Chile fecha fronteira para estrangeiros até 4 de maio

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Reabertura de fronteiras do Chile: geysers do Atacama

Geysers no Atacama

Atualização: 2 de abril de 2021

Viagens ao Chile suspensas

Depois de endurecer a regra de entrada para brasileiros, o Chile decidiu fechar totamente a fronteira para viajantes estrangeiros não-residentes no país por um mês.

A medida vale de 5 de abril até pelo menos 4 de maio. Neste período, apenas chilenos e residentes no Chile poderão viajar ao país. Qualquer outro caso vai precisar de autorização prévia do serviço consular chileno para embarcar.

Mesmo os que puderem viajar terão que se submeter às regras de chegada de viajantes provenientes do Brasil.

Além de teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, o viajante é encaminhado a uma 'residência sanitária', local designado pelo governo chileno para isolamento de pessoas com Covid assintomáticas ou que não requeiram hospitalização.

O viajante proveniente do Brasil deve ficar na residência sanitária por pelo menos 72 horas. Neste local vai fazer um novo teste PCR.

Caso o PCR dê positivo, o viajante completará sua quarentena na própria residência sanitária.

Se o resultado der negativo, poderá ir para seu destino (hotel ou residência) onde continuará fazendo sua quarentena estrita epor mais 10 dias, monitorado pelas autoridades.

Desde 20 de março, os custos do transporte do aeroporto até a residência sanitária, da estada na residência sanitária e do teste PCR inicial são pagos pelo visitante, antes mesmo do embarque.

Além do PCR e da quarentena ao chegar, para entrar no Chile é necessário:

  • Preencher uma declaração jurada de condição de saúde disponível aqui
  • Fazer um seguro-saúde que inclua Covid e cubra 30.000 dólares em despesas

Enquanto durar a pandemia, não planeje viagens ao Chile para fazer turismo. O país tem um controle bastante sério da propagação do vírus, e a todo momento tem decretado regressões de fase e mesmo a volta de quarentena em determinadas regiões. É um constante abre-fecha que impede qualquer programação de viagem, mesmo de quem se disponha a fazer a quarentena oficial.

Veja no site oficial do governo chileno:

Leia mais:

195 comentários

Maria Goreti
Maria GoretiPermalinkResponder

Preciso fazer teste PCR 14 dias antes e outro 72 horas antes de viajar p o Chile ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Goreti! Não. Precisa fazer um PCR 72 horas antes de viajar e depois ficar de quarentena, sem sair, numa residência sanitária e depois num hotel do Chile por até 10 dias.

vania
vaniaPermalinkResponder

Boa noite! Eu quero sair daqui , voltar para meu país. Sou turista e vou ficar presa aqui nessa situação até Maio? Não é possível....isso é uma loucura. A Sky cancelou meu voo. Não encontro informações a respeito de turistas que precisam voltar para seus países de origem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vania! Entre em contato com o consulado.

Dafny
DafnyPermalinkResponder

O que é essa residência sanitária? Como funciona na prática?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dafny!

Atualizamos a informação no texto.

Mais sobre as residências sanitárias:
https://www.minsal.cl/residencias-sanitarias/

Adriana Tak
Adriana TakPermalinkResponder

Bom dia! Há alguma previsão sobre qdo essas exigências (residencia sanitária) irão cessar? Meu filho marcou de ir tirar o visto americano em Santiago e estamos vendo passagem. Queria saber q data comprar exatamente...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Infelizmente essas coisas são imprevisíveis. Você precisa contar com 14 dias de quarentena, como é o caso desde dezembro, para só então poder sair para a entrevista.

José Roberto Branco

Tenho a Visa temporaria pro Chiĺe valida ate agosto-21, mesmo chegando ao Chile com teste negativo tenho que ir pra residência sanitaria do governo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, José Roberto!

De acordo com essa notícia, não parece haver exceções:
https://www.emol.com/noticias/Nacional/2021/03/08/1014243/Pasajeros-Brasil-residencias-sanitarias.html

Mas você pode consultar o consulado para saber qual é a sua situação.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Qualquer pessoa que tenha estado no Brasil nos últimos 14 dias tem que ir para as residências sanitárias até um novo PCR, independente se é residente ou turista, ninguém escapa. As únicas exceções são portadores de passaportes diplomáticos.
E sem teste negativo você nem sobe no avião.

rafael
rafaelPermalinkResponder

No caso para conexões apenas no chile também aplicara´ essa quarentena?.
Tenho uma viagem com Latam de ida para Mendoza com conexão na ida e na volta faço um stop em Santiago tambem terei que fazer a quarentena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Para conexão não é necessário. Mas verifique se você pode entrar na Argentina.

Luis
LuisPermalinkResponder

Bom dia. Sou brasileiro e estou morando nos Estados Unidos, já fui vacinado contra COVID-19 (2 doses da vacina Moderna) e tenho entrevista na embaixada americana no Chile para renovar o meu visto. Posso chegar a partir dos Estados Unidos e ir direto para a embaixada ou eu preciso fazer quarentena de 10 dias antes de poder sair para a embaixada americana?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Precisa fazer 10 dias de quarentena, sim.

Veja em "entry and exit requirements" desta página da embaixada chilena nos Estados Unidos:

https://cl.usembassy.gov/u-s-citizen-services/security-and-travel-information/covid-19-information/

Não há nenhuma menção a exceção para vacinados. Você pode tentar ver diretamente com a embaixada se existe essa possibilidade.

Suzy Martins
Suzy MartinsPermalinkResponder

Olá saudações .

Vou para o Chile estar com meu noivo e me casar com ele , é permitido ? O que devo fazer para justificar está viagem porque não é turismo . Além da declaração juramentada e a indicação do endereço dele que tenho que fazer ?
As fronteiras estão abertas para isso ?
Precisa algum documento dele confirmando nossa situação ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suzy! Pelo que entendemos, a fronteira aérea está aberta para todos que seguirem as exigências de entrada: PCR negativo antes de ir e quarentena ao chegar, começando pela residência sanitária.

Ravi
RaviPermalinkResponder

Olá,
Se eu for a trabalho e ficar apenas um dia, posso retornar ao Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ravi! Não.

Thais
ThaisPermalinkResponder

Olá, e no caso de ter uma viagem para outra cidade, como Temuco, por exemplo? Vocês sabem se é necessário cumprir essa quarentena em Santiago na residência sanitária ou se consigo fazer a ida até Temuco e depois fazer a quarentena e teste PCR lá? Obrigada antecipadamente!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Pelo que intuo, a residência sanitária será feita em Santiago. Quando você for liberada, poderá ir a Temuco terminar sua quarentena lá.

Jane
JanePermalinkResponder

Fiquei sabendo ha um tempo atrás que assim que chegássemos teríamos até 24 horas para ir ao mercado fazer compras para ficar os 10 dias de quarentena sem sair. Ainda podemos fazer isso logo ao sair da residência sanitária e antes de chegar no nosso local de quarentena?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jane! A residência sanitária fornece alimentação. Entenda que o novo esquema é mais rígido (inclusive aumentou a quarentena de 10 para 14 dias), justamente pelo risco da nova variante brasileira.

Michaella Rangel

Temos um pacote de viagem para o dia 03/05, como devemos proceder para um cancelamento ou remarcação ?
Que órgão procurar ,pois a empresa CVC fiz que precisamos aguardar até a última semana de abril para ver se o vôo será cancelado.Esta difícil resolver junto a empresa gostaríamos de um auxílio de quem puder ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Michaella! Infelizmente a legislação atual está do lado da CVC. Se o pacote for cancelado pela empresa (e será, caso a quarentena continue até lá), você terá direito a reembolso (em 12 meses) ou crédito para usar em nova viagem (em até 18 meses). Se a iniciativa do cancelamento ou adiamento for sua, valem as condições tarifárias da sua compra.

Alexandra
AlexandraPermalinkResponder

Ola ! Não estava com conexão no 7 dia de quarentena e falhei no preenchimento do Report do passaporte de saúde , como proceder?obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandra! Desculpe, mas não temos conhecimento específico desses procedimentos.

johnnatha silva do nascimento

Olá
Gostaria de tirar uma dúvida com vc
Eu e minha namorada alugamos um loft para junho
Mas só 8 dias , será preciso estender mais ou nao?
Sobre a quarentena agente irá ficar isolado no AP sem poder sair ? Ou podemos estar indo em mercados ou andar na cidade

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Johannatha! Não temos como saber hoje quais serão os protocolos de junho. Infelizmente não dá para ser otimista, o mundo inteiro tem medo da variante brasileira do vírus. A quarentena atualmente em vigor é rigorosa.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Quarentena no Chile significa QUARENTENA!! Não pode sair de casa! Não pode passear ou ir no mercado. Além da irresponsabilidade e falta de empatia , você estaria sujeito a multas altas e mesmo ser preso. E com razão!

JHENIFER ANDRADE

OLa boa tarde gostaria de saber preciso ir em chillan como faço preciso voltar em 5 dias posso ficar em quarentena na casa de alguem la ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jhenifer! Tem que seguir o protocolo que está no texto. Primeiro isolamento na residência sanitária, depois complemento da quarentena completa no seu endereço definitivo.

Kelly
KellyPermalinkResponder

Olá, tenho uma viagem marcada pra 05/06/21 turismo de 7 dias , nesse caso como ficaria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kelly! Se até lá continuar esse esquema, você vai precisar adiar a viagem.

Eli Cavassana
Eli CavassanaPermalinkResponder

Olá,
Assim que desembarcamos no aeroporto de Santiago, entendi que seremos transferidos para uma casa sanitária no qual faremos um novo teste PCR. Em quanto tempo teremos a resposta do resultado?
O meu destino final não é Santiago, e minimamente precisaria entender se mantenho minha a data e horário de minha conexão, ou se altero.
Claro, levando em consideração que esse novos teste em Santiago, apresente resultado negativo.
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eli! É melhor perguntar para os seus contatos no Chile, a gente está aqui no Brasil como você.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Adorei seu canal, bem informativo! Vou para o Chile dia 28, entendi que vamos para a casa sanitária , primeira pergunta, essas casas sanitárias são como hotéis ? Segunda pergunta , sabe se eu faço o teste quando chego e se o resultado sai no mesmo dia ? Sem eu precisar dormir nessa casa sanitária, posso ir para meu hotel no mesmo dia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Pelo que entendi, são hotéis que já estavam sendo usados para o isolamnto social de chilenos contaminados que não poderiam fazer o isolamento em casa. O resultado do teste não sai imediatamente, conte em ficar até 3 noites na residência sanitária.

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Olá, hoje dia 13/03 a quarentena em Santiago está 10 ou 14 dias? Estou programando uma viagem familiar para julho. Outra dúvida: consigo comprar já passeio para Valle Nevado? Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreza! A exigência atual está no texto.

Não há como saber hoje se em julho poderemos viajar ao Chile a turismo, nem ao menos se as estações estarão abertas (mesmo que somente para chilenos).

kirla
kirlaPermalinkResponder

Estão vacinando turistas que estejam na faixa etária da campanha de vacinação do Chile?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kirla! Não.

Ana lagos
Ana lagosPermalinkResponder

Gostaria d saber ,tenho visto d permanência no Chile até maio.Mas pretendo ir em abril fazer a vacina ,devo ficar em residência sanitária e co.o faço a vacina ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Não temos informações sobre o programa de vacinação do Chile. A gente é focado em aspectos do turismo. Talvez o consulado chileno ou seus contatos no Chile possam ajudar.

Maria Do Socorro Medeiros Delfino

Saindo de lima peru fazer conexão no chile para brasil precisa fazer quarentena

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria do Socorro! Não.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Ola boia!! vc sabe me dizer se depois de cumprir a quarentena no Chile da para seguir para os EUA?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Poder, pode. Mas a quarentena no Chile é para ser cumprida em isolamento, não dá para sair na rua.

Rosana Gabriel Ribeiro

É necessário ter que entregar todos os documentos até passaporte para ficar isolado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosana! Não sei como funciona. Mas se você vai se submeter, esteja preparada para seguir as regras.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Novas restrições para quem entra no Chile e esteve no Brasil nos últimos 14 dias. A partir de 25 de março o passageiro terá que pagar a estadia mínima de 72 horas em uma residência sanitária, assim como o transporte do aeroporto, no momento de solicitar o passaporte sanitário no site c19.cl
Depois desses mínimos três dias, o passageiro deve completar uma quarentena de 10 dias adicionais em seu domicílio ou hotel. Um novo PCR negativo já não serve para diminuir a quarentena.
Basicamente, não viaje! O momento é de estar em casa.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Neftalí!

Eliza
ElizaPermalinkResponder

Por favor! Saberia me informar,tenho uma viagem para o Chile no dia 30/04 tenho uma scala no mesmo dia para Talcahuano. Sendo meu esposo Chileno e vive com residencia fixa em Chile, seria preciso aguardar o resultado do Teste na residência sanitária,como ficaria referente a minha scala?aí mesmo a própria companhia aérea eu conseguirá prorrogar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elza! Não sabemos como estará a situação no final de abril.

Hoje você precisaria ficar na residência sanitária por pelo menos 72 horas.

Adriana Lígia Pereira Andrade Meirelles

Quem viaja sozinho para o Chile fica em isolamento sozinho ou é colocado em quartos com outros viajantes?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! É isolamento, não faria sentido dividir uma acomodação com alguém que não fosse do seu convívio.

Betânia
BetâniaPermalinkResponder

Eu preciso me mudar para a alemanha com meu cachorrinho. Meu voo era 19/02, mas a Lufthansa tem remarcado constantemente, já que a Alemanha não está permitindo a entrada de brasileiros direto pra lá. Pensei em ir pra Santiago e fazer a quarentena na residência sanitária e depois seguir para Frankfurt. É possível? As residências sanitárias aceitam animais de estimação de pequeno porte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Betânia! Não sei, infelizmente.

Sergio da Silva caldeiro

Hola boa noite sou resistente em Chile com indereço fixo más estou no Brasil agora é vou retorna Al Chile dia 05,é necessário ir pra residência sanitária chegando aí é qual o valor que tenho que pagar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Acredito que ao preencher a declaração de estado de saúde o valor apareça.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Tenho entendido que o valor é de aproximadamente 420 dólares. Mas se paga antes de viajar e não ao chegar ao Chile.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neftalí! Obrigada! Sim, isso do pagamento ser antecipado a gente já tinha visto no material do governo do Chile ("o valor deverá ser 'cancelado' antes do embarque" rs).

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

De qualquer modo, esse valor vai subir na próxima semana, pois a partir da quarta feira a quarentena obrigatória na residência sanitária será de cinco dias e não três.
De qualquer modo, praticamente o Chile inteiro está em quarentena (passo 1), assim como Santiago inteiro. Somente podemos sair de casa duas vezes por semana por duas horas, com autorização prévia. Sem essa autorização nem entramos em um supermercado.
Enfim, esperemos que seja um esforço final, pois a vacinação no Chile está bem avançada.

Luis
LuisPermalinkResponder

Estou no Chile, já fui liberado da residência sanitária (em 12 horas após o PCR!) e agora estou em quarentena por 14 dias. Posso regressar ao Brasil antes de completar esses 14 dias, ou seja, no sétimo dia após o ingresso no Chile por exemplo? Obrigado pela atenção, esse site é ótimo e muito esclarecedor!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luis! Infelizmente a gente não conhece os pormenores das regras.

Ingrid troncoso

Sou chilena, e viajei para o Brasil antes do decreto da residência.
Ahora preciso voltar para casa e não tenho como custear esses valores.
Como posso resolver isso ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ingrid! Por favor consulte o consulado chileno. Somos um blog de turismo, esta informação está bem acima da nossa alçada.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Desde a segunda feira, 5 de abril, a entrada ao Chile fica proibida para todos os estrangeiros, por mínimo 30 dias. Só chilenos e residentes poderão entrar no país.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Mais uma vez, obrigadíssima, Neftalí!

Liliam
LiliamPermalinkResponder

Uma dúvida, Chilenos que residem no Brasil podem sair do país ou terão que aguardar até 04/Maio ?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liliam! Chilenos podem voltar ao Chile.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Estou no Chile desde 18/02/2021, o visto temporário expira em 18/05/2021 e a fronteira está fechada, como fazer para ter esse visto temporário prorrogado e não ficar ilegalmente no país?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Somos um blog de turismo. Sugiro procurar o consulado brasileiro ou grupos de imigrantes brasieiros no Chile no Facebook.

Rene Pacheco
Rene PachecoPermalinkResponder

Chileno que mora no Brasil. Vale a pena viajar para o Chile para tomar a vacina?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, René! Se a sua faixa etária está distante das prioridades no Brasil e você tem onde ficar em quarentena na chegada (lembre-se que os 3 primeiros dias são numa residência sanitária por sua conta), é algo a super considerar (eu consideraria!).

Phelipe Carvalho

Tenho uma viagem familiar planeja para o Chile em 23/07, será que já desmarco tudo, ou existe uma possibilidade dessas medidas restritivas ficarem mais leves?? Não tenho disponibilidade para ficar em quarentena naquele país.....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Phelipe! Não dá para saber. Mas as perspectivas não são boas.

Joana Aires
Joana AiresPermalinkResponder

Olá, boa tarde!
Sai do Brasil hoje (15/04), estou no Paraguai onde vou passar 14 dias de quarentena (iniciando a contagem amanhã). Dia 30/04 sairei daqui para Atlanta com escala em Santiago do Chile. Farei o PCR 72h antes.
Vc acha que vou ter algum problema para entrar no Chile para fazer essa conexão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joana! Para conexão não há problema. Certifique-se de que o PCR seja colhido até 72 horas antes do embarque em Santiago para os Estados Unidos.

MATHEUS VINÍCIUS SILVA DE FRANÇA

olá boa tarde, gostaria de perguntar em relação ao seguro viagem, eu não irei como turista pra o chile! Irei morar lá. E casar com uma chilena, como funcionaria a parte do seguro viagem, mesmo eu indo morar, como funcionaria o seguro viagem?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Os seguros-viagem são para viagem.

Angelo
AngeloPermalinkResponder

Tenho uma viagem para Santiago no final de maio, no início de maio terão novas regras, qdo são feitas as publicações com estas regras.
OBS: Já tomei as 2 doses da vacina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Angelo! Temos que acompanhar a evolução das regras. As perspectivas, no entanto, não são boas.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá
Tenho viagem agendada para 27/06 vc acha melhor cancelar ? Mesmo que a quarentena seja suspensa o turismo ainda estará cancelado na cidade ? ):

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Não temos como saber hoje como estará a situação em junho, mas não temos motivos para nenhum otimismo. Veja as condições atuais para cancelamento ou remarcação da sua viagem.

Paola
PaolaPermalinkResponder

Olá, me da uma ajuda por favor: sou chilena mas moro no Brasil, e vou viajar no 7 de maio pro Chile. Quanto custa tudo que a gente precisa pagar chegando lá? Quer dizer custo do ônibus pra ir pra residência, custo da residência, custo dos pcr. Vc sabe isso? Nem que seja aproximado já serve. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paola! Segundo a revista Nossa, do Uol, o custo é de cerca de 400 dólares por viajante.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar