratica de chegar lá e voltar a Santiago, que é nosso ponto de retorno (voo dia 31)? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Não há vôos entre Bariloche e Santiago. Você terá que atravessar a Puerto Varas e voar desde Puerto Montt a Santiago.

Silvia Andrade

Lembre que em julho, por conta do inverno, alguns caminhos para retornar ao Chile (de ônibus ou carro) podem estar interrompidas pela quantidade de neve. Existe uma travessia de barco entre Bariloche e Puerto Mont (ou Peulla) pelos lagos que é linda, mas você tem que avaliar que ele demora quase o dia todo (tem também pequenos trechos de ônibus). Boa viagem.

Eduardo Barros Leal

Estive em setembro/15 em Bariloche, e visitei as cidades de San Martin de Los Andes, e Vila la Angustura, duas cidadezinhas excelentes para conhecer, fiz os Sete Lagos, e não sabia que Pucon estava na rota, este ano irei ao Oriente, mas pretende voltar a Patagonia, e com certeza conhecerei algumas cidades da Patagonia Chilena.
Mas o que quero registrar é que, antes de viajar, li vários relatos neste blog e foram de grande ajuda em minha viagem, pois sempre viajo sozinho, as dicas são de fundamental importancia para não nos pegar de surpresa.

Alberto G. Martins

Conheço as duas e o comparativo foi perfeito. Mas se tivesse que escolher uma pra voltar, escolheria Puerto Varas, definitivamente.

HUGO LOUREIRO
HUGO LOUREIROPermalinkResponder

Fiz as duas juntas, fui de onibus de Santiago até Puerto Varas e de lá para Pucon. Nas duas aluguei carro. Para mim uma completa a outra, como já diz o texto Puerto Varas é contemplativa e Pucon é aventureira. Se tivesse que escolher uma só, seria Pucon, mas vai de cada um. Quanto ao tempo de permanência, fique pelo menos 4 dias, pelas atrações e também pelo clima que pode ser chuvoso o tempo todo.

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Conheci Puerto Varas e Púcon em abril 2016, comparar as 2 cidades ambas tem uma natureza exuberante, mas prefiro Puerto Varas, tem várias opções de passeio como subir o Vulcão Osorno, Parque Vicente Peres Rosales, Lago do todos os Santos, Laho Lanquieu e ainda tem Frutillar cidadezinha encantadora que no verão tem um Festival de música muito concorrido, e Púcon é mais esporte aventura, tirando as Termas.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Estive com minha esposa em Puerto Varas e Pucón, em março de 2016. Passamos 3 dias na primeira e 4 na segunda. Concordo com o texto no que diz respeito aos centros de ambas (o de Pucón realmente é um pouco mais bonito), entretanto, gostamos mais de Puerto Varas. Talvez ela tenha combinado mais com nosso perfil, gostamos muito do astral da cidade, dos bares, cafés, restaurantes e também dos passeios (mais contemplativos, como disse o texto). O passeio a Frutillar também vale a pena! Já Pucón tem um perfil mais aventureiro, voltado pra quem gosta de praticar rafting, trekking, escalada e coisas do tipo. Também há as termas, mas nem todas são organizadas como dizem, sem falar as que as Geométricas são caras. Achei mais tranquilo e mais acessível pagar para fazer alguns passeios em Puerto Varas; em Pucón, tivemos a sensação que sairia muito caro contratar todos os passeios por agência (todas cobram preços semelhantes) e resolvemos fazer por conta própria, com carro alugado. Resultado: foi mais barato e com mais liberdade, mas também mais trabalhoso. Enfim, se resolvermos voltar na região um dia, provavelmente nosso destino será Puerto Varas, pois ficou um gostinho de quero mais.

Camila
CamilaPermalinkResponder

Já morei nas duas e é comparar mundos diferentes... Mas vale sim a comparação, porque sei que muitos turistas ficam na dúvida.

E olha, sobre os meses de inverno... é pra se preparar DE VERDADE. Já fiquei 3 semanas sem sair de casa em Pucón porque não parava de chover. Tipo, nenhum minuto e chuva forte. Às vezes o pessoal pensa que é uma chuvinha que passa... mas não! É non stop mesmo, rs...

E ah, Chiloé... merece MUITO mais que as pinguineras wink É pra ficar uns 5 dias, ou mais!

MARCELLE R DE SOUZA

Pessoal,
Apenas a JAC vende passagens de ônibus de Pucón para Puerto Varas? Estou tentando comprar pelo site deles e não consigo, apesar de o meu cartão de crédito estar liberado para compras internacionais. Estou com medo de deixar para comprar a passagem na hora e não conseguir assento, já que vou na semana que vem, alta temporada lá. Sabem se há alguma outra maneira de comprar passagem entre Pucón e Puerto Varas?
Também tentei encontrar alguma locadora de carro em que eu possa alugar na cidade de Puerto Varas e devolver na cidade de Pucón (mesmo com taxa de retorno), mas não encontrei nenhuma. Devolver o carro no aeroporto de Temuco não é opção para nós, muito longe.
Obrigada.
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelle! Normalmente passagens de ônibus podem ser compradas com alguns dias de antecedência. Compre ao chegar para a continuação da viagem. Você pode acompanhar a lotação dos ônibus indo até a página da escolha de assentos. Pode também pedir ajuda a seu hotel na cidade.

MARCELLE R DE SOUZA

Obrigada, Bóia.

ROBSON SOEIRO RIBEIRO

Bom dia, estou indo a Pucon e Puerto Varas, queria na verdade informações de locação de carro, para poder fazer o seguinte: Passar alguns dias em Pucon, ir de carro pela rota dos 7 lagos (San Martin de Los Andes), atravessando a fronteira Chile-Argentina, e depois de Vila Augustura, ir para Puerto Varas, ficando alguns dias e por fim devolver o carro em Puerto Montt. Entregar o carro e ir de aviao para Santiago. Podem me ajudar na locação desse carro, na verdade desses carros, estamos em família de 20 pessoas. Vamos em dezembro 2018

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Robson! Esse itinerário precisa ser combinado com uma locadora em Puerto Varas, porque envolve autorização para atravessar fronteira. Puerto Varas tem Avis, Hertz, grandes locadoras, procure o telefone local ou email para pedir orçamento e combinar procedimento.

Aurelio Monteiro

Boa tarde, estamos preparando uma viagem em familia: eu, minha esposa e meus dois filhos. Vamos chegar em Santiago dia 29/12 a noite e voltar dia 14/01.
Nossa ideia e ficar em Pucon, Puerto Varas e Chiloe de 30/12 a 11/01 e estamos na duvida do roteiro.
Fazemos Pucon - Chiloe - Puerto Varas ou o contrario?
Onde cidade seria melhor o reveillon: Pucon ou Puerto Varas?
Abs

Aurelio

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aurelio! Colocar Chiloé entre as duas cidades beira-lago é um bom movimento. Não temos relatos de réveillon nos Lagos Andinos -- de todo modo, sempre recomendamos não ter expectativas quanto à virada do ano fora do Brasil. Deixe por último o destino pelo qual vocês têm a maior expectativa.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Terei do dia 4/1 a 10/01 para conhecer os Lagos Andinos. Vou com marido e filhas de 3 e 6 anos. Como os programas aventureiros ficam restritos por conta das crianças pensei em ficar 4 dias em Puerto Varas e 2 em Pucon e voltaria para Santiago via Temuco. Vamos alugar carro. Vc acha muito corrido? Vale ficar os 6 dias somente em Puerto Varas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Está bom assim.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar