Neuschwanstein - bate-volta de Munique com o Bayern Ticket

Munique: como comprar o Bayern Ticket para bate-voltas de trem

A maior pechincha de viagem na Alemanha são os passes regionais. Cada estado tem o seu: o da Baviera é o Bayern Ticket. Com ele você pode fazer viagens simples ou bate-voltas a qualquer ponto da Baviera (e também a Salzburg, na Áustria) gastando muito pouco em transporte.

O passe diário para uma pessoa sai 25 euros; cada pessoa extra viajando no mesmo passe (até um total de 5 pessoas) paga 7 euros a mais. Ou seja: duas pessoas viajando juntas podem ir (e, se quiserem, voltar no mesmo dia) a qualquer ponto da Baviera (e a Salzurg) pagando, no total, 32 euros — ou 16 euros cada.

Caso a volta seja no dia seguinte, um novo passe será necessário. Mas a economia vale até nas viagens simples.

Para Füssen, onde está o castelo de Neuschwanstein, há um passe mais barato ainda, o Regio Ticket Allgäu-Schwaben, que custa 20 euros para uma pessoa, e 6 euros adicionais para cada novo passageiro no mesmo passe.

Atente, porém, para as limitações do passe.

Bayern Ticket: as pegadinhas

O Bayern Ticket vale apenas em trens regionais

Bayern Ticket: trem regional
Bayern Ticket: trem regional
  • O Bayern Ticket não é válido em trens rápidos Intercity (IC), Eurocity (EC) ou Intercity Express (ICE). Se você subir num desses, pagará multa e terá que comprar passagem a bordo.
  • Os trens regionais são mais lentos e fazem mais paradas, mas são novos e civilizadíssimos.

O Bayern Ticket não vale de manhã cedo durante a semana

  • De 2ª a 6ª você só pode usar o Bayern Ticket em trens que saiam depois das 9h.
  • Sábado e domingo o Bayern Ticket vale o dia todo, sem restrições
  • Volte a qualquer hora: o passe é válido sempre até as 3h da madrugada do dia subseqüente

Aonde ir com o Bayern Ticket saindo de Munique

Füssen (castelo de Neuschwanstein)

Castelo de Neuschwanstein
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h53 (chegada: 11h55); volte às 18h06 (chegada: 20h05)
  • Sábado: vá às 8h53 (chegada: 10h55); volte às 16h06 (chegada: 18h05)
  • Domingo: vá às 8h40 (chegada: 10h27); volte às 16h34 (chegada: 18h20)
  • Compre o Regio Ticket Allgäu-Schwaben em vez do Bayern Ticket
  • Como fazer o bate-volta de Munique a Füssen

Garmisch-Partenkirschen (Zugspitze)

Zugspitze
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h32 (chegada: 10h54); volte às 17h05 (chegada: 18h26)
  • Sábado e domingo: vá às 8h32 (chegada: 9h54); volte às 17h05 (chegada: 18h26)
  • Em Garmisch você vai precisar comprar o Zugspitze Card para subir ao topo (53 euros adulto; veja descontos para famílias aqui
  • Como fazer o bate-volta ao Zugspitze

Salzburg

Salzburg
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h55 (chegada: 11h41); volte às 19h15 (chegada: 21h15)
  • Sábado e domingo: vá às 8h54 (chegada: 10h41); volte às 19h15 (chegada: 21h15)
  • Faça o passeio Panorama Sound of Music, que sai às 14h e volta às 18h (42 euros acima de 13 anos, 21 euros de 4 a 12 anos)
  • Dicas de Salzburg no Viaje na Viagem

Nuremberg (Nürnberg)

  • De 2ª a 6ª: vá às 9h06 (chegada: 10h48); volte às 17h10 (chegada: 18h58)
  • Sábado e domingo: vá às 9h06 (chegada: 10h48); volte às 17h10 (chegada: 19h02)

Rothenburg ob der Tauber (Rota Romântica)

Rothenburg ob der Tauber
  • De 2ª a 6ª: vá às 9h36 (chegada: 12h49); volte às 19h06 (chegada: 22h30)
  • Sábado e domingo: vá às 8h29 (chegada: 11h49); volte às 19h06 (chegada: 22h30)
  • É melhor pernoitar!!!
  • Rota Romântica nas dicas dos leitores

Bayern Ticket: como conferir horários e comprar online

Use o site da Deutsche Bahn.

Bayern Ticket

Faça sua pesquisa usando a data da viagem

Pesquise já ida e volta — e, muito importante:

Bayern Ticket
Bayern Ticket
Bayern Ticket

Habilite “local transport”

No site da Bahn, a opção “prefer fast connections” é default. É preciso desabilitar essa opção (que traz os trens velozes, que não são válidos para o passe) e habilitar “local transport” (que vai trazer só os trens válidos para o Bayern Ticket — isto é, desde que você não viaje dia de semana antes de 9h da manhã).

Como comprar o Bayern Ticket online

Bayern Ticket
Bayern Ticket

Selecione ida e volta e, na hora de pagar, aparecerá a opção Bayern Ticket (ou Regio Ticket Allgäu-Schwaben). Dá par comprar como e-ticket (você imprime em casa) ou ticket digital enviado para o celular (você precisa ter o app da Bahn instalado).

O passe é válido apenas para o dia para o qual foi comprado, mas você não precisa embarcar nos horários que pesquisou. Basta estar dentro da validade do passe, e você pode subir em qualquer trem regional da rota.

Ao comprar o Bayern Ticket, você preencherá o nome dos viajantes, que serão conferidos pelo fiscal quando passar pelo seu vagão. Também será pedido o cartão de crédito usado na compra, se você estiver com e-ticket ou ticket no celular.

Como comprar o Bayern Ticket na máquina da estação

É possível comprar o Bayern Ticket na hora, em qualquer máquina de auto-atendimento na estação de Munique. Ao chegar, aperte na bandeirinha da Inglaterra para instruções em inglês. (Tem também instruções em espanhol, mas não testei.)

1. Selecione “All offers”

Bayern Ticket

2. Selecoine “Offers per Federal Land”

Bayern Ticket

3. Selecione “Bavaria” e depois “Bavaria Ticket”

Bayern Ticket

“Bavaria Ticket” é o nome do passe em inglês (em alemão é Bayern Ticket).

4. Selecione dia e número de pessoas. Pague com cartão

bt5
bt4
Bayern Ticket

5. Tenha uma caneta à mão para preencher os dados

Bayern Ticket

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Dá para comprar o Bayern Ticket no guichê?

    Sim. Se você quer assistência ou quer pagar com dinheiro, vá ao Reisezentrum da estação e pegue a senha para viagens nacionais.

    Leia mais:

    133 comentários

    Bóia, Ricardo, Vinicius, Yasmin, HELP !
    Viajo de Paris para Frankfurt, TGV, no próximo 02 de junho, 2017. De Frankfurt para Würburg, no mesmo dia, viajando ICE. De Wüzburg, mesmo dia, para Rothenburg ob der Tauber, por RB. Paguei 29 Euros o ticket do ICE + 4,50 Euros de reserva de acento. Supostamente esse preço incluiria a viagem até Rothenburg no RB. Estou com o e-ticket em mãos, verificando as informações. Fiz uma simulação no site da DB (em Inglês) e o tkt de Frankfurt até Würzburg custa 29 Euros, ou seja, não houve acréscimo para a viagem até Rothenburg, que está incluída neste e-ticket inclusive com os horários e número dos trens escolhidos (ICE e RB). Mas, como toda precipitada, fiz bobagem e mudei de idéia no meio do caminho (literalmente). Ao invés de ir para Rothenburg decidi ir primeiro para Bamberg. Após ler os posts do Vinicius e Yasmin, fiquei em dúvida. Na tradução do alemão, cf. Yasmin, diz que o Bayern Tkt é ” Válido para viagens ilimitadas no dia especificado, independentemente da conexão especificada no bilhete”. Isso significa que poderei usar esse mesmo e- ticket que tenho em mãos (já pago) para ir a Bamberg ? Ou terei que comprar outro tkt em Würzburg (ou Frankfurt, whatever) para ir a Bamberg? Meu alemão é tão bom quanto meu grego ou aramaico (rsrsrs), então temo fazer algo errado. Por favor me orientem. Agradeço muitíssimo a todos.

      Olá, Vera! BayernTicket é outro ticket, só vale para trens regionais, como está explicado um sem-número de vezes no texto e em respostas a comentários. Além disso, só vale na Baviera, e Frankfurt não fica na Baviera.

      Você tem uma passagem de trem rápido (ICE) para um horário específico com assento (com ‘s’), marcado. Use até Würzburg, e se quiser ir a Bamberg, compre outro bilhete de Würzburg a Bamberg.

      Voltando. Acho que entendi o que se passa. Tenho um bilhete emitido para o ICE, de Frankfurt até Würzburg onde faço CONEXÃO em um RB até Rothenburg. Embora o RB seja Bayern, ele é apenas parte de um tkt emitido em Frankfurt — para o ICE. É isso? Se for, sem dúvida alguma terei que comprar novo bilhete para Bamberg e posteriormente outro para Rothenburg — o que farei de bom grado pois sei que vai valer a pena. Grata, mais uma vez !

    Não sei se entendi errado, mas parece que agora (pelo menos para a simulação que fiz) existem dois bayern-ticket entre Munique e Salzburg: um que tem que ser nos trens escohidos, custando € 31 [2 pess.] (e parece que é só pra quem tem BahnCard) e outro que pode ir em qualquer trem, como descrito na reportagem, custando € 34,60 [2 pess.].
    Abaixo, colocarei o texto (não dá pra por imagem) visto no site da DB:

    1) Bayern-Ticket (Outward and return journey) – Specific-train booking, i.e. your ticket is only valid on the trains printed on the ticket. Valid only for passengers accompanying a BahnCard holder who has a valid ticket with BahnCard discount. Please enter the first name and surname of every passenger before departure.;

    2) Bayern-Böhmen-Ticket (Outward and return journey) – Valid on Mondays to Friday from 09:00, Saturdays, Sundays and public holidays throughout Bavaria from 00:00 until 03:00 the following day. Valid for unlimited journeys on the day of validity on all local trains within Bavaria and on legs of journeys on routes in the border areas of the Czech Republic. Please enter the first name and surname of every passenger before departure.

    Vocês estão sabendo de algo sobre essa mudança? Ou entendi errado?

      Olá, Vinicius! Deve ter mudado esse ano. Você entendeu certo sim. Para fizer questão de liberdade de horário você vai precisar comprar o ticket Bavária-Boêmia, gastando um pouquinho mais.Vamos fazer as demais simulações e atualizar o post, obrigada por avisar.

      Olá, Boia! Essa informação no site em inglês é um equívoco que não se aplica ao Bayern Ticket. Aqui está o texto que aparece quando se faz a compra em alemão: “Gültig Mo. bis Fr. ab 9 Uhr, Sa., So. und feiertags ab 0 Uhr. Gültig für beliebig viele Fahrten am Geltungstag, unabhängig von der angegebenen Verbindung. Bitte vor Reiseantritt Name und Vorname aller Reisenden eintragen.” (Válido de Seg a Sex a partir das 9h. Sáb, Dom e feriados a partir das 0h. Válido para viagens ilimitadas no dia especificado, independentementa da conexão especificada no bilhete. Favor preencher com o nome e sobrenome de todos os passageiros antes da viagem). Além disso, usuários do BahnCard não têm direito ao desconto do Bayern Ticket.

      Bóia (e demais leitores): Mandei email para a DB perguntando sobre isso e olha o que eles responderam:
      “Unfortunately on our website some of the English information regarding the Bayern-Ticket is misleading. The Bayern-Ticket is valid from Monday to Friday from 09:00 am to 03:00 am of the following days on all regional and local trains within Bavaria. On Saturday and Sunday you can travel from 00:00 onwards. It is valid for unlimited travel on the day it is purchased for. […] You do not need a BahnCard in order to purchase a Bayern-Ticket”
      Ou seja, a informação em inglês está errada no site (como a Yasmin disse), e todas as informações do VnV sobre o tema procedem!
      E não, não é preciso ter o BahnCard pra comprar o Bayern-Ticket (também como a Yasmin já havia nos avisado)

    Vou sair de Innsbruck para Munique parando em Salzburg. Para ir de Salzburg para Munique, posso comprar o bayern ticket pela internet e utilizar apenas nesse trecho ou obrigatoriamente o primeiro trecho precisa ser partindo de Munique?

    Estou tentando uma informação sobre transporte, de Munique para Zurique e depois Lucerna, mas já deixei alguns posts e ninguém retornou. Estarei em Munique em janeiro e no dia 25/01 a intenção é ir para Zurique. Qual seria o melhor meio de transporte? Vi que as passagens aéreas estão bem caras e que de trem é muito tempo de viagem. Seria melhor alugar um carro ou ir de ônibus?

    estou tentando comprar umn bilhete de Bruxelas para Frankfurt, mas nao estou conseguindo….este trecho e possivel?

    Oi Bóia, vou fazer uma viagem para a Alemanha no mês que vem e gostaria de algumas sugestões. Primeiro vou ficar uma semana em Berlim. De lá vou para Praga, farei um bate e volta a Karlov Vary, vou para Cesky Krumlov e de lá para Salzburgo. Em seguida Munique (bate e volta ao castelo Neuschwanstein, Nuremberg,bate e volta a Bamberg, Rothenburg ob der Tauber (pit stop), Heidelberg e volto por Frankfurt. Perguntas: vi o Ricardo Freire dizer que o German Pass é muito bom, mas está me parecendo que o Bayern ticket é muito mais barato, é isso mesmo? Como vou com meu marido sai por 28 euros. E ainda não preciso comprar com antecedência…
    Sabe me dizer se há lockers na estação de trem de Rothenburg?
    Acha que esse roteiro está bom? Teria alguma coisa a acrescentar?
    Adoro o VnV, sempre consulto em todas as minhas viagens porque não gosto de viajar de excursão, vcs são a minha tábua de salvação. Muito obrigada,

      Olá, Angela! Recomendamos o German Pass para quem vai cruzar a Alemanha, sem se preocupar com comprar com antecedência para conseguir descontos, e poder embarcar em qualquer trem, em qualquer horário. Repare que só comentamos isso quando comparamos com passes da Raileurope, que têm restrições de assentos e exigem reserva e pagamento de suplemento. Tanto as passagens ponto a ponto compradas com antecedência, quanto o Bayern Ticket, oferecem maior economia do que o German Pass.

      Existem lockers de moeda em Rothenburg, em número limitado. Recomendamos pernoitar na cidade.

    Estou indo para Munique em agosto, onde ficarei 6 noites e depois irei para Frankfurt. Gostaria de saber se devo pernoitar em Rothenburg O D Taube e de la pegar um trem para Frankfurt ou ir e voltar de Munique e ir de Munique direto para Frankfurt. Minha outra duvida: para fazer bate volta, vale a pena conhecer Innsbruck ou Salzburg (ou as 2?)? Obrigada!

      Olá, Simone! Garmisch está mais perto que Innsbruck e oferece os mesmos atrativos. Já quanto a escolher entre Salzburg e Garmisch, cabe a você descobrir no que está mais interessada, se em trem panorâmico à montanha ou se numa cidade barroca.

    Olá, comprei a passagem de trem Munique-Salzburgo conforme passo a passo. Só que em nenhum momento foi solicitado informações sobre os acompanhantes, somente as minhas. Comprei o ticket promocional para família, lá constam 04 adultos, mas só tem o meu nome e meu cartão de crédito. É assim mesmo? Obrigada,

      Olá, Karina! Se em nenhum momento foi pedido na venda online, então basta você estar presente no grupo e com o seu cartão de crédito usado na compra. (Vou pedir para o Ricardo Freire simular, qualquer novidade a gente conta aqui.)

    Vale muito instalar o app da DB, de qualquer lugar podemos acessar as melhores opções de horários e rotas. Ajuda quem (presente) gosta de mudar os planos ao sabor dos ventos.

    Graças às excelentes informações que sempre pego aqui no blog VnV, fiz uma boa economia utilizando o Bayern Ticket na viagem que fiz em maio para o sul da Alemanha.
    Consegui comprar os tickets nas maquininhas de auto-atendimento fazendo o pagamento em dinheiro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito