Geysers no Atacama
Atualização: 2 de abril de 2021
Viagens ao Chile suspensas
Depois de endurecer a regra de entrada para brasileiros, o Chile decidiu fechar totamente a fronteira para viajantes estrangeiros não-residentes no país por um mês.
A medida vale de 5 de abril até pelo menos 4 de maio. Neste período, apenas chilenos e residentes no Chile poderão viajar ao país. Qualquer outro caso vai precisar de autorização prévia do serviço consular chileno para embarcar.
Mesmo os que puderem viajar terão que se submeter às regras de chegada de viajantes provenientes do Brasil.
Além de teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, o viajante é encaminhado a uma 'residência sanitária', local designado pelo governo chileno para isolamento de pessoas com Covid assintomáticas ou que não requeiram hospitalização.
O viajante proveniente do Brasil deve ficar na residência sanitária por pelo menos 72 horas. Neste local vai fazer um novo teste PCR.
Caso o PCR dê positivo, o viajante completará sua quarentena na própria residência sanitária.
Se o resultado der negativo, poderá ir para seu destino (hotel ou residência) onde continuará fazendo sua quarentena estrita epor mais 10 dias, monitorado pelas autoridades.
Desde 20 de março, os custos do transporte do aeroporto até a residência sanitária, da estada na residência sanitária e do teste PCR inicial são pagos pelo visitante, antes mesmo do embarque.
Além do PCR e da quarentena ao chegar, para entrar no Chile é necessário:
- Preencher uma declaração jurada de condição de saúde disponível aqui
- Fazer um seguro-saúde que inclua Covid e cubra 30.000 dólares em despesas
Enquanto durar a pandemia, não planeje viagens ao Chile para fazer turismo. O país tem um controle bastante sério da propagação do vírus, e a todo momento tem decretado regressões de fase e mesmo a volta de quarentena em determinadas regiões. É um constante abre-fecha que impede qualquer programação de viagem, mesmo de quem se disponha a fazer a quarentena oficial.
Veja no site oficial do governo chileno:
195 comentários