Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Olá, bom dia! Em todos os sites que vi, falam que é necessário ou passaporte ou RG, ainda está valendo essa informação? Ou a entrada no Chile é apenas com passaporte.

      Olá, Alana! RG original, com até 10 anos de emissão, em que você esteja reconhecível na foto.

    Olá, vamos pro Chile em setembro/2023. Tomamos apenas a primeira dose da vacina e não iremos tomar a segunda. Preciso fazer o teste antes de embarcar?

    Cheguei recente de Santiago, e o único local que perguntaram sobre o comprovante de vacinação foi no Brasil, na companhia aérea. Nos bares, restaurantes e shopping não solicitaram. Na entrada, as pessoas são sorteadas aleatoriamente ao passar pelos totens, onde é realizado o teste.

    No mês passado fui para o Chile, e a seleção de quem fará o teste na chegada é feita por totens localizados no caminho dos passageiros.
    Eles possuem luz verde, e quando mudam para vermelho, a pessoa que passou nesse momento terá que fazer o teste.
    Algo muito chato, pois se o seu teste for positivo, terá que ficar 5 dias isolados. Melhor seria se exigissem logo teste de todos para embarcar.
    Mas o mais estranho é que o comprovante de vacinação não foi exigido em momento algum. Levamos impresso, e nem saiu da mochila.
    Fomos para a Patagônia, e durante nossa viagem tudo estava normal e praticamente ninguém sem máscara.

    Olá, vou para o Chile em agosto/2023, somente tomei as duas doses da pfizer em 2021 e não tomei mais nenhuma dose até o momento e nem vou (mesmo já estando na 4º dose de reforço), sendo assim, consigo passar com o comprovante de vacina ou precisarei fazer o PCR?

      Olá, Barbara! Eles aceitam o regime de vacinação complets do país de origem do visitante. Do Brasil, duas doses.

    Olá! Eu li que alguns lugares fechados e até companhias aéreas (Sky Airlines) cobram o Passe de Mobilidade. Ainda é necessário apresentar esse documento ou tem outra alternativa? Obrigado!

      Olá, Raony! Não mais, Rainy! Por que os outros escrevem besteira e a gente é que tem que responder, Raony? Não é justo, Raony.

      Gostaria de saber se pode ser apresentado a carteira de vacinação ou apenas o certificado do Conect SUS?

    Olá, por gentileza, gostaria de saber se apenas três doses da vacina do covid são suficientes para entrar no Chile, e se pode apresentar carteira de vacinação do Brasil mesmo?

      Olá, Sandra! Duas doses são suficientes e pode apresentar o comprovante brasileiro.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito