Escadarias de Nova York The Vessel

Guia de Nova York

The Vessel e Hudson Yards: a desculpa que faltava para você voltar a Nova York

O que dar para uma cidade que já tem tudo? Que tal… um cartão postal novinho em folha?

Nos últimos anos, quem passava pela região de Midtown West, em Nova York, mal imaginava o que acontecia atrás daqueles tapumes na 10ª Avenida. Mas depois das obras intermináveis e de muita expectativa, finalmente foi inaugurado no dia 15 de março o mais caro empreendimento da história de Nova York desde o Rockefeller Center, nos anos 1930.

O Hudson Yards, construído sobre um pátio de trens do metrô, transformou um investimento de 6 bilhões de dólares num complexo com shopping, centro gastronômico, jardins públicos, espaço de artes, torres residenciais, um futuro obseratório, o hotel de luxo Equinox e um cartão postal irresistível: The Vessel, as escadarias de Nova York, uma instalação monumental à beira do rio Hudson.

Localizado em Chelsea, o Hudson Yards e seus atrativos têm acesso facílimo: estão a poucos metros da estação 34 Street-Hudson Yards da linha 7 do metrô, inaugurada em 2015. A visita pode ser combinada com um passeio pelo parque elevado High Line, continuando pelo Whitney Museum e Chelsea Market.

Escadarias de Nova York The Vessel

Nem bem foi inaugurado, o Hudson Yards já rebatizou toda a região do entorno, que agora é conhecida pelo seu nome. Que bom confirmar o que a gente já sabia: em Nova York sempre haverá espaço para o novo e o surpreendente.

Hudson Yards: todas as atrações

The Vessel

Escadarias de Nova York The Vessel

Principal atrativo do Hudson Yards, nova sensação turística e febre das redes sociais, o Vessel é um colosso de aço de 45 metros que se eleva no centro do jardim externo. Impossível não notar tamanha grandiosidade, mesmo por quem passa passa no seu vizinho Highline Park.

À primeira vista, o monumento lembra um cenário de filme de ficção científica ou uma colmeia gigante de 60 toneladas. Tem 2.500 degraus individuais, 80 pontos de parada e 154 lances interconectados de escadas que, juntos, criam um caminho vertical de mais de um quilômetro que leva a… lugar nenhum. E essa é a graça.

A enorme plataforma, que teve custo de 150 milhões de dólares, foi projetada pelo Heatherwick Studios da Inglaterra, depois cronstruída na Itália e transportada de navio até Nova York. O designer responsável pela obra revela que a inspiração surgiu a partir de imagens de um poço existente na Índia, no Rajastão, no qual as pessoas descem lances de escada para mergulhar na água.

Escadarias de Nova York The Vessel

Se você já entra em pânico só de imaginar o esforço necessário para galgar os degraus da versão nova-iorquina, saiba que chegar ao topo do Vessel não é tão cansativo quanto parece. Você vai subindo, curtindo a paisagem e o vento das alturas. E a vista do centro da obra, em formato de estrela, vai ficando cada vez mais interessante a cada lance escalado. Quando menos se espera, pronto: você já está lá em cima.

Caso tenha medo de altura, você pode ficar um pouco aflito — não há áreas fechadas, nem locais para sentar ou se abrigar. Há um elevador para uso exclusivo de pessoas com necessidades especiais devidamente identificadas.

Visitar o Vessel é uma experiência ímpar. O acesso à essa incrível atração é gratuito, porém é necessário reservar o ingresso com até duas semanas de antecedência no site. Mas a procura é tão frenética que é quase uma missão impossível encontrar para a data que você deseja. Mas há esperança: todos os dias, às 8 da manhã, o site do Vessel libera lote extra de tickets para visita no mesmo dia. O Vessel funciona diariamente das 10h às 21h.

The Vessel

  • Horário: diariamente 10h-21h
  • Ingressos: grátis, porém com reserva obrigatória pelo site
    • todos os dias, às 8h, o site libera um lote de entradas extras para o mesmo dia
  • Site oficial

The Shops at Hudson Yards

Hudson Yards Shops

Nova York não é uma cidade com muitas opções de shopping centers. Por isso, a inauguração desse mall em pleno Chelsea foi recebida com muita festa pelos moradores e turistas, sempre interessados numas comprinhas.

Apresentado como ‘o próximo grande destino de compras de Nova York’, o shopping já abre com lojas como Neiman Marcus, Banana Republic, MAC, Coach, Zara, H&M e outras. Entre as opções gastronômicas estão o Citadella, Shake Shack, Bluestone Lane, Bouchon, Maison Kayser, Van Leeuwen Artisan Ice Cream, Sweetgreen, Fuku, Estiatorio Milo e opções para todos os paladares.

The Shops at Hudson Yards

  • Horários das lojas:
    • 2ª a sáb 10h-21h
    • dom 11h-19h
  • Site oficial

Mercado Little Spain

Little Spain Hudson Yards

Depois do mercado italiano Eataly, do francês Le District e do japonês Japan Village, chegou a hora da Espanha ser homenageada. O Mercado Little Spain é inspirado nos mercados históricos espanhóis com suas barracas de comida, bares e mercearias, tudo sob o mesmo teto.

No comando dessa rambla nova-iorquina está o Chef José Andrés, que desejou criar um novo espaço inspirado em suas raízes . Assim, convidou seus amigos e também gênios culinários, Chefs Albert e Ferran Adrià como colaboradores criativos do projeto.

No Little Spain há um mercado (onde se pode comprar ingredientes frescos), dois bares, um café e um restaurante. As tentações são muitas por lá: bocatas, empanas, batatas bravas, pescados, jamon, queijos, churros, doces diversos e outros pratos. Mas por enquanto, só funciona a partir do meio da tarde. Hola, Nova York.

Mercado Little Spain

Jardins Públicos

Hudson Yards jardins

Cercando o Vessel há um belo espaço público que funciona como uma piazza italiana. Os jardins encantam com suas 29.000 plantas e 200 árvores, em um espaço verde aberto aos visitantes, que podem usar a área para descansar ou fazer suas refeições ao ar livre.

Como os jardins estão plantados sobre um pátio de trens de 30 linhas ferroviárias ativas (o que faz a temperatura chegar a altos níveis), o parque é refrigerado por um sistema com 15 grandes ventiladores e uma rede de tubos no concreto por onde líquidos de resfriamento. Assim as plantas podem se manter sempre frescas,

É um lugar super agradável e está a poucos metros da estação do metrô da linha 7 (estação 34 Street-Hudson Yards) e do acesso norte ao High Line Park.

The Shed

Hudson Yards The Shed

Outro ponto bastante celebrado nesse lançamento é o The Shed, um novo centro de artes multidisciplinar de cerca de 2 mil metros quadrados capaz de se transformar fisicamente para acomodar cada performance que recebe.

A arquitetura de ponta impressiona: tem formato de uma enorme concha, coberta por painéis translúcidos de polímero. A concha pode ser erguida sobre toda a estrutura de oito andares, ou então pode ser estendida para transformar o espaçoso pátio externo em um espaço fechado. Tem um teatro de 500 lugares e um salão flexível que pode acomodar 1.250 pessoas sentadas ou 3.000 em pé.

A programação está aberta para todas as formas de arte imagináveis: música, teatro, artes visuais, cinema e até poesia e literatura. O galpão também tem um espaço de ensaio e um laboratório criativo para novos artistas. Confira aqui a programação do que está por vir no The Shed.

Snark Park

Hudson Yards Snark Park

O segundo andar do The Shops at Hudson Yards foi entitulado de o ‘Andar da Descoberta’, onde os visitantes são convidados a viver experiências inusitadas no Snark Park. Trata-se de um espaço de exposições permanente e multifacetado, com instalações imersivas projetadas pela Snarkitecture, um estúdio de Nova York cujo trabalho é centrado em desafiar a curiosidade das pessoas. Suas criações mesclam diferentes tipos de arte, design e arquitetura.

O espaço naturalmente iluminado de mais de 6.000 metros quadrados é totalmente monocromático, com clima futurista e se adapta a cada nova proposta, já que o Snark Park é um espaço sempre em mutação, oferecendo diferentes experiências de tempos em tempos. A entrada é paga, com hora marcada.

Snark Park

  • Endereço: The Shops at Hudson Yards, 2º andar
  • Horário:
    • dom a 5ª: 10h-19h
    • 6ª e sáb: 10h-22h
  • Duração da sessão: 45 min
  • Ingressos:
    • acima de 13 anos: US$ 28
    • 5-12 anos: US$ 22
    • até 4 anos: grátis
  • Site oficial

The Edge

The Edge Hudson Yards

Para finalizar, a atração que promete o mesmo entusiasmo do público, mas que só será inaugurada em 2020: The Edge. Esse será o mais novo observatório da cidade e deve concorrer com os outros já famosos, como Empire State Building, Top of the Rock e o mais novo entre eles, o One World Trade Center.

The Edge terá 335 metros de altura e um piso transparente que dará aos visitantes a sensação de estar flutuando sobre a cidade. Situado no 100º andar, será simplesmente a mais alta área artificial de observação no hemisfério ocidental e a quinta mais alta do mundo. Haverá também um restaurante no 101º andar para uma experiência ainda mais especial. Veja detalhes do projeto.

Por enquanto, o jeito é contar os dias e aguardar para poder contemplar as belíssimas vistas que vamos ter de lá.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    10 comentários

    Estive lá em junho de 2019 e realmente é tudo o que diz ,muito bem, a reportagem …lindo demais e vale uma viagem para conhecer

    Estive lá agora em Janeiro… É simplesmente tudo o que a reportagem diz… Maravilhoso lugar, inusitada a construção… Chegamos, pegamos de graça o ingresso em um totem self service na mesma hora e entramos… Subir as escadas vale cada degrau… Visual lindo… Principalmente à noite… Recomendo fortemente.

    Muito linda está cidade, nasci em MG vim para MT ainda criança, espero fazer umas economias e em minhas ferias conhecer estes lugares lindos e ver como é na realidade, espero que Deus me ajude e em breve poderei realizar está viagem e ver tudo isso de perto….

      Vanilton, algumas pessoas com dinheiro, compram a passagem e vão. Outros podem se programar com as mais estruturadas (pesquise) Empresas de Turismo e ir pagando o PACOTE DE VIAGEM, que inclui hospedagem, locomoção aérea e terrestre, alimentação, passeio local e tudo incluso no pacote. Comece por lugares mais próximos para conhecer as empresas e depois voe longe nos seus sonhos, é só fazer a mala e aproveitar muito.

    Excelente post. como sempre. Bóia, dá uma checada, pois acho que o tal Snark Park está fechado. E os ingressos grátis (porque agora também tem pago) pro The Vessel estão bem tranquilos de conseguir. Abs.

    Maravilha! Acabamos de reservar um cruzeiro que sai do porto de Ny e reservar 5 dias nessa cidade inesquecível em outubro! Primeira vez que repetiremos um destino! Da outra vez foram 12 dias!

    Nossa! se a Avianca deixar, em junho estarei lá, e graças a essa matéria (perfeita), estarei lá!

    Puxa, mais uma excelente reportagem/dica do Viaje na Viagem, parabéns… Mais um motivo – o centésimo, talvez, rs… – para finalmente eu ir a Nova Iorque pela primeira vez. Ah sim, primeira mas certamente não única, já que a Big Apple é inesgotável!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito